Scouting

o Noruego

Citação de: _1962_ em 10 de Julho de 2026, 08:51
Citação de: _1962_ em 11 de Junho de 2026, 16:53
Citação de: _1962_ em 11 de Junho de 2026, 16:03Vou deixar aqui uma lista de jogadores transferidos nesta janela de transferências por preços simpáticos (vou citar este post à medida que as transferências sejam feitas) e que eu acho que daqui a 1 ou 2 anos poderemos perfeitamente andar interessados neles só que já não teremos possibilidades financeiras para os trazer.

Provavelmente muitos deles não seriam titulares já no Benfica, mas certamente poderiam já  ser muito úteis e daqui por 1 ou 2 anos teriam todas as condições por assumir a titularidade.

Acho que o scouting passa muito por isso, não avaliar apenas aquilo que o jogador é neste momento mas também projectar como será o jogador num outro contexto competitivo e como será a sua evolução, tendo em consideração as suas características.

O Benfica, no meu entender, tem de se focar cada vez mais neste tipo de jogadores e gastar apenas 20/30 milhões em jogadores muito especiais e não num Ríos ou Arthur Cabral qualquer.

Em vez de querer comprar titulares em desespero, devemos (na maioria das vezes, nem sempre é possível) desenvolver os nossos próprios titulares através das camadas jovens e do scouting.

Talvez este exercício seja um desastre total e todos os jogadores sejam flops mas acho que será um exercício engraçado para reavaliar daqui a 1/2 anos.

Acho que é uma ideia que de certa forma se enquadra no espírito deste tópico mas se acharem mal digam por favor.

- Ondrej Kricfalusi - Union Saint-Gilloise  5M

- Keisuke Goto - Friburgo 10M

- Silas Andersen - Sporting 7,25M

- Bruninho - Shakhtar 11M

- Kauã Prates - Dortmund 7M

- Modou Kéba Cissé - Aston Villa 5,5M

Nazinho - Mónaco 5M

Başar Önal - Lille 12,5M

Zinedin Smajlović - Olympiacos 5M
basta ver os valores dos próprios alvos conhecidos das últimas épocas, Amoura, Ivanovic, Annan Khalaili..

teoricamente a margem de erro seria maior,
mas aqui o fenómeno tem sido ao contrário, taxa de acerto não tem crescido com os montantes aplicados,
assim todos os níveis e estratégias ficam comprometidos,
o prejuízo de uma má aposta, nunca é localizado

_1962_

Citação de: o Noruego em 11 de Julho de 2026, 15:25
Citação de: _1962_ em 11 de Junho de 2026, 16:03Vou deixar aqui uma lista de jogadores transferidos nesta janela de transferências por preços simpáticos (vou citar este post à medida que as transferências sejam feitas) e que eu acho que daqui a 1 ou 2 anos poderemos perfeitamente andar interessados neles só que já não teremos possibilidades financeiras para os trazer.

Provavelmente muitos deles não seriam titulares já no Benfica, mas certamente poderiam já  ser muito úteis e daqui por 1 ou 2 anos teriam todas as condições por assumir a titularidade.

Acho que o scouting passa muito por isso, não avaliar apenas aquilo que o jogador é neste momento mas também projectar como será o jogador num outro contexto competitivo e como será a sua evolução, tendo em consideração as suas características.

O Benfica, no meu entender, tem de se focar cada vez mais neste tipo de jogadores e gastar apenas 20/30 milhões em jogadores muito especiais e não num Ríos ou Arthur Cabral qualquer.

Em vez de querer comprar titulares em desespero, devemos (na maioria das vezes, nem sempre é possível) desenvolver os nossos próprios titulares através das camadas jovens e do scouting.

Talvez este exercício seja um desastre total e todos os jogadores sejam flops mas acho que será um exercício engraçado para reavaliar daqui a 1/2 anos.

Acho que é uma ideia que de certa forma se enquadra no espírito deste tópico mas se acharem mal digam por favor.

Nazinho - Mónaco 5M

Başar Önal - Lille 12,5M

basta ver os valores dos próprios alvos conhecidos das últimas épocas, Amoura, Ivanovic, Annan Khalaili..

mas aqui o fenómeno tem sido ao contrário, taxa de acerto não tem crescido com os montantes aplicados,

Esse é um fenómeno interessante que se nota em vários clubes que foram tendo mais dinheiro para investir em cada jogador mas não começaram a acertar mais nas transferências, muitas vezes começou a acontecer exatamente  o contrário. O Benfica é um exemplo claro disso.

Talvez os clubes ao terem mais dinheiro disponível para cada contratação acabam por irem para opções mais evidentes (jogadores mais conhecidos e mais caros) mas menos estudadas e pensadas.

Como os alvos são mais conhecidos do público em geral os dirigentes começam a ter mais influência e o scouting menos.

Acabam por se tornarem contratações mais emocionais do que lógicas e com isso começam a aumentar os erros.

Enfim, é apenas uma teoria.

o Noruego

Citação de: _1962_ em 11 de Julho de 2026, 16:14
Citação de: o Noruego em 11 de Julho de 2026, 15:25

Nazinho - Mónaco 5M

Başar Önal - Lille 12,5M

Esse é um fenómeno interessante que se nota em vários clubes que foram tendo mais dinheiro para investir em cada jogador mas não começaram a acertar mais nas transferências, muitas vezes começou a acontecer exatamente  o contrário. O Benfica é um exemplo claro disso.

Talvez os clubes ao terem mais dinheiro disponível para cada contratação acabam por irem para opções mais evidentes (jogadores mais conhecidos e mais caros) mas menos estudadas e pensadas.

Como os alvos são mais conhecidos do público em geral os dirigentes começam a ter mais influência e o scouting menos.

Acabam por se tornarem contratações mais emocionais do que lógicas e com isso começam a aumentar os erros.

Enfim, é apenas uma teoria.

a pensar do ponto de vista das agências especializadas,
Os montantes financeiros e quantidade de movimentos ficam assim maximizados

tanto podem ser parceiros estratégicos como sangue sungas parasíticas,
a distância está sempre próxima

daí a importância de uma estrutura interna forte, e ainda mais competente e especializada

e já se sabe que qualquer que pare no tempo é rapidamente ultrapassada,
O que infelizmente não vale só para as centrais actividades de recruta e desempenho

Por isso são precisas pessoas habituadas e empenhadas em desenvolvimento contínuo,
Não acomodadas como quem nós sabemos, não há talento que chegue ou conquista que dure para sempre

por onde isto vai...

mikibritt

não há neste mundo um jogador tipo Palhinha ou melhor por "explodir" que o Benfica vá buscar por menos de 10milhoões? os sapos foram buscar um dinamarquês por 7M que parece jeitoso...

jorslb

Citação de: mikibritt em 16 de Julho de 2026, 23:38não há neste mundo um jogador tipo Palhinha ou melhor por "explodir" que o Benfica vá buscar por menos de 10milhoões? os sapos foram buscar um dinamarquês por 7M que parece jeitoso...

Os bons jogadores o Mendes manda para outros clubes.

mikibritt

Citação de: jorslb em 16 de Julho de 2026, 23:40
Citação de: mikibritt em 16 de Julho de 2026, 23:38não há neste mundo um jogador tipo Palhinha ou melhor por "explodir" que o Benfica vá buscar por menos de 10milhoões? os sapos foram buscar um dinamarquês por 7M que parece jeitoso...

Os bons jogadores o Mendes manda para outros clubes.  :confused:  :confused:

mikibritt

Que falta de estrutura, ideias, rumo, de tudo... No que o nosso Benfica se transformou

rjsf

Bernardo_Eagle

Se calhar estava na altura de cortar de vez com o Mendes e com outros parasitas empresários e investir a seria no scouting, esse sim é o caminho...

GeorgesDuroy

Se eu fosse eu a ordem era esta:

Valentin Atangana Edoa
Mamadou Sangaré
Noah Sadiki
Ismaël Baouf
Habib Diarra

GeorgesDuroy

Citação de: GeorgesDuroy em 18 de Julho de 2026, 00:09

Se eu fosse eu a ordem era esta:

Valentin Atangana Edoa
Mamadou Sangaré
Noah Sadiki
Ismaël Baouf
Habib Diarra

Alguns o problema é o preço, outros exigiriam rotinas na posição mas o perfil que acho que faltar está lá.

Sea_Shepherd

Citação de: rjsf em 16 de Julho de 2026, 23:53Existe?

Parece que não. Sempre os mesmos cromos. Sempre caros. Valores exorbitantes. Não existe prospeção. O Tiago Gabriel saiu do Estrela no ano passado por 1M para o Lecce. O scouting estava a dormir à sombra da bananeira.

Diavolo Rosso

Citação de: Sea_Shepherd em 18 de Julho de 2026, 00:13

Parece que não. Sempre os mesmos cromos. Sempre caros. Valores exorbitantes. Não existe prospeção. O Tiago Gabriel saiu do Estrela no ano passado por 1M para o Lecce. O scouting estava a dormir à sombra da bananeira.
E o adepto do Benfica gosta de scouting a sério? Basta ver aqui no fórum quando aparece um nome desconhecido e começam logo a espingardar "comissões", "na formação há melhor", "gastar dinheiro neste gajo quando temos o Gonçalo Oliveira" e afins...

O adepto do Benfica adora esta merda atual, supostos craques a custarem uma fortuna, somos os maiores na pré-época, começa a bola a rolar e levamos no cu dos rivais que vão buscar gajos que ninguém sabe quem são, gajos encostados que ninguém dá nada por eles e nós com os craques do momento a ver a banda passar.

Sea_Shepherd

Citação de: Diavolo Rosso em 18 de Julho de 2026, 00:16

E o adepto do Benfica gosta de scouting a sério? Basta ver aqui no fórum quando aparece um nome desconhecido e começam logo a espingardar "comissões", "na formação há melhor", "gastar dinheiro neste gajo quando temos o Gonçalo Oliveira" e afins...

O adepto do Benfica adora esta merda atual, supostos craques a custarem uma fortuna, somos os maiores na pré-época, começa a bola a rolar e levamos no cu dos rivais que vão buscar gajos que ninguém sabe quem são, gajos encostados que ninguém dá nada por eles e nós com os craques do momento a ver a banda passar.

Mas uma direção tem que se estar a cagar para o ruído em volta. Tem é que gerir o clube em condições e sempre a preparar o futuro dos próximos anos mas não é isso que se vê. Tudo feito em cima do joelho e a pagar valores inflacionados.

Ramiro Lopes

Citação de: Diavolo Rosso em 18 de Julho de 2026, 00:16

Aparecer 1, 5, ou 50 gajos no fórum a falar de comissões quando aparece um nome que ninguém conhece, não espelha o que o adepto comum gosta.

Nem acho que se possa fazer essa análise porque no geral há sempre receptividade e crédito dado aos jogadores desconhecidos que chegam. Os que são mais julgados, acabam por ser os que já trazem consigo (o "lagarto" o Palhinha, o "problemático" o Duran, etc).

Além disso, é uma cultura que se constrói. Se o Benfica contratar 3 desconhecidos e correr bem, as contratações seguintes já vão ser vistas com outros olhos.

Seja como for, é irrelevante se o Benfiquista gosta do Scouting ou não. As coisas devem ser feitas como têm de ser feitas e o Scouting é fundamental para acertar mais nas contratações.