Estádio da Luz

força Benfica

Pontix

Citação de: nedved em 01 de Agosto de 2026, 21:08
Citação de: Notguilty em 01 de Agosto de 2026, 18:26
comparem isto com o ambiente atual

Ambientes que provavelmente não voltarão nunca mais, porque uma boa parte da responsabilidade vai para a própria forma como a sociedade evoluiu. Muita informação, muita dispersão, muita publicidade, muita imagem e vídeo. Antes as televisões gravavam e os milhares de adeptos faziam o que tinham a fazer (nem sempre, as vezes os estádios estavam às moscas e silenciosos, mas nos jogos e momentos grandes assumiam o seu papel), agora temos dezenas de milhares de pessoas a gravar à espera que algo aconteça e nada acontece de grandioso.

Da parte que se pode controlar, sim, as direcções devem abandonar o fraco papel que assumiram na organização e higienização do apoio, não têm de preparar coreografias, não têm de ter fogos de artifício nem nada do género. Os grupos de apoio deveriam assumir que não são apenas um grupo de gente que ali se junta, deveriam ser os impulsionadores do apoio no estádio e, na Luz, têm um trabalho difícil, mas muito entusiasmante para quem gosta de desafios. Deixar a bolha em que andam e fazer mais pelo regresso a um apoio orgânico.

O adepto que está ali para ser entretido é hoje a maioria. Muitos estão inclusivé bastante satisfeitos com essa visão que se tem de quem vai ao estádio. Chega, senta-se, come um cachorro ou umas queijadas, vai embora. Exactamente igual a ir ao cinema ou a outro espectáculo do qual se tirou a componente emocional para ser tudo mais controlado e limpo. Isto, em último caso, acabará num futebol em que quem vai, vai para ver o "espectáculo", para ver as luzes e os fogos e os jogadores são os artistas responsáveis por continuar o entretenimento. Eu não vou apoiar o trapezista vermelho em comparação com o malabarista verde. Desde que me entretenham , eu aplaudo.

Burik

Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Agosto de 2026, 13:02Somos pioneiros em tudo....ate em jogos a porta fechada! Lagartos e os fdp lá de cima estão fartos de fazer tanta ou mais merda que os atrasados das claques e nada....

Até aquele jogo porto Benfica que um adepto entra em campo e agride o Pizzi penso eu.

Di Nes

Tenho pena dos adeptos do Académico de Viseu

4x4x2

Citação de: iloy em 01 de Agosto de 2026, 21:19
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Agosto de 2026, 21:10
Nem por sombras!
Eu estive por exemplo no Benfica Marselha e o ambiente foi algo que até hoje nunca mais vi....
No estádio actual talvez o 2-0 aos porcos no jogo do Eusébio

Também eu!
O inferno só foi na catedral

Qual Catedral? Aquela em que via jogos com 10 mil pessoas? Há muita nostalgia do que era a antiga Luz quando foi demolida

iloy

Citação de: 4x4x2 em 02 de Agosto de 2026, 15:22
Nem por sombras!
Eu estive por exemplo no Benfica Marselha e o ambiente foi algo que até hoje nunca mais vi....

Também eu!

Qual Catedral? Aquela em que via jogos com 10 mil pessoas? Há muita nostalgia do que era a antiga Luz quando foi demolida

Há nostalgia só de quem la viveu realmente o inferno da Luz não as tuas histórias do 10 mil!
Só quem nunca lá viu os grandes jogos como tu pode vir com estas histórias!
Já houve jogos com pouca gente na catedral? Sim
Houve jogos com muita gente e grande ambiente? Sim
Quem diz o contrário è um grande mentiroso

Red Bullet

Citação de: BugsySiegel em 01 de Agosto de 2026, 21:58A partir do momento em que assisti a uma cena em que uma senhora, sentada ao meu lado, colada ao telemovel durante 90 minutos, a jogar candy crush, está explicado.

Isso e os « sentaaaaa » casa vez que uma pessoa se irrita com alguma cena ou jogada perigosa.

Substituíste Benfiquistas por pipoqueiros, e o pessoal ainda se admira de que o noçoruie tenha as votações que tem.

Red Bullet

Citação de: iloy em 02 de Agosto de 2026, 15:35
Citação de: 4x4x2 em 02 de Agosto de 2026, 15:22
Nem por sombras!

Também eu!

Há nostalgia só de quem la viveu realmente o inferno da Luz não as tuas histórias do 10 mil!
Só quem nunca lá viu os grandes jogos como tu pode vir com estas histórias!
Já houve jogos com pouca gente na catedral? Sim
Houve jogos com muita gente e grande ambiente? Sim
Quem diz o contrário è um grande mentiroso

E "esquecem-se" q mto dos jogos com 10000 foi em pleno Vietname.

Comparar a antiga Luz com este estadio de merda, q há 10 iguais pelo mundo fora, cheio de pipoqueiros?

Esqueçam... é como comparar a obra-prima do mestre com a prima do mestre de obras.

A sua destruição foi um golpe mortal no Benfica e para o surgimento do  SLVieira 2003, do benfiquinha dos pipoqueiros.

Aka

Quando é que vocês vão perceber que o que mudou não foi o estádio mas sim a sociedade?

Também havia outros estádios gigantes no tempo da Luz, por isso dizer que era único e que como este há muitos também é um disparate.

Se o antigo estádio tivesse sobrevivido, hoje também teríamos chalupas, wi-fis, smartphones, selfies, vídeos para o TikTok, estrangeiros, entre tanta outra coisa.

Não me digam que acham mesmo que o ambiente se devia a qualquer coisa mágica que havia ali no estádio? Tenham juízo.

O ambiente que vêem na Luz é o ambiente que vêem em quase todos os estádios da Europa. Depois depende da qualidade das claques.

tiago1991

Também diga se a bem da verdade que isso acontecia meia dúzia de vezes por ano

lPhoenix

Citação de: Aka em 02 de Agosto de 2026, 16:09Quando é que vocês vão perceber que o que mudou não foi o estádio mas sim a sociedade?

Também havia outros estádios gigantes no tempo da Luz, por isso dizer que era único e que como este há muitos também é um disparate.

Se o antigo estádio tivesse sobrevivido, hoje também teríamos chalupas, wi-fis, smartphones, selfies, vídeos para o TikTok, estrangeiros, entre tanta outra coisa.

Não me digam que acham mesmo que o ambiente se devia a qualquer coisa mágica que havia ali no estádio? Tenham juízo.

O ambiente que vêem na Luz é o ambiente que vêem em quase todos os estádios da Europa. Depois depende da qualidade das claques.

Tens razão, mas o espaço também é muito importante. Se não fosse assim, as religiões não construíam espaços de culto próprios para que as pessoas (jogadores, adeptos) já ficassem imbuídas desse espírito.

Um clube decente, com a história que o nosso estádio tinha, nunca o podia ter deitado abaixo.

tiago1991

Citação de: Aka em 02 de Agosto de 2026, 16:09Quando é que vocês vão perceber que o que mudou não foi o estádio mas sim a sociedade?

É verdade

Nos últimos anos tive oportunidade de ir a vários estádios épicos

Dortmund, Liverpool, Madrid, Marselha

Tudo igual, mais fama que proveito

Aka

Citação de: lPhoenix em 02 de Agosto de 2026, 16:21

Tens razão, mas o espaço também é muito importante. Se não fosse assim, as religiões não construíam espaços de culto próprios para que as pessoas (jogadores, adeptos) já ficassem imbuídas desse espírito.

Um clube decente, com a história que o nosso estádio tinha, nunca o podia ter deitado abaixo.

Se tu contasses só os últimos 10 anos de Luz, nunca na tua vida estarias a falar de uma catedral, das saudades. E o estádio era o mesmo.

O que faz os estádios são as equipas e os resultados. Tivesse o Benfica continuado a ser Benfica ninguém teria nada contra este estádio.

Aka

E se o antigo estádio com cadeiras tinha 78 mil lugares, este que tem 68 mil, sem cadeiras também chegaria aos 100 mil.

Tds 28

Citação de: Aka em 02 de Agosto de 2026, 16:25E se o antigo estádio com cadeiras tinha 78 mil lugares, este que tem 68 mil, sem cadeiras também chegaria aos 100 mil.

Mas este não tem a imponência do antigo e isso vê-se pelas fotos