Voleibol Feminino 2026/2027

RSG

Citação de: RedStardust em 19 de Julho de 2026, 12:53
Citação de: MN em 19 de Julho de 2026, 12:47Sim, está sim.
Julgo que RSG quiz dizer que preferia ter na nossa equipa a Aline Timm em vez da Marlene Pereira.

OK, mas para 4ª central isso é praticamente irrelevante. E, neste caso, prefiro uma jogadora jovem a uma que já praticamente encerrou a carreira

Confirmo o que disse o MN, de facto eu preferia a Timm como 4a. Central.

O porquê é simples e coerente.
Tem experiência, ainda com boa capacidade de ataque e bloco  (1,92 mts)  e, desse modo, além da Joana, poderia ser 1 backup (lesões) ou até rotação realmente válidas para a Mara ou a 2a. Central a chegar. Acresce, acessível ao SLB (€).

Como aposta jovem para jogar e evoluir no SLB, claramente na Joana.

A Marlene até poderá ser boa aposta de futuro. Admito que sim!
Estando contratada, eu faria a sua colocação num Clube com boas condições para jogar, crescer (ex: Belenenses) e ser monitorizada.

joao12soares

Citação de: RSG em 19 de Julho de 2026, 13:56
Julgo que RSG quiz dizer que preferia ter na nossa equipa a Aline Timm em vez da Marlene Pereira.

OK, mas para 4ª central isso é praticamente irrelevante. E, neste caso, prefiro uma jogadora jovem a uma que já praticamente encerrou a carreira

Tem experiência, ainda com boa capacidade de ataque e bloco  (1,92 mts)  e, desse modo, além da Joana, poderia ser 1 backup (lesões) ou até rotação realmente válidas para a Mara ou a 2a. Central a chegar. Acresce, acessível ao SLB (€).

Estando contratada, eu faria a sua colocação num Clube com boas condições para jogar, crescer (ex: Belenenses) e ser monitorizada.
Para além da Timm quase de certeza absoluta ser mais cara que a Marlene, ainda se ia meter a Marlene, jogadora já com carreira consolidada na 1a divisão, a rodar na 2a divisão?

RSG

Citação de: joao12soares em 19 de Julho de 2026, 14:53
Citação de: RSG em 19 de Julho de 2026, 13:56

Para além da Timm quase de certeza absoluta ser mais cara que a Marlene, ainda se ia meter a Marlene, jogadora já com carreira consolidada na 1a divisão, a rodar na 2a divisão?

Concordo, tens de facto razão.

Tinha a ideia que o Belenenses teria subido à 1a. Divisão, e assim sendo, mais facilmente poderia ser "acompanhada" pelo SLB.

No limite, a Marlene no n/ Plantel, claro!
Mas, tendo nós a Joana, mantenho a convicção da falta de outra Central tipo a Timm para 4a. Central.
Quando a "nova" Central chegar, todos perceberão esta minha opinião.

Com jogadoras "principais" com o perfil aprox. da Mara, os riscos de lesões são claramente agravados.
Lembrem-se bem do n/ passado recente:
Heppell, Dixon, até a Kyra e a Cansú!

Quanto a custos financeiros, não creio que face à sua idade, a Timm fosse "abrir a boca" à chance de ainda jogar no Benfica, neste quase final de carreira.
O eventual diferencial de custos para a Marlene certamente que se justificaria pelo retorno desportivo ainda possível à Timm.

Repito, mas como a opção foi a Marlene,  ok, tudo bem! Apenas espero estar enganado.
Que seja mto bem-vinda ao SLB, que seja Feliz connosco e contribua muito e bem prá Equipa!

eduq

antiporcos

quem já sabe os reforços todos que me diga: como ficamos de qualidade de defesa e recepção? melhor ou pior do que o ano passado? E bloco também, já agora

RedStardust

Citação de: antiporcos em 20 de Julho de 2026, 10:59quem já sabe os reforços todos que me diga: como ficamos de qualidade de defesa e recepção? melhor ou pior do que o ano passado? E bloco também, já agora

Defesa e receção: Gabirú e Tati assumirão 90% das necessidades, não tenho dúvida disso. O 3º elemento, seja quem for das Z4 que tivermos, só têm de não comprometer (muito). Nas outras posições de defesa não acho que venham a existir grandes diferenças (embora creia que a Fran seria muito mais eficaz na defesa do que a Bea)

Bloco: não sei dizer de momento. Creio que a Gabirú não comprometerá, embora seja baixa, o mesmo relativamente à Van de Vyver. A questão estará nas centrais, mas a eficácia das centrais também depende muito do que o outro lado consegue fazer para que elas não cheguem a tempo. E dependerá, também, nas bola altas e mais ou menos lentas, da marcação que as jogadoras de ponta fizerem. É que, e muita gente esquece-se disso, as centrais normalmente encostam às pontas e, se estas não fizerem bem a marcação exterior, muitas vezes a central estará "fora de sítio"

- Não chegar a tempo significa que o passe adversário para a ponta foi rápico ou houve uma finta de ataque eficaz. A central chegará fora de tempo, normalmente em extensão e com pouco alcance em altura. A bola passa-lhe por cima ou no intervalo entre ela e a marcação exterior

RSG

Citação de: RedStardust em 20 de Julho de 2026, 12:12
Citação de: antiporcos em 20 de Julho de 2026, 10:59quem já sabe os reforços todos que me diga: como ficamos de qualidade de defesa e recepção? melhor ou pior do que o ano passado? E bloco também, já agora

Defesa e receção: Gabirú e Tati assumirão 90% das necessidades, não tenho dúvida disso. O 3º elemento, seja quem for das Z4 que tivermos, só têm de não comprometer (muito). Nas outras posições de defesa não acho que venham a existir grandes diferenças (embora creia que a Fran seria muito mais eficaz na defesa do que a Bea)

Bloco: não sei dizer de momento. Creio que a Gabirú não comprometerá, embora seja baixa, o mesmo relativamente à Van de Vyver. A questão estará nas centrais, mas a eficácia das centrais também depende muito do que o outro lado consegue fazer para que elas não cheguem a tempo. E dependerá, também, nas bola altas e mais ou menos lentas, da marcação que as jogadoras de ponta fizerem. É que, e muita gente esquece-se disso, as centrais normalmente encostam às pontas e, se estas não fizerem bem a marcação exterior, muitas vezes a central estará "fora de sítio"

- Não chegar a tempo significa que o passe adversário para a ponta foi rápico ou houve uma finta de ataque eficaz. A central chegará fora de tempo, normalmente em extensão e com pouco alcance em altura. A bola passa-lhe por cima ou no intervalo entre ela e a marcação exterior

Mto boa análise, "Red", técnica e táctica!
Parabéns!
Abraço

Cypherpunk

So acrescentar que a Mara Leão era grande  nível nos blocos chegando a ganhar melhor bloquedora na Superliga Brasileira, mas já está com 34 anos vamos ver como se apresenta. Muito mal não deve estar porque ainda agora foi eleita a melhor central na liga peruana.

gungunhana

RedStardust

Calendário provisório da Liga Solverde. Sorteios realizados esta tarde:

https://www.fpvoleibol.pt/nacional/26_27/sorteios/ligasolverdept_fase1.pdf

Como sempre, ainda irão negociar os horários e eventuais trocas de jornadas (casa/fora), bem como adiamentos

gungunhana

Nieko Thomas central USA para o Porto.

PP00

Citação de: gungunhana em 22 de Julho de 2026, 01:10Nieko Thomas central USA para o Porto.

Preencher plantel.

As centrais titulares serão as mesmas da época passada.

Vitor Baptista

Citação de: Cypherpunk em 20 de Julho de 2026, 13:57So acrescentar que a Mara Leão era grande  nível nos blocos chegando a ganhar melhor bloquedora na Superliga Brasileira, mas já está com 34 anos vamos ver como se apresenta. Muito mal não deve estar porque ainda agora foi eleita a melhor central na liga peruana.
Liga Peruana é forte?

Puro desconhecimento.

RedStardust

Citação de: Vitor Baptista em 22 de Julho de 2026, 10:17
Citação de: Cypherpunk em 20 de Julho de 2026, 13:57So acrescentar que a Mara Leão era grande  nível nos blocos chegando a ganhar melhor bloquedora na Superliga Brasileira, mas já está com 34 anos vamos ver como se apresenta. Muito mal não deve estar porque ainda agora foi eleita a melhor central na liga peruana.
Liga Peruana é forte?

Puro desconhecimento.

Creio que é a segunda melhor liga de clubes da América do Sul no feminino.

RedStardust

Citação de: PP00 em 22 de Julho de 2026, 02:26
Citação de: gungunhana em 22 de Julho de 2026, 01:10Nieko Thomas central USA para o Porto.

Preencher plantel.

As centrais titulares serão as mesmas da época passada.

Exatamente. Mais uma estreante a profissional, portanto não se sabe o que irá sair daqui. Mas a Veltman e a Saska serão titularíssimas, não há nada que enganar.

Entretanto, o Sporting renovou com a Anahí Tosi, a melhor pontuadora do clube na época passada. É, neste momento, a segunda oposta da seleção argentina, atrás da superestrela Bianca Cugno. O que não é de somenos. Só para ter uma ideia do nível da Argentina neste momento, só não vai para a VNL no próximo ano porque a FIVB reintegrou a Rússia e esta ocupou a vaga em aberto.