Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

HB

João Gabriel visa Rui Costa: «Se o presidente demonstra desespero ao primeiro jogo, que mensagem recebe o balneário?»

Antigo diretor de comunicação do Benfica fala sobre a derrota surpreendente dos encarnados frente ao St. Gallen

Spoiler
A derrota surpreendente do Benfica em St. Gallen, na primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa, ainda faz correr muita tinta. Através de uma mensagem no Linkedin, João Gabriel, antigo diretor de comunicação dos encarnados, criticou a postura de Rui Costa no final do encontro na Suíça, sublinhando que o presidente das águias "transmitiu uma imagem profundamente errada".

Eis a mensagem na íntegra:

"Ainda o jogo com o St. Gallen

A liderança também se mede pela capacidade de controlar as emoções nos momentos de maior pressão. Porque, no futebol como em qualquer organização, a confiança contagia. Mas a insegurança também.

Um líder comunica permanentemente, mesmo quando não diz uma única palavra e a imagem de Rui Costa no final do primeiro jogo com o St.Gallen, levando as mãos à cabeça, transmitiu uma mensagem profundamente errada.

Se o presidente demonstra desespero ao primeiro jogo oficial da temporada, que mensagem recebe o balneário? Que confiança sentem os jogadores? Que tranquilidade transmite à equipa técnica? E que conclusão retiram os sócios, que procuram precisamente no presidente a serenidade que muitas vezes lhes falta?

Os líderes existem para reduzir a ansiedade, não para a amplificar. Existem para ser o ponto de estabilidade quando tudo parece incerto, não para exteriorizar as dúvidas que inevitavelmente todos sentem.

Um presidente pode estar preocupado. Pode até ter dúvidas. Mas há uma diferença essencial entre sentir essas dúvidas e comunicá-las, ainda que involuntariamente.

Foi o primeiro jogo oficial da época ainda com muitos jogadores ausentes. Quando se acredita no projeto e na forma como se preparou a época não há razões para levar as mãos à cabeça. A não ser que o líder já não acredite!"

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/joao-gabriel-visa-rui-costa-se-o-presidente-demonstra-desespero-ao-primeiro-jogo-que-mensagem-recebe-o-balneario?ref=HP_3BucketDestaquesPrincipais
[fechar]

van33

Citação de: Roy Kent em 26 de Julho de 2026, 16:38Vamos imaginar que quinta somos eliminados, que não é assim tão descabido neste momento, o que irá acontecer?
Eu iria dormir descansado e tranquilo.

nwpt

Citação de: Roy Kent em 26 de Julho de 2026, 16:38Vamos imaginar que quinta somos eliminados, que não é assim tão descabido neste momento, o que irá acontecer?
Nada.

Tds 28

Comentários no Facebook

Apelo aos benfiquistas ??? Por amor de Deus. Carrega Benfica! Neste momento o melhor que podes fazer é ir ao estádio apoiar como eu.

Declarações do JNL: Faço um apelo aos benfiquistas para estarem no estádio, temos de ganhar, temos de conquistar a Liga Europa

Imagem do eleitor comum e este até tem perfil de pessoa formada e que se educa, mas nem sequer abrem os links e guiam-se pelos títulos.
Temos também um comentário a culpar os 35% por terem tirado o presidente mais titulado da história do Benfica  :2funny:

HB

Citação de: nwpt em 26 de Julho de 2026, 18:49
Nada.

Não é bem assim, o Ruizinho junta mais um face palm à coleção, mais um assumir de responsabilidades, talvez ainda junte mais um murro na mesa e um vamos ver os homens que temos aqui e talvez também acabe com um ainda temos muito para ganhar esta época, e a seguir a isso é que nada.

tnlemos

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 26 de Julho de 2026, 17:39Eu não quero acreditar que mais uma época que não vais buscar um médio defensivo ..
É mau demais .
E o médio ofensivo, criador? Quem é?

Há um que não está virado para jogar à bola e não há alternativas :P

Adepto10

Existe um caloteiro que perguntou ao Benítez, se era ele que ia planear a época desportiva...

Para quem votou no caloteiro nessa altura, e voltou a votar novamente, parabéns ajudaram a criar o monstro

Since1904

Citação de: AntiAzeitona em 25 de Julho de 2026, 20:21

3 pré-eliminatórias de Liga Europa (se lá chegarmos) em que o bilhete mais barato para Sócio será 25€,ou seja,75€ para ver um eventual acesso à Liga Europa,doentio, absolutamente doentio!

LFVL

Está com as calças na mão... Rebentou com as finanças do Benfica e a equipa é fraca...

Borges Coutinho

Citação de: van33 em 26 de Julho de 2026, 18:45
Eu iria dormir descansado e tranquilo.

Eu ia jogar paddle

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: tnlemos em 26 de Julho de 2026, 18:55
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 26 de Julho de 2026, 17:39Eu não quero acreditar que mais uma época que não vais buscar um médio defensivo ..
É mau demais .
E o médio ofensivo, criador? Quem é?

Há um que não está virado para jogar à bola e não há alternativas :P
Sim também falta um médio que pegue na batuta , desde o Aimar não me lembro de um jogador que pegue no jogo, um pensador.
Mas aí depende sempre do sistema de jogo que vá jogar, etc .. mas um médio defensivo é urgente já desde a saída do Fejsa ..

Zeca_Diabo

Citação de: Since1904 em 26 de Julho de 2026, 19:00
Citação de: AntiAzeitona em 25 de Julho de 2026, 20:21

3 pré-eliminatórias de Liga Europa (se lá chegarmos) em que o bilhete mais barato para Sócio será 25€,ou seja,75€ para ver um eventual acesso à Liga Europa,doentio, absolutamente doentio!

Não comprem

Kolchak

Citação de: Granizo em 26 de Julho de 2026, 17:09

Quase que me veio uma lágrima (sim só uma) aos olhos. Quase quase.
Malandros do Banco de Portugal!
Foi o vendido do Kratos que, escreveu esta merda?

cheio

Estando o Banana na lista negra do banco de portugal, está completamente fodido sem ter acesso a novos créditos, cartão de crédito, deixa estar refem das condicoes dos bancos e penhoras.

Portanto parece que o benfica é a sua unica boia de salvação. E mesmo que isso envolva manchar a instituição benfica, é para o banana ou para quem manda nele, algo irrelevante.

lPhoenix

Citação de: Granizo em 26 de Julho de 2026, 17:09

Quase que me veio uma lágrima (sim só uma) aos olhos. Quase quase.
Malandros do Banco de Portugal!

Amigos, são situações perfeitamente normais.

Quem nunca esteve na lista negra do Banco de Portugal que atire a primeira pedra!