Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

sergio19azb

Citação de: HB em 10 de Agosto de 2026, 14:58
Citação de: sergio19azb em 10 de Agosto de 2026, 14:43
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...
Foi queimado na praça publica.
No ultimo debate esteve bem e o Rui com os seus sorrisinhos irónicos conseguiu meter o pessoal do vinho de pacote e babar-se das partes baixas.

Estamos condenados a levar com este monte de ____, até ele querer.

Não é bem até ele querer, é só este mandato... e depois mais dois, segundo os atuais estatutos.

Não sei é se os mesmos estatutos contemplam a possibilidade de regresso após um mandato de descanso.
Tipo as AG?
O Rui Costa se quiser muda os estatutos ou contorna os mesmos. Ele é o Benfica neste momento.

Shoky

O Benfica começa a perder 2 pontos, em cima de tudo o resto a nível desportivo, porque os imbecis dos advogados pagos a peso de ouro deixaram passar um prazo de recurso da sentença.

É tudo tão mas tão mau que só sobra vergonha de perder tempo a ficar aziado com este clube ridículo. Eu estou aziado hoje e sinto-me envergonhado por isso.

Benfiquismo

Provavelmente já passou por aqui mas tal como eu muitos desconhecem esta história.
És um escroto, cada dia que passa demostra bem a pessoa que és, o pior presidente da história do Sport Lisboa e Benfica.

https://maisfutebol.iol.pt/benfica/futsal/ex-jogadora-do-benfica-nao-poupa-nas-criticas-tratam-os-outros-como-lixo

ZICKLER

Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:59
Citação de: aguia imperial em 10 de Agosto de 2026, 14:48Onde esta o link da petiçao para a revisao da lei da centralizaçao dos direitos televisivos ? Penso que devia ser criado um post para divulgar e todos assinaram . 👍
a petição infelizmente não dará em nada.

infelizmente?

perdermos 20 milhoes por ano é um problema para nós?

é um Ivanovic a menos por ano

Borges Coutinho

O verdadeiro problema é o JNL, o benítez, o hamburgas e o manteigas.
Tal como o problema, ontem, foi termos jogado com o estádio vazio.
O problema são os árbitros e o sistema.
O problema é o proença.
O problema foi termos apanhado um super St. Gallen que, afinal, era um mísero St. Gallen.
O problema foi, ontem, termos apanhado um Ac. Viseu em que os jogadores correram como não vão correr contra mais equipa nenhuma...

A sportinguização deste clube continua.
Dá-me os 65, encosta!

Semper Fidelis

Citação de: Shoky em 10 de Agosto de 2026, 15:01O Benfica começa a perder 2 pontos, em cima de tudo o resto a nível desportivo, porque os imbecis dos advogados pagos a peso de ouro deixaram passar um prazo de recurso da sentença.

É tudo tão mas tão mau que só sobra vergonha de perder tempo a ficar aziado com este clube ridículo. Eu estou aziado hoje e sinto-me envergonhado por isso.
devem ser os mesmos advogados que foram gozados pelo hacker que saiu impune

Chappu

Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:45
Citação de: +1benfiquista em 10 de Agosto de 2026, 14:39
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:36Mais depressa o Vieira ganha do que o JNL

Estás numa sequência anti-JNL mas devias ter consciência que isso diz mais sobre os adeptos do Benfica que sobre a capacidade do JNL.

Só é salvo quem quer ser salvo.
a minha sequência é anti tudo o que este Benfica actual representa. Achei uma hipocrisia gritante o post do JNL. A unica explicação é que quer votos dos 65%. Nao foi capaz de vencer um debate contra o menino da lagrima e isso nao lhe perdoo. Foi fraco demais o que me diz que nao tem o que é preciso para ser presidente

Não consegues perceber que, fizesse ele o que fizesse, estava mais do que condenado a perder?

Entrou de forma neutra no primeiro debate - trucidado por ser pouco assertivo.

Entrou a passar a mão pelo pêlo do porco da Damaia no segundo debate - trucidado por ser um manso.

Entrou a matar no terceiro debate - trucidado por estar desesperado e por ser mal educado.

E depois disso tudo, basta ver que o homem após perder, afastou-se e, ainda assim, das poucas vezes em que abre a boca tem logo um exército de filhos da puta a insultá-lo de todas as maneiras e feitios.

Se achas que ainda podia ter feito mais, então elucida-nos por favor. É que para mim isto é simplesmente missão impossível... e sem Tom Cruise.

van33

Citação de: Benfiquismo em 10 de Agosto de 2026, 15:01Provavelmente já passou por aqui mas tal como eu muitos desconhecem esta história.
És um escroto, cada dia que passa demostra bem a pessoa que és, o pior presidente da história do Sport Lisboa e Benfica.

https://maisfutebol.iol.pt/benfica/futsal/ex-jogadora-do-benfica-nao-poupa-nas-criticas-tratam-os-outros-como-lixo
Não sabia disto fdx. É o que eu digo, isto não vai lá com eleições, tem de ser de outra forma e o mais rápido possível, e mesmo que fosse já hoje os danos causados ao clube em todas as vertentes são inimagináveis e alguns se calhar vão demorar largos anos a corrigir.

ZICKLER

Citação de: kino em 10 de Agosto de 2026, 14:57
Citação de: ZICKLER em 10 de Agosto de 2026, 14:51revejam a quantidade de jogadores que foram comprados acima dos 2 dígitos e que foram despachados em menos de 2 anos por valor semelhante à compra.

revejam os jogadores consagrados que sairam a custo zero ou com valor de venda reduzido por chegarem perto do fim do contrato.

revejam o que há em comum e em que período subitamente começaram a aparecer

Ha muito chulo filho da puta a mamar no clube.

e muito calaceiro que ganha milhões

os mesmos gestores que no mercado de trabalho nem na entrevista preparatória passavam

ZICKLER

Citação de: van33 em 10 de Agosto de 2026, 15:18
Citação de: Benfiquismo em 10 de Agosto de 2026, 15:01Provavelmente já passou por aqui mas tal como eu muitos desconhecem esta história.

Não sabia disto fdx. É o que eu digo, isto não vai lá com eleições, tem de ser de outra forma e o mais rápido possível, e mesmo que fosse já hoje os danos causados ao clube em todas as vertentes são inimagináveis e alguns se calhar vão demorar largos anos a corrigir.

vai demorar DÉCADAS

Transformer

Citação de: ZICKLER em 10 de Agosto de 2026, 15:24
Citação de: van33 em 10 de Agosto de 2026, 15:18

vai demorar DÉCADAS

SÉCULOS.

all_blacks

Citação de: all_blacks em 26 de Novembro de 2025, 13:18Reflexão sobre o momento do Benfica (texto é longo mas leiam até final)
Para tristeza de muitos, o Benfica acaba de entrar no seu Vietname 2.0. O pior: isso foi validado por 66% dos sócios, que acharam que a gestão de Rui Costa merecia nova oportunidade.
As semelhanças com o Vietname 1.0 (era Damásio) são assustadoras:
1. Presidências nascidas da crise
  o Rui Costa assume após o escândalo que levou o anterior presidente, LFV, à prisão.
  o Manuel Damásio assume depois do "Verão Quente", em que o Sporting nos leva Paulo Sousa e Pacheco.
➜ Ambos aparecem em momentos de profunda crise interna.
2. Um campeonato, com herança alheia
  o Rui Costa ganha um campeonato no primeiro ano, aproveitando uma base de jogadores que já lá estava.
  o Damásio também só é campeão no primeiro mandato, igualmente com um plantel que não foi ele a construir.
3. Aposta em treinadores em declínio, ex-campeões europeus pelo Porto
  o Rui Costa aposta em Mourinho, um treinador em clara fase descendente, embora campeão europeu pelo Porto.
  o Damásio apostou em Artur Jorge, também ele campeão europeu pelo Porto e já ultrapassado na altura.
4. Desvalorização brutal do plantel em nome da "renovação"
  o Com Rui Costa, o Benfica assiste a uma das maiores desvalorizações da sua história: não renova com peças-chave (Rafa, Grimaldo) e vende alguns dos melhores (Neves, Neres) em nome de uma suposta renovação.
  o Com Damásio, jogadores históricos como Isaías e Paneira são dispensados com o mesmo argumento.
5. Carradas de contratações medianas a preços inflacionados
  o Rui Costa enche o plantel com jogadores, no máximo, medianos por valores sobrevalorizados (Rios, Sudakov, Ivanovic, Barrenechea, Obrador, Lukebakio, Dahl...).
    o Damásio fez o mesmo na sua época: Nelo, Tavares, Marcelo, Paredão, King, Donizete, Paulo Nunes... muito dinheiro para muito pouca qualidade.
6. Perda total de força institucional
  o Com Rui Costa, o Benfica parece não ter peso na Federação, na Liga, na arbitragem. Basta olhar para sorteios de Taça e para quem manda na arbitragem. Outros presidentes gozam dizendo que o Benfica está "no colo do Varandas" – e há momentos em que isso até parece verdade.
  o Com Damásio, o filme foi parecido. O Benfica recebeu a presidência (honorífica) da Liga, mas como verdadeiro vassalo do Porto. Damásio e Pinto da Costa eram próximos, e o Benfica estava "no colo do Porto".
7. Instabilidade desportiva e treinador usado como "escudo"
  o Com Rui Costa, o treinador volta a ser o grande para-raios da contestação. Se as coisas correm mal, a culpa é sempre do banco: antes Schmidt, agora Mourinho. Ausência de projeto desportivo.
  o Com Damásio foi parecido: rodízio de treinadores (Artur Jorge, Autuori, Manuel José, entre outros interinos) sem um projeto desportivo consistente.
➜ Em ambos os casos, falta uma ideia clara de futebol e o treinador serve mais para ganhar tempo do que para construir um projeto.
8. Perda de identidade e afastamento dos adeptos
  o Com Rui Costa, muitos benfiquistas sentem que o clube se tornou um Benfica Corporate: discurso vazio, bilhetes caros, pouca ligação à mística e às claques organizadas.
  o Com Damásio, a sensação era parecida: um Benfica descaracterizado, sem identidade, estádio a esvaziar, erosão da militância e descrédito na direção.
➜ Nos dois "Vietnames", o Benfica parece esquecer o que o tornou gigante: paixão popular, identidade própria e respeito pela sua história.
9. Desorientação estratégica e financeira
  o Hoje, o Benfica gasta muito, está com as contas muito desequilibradas, acerta pouco nas contrações e compensa vendendo talento (vem ai duas gerações que deveriam ser aproveitas e que serão desbaratadas para comprar mais entulho).
  o Antes, o Benfica gastava mal, endividava-se e enfraquecia o plantel.
➜ O resultado é o mesmo: um clube grande a ser gerido sem visão estratégica e sem projeto.

E agora, o que vem aí?
Se nada mudar de fundo, o guião é previsível:
• Mourinho, se for esperto, sai na primeira oportunidade para a Seleção (e se se desgastar demasiado, nem isso apanha). Duvido que chegue ao fim da época.
• Veríssimo vai ser o "Mário Wilson" de Rui Costa: sempre a tapar buracos, como Mário Wilson foi três vezes interino na era Damásio.
• O Benfica será ultrapassado por Sporting e Porto. A probabilidade de ganharmos títulos nos próximos anos é muito baixa.
• O plantel continuará a desvalorizar. Venderemos as poucas pérolas que restam e dificilmente teremos um "João Pinto" ou um "Simão Sabrosa" – um jogador de nível mundial capaz de carregar a equipa às costas.
• Vamos definhar nos rankings europeus e, daqui a 2 ou 3 anos, chegarão eleições antecipadas. Aí, sim, pode aparecer um novo "Vale e Azevedo" que saiba usar a tristeza e a desilusão dos adeptos para se eleger.
• O Estádio da Luz vai esvaziar aos poucos. A assistência média cai, e a narrativa oficial vai culpar "a crise", "os horários" e "os adeptos exigentes", em vez de assumir os erros de liderança.
• As modalidades vão servir de cortina de fumo. Quando o futebol falhar (e vai falhar), vão empurrar futsal, hóquei, vôlei para o centro do discurso: "somos um clube eclético". Verdade, mas usado como desculpa para o fracasso no futebol profissional.
• A formação será tratada como caixa multibanco. Em vez de construir um projeto à volta dos miúdos, vão queimar talento cedo demais ou vender à primeira proposta, sempre com a frase: "não podíamos impedir o sonho do jogador".
• A comunicação do clube vai entrar em modo bunker. Mais entrevistas controladas, mais vídeos polidos, menos transparência. Quem criticar será rotulado de "ingrato", "tóxico" ou "não benfiquista".
• As claques e a bancada vão ser ainda mais domesticadas. Em vez de canalizar a contestação para exigir rumo, a direção vai tentar controlar o ambiente: mais restrições, mais afastamento, menos voz a quem está sempre lá – nos bons e nos maus momentos.
• Vamos normalizar a mediocridade. Conferências de imprensa a dizer que "não ganhámos, mas competimos", "o importante é estar nas decisões", "chegar aos oitavos já é positivo". O discurso encolhe à medida que o Benfica encolhe em campo.

Longos dias terão os próximos anos...
Se também amas o Benfica e não te revês neste "Benfiquinha" atual, deixa o teu like e partilha. É o mínimo que podemos fazer para mostrar que o clube é maior do que quem o dirige neste momento.

Escrevi o texto após as eleições, mas infelizmente tudo que "previ" está acontecendo... rumo ao abismo!!!

all_blacks

Citação de: ZICKLER em 10 de Agosto de 2026, 15:23
Citação de: kino em 10 de Agosto de 2026, 14:57
Citação de: ZICKLER em 10 de Agosto de 2026, 14:51revejam a quantidade de jogadores que foram comprados acima dos 2 dígitos e que foram despachados em menos de 2 anos por valor semelhante à compra.

revejam os jogadores consagrados que sairam a custo zero ou com valor de venda reduzido por chegarem perto do fim do contrato.

revejam o que há em comum e em que período subitamente começaram a aparecer

Ha muito chulo filho da puta a mamar no clube.

e muito calaceiro que ganha milhões

os mesmos gestores que no mercado de trabalho nem na entrevista preparatória passavam
Não esquecer que comprar e vender ao mesmo preço tem um custo de 20% neste Benfica... 10% na compra e 10% na venda... ou seja, nunca vendemos ao mesmo preço, sempre afundamos um pouco mais o barco... e, pior, a maioria (sem Champions) vai sair por bastante menos. Alguém acredita que o pedreiro polaco vai ser vendido por 17M no próximo ano?

RGouveia.SLB

Citação de: sergio19azb em 10 de Agosto de 2026, 15:00
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...
No ultimo debate esteve bem e o Rui com os seus sorrisinhos irónicos conseguiu meter o pessoal do vinho de pacote e babar-se das partes baixas.

Não é bem até ele querer, é só este mandato... e depois mais dois, segundo os atuais estatutos.

Não sei é se os mesmos estatutos contemplam a possibilidade de regresso após um mandato de descanso.
Tipo as AG?
O Rui Costa se quiser muda os estatutos ou contorna os mesmos. Ele é o Benfica neste momento.

"L'État, c'est moi!"

dsdsds44

Com este gajo mais 11 anos no poder, em 2038 ainda existimos?