Aldair

Defesa, 60 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1989-1990), 33 jogos (2856 minutos), 6 golos

Títulos: Supertaça (1)

Gsound

Citação de: Elvis the Pelvis em 21 de Junho de 2026, 01:15
Citação de: Gsound em 21 de Junho de 2026, 00:57
Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Que intro...lindo, lindo, lindo!

Seria a maior alegria voltar a ver esse Benfica.

Sem dúvida.

Em relação ao jogo propriamente dito, o Milan era superior ao Benfica. Tinham toda a trupe internacional italiana, Maldini, Baresi, Costacurta, Ancelotti, Evani, Massaro, Simone, mais as três lendas holandesas, Van Basten, Gullit e Rijkaard.

Nós tínhamos os internacionais portugueses, Silvino, Vitor Paneira, Pacheco, Hernâni, etc, mais os internacionais brasileiros Ricardo Gomes(capitão do Brasil no Mundial Itália 90), Aldair, Valdo e os dois internacionais suecos Thern e Magnusson.

O Milan era a melhor equipa do mundo da altura mas nem jogaram muito nessa final. No ano anterior tinham ganho a final ao Steaua Bucareste que era uma excelente equipa, por 4-0. Nesta final jogaram menos porque tiveram mais cautelas e respeito pelo historial do Benfica.

A meu ver, faltava a esse Benfica mais qualidade na frente. Imaginemos que tínhamos por exemplo um jogador como o Paulo Futre, jogador essencial para a vitória do Porto em 87. Eu acho que faltava um jogador assim a esse Benfica, fomos demasiado previsíveis.

Já faltava saúde financeira para isso.

Elvis the Pelvis

Citação de: Gsound em 21 de Junho de 2026, 01:17
Citação de: Elvis the Pelvis em 21 de Junho de 2026, 01:15
Citação de: Gsound em 21 de Junho de 2026, 00:57
Citação de: Elvis the Pelvis em 20 de Junho de 2026, 11:30

Final da Champions de 1990, entre o Benfica e a melhor equipa do mundo daquela altura. Reparem na intro épica da RTP.

Que intro...lindo, lindo, lindo!

Seria a maior alegria voltar a ver esse Benfica.

Sem dúvida.

Em relação ao jogo propriamente dito, o Milan era superior ao Benfica. Tinham toda a trupe internacional italiana, Maldini, Baresi, Costacurta, Ancelotti, Evani, Massaro, Simone, mais as três lendas holandesas, Van Basten, Gullit e Rijkaard.

Nós tínhamos os internacionais portugueses, Silvino, Vitor Paneira, Pacheco, Hernâni, etc, mais os internacionais brasileiros Ricardo Gomes(capitão do Brasil no Mundial Itália 90), Aldair, Valdo e os dois internacionais suecos Thern e Magnusson.

O Milan era a melhor equipa do mundo da altura mas nem jogaram muito nessa final. No ano anterior tinham ganho a final ao Steaua Bucareste que era uma excelente equipa, por 4-0. Nesta final jogaram menos porque tiveram mais cautelas e respeito pelo historial do Benfica.

A meu ver, faltava a esse Benfica mais qualidade na frente. Imaginemos que tínhamos por exemplo um jogador como o Paulo Futre, jogador essencial para a vitória do Porto em 87. Eu acho que faltava um jogador assim a esse Benfica, fomos demasiado previsíveis.

Já faltava saúde financeira para isso.

Sim, é um facto. Ainda era um gigante europeu, mas já frágil do ponto de vista financeiro. Três anos depois seria o verão quente.

Pancho Lopes 67

#137
Citação de: Croissant em 13 de Janeiro de 2023, 13:25Centralão agressivo, rápido e que sabia sair a jogar de cabeça levantada. Também cumpria bem se tivesse desenrascar na lateral.
Mas o forte dele era mesmo as antecipações: parecia estar quase sempre um passo à frente.

O melhor exemplo do que disseste é o golo do Romário contra a Holanda no Mundial 1994, o Aldair saca a bola na antecipação que era para o Bergkamp após um passe do Rijkaard, e faz um passe soberbo para o Bebeto, este assistiu o Romário e pimba 1-0. As palavras do Galvão Bueno quando o Aldair recuperou a bola, definiu tudo "Aldair dono da defesa faz o corte".