Que época! Invicto na fase regular do Campeonato Nacional, o Benfica prosseguiu o caminho perfeito no play-off, até à final coroada com um triunfo sobre o Sporting, por 3-1, no jogo 3 de uma série à melhor de 5, fechada com classe neste sábado, 20 de junho, no Pavilhão Fidelidade.
Foi o 25.º título da história dos encarnados, que assim deixam o Museu Benfica – Cosme Damião mais rico.
Com muito apoio por parte dos 1873 adeptos presentes – houve cânticos incessantes ao ritmo de aplausos –, o dérbi debutou equilibrado com ligeiro ascendente das águias, muito rigorosas no processo defensivo e nas transições para o ataque.
Reflexo de coesão, a cada remate dos verdes e brancos intercetado, os suplentes encarnados erguiam os braços, incentivando os companheiros em pista.
Aos 8', após lance desenhado com rapidez, Danilo Rampulla atirou ao poste. Estava intenso o dérbi, bem disputado, mas, do lado do Benfica, escasseavam os momentos de desequilíbrio.
Das bancadas erguiam-se tarjas em homenagem a Diogo Rafael, de fora por opção, ele que após 22 temporadas na Luz, encerra a ligação ao Clube.
Com um plantel recheado de qualidade, Edu Castro procedeu à rotação dos seus jogadores, intensificando a pressão sobre o Sporting. Gonçalo Pinto, aos 19', quase desviou para o fundo da baliza, após jogada delineada por Roberto Di Benedetto.
"Glorioso, SLB", gritava-se. Aos 21', uma nova finalização na área leonina só não redundou em golo, devido à intervenção de Xano Edo.
Com o cartão azul exibido a Diogo Barata, por falta sobre Viti, o Benfica passou a jogar em powerplay. A 42 segundos do final do primeiro tempo, a passe de Zé Miranda, João Rodrigues arriscou e de meia distância abriu o ativo. Que momento de festa na Luz!
Os primeiros 25 minutos não terminariam sem mais um golo. Pela direita, Viti progrediu em velocidade e disparou cruzado para o 2.º tento do Glorioso. Que bonito! Entre os Benfiquistas presentes, também o Presidente Rui Costa aplaudiu o 2-0.
Faltavam apenas 2 segundos para o intervalo, no qual foi realizada homenagem aos bicampeões nacionais de veteranos de hóquei em patins.
No reatar, aos 31', Henrique Magalhães derrubou João Rodrigues e foi sancionada grande penalidade. O avançado encarnado não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Xano Edo, mas na recarga não vacilou com uma picadinha sensacional (3-0).
Em superioridade numérica, as águias criaram mais ocasiões para dilatar o score, mas o resultado manteve-se. Aos 34', Zé Miranda protagonizou outro momento de classe: picou a bola e disparou, levando-a a atingir o ferro da baliza.
Um novo cartão azul a Diogo Barata, por falta sobre Roberto Di Benedetto, seguido do segundo amarelo e consequente vermelho ao treinador dos rivais, Edo Bosch, deixou o Glorioso em nova superioridade numérica. Com boa circulação de bola e gestão exímia, os encarnados controlaram as operações sem riscos desnecessários.
O Sporting ameaçou em contra-ataque, mas Conti Acevedo fechou os caminhos da baliza do Benfica.
O momento mais ansiado aproximava-se. Na pista, havia pinceladas de lances que ficavam na retina. Porém, aos 41', Viti foi admoestado com a cartolina azul e o Benfica ficou em inferioridade numérica.
Numa lição de bem defender, os comandados de Edu Castro não permitiram que o Sporting se acercasse da baliza à guarda de Conti Acevedo com perigo.
Aos 46', após livre direto, Nolito Romero reduziu (3-1). No minuto seguinte, Lucas Ordoñez fez magia, mas errou o alvo.
A formação visitante arriscou no 5x4, sem sucesso. De pé, os Benfiquistas faziam a festa e gritavam "campeões".
Pouco depois, terminou o dérbi! Título conquistado e muita comemoração na Luz!
Pedro Henriques ergueu o troféu ao lado de Diogo Rafael e de Lucas Ordoñez, mas afastou-se de pronto, de forma a deixar que os companheiros de equipa, que cessam a ligação ao Benfica, pudessem saborear o momento.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "Estou muito agradecido, primeiro que tudo aos adeptos, que acreditaram em nós. Houve outros títulos que não pudemos levantar e, no fim, demos-lhes uma alegria à altura do que merece o Benfiquismo. Depois, aos jogadores, porque fizeram uma época esplêndida. Não perdemos nem um jogo na melhor liga do mundo: empatámos quatro e ganhámos os oito do play-off. Falhámos em dois jogos e perdemos dois títulos, mas, no Campeonato, acredito que não podíamos fazer melhor. Podemos tentar repetir, mas com estes números, na melhor liga do mundo... Falo de compromisso, de qualidade, de talento, de esforço. Disse-o após a Champions, [estes jogadores] são perfeitos para a alma do Benfiquismo e hoje voltaram a demonstrá-lo. Em terceiro, a estrutura, o Clube, porque acreditou em nós. É muito difícil acreditar quando as coisas não estão a sair bem, mas sempre tivemos, desde o primeiro dia, confiança, confiança e confiança. Portanto, hoje é o dia de agradecer. [Campeão sem derrotas] Eu diria, em castelhano, que a história nos vai escrevendo enquanto nos apaga. O importante é o Benfiquismo. O resto são nomes, hoje estamos muito contentes, mas o importante é que a gente sinta que a equipa de hóquei representa os valores do Clube. Nós somos sem importância, iremos passar. Estou muito contente, evidentemente, porque é um clube grandíssimo, desde há dois anos o vivo de forma diária e é uma alegria imensa. Mas o foco principal é que o Benfica tem mais um Campeonato Nacional e tem um grupo de jogadores, sobretudo, que continuarão a lutar para que o Museu Cosme Damião tenha mais títulos como este. [Convidado a dar um título literário a esta conquista] No ano que nos deixou [António] Lobo Antunes, Benfiquista e jogador de hóquei em patins do Benfica, como o seu pai, eu que sou admirador da literatura de Lobo Antunes, não sabia, quando vim, que ele era Benfiquista… É muito especial que, num ano como este, tenhamos podido, numa pequena medida, fazer-lhe uma homenagem tornando o Benfica campeão nacional. Não sei atribuir um título, mas há uma frase de [Fernando] Pessoa: 'Eu sou do tamanho do que vejo' e o que eu vejo hoje é o que eu quero voltar a repetir".
Conti Acevedo (guarda-redes do Benfica): "É incrível, é o meu primeiro Campeonato Nacional e vencê-lo, desta forma, e pelo Benfica, na primeira época, é fantástico. É para isso que eu vim e estou contente de termos conquistado este título que eu ainda não tinha. Passámos por momentos difíceis, sobretudo quando perdemos a taça da Champions, depois de termos prestações incríveis. Acho que somos mais do que merecedores deste momento. Esperemos que, a partir de agora que tirámos a mochila e ganhámos um título dos gordos, que venham todos atrás. [Sente-se já Benfiquista?] Sim, sem dúvida, sem dúvida. É graças a esta gente toda que me faz sentir isso, já me sinto em casa. [Ligação com Pedro Henriques] O Pedro é um guarda-redes que admiro muito e com quem aprendo muito também. Ele ajudou-me muito aqui na minha primeira época, não só com coisas técnicas, mas com coisas a respeito do Clube. É uma pessoa que sabe estar perfeitamente além da baliza. Estamos aqui para servir o Benfica, por isso temos uma boa relação. Umas vezes toca um estar ali [na baliza], noutras toca estar o outro, mas aquele que não está a defender está ali para apoiar o outro. [Sonha ficar na história do Clube?] Sim, sem dúvida. Eu disse à BTV, quando cheguei, que era um orgulho muito grande fazer parte desse grupo de argentinos que passou aqui pelo Benfica. Estou com vontade de ganhar muitos títulos pelo Benfica e de ficar aqui na história do Clube, como ficaram tantos outros."
Diogo Rafael (defesa do Benfica): "[Dia especial] Sim, é verdade, é a cereja no topo do bolo, ou seja, sair campeão nacional é, sem dúvida nenhuma, muito gratificante. É uma vida de Benfica, é difícil de expressar e teríamos de estar aqui muito tempo para falar do que são 22 anos ao serviço do clube do coração. Mas, acima de tudo, muito feliz por todo o meu percurso, por toda a minha história que construí ao longo destes anos todos. Nunca iria imaginar que uma criança que chegasse ao Benfica com 14 anos, saísse passados 22, construindo este palmarés que, na minha opinião, acaba por ser curto, mas muito feliz por tudo aquilo que conquistei. Não me imaginava, se calhar, a conquistar aquilo que conquistei. Agradecer do fundo do coração a todos os adeptos, que são o sangue deste clube, foram inexcedíveis ao longo destes anos todos. Agradecer, também, à minha família, é o meu suporte... São muitos anos e é difícil explicar e simplesmente agradecer por tudo aquilo que vivi, é inapagável, a história assim o diz. Agora, é desfrutar deste momento, aproveitar ao máximo, e obviamente o Clube segue, irá ganhar certamente, espero que ganhe muito mais do que aquilo que eu ganhei. Torço sempre pelo Benfica e veremos o que é que diz o futuro; serei um adepto fervoroso e irei acompanhar o Benfica quer nas modalidades quer no futebol. Parabéns a toda esta massa adepta, a toda a gente que trabalhou ao longo da época para conseguirmos conquistar este título. O meu muito obrigado, a minha gratidão para com esta gente, para com este Clube. É inexplicável aquilo que o Benfica me deu ao longo destes anos todos."
Nil Roca (defesa do Benfica): "[Campeão invicto] É graças ao projeto e à equipa que fizeram, com muito trabalho. É a vontade desta equipa, esta equipa tem muita vontade de ganhar sempre. Isso faz que, com qualidade, trabalho e bom ambiente, tudo seja mais fácil. Não é fácil, é quase impossível, mas conseguimos. Ficámos um pouquinho frustrados porque só perdemos dois jogos em toda época e são dois jogos que custaram dois títulos que queríamos muito, mas acho que merecemos tudo, merecemos porque na Luz, o inferno é incrível. Merecemos e fico muito contente por todo o staff, por toda a equipa que quer muito e por toda a malta que está dia a dia a apoiar-nos nas redes sociais, em casa, fora... Fora, temos muito apoio e este título é para todos. Agora, vamos festejar, acabou a época, vamos festejar muito, porque merecemos, mas para a próxima época esta equipa vai voltar a ter a mesma vontade de ganhar, porque o que queremos é estarmos aqui para ganhar. Sou do Benfica de coração, sabia que o Benfica era uma equipa grande. Quando cheguei há quatro anos, num mês já era o maior Benfiquista. Adoro, adoro, adoro. É um clube muito grande, mas muito familiar mesmo, muito familiar. E eu sou assim, adoro estas coisas, adoro que a malta se apoie, sei que toda a gente puxa pelo Benfica e adoro. Se não estivesse a jogar estava na bancada. E agora sou Benfiquista até morrer."
Zé Miranda (defesa do Benfica): "Focámo-nos no nosso trabalho, porque sabíamos que estávamos no bom caminho, acabámos a época invictos no Campeonato e com duas derrotas que nos custaram dois títulos. Esta época foi, não posso dizer brilhante, porque no Benfica é sempre para ganhar títulos. Falhámos dois objetivos, mas conseguimos o final. E para nós representa muito tornar-nos campeões nacionais em casa, ganhando 3-0 ao Sporting, porque o Sporting não é uma equipa qualquer. Agradecer a este povo benfiquista que aqui veio ao pavilhão e a todos os que em casa nos estão a apoiar. Esta vitória também é deles, porque nos ajudaram muito ao longo da época. [Carinho do público] Eu fico contente por as pessoas gostarem de mim. Também trabalho para dar o meu melhor na pista. Às vezes, o meu melhor é 100%, outras vezes 80%, outras vezes 50%, mas o que realmente importa é que eu trabalho para ganhar, para melhorar todos os dias e para ajudar a equipa a atingir os objetivos. Não me sobe à cabeça, porque se as críticas não me vão abalar, os elogios também não me vão eludir."
Lucas Ordoñez (avançado do Benfica): "O que sonhei todo este ano, poder dar alegrias a toda esta gente, que merece mais do que ninguém, que nos apoiou sempre… Quis sempre trabalhar, somar à equipa, neste clube gigante, do qual não era hincha [fã], mas do qual me tornei hincha, com a minha família… Após oito anos lindos, ser campeão hoje era o que mais queria. Estava apenas a pensar e concentrar-me no que pedia o treinador e a equipa para dar o desejado. Pensei toda a semana, todo o último mês, foi difícil saber que era a última, saber que me queria ir embora campeão. E assim foi, estou muito contente por isso. Sabem que vou para Argentina, que há uma família Ordoñez que é hincha do Benfica e que irá sempre apoiar. Desejo o melhor do mundo a este lindo clube, não só no hóquei, mas em todas as modalidades. Vamos dar força desde lá. Força, Benfica!"
Gonçalo Pinto (avançado do Benfica): "É incrível, nós sonhamos com isto a época inteira, com ganhar títulos, mas quando chega a verdade de ganharmos o título, não há palavras do que nos passa pela cabeça. Ganhar, sobretudo em casa, é incrível, junto das nossas famílias que nos apoiam durante o ano, junto dos nossos adeptos que estão connosco o ano inteiro. É verdade, duas derrotas que nos deitaram muito abaixo, foram duas decisões. Devemos ser a primeira equipa a ganhar o Campeonato sem derrotas nos play-offs, e é muito difícil fazer o que nós fizemos. Acho que somos uns justos vencedores e agora vamos descansar. Precisamos descansar muito, os jogadores, sobretudo os lesionados. Aqui é que se vê o esforço da equipa e dos jogadores todos. Uma verdadeira família até ao fim. Precisamos descansar e, para o ano, voltar com as energias carregadas. [Balanço da época] É pena as duas derrotas e os dois títulos, acho que é uma época, que não foi perfeita porque fugiram desses dois títulos, mas que roçou a perfeição. Parecia que ia acontecer o mesmo que o ano passado, mas nada disso nos afetou, nada disso nos deitou abaixo. Reerguemo-nos, foram duas derrotas duras, mas este título é muito merecido. Cada um contribuiu à sua maneira: uns marcam 100 golos, outros defendem 100 bolas, e todos juntos fazemos uma equipa. Isso é o mais importante. Se calhar, hoje foi o jogo que não estivemos perfeitos, também entrámos um bocado ansiosos, claro, queríamos resolver o jogo cedo. Isto estava incrível, acho que foi o jogo com mais adeptos, o que é normal pois podíamos ser campeões e fomos. Se calhar, dos três jogos que fizemos com o Sporting, este foi o mais difícil, aquele em que estávamos mais ansiosos de querer ganhar, mas ao fim e ao cabo tudo o que trabalhámos nesta época saiu. [Público Benfiquista] É incrível. Por um lado, é muito bom, porque acredito que a equipa adversária começa a jogar e percebe que vai ser impossível vencer o Benfica e nós sentimos isso, dá-nos outro apoio, dá-nos outra motivação. Os adeptos foram o nosso sexto jogador nos momentos em que estávamos ansiosos, eles acalmaram-nos e deram-nos aquele input para marcarmos."
João Rodrigues (avançado do Benfica): "[Emoções vividas] É indescritível, não tenho palavras. Para mim, é um sonho poder ganhar com o clube do meu coração, em casa, junto da minha família, dos nossos adeptos. Acho que é um prémio merecido para esta equipa, que lutou tanto para ter uma felicidade, para conseguir também dar um título aos adeptos, um título importante. Estamos muito contentes. Foi um Campeonato imaculado, sem derrotas, no melhor campeonato do mundo. Acho que isso fica para a história. Temos de continuar a trabalhar, e espero que este título seja o desbloquear, o catalisador, para que, para o ano, consigamos ganhar mais títulos, que é o que queremos. Foi um ano com apenas duas derrotas, mas duas derrotas que podiam ter feito abanar esta equipa, mas não fizeram, muito por culpa dos nossos adeptos, que não nos deixaram cair, tanto na meia-final da Taça como na meia-final da Liga dos Campeões. Depois da derrota, os nossos adeptos estiveram lá para nos puxar para cima, e nunca perdemos a convicção de que íamos conseguir ser felizes no final, com a vitória deste Campeonato."
Roberto Di Benedetto (avançado do Benfica): "Acho que é importante festejar, porque sabemos que é difícil ganhar, mas festejar pouco tempo, porque já estamos com a cabeça em fazer melhor para o ano. Ninguém pode discutir se fomos os melhores, acabámos invictos no melhor campeonato do mundo, sem derrotas contra o Sporting, jogámos contra eles sete ou oito vezes este ano, e também fomos ganhar ao Porto, e empatámos lá no Dragão e ganhámos aqui. Poucas vezes qualquer equipa pode dizer que acaba campeão invicto, e sem ter perdido contra os maiores rivais. Estou no Benfica para ganhar tudo e estou muito feliz por ganhar o Campeonato. Sabemos que errámos duas vezes e não podemos errar. Para o ano vamos querer levantar tudo: se estás no Benfica não é para perder títulos, é para ganhar tudo. [Diogo Rafael] É uma pessoa muito boa. Cheguei aqui há quatro anos, ele acolheu-me, mostrou-me o que era o Benfica, igual como o Pedro Henriques e outros jogadores portugueses. Mas temos que o destacar, tem 22 anos no Benfica, eu gostava de ter 22 anos no Benfica. Agradecer-lhe, agradecer ao Lucas Ordóñez, são jogadores experientes que conseguiram que a malta mais jovem, ou a malta como eu, que não é do Benfica, tornar-se do Benfica. Para o ano, outra equipa, outros jogadores, mas o plantel fica o mesmo, é importante a sintonia entre nós, queremos ganhar, é um que quer ganhar tudo, quer ser lembrado na história e cá estamos para trabalhar e ganhar. [Grandeza] O Benfica é o maior clube do mundo, cheguei aqui e ensinaram-me isso, mostraram que o Benfica era o maior, a massa adepta é incrível. Tornei-me Benfiquista. O Benfica é muito especial, muita gente quer-nos mal lá fora e nós, o Benfica, temos que nos unir para ganhar tudo, porque ninguém nos vai ajudar fora. E unindo-nos fazemos do Benfica o maior clube do mundo, a massa adepta nos ajuda a isso."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Conti Acevedo, José Miranda, Roberto Di Benedetto, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes: Pedro Henriques (NJ), Viti (J), Pau Bargalló (J), Lucas Ordoñez (J) e Gonçalo Pinto (J)
Marcadores do Benfica: João Rodrigues (2) e Viti (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/06/20/hoquei-em-patins-benfica-sporting-jogo-3-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon