Enzo Barrenechea

Médio, 25 anos,
Argentina
Equipa Principal: 2 épocas (2025-), 50 jogos (3463 minutos), 2 golos
Em 2026/2027: 7 jogos (490 minutos), 0 golos

Títulos: Supertaça (1)

Josh

Citação de: Savicevic em 20 de Agosto de 2026, 22:51Excelente jogo, mais um. Tem estado muito bem. Havia e há problemas bem mais graves para resolver, nomeadamente na baliza e nas duas laterais.

Este é um problema grave que tinha que ser resolvido. É verdade que o Enzo tem melhorado bastante, mas seria um erro não termos fechado um titular para a posição 6. E a verdade é que ainda não tivemos um jogo de grau de dificuldade mais elevado para afirmar esta evolução.

MrCobb

Citação de: _1962_ em 21 de Agosto de 2026, 13:0469/72 passes certos
3/3 passes longos certos
13 passes para o último terço
6/6 duelos ganhos

Matou várias transições ofensivas adversárias saltando no timing certo ao adversário certo.

Sempre com uma atitude muito competitiva em campo.

Deve-se criticar quando se deve criticar e elogiar quando se deve elogiar.
E os lances a que não foi? O Ody tinha boas stats, pudera não se fazia as outras bolas ...e o Enzo não é cepo, mas não faz o trabalho sujo do 6, circula a bola, lê bem o jogo mas não faz de todo a pressão feia que alguém tem de fazer. Já no Valencia era o Javi Guerra e o Almeida que corriam e pressionavam, ele fazia de pirlo,o único jogo que o vi comer a relva na altura foi contra o Real, ai enganou me.

_1962_

Citação de: MrCobb em 21 de Agosto de 2026, 13:41
Citação de: _1962_ em 21 de Agosto de 2026, 13:0469/72 passes certos
3/3 passes longos certos
13 passes para o último terço
6/6 duelos ganhos

Matou várias transições ofensivas adversárias saltando no timing certo ao adversário certo.

Sempre com uma atitude muito competitiva em campo.

Deve-se criticar quando se deve criticar e elogiar quando se deve elogiar.
E os lances a que não foi? O Ody tinha boas stats, pudera não se fazia as outras bolas ...e o Enzo não é cepo, mas não faz o trabalho sujo do 6, circula a bola, lê bem o jogo mas não faz de todo a pressão feia que alguém tem de fazer. Já no Valencia era o Javi Guerra e o Almeida que corriam e pressionavam, ele fazia de pirlo,o único jogo que o vi comer a relva na altura foi contra o Real, ai enganou me.

Primeiro, o Ody não tinha bons stats naquilo que era mais relevante e continua a não ter.

Basta ir analisar a percentagem de remates defendidos, os golos evitados, as saídas com sucesso, percentagem de passe longo e curto com sucesso, saídas aéreas com sucesso, saídas da área com sucesso.

Estatísticas não se limitam aqueles infográficos que o goalpoint partilha.

Depois, tu nitidamente estás a avaliar a carreira do Enzo no Benfica e eu estou a analisar apenas o jogo de ontem.

Esteve praticamente irrepreensível em todas as ações que teve.

Não estou a dizer que não precisamos do Palhinha, não estou a dizer que o Enzo vai à seleção Argentina, não estou a dizer que é o Enzo e mais 10.

Ontem foi dos melhores em campo.

MasteRed

Quando alguém entra no assador, critica-se só por criticar.

Eu fui dos maiores criticos do Enzo o ano passado.

Mas tenho de ser honesto, nos últimos jogos têm sido importante e jogado bem.

Qual é o problema em admitir?

Ou o importante é queimar só pq sim?

Aslio

Citação de: MasteRed em 21 de Agosto de 2026, 14:03Quando alguém entra no assador, critica-se só por criticar.

Eu acho que é estão a analisar apenas o que é mais óbvio, que são os lances com bola.

O principal trabalho de um 6 neste esquema do Marco é sem bola. Tapar espaços, pressionar e antecipar os lances a meio-campo e não deixar haver muito espaço entre os centrais e o meio-campo.

Todos nós sabemos que o Enzo e um 6 que tem qualidade com bola. O problema é o resto.

Tem estado melhor que no ano passado, correto, mas continua com os mesmos problemas graves que, simplesmente, nunca conseguirá resolver de forma consistente:
- fraco no jogo aéreo
- lento na capacidade de antecipação
- fraco sem bola, taticamente displicente naquela zona
- muito espaço entre os centrais e ele/meio-campo

Juntando o fator Enzo ao tipo de centrais que temos (bons de bola no pé, mas pouco agressivos e fracos no jogo aéreo, mais o Lenglet que não é propriamente rápido), temos literalmente o caldo entornado.

Neste esquema e com as limitações atuais dos 2 centrais, o 6 tem de ser um cão de caça, um varredor e um polvo - tem de estar em todo o lado.

Continuar com o Enzo é contribuir para continuar a sofrer golos "em todos os jogos".

MafU

Citação de: MasteRed em 21 de Agosto de 2026, 14:03Quando alguém entra no assador, critica-se só por criticar.

Está melhor? Está... mas a realidade é que tem sido contra equipas fraquinhas e mesmo assim falha onde sempre falhou, velocidade agressividade e leitura de jogo...

Redady2

Esteve até agora a disputar o lugar com o Manu, e tem sido o dono desse lugar. Mas ontem deve ter ficado a saber que iria ter outro concorrente de peso, o Palhinha.

Se foi por essa razão, não sei, mas que colocou mais intensidade e compromisso no seu jogo, ontem pareceu-me evidente.

Teve jogos de muita qualidade no Valência, ontem aparentou estar mais perto desses registos.

The_Riggs

Citação de: Josh em 21 de Agosto de 2026, 13:35
Citação de: Savicevic em 20 de Agosto de 2026, 22:51Excelente jogo, mais um. Tem estado muito bem. Havia e há problemas bem mais graves para resolver, nomeadamente na baliza e nas duas laterais.

Este é um problema grave que tinha que ser resolvido. É verdade que o Enzo tem melhorado bastante, mas seria um erro não termos fechado um titular para a posição 6. E a verdade é que ainda não tivemos um jogo de grau de dificuldade mais elevado para afirmar esta evolução.
E a verdade é que é um luxo ter um 6 mais físico e um 6 mais refinado como alternativa.

Há uns tempos tínhamos Florentino titularíssimo, que nem serve para segunda opção, e a alternativa era Aursnes ou Barreiro a 6.

The_Riggs

Citação de: Redady2 em 21 de Agosto de 2026, 14:26Esteve até agora a disputar o lugar com o Manu, e tem sido o dono desse lugar. Mas ontem deve ter ficado a saber que iria ter outro concorrente de peso, o Palhinha.

Se foi por essa razão, não sei, mas que colocou mais intensidade e compromisso no seu jogo, ontem pareceu-me evidente.

Teve jogos de muita qualidade no Valência, ontem aparentou estar mais perto desses registos.
Quando uma equipa joga à bola, todos parecem melhores jogadores.

Glorioso2025

Mesmo com bola criaram o mito que é muito bom. Desafio a verem um jogo inteiro dele e confirmarão que 80 a 90% dos passes são para trás e para o lado e em muitos tem soluções para progredir mas ele nem tenta. Ainda no jogo anterior a este tem um lance anedótico em que conseguiu progredir um pouco com bola e sem ninguém o incomodar o cérebro fritou e ele começou a recuar.
É um cepo e dos grandes, quem acha que este jogador pode ser de seleção ou sequer jogador para um clube grande está simplesmente a delirar.

Redady2

Citação de: The_Riggs em 21 de Agosto de 2026, 14:32
Citação de: Redady2 em 21 de Agosto de 2026, 14:26Esteve até agora a disputar o lugar com o Manu, e tem sido o dono desse lugar. Mas ontem deve ter ficado a saber que iria ter outro concorrente de peso, o Palhinha.

Nem mais.

MTrigueiros

Citação de: The_Riggs em 21 de Agosto de 2026, 14:32

Uma verdade que muitos parecem não querer perceber. E que devia ser usada como base quando sugerem a saída de A ou B para ir buscar cromos novos.

slbenfica_croft

É demasiado frágil em transição defensiva, demasiado lento para alguma vez como titular a posição 6 não estar carenciada.

Se entrar o Palhinha aí sim há outras posições para reforçar com urgência.

Mas a posição 6 é um problema sem reforço e sem reforço com características muito particulares.

@ Savi chegastes a deixar alguma análise ao Circati? Gostava de ter lido

RedHead

Citação de: slbenfica_croft em 21 de Agosto de 2026, 16:15
É demasiado frágil em transição defensiva, demasiado lento para alguma vez como titular a posição 6 não estar carenciada.

Mas a posição 6 é um problema sem reforço e sem reforço com características muito particulares.

Savi chegastes a deixar alguma análise ao Circati? Gostava de ter lido
É um defesa central de perfil híbrido, com forte capacidade para interpretar as diferentes alturas do bloco e condicionar a ocupação racional dos espaços na primeira fase de construção. Sem bola, destaca-se sobretudo pela qualidade na gestão da profundidade, pela leitura dos timings de cobertura e pela forma como orienta corporalmente o adversário para zonas de menor valor territorial.

Em contexto de posse, oferece uma boa plataforma de progressão, procurando fixar a primeira linha de pressão antes de libertar o passe no corredor interior ou atacar o homem livre na estrutura seguinte. Não é apenas um central que constrói: é um elemento que organiza a geometria posicional da equipa a partir de trás, manipulando referências de pressão e criando superioridades através da circulação.

Defensivamente, tem uma relação muito interessante com o espaço. É agressivo quando a ação pede agressividade, mas também sabe temporizar, controlar a distância e proteger a baliza através de uma espécie de gestão preventiva do caos. No fundo, é um central que não defende apenas jogadores ou bolas: defende cenários.

Ainda assim, há margem para evolução na sua capacidade de sustentar o duelo em contextos de campo aberto, sobretudo quando a estrutura coletiva perde compactação e o jogo entra numa fase mais transicional. Mas, dentro de uma ideia que privilegie controlo territorial, superioridade posicional e construção de ataques a partir de uma base de três — mesmo quando aparentemente joga numa linha de quatro — é um jogador com ferramentas para ser um verdadeiro hub defensivo de progressão e estabilização estrutural.
Resumindo: não é um central. É um gestor de ecossistemas competitivos com incidência na última linha.

hlamar

Citação de: RedHead em 21 de Agosto de 2026, 20:54
Citação de: slbenfica_croft em 21 de Agosto de 2026, 16:15

Savi chegastes a deixar alguma análise ao Circati? Gostava de ter lido
É um defesa central de perfil híbrido, com forte capacidade para interpretar as diferentes alturas do bloco e condicionar a ocupação racional dos espaços na primeira fase de construção. Sem bola, destaca-se sobretudo pela qualidade na gestão da profundidade, pela leitura dos timings de cobertura e pela forma como orienta corporalmente o adversário para zonas de menor valor territorial.

Em contexto de posse, oferece uma boa plataforma de progressão, procurando fixar a primeira linha de pressão antes de libertar o passe no corredor interior ou atacar o homem livre na estrutura seguinte. Não é apenas um central que constrói: é um elemento que organiza a geometria posicional da equipa a partir de trás, manipulando referências de pressão e criando superioridades através da circulação.

Defensivamente, tem uma relação muito interessante com o espaço. É agressivo quando a ação pede agressividade, mas também sabe temporizar, controlar a distância e proteger a baliza através de uma espécie de gestão preventiva do caos. No fundo, é um central que não defende apenas jogadores ou bolas: defende cenários.

Ainda assim, há margem para evolução na sua capacidade de sustentar o duelo em contextos de campo aberto, sobretudo quando a estrutura coletiva perde compactação e o jogo entra numa fase mais transicional. Mas, dentro de uma ideia que privilegie controlo territorial, superioridade posicional e construção de ataques a partir de uma base de três — mesmo quando aparentemente joga numa linha de quatro — é um jogador com ferramentas para ser um verdadeiro hub defensivo de progressão e estabilização estrutural.
Resumindo: não é um central. É um gestor de ecossistemas competitivos com incidência na última linha.

Isso soa-me a Claude!
 :blah: