Marco Silva, Treinador do SL Benfica

Treinador, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2026-), 7 jogos (4 vitórias, 2 empates, 1 derrota)
Em 2026/2027: 7 jogos (4 vitórias, 2 empates, 1 derrota)

Henry14

Queria aqui fazer um desabafo que me aconteceu, mas acredito que já tenha acontecido convosco.

Existe um combate a ser feito as viúvas do Mourinho. Como é possível termos ainda hoje malta que diz "gostava que ele tivesse continuado para ver uma coisa", "com ele a fazer o plantel"

Todos nós sabemos que a maioria da culpa tem sido da direção para o fracasso desportivo do Benfica.

No entanto, uma quota parte ainda grande foi também do treinador anterior. Jogar até fevereiro, sem extremos, sem criatividade para o pontinho. shel e prestiani no banco e bancada, Lopes cabral a extremo.

"ahhh mas este ano não tem de andar com otamendis e antonios na defesa"
"Este ano fizemos investimentos"

Porra dêem o mérito ao Marco , é cedo ? É! Podemos até nem ser campeões , e ir de vela na Europa cedo , mas uma coisa é certa acabou se o discurso de Calimero.

Acabou se a vitimização, as arbitragens, ter perdido o Aktukglou, ter lesões ...

A verdade é que jogamos muito mais á bola com praticamente os mesmos jogadores, deste início de época o único titular indiscutível que não tínhamos é o lenglet.

Tudo o resto estava lá!

"ah mas em 6 jogos oficiais , ganhamos só 3"

1 jogo não tínhamos jogadores disponíveis, 2 mão era um jogo que não contava , jogo contra o Viseu defendemos mal mas porra era jogo pra ter dado uns 6-2 a brincar.

Dou por mim a pensar, serei eu otimista que vejo de facto um futebol pra frente.

Onde se um jogador como o prestiani , joga bem continua, se joga mal como o Manu salta fora. Se a dupla de centrais é macia, temos um treinador com força pra pedir um central mais atlético .

Não tou a desculpabilizar a direção, e a cascar no Mourinho , tou apenas a dizer que vejo uma diferença do dia pra noite.

Eu confio no trabalho do Marco. Carrega

_1962_

Agradeço todos os dias ao tio Florentino por ter tido a ideia de vir buscar o Mourinho.

O Marco Silva foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica nos últimos largos anos.

Vejo o Benfica há mais de 30 anos e para mim é o treinador mais completo que vi a treinar o clube.

Claro que agora falta o mais difícil, ganhar títulos e ficar imortalizado na história do Benfica.

Para isso vai ter obviamente de trabalhar MUITO, vencer MUITAS adversidades externas e internas, manter estes níveis de profissionalismo, motivação e ambição por um longo tempo, não ceder um milímetro nas suas convicções e não ser completamente sabotado pelo Rui Costa.

Tenho a convicção que ele será o treinador do 39 e 40.

2fenix2die

Citação de: cernache1 em 19 de Agosto de 2026, 07:51
Citação de: arfm14 em 19 de Agosto de 2026, 00:35O Rui Costa, sem saber ler nem escrever, sacou o treinador que lhe vai salvar o coiro, assim lhe dê os reforços que o homem deseja e despache o entulho que o homem não quer.

Duvido que consiga despachar o maior entulho de todos: Rui Costa.

Se conseguisse fazer isso, merecia uma estatua
Citação de: BENFIKA em 19 de Agosto de 2026, 08:54Com a entrada do Palhinha acredito que a equipa estabilize defensivamente.

Aliás, entrando o novo central e o Palhinha acho que somos favoritos ao titulo, até porque o sporting em breve vai mudar de treinador e o porto continua sem ponta de lança.

Uma equipa grande em 95% dos jogos, marca sempre um golo, não sofrendo como é o caso do Porto, estão sempre muito mais perto de vencer jogos.

Os ataques ganham jogos, as defesas vencem campeonatos.

Lux Rubra

Estava escrito. É um grande treinador e devemos estar felizes por tê-lo connosco.

reizy1904

A que horas fala o nosso querido treinador?

Greis

Citação de: Holmesreis em 18 de Agosto de 2026, 11:41Não deixa de ser mítico e extraordinário como apenas uma pessoa, exteriorizando todo o seu talento e competência, nos faz ressuscitar todo o amor, esperança e Mística no Benfica que julgávamos irremediavelmente assassinadas.

Hoje, anos depois, voltei a acordar a pensar no Benfica, a respirar Benfica e a ressacar pelo próximo jogo do Benfica.

Que magnífica e incurável doença, meus irmãos e companheiros!

Regresso amanhã ao estádio, pela primeira vez, desde o jogo contra o Arouca, no dia das eleições.

Tenho RP

NUNO.S.L.B.GAIA

Posso estar errado mas acho que vai ser o treinador que nos vai levar á " quarta estrela " no nosso símbolo

lonstrup

Citação de: Shoky em 19 de Agosto de 2026, 11:55
Citação de: tomaz em 19 de Agosto de 2026, 04:05Quero acreditar que é um maluco do Benfica como muitos de nós.

"Só" isso é mais de metade do caminho feito.

Precisamos de todos os malucos nesta fase.

Meio mundo quer sabotar o motor do Ferrari. E têm conseguido, dentro e fora de campo.

Lá dentro, quem não entende o que é jogar com a camisola do maior não tem lugar. Não há hesitações, Benfica não pode ser clube de "tentativas", "insistências", "projectos"

Isto é ou sim ou sopas. Para ganhar e ganhar. Lá dentro, dar 200% sempre e aliar a isso qualidade futebolistica. Não há outro caminho!! Carne toda no assador e exigência máxima.

Quem não tiver estofo não tem pedalada para isto. Para mediania há outros clubes. Aqui a bitola tem de ser de alto nível. É esse o ADN do Benfica!!

Para mim, é um erro colossal atribuirmos essas características a jogadores e treinadores. Não é segredo que é Benfiquista, mas esse sentimento dilui-se um pouco quando se passa uma vida inteira nos relvados como profissional da área.

Interessa é a competência, a ambição e a personalidade do treinador. Se gostar do clube, óptimo. Mas "maluco pelo Benfica" sou eu e és tu. E é assim que está bem.
também não serve de nada dar 200% ou exigência total, quando não se sabe o que se quer exigir.

mais relevante que essas conversas todas bonitas da exigência e afins, é ver um gajo trabalhar e treinar uma ideia de jogo, e viver e morrer por ela.

depois pode ter ou não capacidade para vender a sua ideia aos jogadores, e colocar em campo as suas ideias. mas esta competência é que interessa. ser dos «nossos» não nos dá nada.

Sexta-Feira

lonstrup

Citação de: Holmesreis em 18 de Agosto de 2026, 11:41Não deixa de ser mítico e extraordinário como apenas uma pessoa, exteriorizando todo o seu talento e competência, nos faz ressuscitar todo o amor, esperança e Mística no Benfica que julgávamos irremediavelmente assassinadas.

Hoje, anos depois, voltei a acordar a pensar no Benfica, a respirar Benfica e a ressacar pelo próximo jogo do Benfica.

Que magnífica e incurável doença, meus irmãos e companheiros!
não tem nada de mítico.

é o que acontece quando tens um treinador a treinar e a fazer o seu trabalho.

porque não se trata somente de um homem. é um homem que lidera e dá instruções a um grupo de homens, o plantel.

o que tem acontecido de mal é que a leviandade com que se dá este lugar de liderança técnica.

quando se tem um treinador a fazer aquilo para que foi contratado, treinar, cenas destas acontecem.

OndaVermelha

Citação de: 2fenix2die em 19 de Agosto de 2026, 13:34
Citação de: cernache1 em 19 de Agosto de 2026, 07:51
Citação de: arfm14 em 19 de Agosto de 2026, 00:35O Rui Costa, sem saber ler nem escrever, sacou o treinador que lhe vai salvar o coiro, assim lhe dê os reforços que o homem deseja e despache o entulho que o homem não quer.

Duvido que consiga despachar o maior entulho de todos: Rui Costa.

Se conseguisse fazer isso, merecia uma estatua
Citação de: BENFIKA em 19 de Agosto de 2026, 08:54Com a entrada do Palhinha acredito que a equipa estabilize defensivamente.

Aliás, entrando o novo central e o Palhinha acho que somos favoritos ao titulo, até porque o sporting em breve vai mudar de treinador e o porto continua sem ponta de lança.

Uma equipa grande em 95% dos jogos, marca sempre um golo, não sofrendo como é o caso do Porto, estão sempre muito mais perto de vencer jogos.

Os ataques ganham jogos, as defesas vencem campeonatos.
O Porto tem um futebol patético que só resulta neste campeonato de merda, Farioli já demonstrou bem a fraude que é na Holanda e mesmo assim foi campeão o ano passado mais por demérito dos adversários.

Sexta-Feira

Sudakov

"O nosso terceiro médio."

Perceberam?
Médio.
Não é avançado. Médio!

lonstrup

Citação de: Sexta-Feira em 19 de Agosto de 2026, 15:18Sudakov

Perceberam?
Médio.
Não é avançado. Médio!
explicou bem o que espera de sudakov e qual o seu papel.

MB

Citação de: Sexta-Feira em 19 de Agosto de 2026, 15:18Sudakov

Perceberam?
Médio.
Não é avançado. Médio!

Isso só me leva ainda mais a pensar o porquê de o Gonçalo Moreira não ter uma oportunidade.

Redveder

Estou satisfeito.

Porquê? O Benfica está a fazer muitas coisas diferentes. existem dinâmicas ofensivas finalmente. Há um futebol de transições muito ofensivas (muitos anos de Premier League), com pressão, os defesas centrais são construtores, os laterais são médios, o guarda-redes é outro, muitas coisas que não se faziam e que se nota claramente existir trabalho do treinador para impor ideias próprias e em muitas coisas completamente diferentes de Mourinho e do trabalho paupérrimo de Lage.

Temos problemas nas bolas paradas (ver Académico de Viseu), mas a qualidade do jogo ofensivo melhorou anos-luz. Mesmo o jogo da primeira jornada foi muito bem conseguido, em condições normais e com mais acerto na finalização tínhamos goleado como fizemos contra o Casa Pia.

Prevejo o no futuro o seguinte desenho:

Samuel
Bah Circati Tomás Dahl
Palhinha
Aursnes Prestianni
Rafa Pavlidis Schjelderup

Isto com bola. Sem bola é quase um 424 (ou até 334) com Prestianni a juntar-se ao Pavlidis na pressão, basicamente é a posição que o Sudakov tem feito. E começo com Prestianni, acho que Sudakov irá sair do 11 e Prestianni irá ocupar a sua vaga com o Schjelderup na esquerda. Nos momentos que Prestianni tem jogado com Schjelderup, vemos o argentino a derivar do meio para a esquerda em combinações com o norueguês que vem da esquerda para o meio. Rafa manter-se-á o titular na direita, com Bah atrás.

Meio-campo. Estou a assumir que vem Palhinha depois da rejeição ao Newcastle. Senão vier, será Enzo ali. E Enzo é muito bom para esta função com estas características, como tem demonstrado. Principalmente quando tiver por ali Aursnes: Aursnes será o médio centro de chegada que agora é Barreiro.

Na defesa, Circati acrescenta estampa fisica e jogo aéreo, Tomás tem a mesma qualidade de saída de bola que Lenglet, sendo mais rápido. Samuel continuará a ser o  guarda-redes, pois ser exímio no jogo de pés é muito importante nesta táctica, não foi por acaso a mudança na baliza. O Benfica neste momento é capaz de criar perigo eminente em 5-7s com a bola num central ou no guarda-redes. Esta característica táctica é algo que nem o fcp nem o scp são capazes de fazer mesmo que quisessem.

Para já, bom trabalho. É continuar.