Movimento Servir o Benfica

El Princípe

Citação de: pbrinca em 22 de Outubro de 2026, 22:46
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 13:49Custa-me voltar ao assunto e só o faço porque o momento exige o devido esclarecimento.

Não creio que haja «duas histórias diferentes» na conversa que aqui se desenrolou nos últimos dias. Até acredito que as mensagens entretanto publicadas pelo Pedro Brinca, aqui e na sua crónica, permitem perceber que, como ele próprio diz, pelo menos em parte, «os factos não são disputados. As pessoas fazem os seus juízos».

É verdade. Acredito que grande parte desta situação desagradável decorre de uma interpretação dele bastante diferente daquela que se demonstrou ser praticamente unânime quanto ao que foi, é e deverá continuar a ser a função e a missão do Servir o Benfica enquanto grupo.

Vamos, então, aos factos, que relato com as necessárias reservas quanto ao funcionamento interno do grupo, por respeito a todos os envolvidos e por motivos óbvios.

A reunião do passado fim-de-semana foi agendada com praticamente dois meses de antecedência.

Tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, e perante a necessidade de conciliar as agendas de mais de duas dezenas de pessoas, a sua preparação exigiu ajustes nas vidas pessoais e profissionais de cada um, planeamento de deslocações, atendendo às distâncias geográficas, e a garantia de um espaço adequado para uma reunião que se prolongaria por várias horas. Como imaginarão, nada disto se organiza de um momento para o outro.

Perante toda a logística inerente à realização de uma reunião tão importante para o futuro do grupo, e tendo em conta a situação associativa que vivemos — a legitimação democrática, há um ano, de uma gestão do SLB na qual ninguém se revê e, mais do que isso, a expressão minoritária nas urnas das candidaturas que o SoB considerava, e continua a considerar unanimemente, como as únicas capazes de dar ao clube o rumo desejado —, todos fizeram um esforço pessoal e profissional significativo para garantir a sua presença física.

A reunião juntou presencialmente praticamente todos os membros do Servir o Benfica, ao contrário do que sucede nas reuniões relativamente frequentes realizadas por meios que permitem a participação remota, precisamente pela importância já referida.

Registaram-se apenas três ausências:
• Um membro não esteve presente, por opção, por um motivo do conhecimento de todos, cuja validade ficará à consideração de cada um dentro do grupo e cuja essência é irrelevante para este assunto específico;
• Outro membro tinha um compromisso familiar inadiável e incompatível com a reunião, tendo feito chegar a sua posição por escrito;
• Pedro Brinca.

A logística da reunião foi preparada através dos meios habituais de comunicação corrente do grupo, mas também muito para além disso, com pessoas especificamente responsáveis pelo contacto directo com todos os membros. Houve, pelo menos, cinco momentos distintos de contacto ao longo destes dois meses, incluindo mensagens individuais, convocatórias e agendas partilhadas por correio electrónico. Tudo isto além da conversa corrente nos, já referidos, meios de comunicação habituais de troca instantânea de mensagens escritas.

Numa fase inicial, a resposta daquele que viria a ser o único ausente sem justificação terá sido afirmativa: Pedro Brinca estaria presente. Nos contactos seguintes, silêncio. Nem sim, nem não. Ausência de resposta.

Todos temos agendas preenchidas. Todos temos compromissos pessoais e profissionais. Ninguém, à excepção de uma pessoa, deixou de responder.
Esta falta de compromisso para com o grupo não pareceu surpreender particularmente dos presentes na reunião. Falou-se de uma falta de compromisso que se vinha arrastando desde a, para todos, incompreensível decisão de não subscrever a candidatura do Servir o Benfica à MAG.

Com todo o respeito pela justificação que Pedro Brinca apresentou publicamente para não subscrever a candidatura do SoB à MAG, considero inaceitável que alguém que integra um grupo como o Servir o Benfica não subscreva a candidatura do próprio grupo.

A subscrição de uma candidatura aos órgãos sociais do SLB é o mais elementar acto democrático no exercício da cidadania benfiquista que todos prezamos. Praticamente todos os membros do SoB subscreveram duas listas aos órgãos sociais — precisamente as duas em que todos se reviam, uns mais numa, outros mais noutra — e todos, à excepção do Pedro, subscreveram a nossa própria lista.

O Pedro Brinca enquanto elemento efectivo do Servir o Benfica não subscreveu a candidatura do Servir o Benfica e considera isso um facto menor, uma nota de rodapé.

Estando todos reunidos, à excepção do próprio, tornou-se evidente que a prossecução dos objectivos do grupo não seria compatível com uma falta de compromisso tão reiteradamente manifestada, como resulta do que até aqui expus.

Posto isto, decidiu-se comunicar ao próprio a decisão tomada. Não estiveram em causa as ligações pessoais cultivadas ao longo dos últimos anos de convivência, nem as relações entretanto criadas. Tratou-se de uma decisão prática, tomada de forma praticamente unânime pelos membros reunidos.

Talvez o Pedro tenha achado desde o início que o Servir era só um grupo de amigos da bola que se reunia para tentar fazer algo pelo SLB, com especial foco na sua vertente da defesa do associativismo e da militância, mas a verdade é que o facto de sermos amigos e as relações pessoais de amizade e companheirismo que nutrimos uns pelos outros são a consequência da comunhão deste amor comum e do trabalho que tentamos desenvolver diariamente em prol do mesmo, e não o contrário.

Mais: por respeito ao próprio e atendendo à natureza dos motivos que sustentaram a decisão, entendeu-se que não se justificava torná-la pública, dada a irrelevância dessa exposição para os objectivos do grupo.

As saídas do Francisco e do Guilherme — e a semântica importa: não foram expulsões, foram saídas — tiveram necessariamente uma comunicação pública, porque resultaram da posição assumida por todos os restantes presentes na reunião (com uma única excepção, diga-se, por respeito à factualidade) de que não continuariam no grupo caso aquelas saídas não se concretizassem. A alternativa seria, por inerência, a formalização do fim do Servir o Benfica.

A continuidade do SoB, desejada por todos os presentes, implicou uma ruptura total do Servir o Benfica com o grupo UNUM, o que exigiria sempre uma comunicação pública inequívoca de que o Francisco e o Guilherme deixariam de representar as posições e a consciência colectiva do grupo.

Foi o que sucedeu. Por muito que tenha custado a todos, precisamente pela amizade, respeito e consideração a tudo o que passámos juntos nos últimos anos, não negando alguns "baixos", foram muitos mais e mais reconfortantes as grandes vitórias que juntos conseguimos para restituir alguma dignidade institucional ao clube.

Pelo contrário, a saída de Pedro Brinca resultou da avaliação, pelos restantes membros, da sua falta de compromisso com o SoB. Nada teve que ver com o UNUM, do qual, aliás, segundo o que é público, não faz parte.

Entendeu-se que seria preferível evitar uma exposição pública que não beneficiaria nem o Servir o Benfica nem o Pedro. Aparentemente, estávamos errados, e o Pedro fez questão de o demonstrar publicamente, em diversas plataformas, desde o passado sábado.

Por fim, acredito que algumas das mensagens menos agradáveis que o Pedro alega ter recebido possam ter sido uma resposta à agradável, urbana, educada, polida e ponderada mensagem com que fez questão de se despedir do grupo de WhatsApp do Servir o Benfica. Uma mensagem que, certamente por lapso, se olvidou de mencionar previamente neste espaço...

Sigamos adiante, porque o Sport Lisboa e Benfica precisa de todos. E, independentemente de tudo o que se tenha passado, o clube precisa e continuará a precisar de todos aqueles para quem aquilo que os une é muito mais importante do que aquilo que os separa.



A ironia de ser acusado de falta de compromisso (também) por faltar a uma reunião por causa de um casamento pela pessoa que citei acima e com quem todos gozam e lhe chamam abdicador por ter faltado (e bem, volto a repetir) às eleições de 2021 para ir... a um casamento!!! Pah, isto nem inventado..

Vamos ao também. Quem te ouve rui miguel, pensa q o SoB se fartou de trabalhar este ano e aqui o mandrião n fez nada. Mas seguramente q irás mostrar a todos os teus big hits (podes ir buscar mais para tras se quiseres, vale tudo) que deram visibilidade ao SoB como movimento q luta pelos interesses do Benfica. E todos os que o SoB produziu neste ano em q faltou tanto compromisso da minha parte.

Eu, sem compromisso, só neste ano, escrevi vários artigos em defesa do Benfica e de causas do SOB nos media e participei em debates em televisão tb a lutar por essas causas. Estou no advisory board do Benfica Institute e tenho reunido para ajudar o clube a estruturar uma oferta de formação. E tu, com o teu compromisso todo, que fizeste?


Enfim, n sei pq n são homenzinhos e assumen as coisas. O grupo dividiu-se por causa das eleições, mas q mais n foi um clarificar de visões diferentes sobre como viver o associativismo. Com a saída do Gonçalo, Guilherme, Francisco, Pedro Figueiredo etc, o grupo que fica é claramente muito mais homogéneo, isto sem sequer tecer qqer juízo de valor sobre essas duas visões. Até concordo, mesmo ignorando todo o processo q levou à minha expulsão, que a minha posição mais conciliadora, mais institucionalista e menos revolucionária e maniqueísta passasse a destoar ainda mais.

Mas o q deviam ter feito era sentar-se comigo a falar e eu teria saído pelo próprio pé, em particular pelo respeito e amizade que tinha pelas pessoas. Se eu n pude ir à reunião, diziam-me o q estava em causa e reunia com uma ou duas pessoas sobre isso. Nem q fosse no teams. Choca-me q vcs n tenham noção e cobardemente atirem lama para cima de alguém que trabalhou para o SoB, e sempre tentou ser correcto e construtivo com vcs para desculpar a maneira como fizeram o q fizeram. E como reagiram. 

Ah e relativamente à mensagem q enviei ao grupo lol, se pensas q tenho medo que seja partilhada digo-te já q tenho todo o orgulho em a partilhar aqui, fazendo o redacting das asneiras, pq quem n se sente, n é filho de boa gente:


Caríssimos

acabei de saber pelo tiago godinho, o único aqui do tasco q teve a hombridade de me telefonar a informar de q tinha sido expulso do SOB, apesar de ter sido um dos q votou a favor. Acho badalhoco terem feito o q fizeram, por n ter subscrito uma lista qd sabiam q eu estava incluido noutra. Acho porco terem-no feito sem sequer me terem ouvido. E acho nojento q esse mero ato valha mais do q tudo o q fiz antes. Mas deu para perceber a consideração q têm por mim, e foi isso q me chocou pq eu tinha muita consideração por TODOS vocês. A vida é feita destas coisas. Por isso tal como disse ao tiago godinho, podem meter a acta no [oríficio anal], escusam de enviar o q quer q seja, e a quem propos isto e votou a favor, vão todos para o [topo do mastro de um navio]. Saudações benfiquistas e vao mamar na quinta pata de um
burro.


Dr. Pedro Brinca, espero que numa próxima eleição, consiga um lugar na lista de Rui Costa ou na SAD, para tentar melhorar o clube por dentro. Desejo-lhe genuinamente que o consiga. É a dita mudança da continuidade.

O que tem demonstrado é a meu ver bem mais revelador de si do que toda esta lama. Também o tinha como uma pessoa inteligente, mas parece-me que está a ser bem instrumentalizado e que o seu ego lhe está a toldar o discernimento.

Um abraço deste que tanto vos quer.


Alphanumeric

Tenho 0 a ver com o SoB. A visão que fica de fora é que os manteigueiros não conseguem ter ninguém por perto que não alinhe cegamente no endeusamento do subserviente do Ruim. Ainda não perceberam que a esmagadora maioria dos 30mil que votaram NL não os querem lá. E que sem esses, não vão entrar no Benfica nunca. Se a escolha for entre Ruim e Manteigas, nesse dia, vou fazer um belo dia de praia em outubro.

ajnogueira

Este episódio caricato põe a nu o amadorismo e brincadeira que é a oposição do Benfica.

Não admira que sejam papados constantemente pelo Rui Costa e quem o rodeia.

Giorgos Karagounis

Isto anda aqui tudo. Mais um bocado e ainda vem cá o Batatinha postar o vídeo da porrada com o Companhia.

Guardião Encarnado

Citação de: pbrinca em 22 de Outubro de 2026, 22:46
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 13:49Custa-me voltar ao assunto e só o faço porque o momento exige o devido esclarecimento.

Não creio que haja «duas histórias diferentes» na conversa que aqui se desenrolou nos últimos dias. Até acredito que as mensagens entretanto publicadas pelo Pedro Brinca, aqui e na sua crónica, permitem perceber que, como ele próprio diz, pelo menos em parte, «os factos não são disputados. As pessoas fazem os seus juízos».

É verdade. Acredito que grande parte desta situação desagradável decorre de uma interpretação dele bastante diferente daquela que se demonstrou ser praticamente unânime quanto ao que foi, é e deverá continuar a ser a função e a missão do Servir o Benfica enquanto grupo.

Vamos, então, aos factos, que relato com as necessárias reservas quanto ao funcionamento interno do grupo, por respeito a todos os envolvidos e por motivos óbvios.

A reunião do passado fim-de-semana foi agendada com praticamente dois meses de antecedência.

Tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, e perante a necessidade de conciliar as agendas de mais de duas dezenas de pessoas, a sua preparação exigiu ajustes nas vidas pessoais e profissionais de cada um, planeamento de deslocações, atendendo às distâncias geográficas, e a garantia de um espaço adequado para uma reunião que se prolongaria por várias horas. Como imaginarão, nada disto se organiza de um momento para o outro.

Perante toda a logística inerente à realização de uma reunião tão importante para o futuro do grupo, e tendo em conta a situação associativa que vivemos — a legitimação democrática, há um ano, de uma gestão do SLB na qual ninguém se revê e, mais do que isso, a expressão minoritária nas urnas das candidaturas que o SoB considerava, e continua a considerar unanimemente, como as únicas capazes de dar ao clube o rumo desejado —, todos fizeram um esforço pessoal e profissional significativo para garantir a sua presença física.

A reunião juntou presencialmente praticamente todos os membros do Servir o Benfica, ao contrário do que sucede nas reuniões relativamente frequentes realizadas por meios que permitem a participação remota, precisamente pela importância já referida.

Registaram-se apenas três ausências:
• Um membro não esteve presente, por opção, por um motivo do conhecimento de todos, cuja validade ficará à consideração de cada um dentro do grupo e cuja essência é irrelevante para este assunto específico;
• Outro membro tinha um compromisso familiar inadiável e incompatível com a reunião, tendo feito chegar a sua posição por escrito;
• Pedro Brinca.

A logística da reunião foi preparada através dos meios habituais de comunicação corrente do grupo, mas também muito para além disso, com pessoas especificamente responsáveis pelo contacto directo com todos os membros. Houve, pelo menos, cinco momentos distintos de contacto ao longo destes dois meses, incluindo mensagens individuais, convocatórias e agendas partilhadas por correio electrónico. Tudo isto além da conversa corrente nos, já referidos, meios de comunicação habituais de troca instantânea de mensagens escritas.

Numa fase inicial, a resposta daquele que viria a ser o único ausente sem justificação terá sido afirmativa: Pedro Brinca estaria presente. Nos contactos seguintes, silêncio. Nem sim, nem não. Ausência de resposta.

Todos temos agendas preenchidas. Todos temos compromissos pessoais e profissionais. Ninguém, à excepção de uma pessoa, deixou de responder.
Esta falta de compromisso para com o grupo não pareceu surpreender particularmente dos presentes na reunião. Falou-se de uma falta de compromisso que se vinha arrastando desde a, para todos, incompreensível decisão de não subscrever a candidatura do Servir o Benfica à MAG.

Com todo o respeito pela justificação que Pedro Brinca apresentou publicamente para não subscrever a candidatura do SoB à MAG, considero inaceitável que alguém que integra um grupo como o Servir o Benfica não subscreva a candidatura do próprio grupo.

A subscrição de uma candidatura aos órgãos sociais do SLB é o mais elementar acto democrático no exercício da cidadania benfiquista que todos prezamos. Praticamente todos os membros do SoB subscreveram duas listas aos órgãos sociais — precisamente as duas em que todos se reviam, uns mais numa, outros mais noutra — e todos, à excepção do Pedro, subscreveram a nossa própria lista.

O Pedro Brinca enquanto elemento efectivo do Servir o Benfica não subscreveu a candidatura do Servir o Benfica e considera isso um facto menor, uma nota de rodapé.

Estando todos reunidos, à excepção do próprio, tornou-se evidente que a prossecução dos objectivos do grupo não seria compatível com uma falta de compromisso tão reiteradamente manifestada, como resulta do que até aqui expus.

Posto isto, decidiu-se comunicar ao próprio a decisão tomada. Não estiveram em causa as ligações pessoais cultivadas ao longo dos últimos anos de convivência, nem as relações entretanto criadas. Tratou-se de uma decisão prática, tomada de forma praticamente unânime pelos membros reunidos.

Talvez o Pedro tenha achado desde o início que o Servir era só um grupo de amigos da bola que se reunia para tentar fazer algo pelo SLB, com especial foco na sua vertente da defesa do associativismo e da militância, mas a verdade é que o facto de sermos amigos e as relações pessoais de amizade e companheirismo que nutrimos uns pelos outros são a consequência da comunhão deste amor comum e do trabalho que tentamos desenvolver diariamente em prol do mesmo, e não o contrário.

Mais: por respeito ao próprio e atendendo à natureza dos motivos que sustentaram a decisão, entendeu-se que não se justificava torná-la pública, dada a irrelevância dessa exposição para os objectivos do grupo.

As saídas do Francisco e do Guilherme — e a semântica importa: não foram expulsões, foram saídas — tiveram necessariamente uma comunicação pública, porque resultaram da posição assumida por todos os restantes presentes na reunião (com uma única excepção, diga-se, por respeito à factualidade) de que não continuariam no grupo caso aquelas saídas não se concretizassem. A alternativa seria, por inerência, a formalização do fim do Servir o Benfica.

A continuidade do SoB, desejada por todos os presentes, implicou uma ruptura total do Servir o Benfica com o grupo UNUM, o que exigiria sempre uma comunicação pública inequívoca de que o Francisco e o Guilherme deixariam de representar as posições e a consciência colectiva do grupo.

Foi o que sucedeu. Por muito que tenha custado a todos, precisamente pela amizade, respeito e consideração a tudo o que passámos juntos nos últimos anos, não negando alguns "baixos", foram muitos mais e mais reconfortantes as grandes vitórias que juntos conseguimos para restituir alguma dignidade institucional ao clube.

Pelo contrário, a saída de Pedro Brinca resultou da avaliação, pelos restantes membros, da sua falta de compromisso com o SoB. Nada teve que ver com o UNUM, do qual, aliás, segundo o que é público, não faz parte.

Entendeu-se que seria preferível evitar uma exposição pública que não beneficiaria nem o Servir o Benfica nem o Pedro. Aparentemente, estávamos errados, e o Pedro fez questão de o demonstrar publicamente, em diversas plataformas, desde o passado sábado.

Por fim, acredito que algumas das mensagens menos agradáveis que o Pedro alega ter recebido possam ter sido uma resposta à agradável, urbana, educada, polida e ponderada mensagem com que fez questão de se despedir do grupo de WhatsApp do Servir o Benfica. Uma mensagem que, certamente por lapso, se olvidou de mencionar previamente neste espaço...

Sigamos adiante, porque o Sport Lisboa e Benfica precisa de todos. E, independentemente de tudo o que se tenha passado, o clube precisa e continuará a precisar de todos aqueles para quem aquilo que os une é muito mais importante do que aquilo que os separa.



A ironia de ser acusado de falta de compromisso (também) por faltar a uma reunião por causa de um casamento pela pessoa que citei acima e com quem todos gozam e lhe chamam abdicador por ter faltado (e bem, volto a repetir) às eleições de 2021 para ir... a um casamento!!! Pah, isto nem inventado.. E no telefonema q me fizeram a informar da expulsão, nem uma única vez foi mencionada essa falta de compromisso.

Vamos ao também. Quem te ouve rui miguel, pensa q o SoB se fartou de trabalhar este ano e aqui o mandrião n fez nada. Mas seguramente q irás mostrar a todos os teus big hits (podes ir buscar mais para tras se quiseres, vale tudo) que deram visibilidade ao SoB como movimento q luta pelos interesses do Benfica. E todos os que o SoB produziu neste ano em q faltou tanto compromisso da minha parte.

Eu, sem compromisso, só neste ano, escrevi vários artigos em defesa do Benfica e de causas do SOB nos media e participei em debates em televisão tb a lutar por essas causas. Estou no advisory board do Benfica Institute e tenho reunido para ajudar o clube a estruturar uma oferta de formação. E tu, com o teu compromisso todo, que fizeste?


Enfim, n sei pq n são homenzinhos e assumen as coisas. O grupo dividiu-se por causa das eleições, mas q mais n foi um clarificar de visões diferentes sobre como viver o associativismo. Com a saída do Gonçalo, Guilherme, Francisco, Pedro Figueiredo etc, o grupo que fica é claramente muito mais homogéneo, isto sem sequer tecer qqer juízo de valor sobre essas duas visões. Até concordo, mesmo ignorando todo o processo q levou à minha expulsão, que a minha posição mais conciliadora, mais institucionalista e menos revolucionária e maniqueísta passasse a destoar ainda mais.

Mas o q deviam ter feito era sentar-se comigo a falar e eu teria saído pelo próprio pé, em particular pelo respeito e amizade que tinha pelas pessoas. Se eu n pude ir à reunião, diziam-me o q estava em causa e reunia com uma ou duas pessoas sobre isso. Nem q fosse no teams. Choca-me q vcs n tenham noção e cobardemente atirem lama para cima de alguém que trabalhou para o SoB, e sempre tentou ser correcto e construtivo com vcs para desculpar a maneira como fizeram o q fizeram. E como reagiram. 

Ah e relativamente à mensagem q enviei ao grupo lol, se pensas q tenho medo que seja partilhada digo-te já q tenho todo o orgulho em a partilhar aqui, fazendo o redacting das asneiras, pq quem n se sente, n é filho de boa gente:


Caríssimos

acabei de saber pelo tiago godinho, o único aqui do tasco q teve a hombridade de me telefonar a informar de q tinha sido expulso do SOB, apesar de ter sido um dos q votou a favor. Acho badalhoco terem feito o q fizeram, por n ter subscrito uma lista qd sabiam q eu estava incluido noutra. Acho porco terem-no feito sem sequer me terem ouvido. E acho nojento q esse mero ato valha mais do q tudo o q fiz antes. Mas deu para perceber a consideração q têm por mim, e foi isso q me chocou pq eu tinha muita consideração por TODOS vocês. A vida é feita destas coisas. Por isso tal como disse ao tiago godinho, podem meter a acta no [oríficio anal], escusam de enviar o q quer q seja, e a quem propos isto e votou a favor, vão todos para o [topo do mastro de um navio]. Saudações benfiquistas e vao mamar na quinta pata de um
burro.


Pedro, ninguém está interessado em atirar-te lama nenhuma. Foi precisamente por isso que, como escrevi anteriormente, decidimos omitir precisamente o teu nome na comunicação pós-reunião. A única pessoa que deu palco à tua "expulsão"... foste tu, no artigo que escreveste no Record.

Não deixa de ser irónico que 5 anos depois consigas demonstrar que nunca entendeste a private joke do grupo sobre o casamento. Bom, naquele dia todos sabiam que estava no casamento, embora tenha feito questão de ir votar antes do mesmo. E não, não tinha obrigação nenhuma e mesmo que não tivesse conseguido ir votar tenho a certeza que teria sido compreendido por todos.

Percebes, suponho, que ninguém algum dia ousaria questionar a tua ausência desta reunião se, ao longo das semanas em que foi preparada, tivesses dito a alguém que não poderias estar por motivos pessoais?

Giorgos Karagounis

#10505
Mais a sério, vi muita coisa mas no fundo não vi ninguém desmentir (pelo contrário) duas coisas que me repugnam bastante: foi expulso por não alinhar no apoio ao João Leite e foi expulso sem sequer ser informado de que essa questão ia ser levada a discussão.

Portanto, se tinha um casamento, se não tinha um casamento, se foi avisado, se não foi avisado, se disse que ia ou não... Na minha maneira de ver as coisas e naquilo que para mim tem relevância aqui, isso não interessa para grande coisa.

Acho algo muito vieirista. E se calhar nem o Vieira sacava uma destas.

Giorgos Karagounis

Citação de: Alphanumeric em 22 de Outubro de 2026, 23:34Tenho 0 a ver com o SoB. A visão que fica de fora é que os manteigueiros não conseguem ter ninguém por perto que não alinhe cegamente no endeusamento do subserviente do Ruim. Ainda não perceberam que a esmagadora maioria dos 30mil que votaram NL não os querem lá. E que sem esses, não vão entrar no Benfica nunca. Se a escolha for entre Ruim e Manteigas, nesse dia, vou fazer um belo dia de praia em outubro.
Manteigas é mais um como Mauro Xavier: nunca mas mesmo nunca na vida.

Ainda por cima tem seguidores tão irritantes como a chalupada que vota no Vieira e no banana.

pbrinca

#10507
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 23:42
Citação de: pbrinca em 22 de Outubro de 2026, 22:46
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 13:49Custa-me voltar ao assunto e só o faço porque o momento exige o devido esclarecimento.

Não creio que haja «duas histórias diferentes» na conversa que aqui se desenrolou nos últimos dias. Até acredito que as mensagens entretanto publicadas pelo Pedro Brinca, aqui e na sua crónica, permitem perceber que, como ele próprio diz, pelo menos em parte, «os factos não são disputados. As pessoas fazem os seus juízos».

É verdade. Acredito que grande parte desta situação desagradável decorre de uma interpretação dele bastante diferente daquela que se demonstrou ser praticamente unânime quanto ao que foi, é e deverá continuar a ser a função e a missão do Servir o Benfica enquanto grupo.

Vamos, então, aos factos, que relato com as necessárias reservas quanto ao funcionamento interno do grupo, por respeito a todos os envolvidos e por motivos óbvios.

A reunião do passado fim-de-semana foi agendada com praticamente dois meses de antecedência.

Tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, e perante a necessidade de conciliar as agendas de mais de duas dezenas de pessoas, a sua preparação exigiu ajustes nas vidas pessoais e profissionais de cada um, planeamento de deslocações, atendendo às distâncias geográficas, e a garantia de um espaço adequado para uma reunião que se prolongaria por várias horas. Como imaginarão, nada disto se organiza de um momento para o outro.

Perante toda a logística inerente à realização de uma reunião tão importante para o futuro do grupo, e tendo em conta a situação associativa que vivemos — a legitimação democrática, há um ano, de uma gestão do SLB na qual ninguém se revê e, mais do que isso, a expressão minoritária nas urnas das candidaturas que o SoB considerava, e continua a considerar unanimemente, como as únicas capazes de dar ao clube o rumo desejado —, todos fizeram um esforço pessoal e profissional significativo para garantir a sua presença física.

A reunião juntou presencialmente praticamente todos os membros do Servir o Benfica, ao contrário do que sucede nas reuniões relativamente frequentes realizadas por meios que permitem a participação remota, precisamente pela importância já referida.

Registaram-se apenas três ausências:
• Um membro não esteve presente, por opção, por um motivo do conhecimento de todos, cuja validade ficará à consideração de cada um dentro do grupo e cuja essência é irrelevante para este assunto específico;
• Outro membro tinha um compromisso familiar inadiável e incompatível com a reunião, tendo feito chegar a sua posição por escrito;
• Pedro Brinca.

A logística da reunião foi preparada através dos meios habituais de comunicação corrente do grupo, mas também muito para além disso, com pessoas especificamente responsáveis pelo contacto directo com todos os membros. Houve, pelo menos, cinco momentos distintos de contacto ao longo destes dois meses, incluindo mensagens individuais, convocatórias e agendas partilhadas por correio electrónico. Tudo isto além da conversa corrente nos, já referidos, meios de comunicação habituais de troca instantânea de mensagens escritas.

Numa fase inicial, a resposta daquele que viria a ser o único ausente sem justificação terá sido afirmativa: Pedro Brinca estaria presente. Nos contactos seguintes, silêncio. Nem sim, nem não. Ausência de resposta.

Todos temos agendas preenchidas. Todos temos compromissos pessoais e profissionais. Ninguém, à excepção de uma pessoa, deixou de responder.
Esta falta de compromisso para com o grupo não pareceu surpreender particularmente dos presentes na reunião. Falou-se de uma falta de compromisso que se vinha arrastando desde a, para todos, incompreensível decisão de não subscrever a candidatura do Servir o Benfica à MAG.

Com todo o respeito pela justificação que Pedro Brinca apresentou publicamente para não subscrever a candidatura do SoB à MAG, considero inaceitável que alguém que integra um grupo como o Servir o Benfica não subscreva a candidatura do próprio grupo.

A subscrição de uma candidatura aos órgãos sociais do SLB é o mais elementar acto democrático no exercício da cidadania benfiquista que todos prezamos. Praticamente todos os membros do SoB subscreveram duas listas aos órgãos sociais — precisamente as duas em que todos se reviam, uns mais numa, outros mais noutra — e todos, à excepção do Pedro, subscreveram a nossa própria lista.

O Pedro Brinca enquanto elemento efectivo do Servir o Benfica não subscreveu a candidatura do Servir o Benfica e considera isso um facto menor, uma nota de rodapé.

Estando todos reunidos, à excepção do próprio, tornou-se evidente que a prossecução dos objectivos do grupo não seria compatível com uma falta de compromisso tão reiteradamente manifestada, como resulta do que até aqui expus.

Posto isto, decidiu-se comunicar ao próprio a decisão tomada. Não estiveram em causa as ligações pessoais cultivadas ao longo dos últimos anos de convivência, nem as relações entretanto criadas. Tratou-se de uma decisão prática, tomada de forma praticamente unânime pelos membros reunidos.

Talvez o Pedro tenha achado desde o início que o Servir era só um grupo de amigos da bola que se reunia para tentar fazer algo pelo SLB, com especial foco na sua vertente da defesa do associativismo e da militância, mas a verdade é que o facto de sermos amigos e as relações pessoais de amizade e companheirismo que nutrimos uns pelos outros são a consequência da comunhão deste amor comum e do trabalho que tentamos desenvolver diariamente em prol do mesmo, e não o contrário.

Mais: por respeito ao próprio e atendendo à natureza dos motivos que sustentaram a decisão, entendeu-se que não se justificava torná-la pública, dada a irrelevância dessa exposição para os objectivos do grupo.

As saídas do Francisco e do Guilherme — e a semântica importa: não foram expulsões, foram saídas — tiveram necessariamente uma comunicação pública, porque resultaram da posição assumida por todos os restantes presentes na reunião (com uma única excepção, diga-se, por respeito à factualidade) de que não continuariam no grupo caso aquelas saídas não se concretizassem. A alternativa seria, por inerência, a formalização do fim do Servir o Benfica.

A continuidade do SoB, desejada por todos os presentes, implicou uma ruptura total do Servir o Benfica com o grupo UNUM, o que exigiria sempre uma comunicação pública inequívoca de que o Francisco e o Guilherme deixariam de representar as posições e a consciência colectiva do grupo.

Foi o que sucedeu. Por muito que tenha custado a todos, precisamente pela amizade, respeito e consideração a tudo o que passámos juntos nos últimos anos, não negando alguns "baixos", foram muitos mais e mais reconfortantes as grandes vitórias que juntos conseguimos para restituir alguma dignidade institucional ao clube.

Pelo contrário, a saída de Pedro Brinca resultou da avaliação, pelos restantes membros, da sua falta de compromisso com o SoB. Nada teve que ver com o UNUM, do qual, aliás, segundo o que é público, não faz parte.

Entendeu-se que seria preferível evitar uma exposição pública que não beneficiaria nem o Servir o Benfica nem o Pedro. Aparentemente, estávamos errados, e o Pedro fez questão de o demonstrar publicamente, em diversas plataformas, desde o passado sábado.

Por fim, acredito que algumas das mensagens menos agradáveis que o Pedro alega ter recebido possam ter sido uma resposta à agradável, urbana, educada, polida e ponderada mensagem com que fez questão de se despedir do grupo de WhatsApp do Servir o Benfica. Uma mensagem que, certamente por lapso, se olvidou de mencionar previamente neste espaço...

Sigamos adiante, porque o Sport Lisboa e Benfica precisa de todos. E, independentemente de tudo o que se tenha passado, o clube precisa e continuará a precisar de todos aqueles para quem aquilo que os une é muito mais importante do que aquilo que os separa.



A ironia de ser acusado de falta de compromisso (também) por faltar a uma reunião por causa de um casamento pela pessoa que citei acima e com quem todos gozam e lhe chamam abdicador por ter faltado (e bem, volto a repetir) às eleições de 2021 para ir... a um casamento!!! Pah, isto nem inventado.. E no telefonema q me fizeram a informar da expulsão, nem uma única vez foi mencionada essa falta de compromisso.

Vamos ao também. Quem te ouve rui miguel, pensa q o SoB se fartou de trabalhar este ano e aqui o mandrião n fez nada. Mas seguramente q irás mostrar a todos os teus big hits (podes ir buscar mais para tras se quiseres, vale tudo) que deram visibilidade ao SoB como movimento q luta pelos interesses do Benfica. E todos os que o SoB produziu neste ano em q faltou tanto compromisso da minha parte.

Eu, sem compromisso, só neste ano, escrevi vários artigos em defesa do Benfica e de causas do SOB nos media e participei em debates em televisão tb a lutar por essas causas. Estou no advisory board do Benfica Institute e tenho reunido para ajudar o clube a estruturar uma oferta de formação. E tu, com o teu compromisso todo, que fizeste?


Enfim, n sei pq n são homenzinhos e assumen as coisas. O grupo dividiu-se por causa das eleições, mas q mais n foi um clarificar de visões diferentes sobre como viver o associativismo. Com a saída do Gonçalo, Guilherme, Francisco, Pedro Figueiredo etc, o grupo que fica é claramente muito mais homogéneo, isto sem sequer tecer qqer juízo de valor sobre essas duas visões. Até concordo, mesmo ignorando todo o processo q levou à minha expulsão, que a minha posição mais conciliadora, mais institucionalista e menos revolucionária e maniqueísta passasse a destoar ainda mais.

Mas o q deviam ter feito era sentar-se comigo a falar e eu teria saído pelo próprio pé, em particular pelo respeito e amizade que tinha pelas pessoas. Se eu n pude ir à reunião, diziam-me o q estava em causa e reunia com uma ou duas pessoas sobre isso. Nem q fosse no teams. Choca-me q vcs n tenham noção e cobardemente atirem lama para cima de alguém que trabalhou para o SoB, e sempre tentou ser correcto e construtivo com vcs para desculpar a maneira como fizeram o q fizeram. E como reagiram. 

Ah e relativamente à mensagem q enviei ao grupo lol, se pensas q tenho medo que seja partilhada digo-te já q tenho todo o orgulho em a partilhar aqui, fazendo o redacting das asneiras, pq quem n se sente, n é filho de boa gente:


Caríssimos

acabei de saber pelo tiago godinho, o único aqui do tasco q teve a hombridade de me telefonar a informar de q tinha sido expulso do SOB, apesar de ter sido um dos q votou a favor. Acho badalhoco terem feito o q fizeram, por n ter subscrito uma lista qd sabiam q eu estava incluido noutra. Acho porco terem-no feito sem sequer me terem ouvido. E acho nojento q esse mero ato valha mais do q tudo o q fiz antes. Mas deu para perceber a consideração q têm por mim, e foi isso q me chocou pq eu tinha muita consideração por TODOS vocês. A vida é feita destas coisas. Por isso tal como disse ao tiago godinho, podem meter a acta no [oríficio anal], escusam de enviar o q quer q seja, e a quem propos isto e votou a favor, vão todos para o [topo do mastro de um navio]. Saudações benfiquistas e vao mamar na quinta pata de um
burro.


Pedro, ninguém está interessado em atirar-te lama nenhuma. Foi precisamente por isso que, como escrevi anteriormente, decidimos omitir precisamente o teu nome na comunicação pós-reunião. A única pessoa que deu palco à tua "expulsão"... foste tu, no artigo que escreveste no Record.

Não deixa de ser irónico que 5 anos depois consigas demonstrar que nunca entendeste a private joke do grupo sobre o casamento. Bom, naquele dia todos sabiam que estava no casamento, embora tenha feito questão de ir votar antes do mesmo. E não, não tinha obrigação nenhuma e mesmo que não tivesse conseguido ir votar tenho a certeza que teria sido compreendido por todos.

Percebes, suponho, que ninguém algum dia ousaria questionar a tua ausência desta reunião se, ao longo das semanas em que foi preparada, tivesses dito a alguém que não poderias estar por motivos pessoais?


Percebo. E por isso a primeira palavra q disse qd o godinho me ligou foi "desculpa". E repeti aqui nos posts duas vezes para n haver confusoes, q ninguem te pode apontar o q quer que seja por teres faltado às eleicoes em 2021 por um compromisso pessoal. mas q é irónica esta situação, é.

O melhor testemunho q posso fazer ao respeito e amizade q tinha por vcs é o quão traído me senti por ter sido expulso.. E fico ainda mais chateado por virem com cenas de falta de compromisso e de aludirem a uma cena parva como a assinatura de uma lista como motivo para se lembrarem disto mais de um ano depois.


Como disse acima, o processo feito atenta contra muito do q o SoB lutou contra. Custa-me q n admitam isso. Eu teria saido a bem com uma conversa, triste na mesma, mas sem o mesmo sentimento de traição por tudo o q fizemos juntos. N tinhamos queimado pontes e estaria sempre disponível para, já fora, vos ajudar no que precisassem.

Já chega de lavar roupa suja. N me levem a mal mas como tb disse acima, quem n se sente n é filho de boa gente. E volto a repetir: o meu sentimento de revolta pela maneira como me trataram é proporcional ao respeito e amizade q tinha por vcs.





Guardião Encarnado

Citação de: pbrinca em 22 de Outubro de 2026, 23:53
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 23:42
Citação de: pbrinca em 22 de Outubro de 2026, 22:46
Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Outubro de 2026, 13:49Custa-me voltar ao assunto e só o faço porque o momento exige o devido esclarecimento.

Não creio que haja «duas histórias diferentes» na conversa que aqui se desenrolou nos últimos dias. Até acredito que as mensagens entretanto publicadas pelo Pedro Brinca, aqui e na sua crónica, permitem perceber que, como ele próprio diz, pelo menos em parte, «os factos não são disputados. As pessoas fazem os seus juízos».

É verdade. Acredito que grande parte desta situação desagradável decorre de uma interpretação dele bastante diferente daquela que se demonstrou ser praticamente unânime quanto ao que foi, é e deverá continuar a ser a função e a missão do Servir o Benfica enquanto grupo.

Vamos, então, aos factos, que relato com as necessárias reservas quanto ao funcionamento interno do grupo, por respeito a todos os envolvidos e por motivos óbvios.

A reunião do passado fim-de-semana foi agendada com praticamente dois meses de antecedência.

Tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, e perante a necessidade de conciliar as agendas de mais de duas dezenas de pessoas, a sua preparação exigiu ajustes nas vidas pessoais e profissionais de cada um, planeamento de deslocações, atendendo às distâncias geográficas, e a garantia de um espaço adequado para uma reunião que se prolongaria por várias horas. Como imaginarão, nada disto se organiza de um momento para o outro.

Perante toda a logística inerente à realização de uma reunião tão importante para o futuro do grupo, e tendo em conta a situação associativa que vivemos — a legitimação democrática, há um ano, de uma gestão do SLB na qual ninguém se revê e, mais do que isso, a expressão minoritária nas urnas das candidaturas que o SoB considerava, e continua a considerar unanimemente, como as únicas capazes de dar ao clube o rumo desejado —, todos fizeram um esforço pessoal e profissional significativo para garantir a sua presença física.

A reunião juntou presencialmente praticamente todos os membros do Servir o Benfica, ao contrário do que sucede nas reuniões relativamente frequentes realizadas por meios que permitem a participação remota, precisamente pela importância já referida.

Registaram-se apenas três ausências:
• Um membro não esteve presente, por opção, por um motivo do conhecimento de todos, cuja validade ficará à consideração de cada um dentro do grupo e cuja essência é irrelevante para este assunto específico;
• Outro membro tinha um compromisso familiar inadiável e incompatível com a reunião, tendo feito chegar a sua posição por escrito;
• Pedro Brinca.

A logística da reunião foi preparada através dos meios habituais de comunicação corrente do grupo, mas também muito para além disso, com pessoas especificamente responsáveis pelo contacto directo com todos os membros. Houve, pelo menos, cinco momentos distintos de contacto ao longo destes dois meses, incluindo mensagens individuais, convocatórias e agendas partilhadas por correio electrónico. Tudo isto além da conversa corrente nos, já referidos, meios de comunicação habituais de troca instantânea de mensagens escritas.

Numa fase inicial, a resposta daquele que viria a ser o único ausente sem justificação terá sido afirmativa: Pedro Brinca estaria presente. Nos contactos seguintes, silêncio. Nem sim, nem não. Ausência de resposta.

Todos temos agendas preenchidas. Todos temos compromissos pessoais e profissionais. Ninguém, à excepção de uma pessoa, deixou de responder.
Esta falta de compromisso para com o grupo não pareceu surpreender particularmente dos presentes na reunião. Falou-se de uma falta de compromisso que se vinha arrastando desde a, para todos, incompreensível decisão de não subscrever a candidatura do Servir o Benfica à MAG.

Com todo o respeito pela justificação que Pedro Brinca apresentou publicamente para não subscrever a candidatura do SoB à MAG, considero inaceitável que alguém que integra um grupo como o Servir o Benfica não subscreva a candidatura do próprio grupo.

A subscrição de uma candidatura aos órgãos sociais do SLB é o mais elementar acto democrático no exercício da cidadania benfiquista que todos prezamos. Praticamente todos os membros do SoB subscreveram duas listas aos órgãos sociais — precisamente as duas em que todos se reviam, uns mais numa, outros mais noutra — e todos, à excepção do Pedro, subscreveram a nossa própria lista.

O Pedro Brinca enquanto elemento efectivo do Servir o Benfica não subscreveu a candidatura do Servir o Benfica e considera isso um facto menor, uma nota de rodapé.

Estando todos reunidos, à excepção do próprio, tornou-se evidente que a prossecução dos objectivos do grupo não seria compatível com uma falta de compromisso tão reiteradamente manifestada, como resulta do que até aqui expus.

Posto isto, decidiu-se comunicar ao próprio a decisão tomada. Não estiveram em causa as ligações pessoais cultivadas ao longo dos últimos anos de convivência, nem as relações entretanto criadas. Tratou-se de uma decisão prática, tomada de forma praticamente unânime pelos membros reunidos.

Talvez o Pedro tenha achado desde o início que o Servir era só um grupo de amigos da bola que se reunia para tentar fazer algo pelo SLB, com especial foco na sua vertente da defesa do associativismo e da militância, mas a verdade é que o facto de sermos amigos e as relações pessoais de amizade e companheirismo que nutrimos uns pelos outros são a consequência da comunhão deste amor comum e do trabalho que tentamos desenvolver diariamente em prol do mesmo, e não o contrário.

Mais: por respeito ao próprio e atendendo à natureza dos motivos que sustentaram a decisão, entendeu-se que não se justificava torná-la pública, dada a irrelevância dessa exposição para os objectivos do grupo.

As saídas do Francisco e do Guilherme — e a semântica importa: não foram expulsões, foram saídas — tiveram necessariamente uma comunicação pública, porque resultaram da posição assumida por todos os restantes presentes na reunião (com uma única excepção, diga-se, por respeito à factualidade) de que não continuariam no grupo caso aquelas saídas não se concretizassem. A alternativa seria, por inerência, a formalização do fim do Servir o Benfica.

A continuidade do SoB, desejada por todos os presentes, implicou uma ruptura total do Servir o Benfica com o grupo UNUM, o que exigiria sempre uma comunicação pública inequívoca de que o Francisco e o Guilherme deixariam de representar as posições e a consciência colectiva do grupo.

Foi o que sucedeu. Por muito que tenha custado a todos, precisamente pela amizade, respeito e consideração a tudo o que passámos juntos nos últimos anos, não negando alguns "baixos", foram muitos mais e mais reconfortantes as grandes vitórias que juntos conseguimos para restituir alguma dignidade institucional ao clube.

Pelo contrário, a saída de Pedro Brinca resultou da avaliação, pelos restantes membros, da sua falta de compromisso com o SoB. Nada teve que ver com o UNUM, do qual, aliás, segundo o que é público, não faz parte.

Entendeu-se que seria preferível evitar uma exposição pública que não beneficiaria nem o Servir o Benfica nem o Pedro. Aparentemente, estávamos errados, e o Pedro fez questão de o demonstrar publicamente, em diversas plataformas, desde o passado sábado.

Por fim, acredito que algumas das mensagens menos agradáveis que o Pedro alega ter recebido possam ter sido uma resposta à agradável, urbana, educada, polida e ponderada mensagem com que fez questão de se despedir do grupo de WhatsApp do Servir o Benfica. Uma mensagem que, certamente por lapso, se olvidou de mencionar previamente neste espaço...

Sigamos adiante, porque o Sport Lisboa e Benfica precisa de todos. E, independentemente de tudo o que se tenha passado, o clube precisa e continuará a precisar de todos aqueles para quem aquilo que os une é muito mais importante do que aquilo que os separa.



A ironia de ser acusado de falta de compromisso (também) por faltar a uma reunião por causa de um casamento pela pessoa que citei acima e com quem todos gozam e lhe chamam abdicador por ter faltado (e bem, volto a repetir) às eleições de 2021 para ir... a um casamento!!! Pah, isto nem inventado.. E no telefonema q me fizeram a informar da expulsão, nem uma única vez foi mencionada essa falta de compromisso.

Vamos ao também. Quem te ouve rui miguel, pensa q o SoB se fartou de trabalhar este ano e aqui o mandrião n fez nada. Mas seguramente q irás mostrar a todos os teus big hits (podes ir buscar mais para tras se quiseres, vale tudo) que deram visibilidade ao SoB como movimento q luta pelos interesses do Benfica. E todos os que o SoB produziu neste ano em q faltou tanto compromisso da minha parte.

Eu, sem compromisso, só neste ano, escrevi vários artigos em defesa do Benfica e de causas do SOB nos media e participei em debates em televisão tb a lutar por essas causas. Estou no advisory board do Benfica Institute e tenho reunido para ajudar o clube a estruturar uma oferta de formação. E tu, com o teu compromisso todo, que fizeste?


Enfim, n sei pq n são homenzinhos e assumen as coisas. O grupo dividiu-se por causa das eleições, mas q mais n foi um clarificar de visões diferentes sobre como viver o associativismo. Com a saída do Gonçalo, Guilherme, Francisco, Pedro Figueiredo etc, o grupo que fica é claramente muito mais homogéneo, isto sem sequer tecer qqer juízo de valor sobre essas duas visões. Até concordo, mesmo ignorando todo o processo q levou à minha expulsão, que a minha posição mais conciliadora, mais institucionalista e menos revolucionária e maniqueísta passasse a destoar ainda mais.

Mas o q deviam ter feito era sentar-se comigo a falar e eu teria saído pelo próprio pé, em particular pelo respeito e amizade que tinha pelas pessoas. Se eu n pude ir à reunião, diziam-me o q estava em causa e reunia com uma ou duas pessoas sobre isso. Nem q fosse no teams. Choca-me q vcs n tenham noção e cobardemente atirem lama para cima de alguém que trabalhou para o SoB, e sempre tentou ser correcto e construtivo com vcs para desculpar a maneira como fizeram o q fizeram. E como reagiram. 

Ah e relativamente à mensagem q enviei ao grupo lol, se pensas q tenho medo que seja partilhada digo-te já q tenho todo o orgulho em a partilhar aqui, fazendo o redacting das asneiras, pq quem n se sente, n é filho de boa gente:


Caríssimos

acabei de saber pelo tiago godinho, o único aqui do tasco q teve a hombridade de me telefonar a informar de q tinha sido expulso do SOB, apesar de ter sido um dos q votou a favor. Acho badalhoco terem feito o q fizeram, por n ter subscrito uma lista qd sabiam q eu estava incluido noutra. Acho porco terem-no feito sem sequer me terem ouvido. E acho nojento q esse mero ato valha mais do q tudo o q fiz antes. Mas deu para perceber a consideração q têm por mim, e foi isso q me chocou pq eu tinha muita consideração por TODOS vocês. A vida é feita destas coisas. Por isso tal como disse ao tiago godinho, podem meter a acta no [oríficio anal], escusam de enviar o q quer q seja, e a quem propos isto e votou a favor, vão todos para o [topo do mastro de um navio]. Saudações benfiquistas e vao mamar na quinta pata de um
burro.


Pedro, ninguém está interessado em atirar-te lama nenhuma. Foi precisamente por isso que, como escrevi anteriormente, decidimos omitir precisamente o teu nome na comunicação pós-reunião. A única pessoa que deu palco à tua "expulsão"... foste tu, no artigo que escreveste no Record.

Não deixa de ser irónico que 5 anos depois consigas demonstrar que nunca entendeste a private joke do grupo sobre o casamento. Bom, naquele dia todos sabiam que estava no casamento, embora tenha feito questão de ir votar antes do mesmo. E não, não tinha obrigação nenhuma e mesmo que não tivesse conseguido ir votar tenho a certeza que teria sido compreendido por todos.

Percebes, suponho, que ninguém algum dia ousaria questionar a tua ausência desta reunião se, ao longo das semanas em que foi preparada, tivesses dito a alguém que não poderias estar por motivos pessoais?


Percebo. E por isso a primeira palavra q disse qd o godinho me ligou foi "desculpa". E repeti aqui nos posts duas vezes para n haver confusoes, q ninguem te pode apontar o q quer que seja por teres faltado às eleicoes em 2021 por um compromisso pessoal. mas q é irónica esta situação, é.

O melhor testemunho q posso fazer ao respeito e amizade q tinha por vcs é o quão traído me senti por sair. E fico ainda mais chateado por virem com cenas de falta de compromisso e de aludirem a uma cena parva como a assinatura de uma lista como motivo para se lembrarem disto mais de um ano depois.


Como disse acima, o processo feito atenta contra muito do q o SoB lutou contra. Custa-me q n admitam isso. Eu teria saido a bem com uma conversa, triste na mesma, mas sem o mesmo sentimento de traição por tudo o q fizemos juntos. N tinhamos queimado pontes e estaria sempre disponível para, já fora, vos ajudar no que precisassem.

Já chega de lavar roupa suja. N me levem a mal mas como tb disse acima, quem n se sente n é filho de boa gente. E volto a repetir: o meu sentimento de revolta pela maneira como me trataram é proporcional ao respeito e amizade q tinha por vcs.






Não vou continuar o diálogo neste espaço. Os factos e as nossas visões sobre o que sucedeu estão partilhadas e não vamos sair disto.

A tua saída do núcleo do SoB teve uma dimensão pública totalmente desajustada, desnecessária e indesejada por todos os elementos do Servir, não nos beneficia a nós e não vejo como te possa beneficiar a ti, pelo que acho sensato parar por aqui.

Cumprimentos.

pbrinca



[/quote]

Não vou continuar o diálogo neste espaço. Os factos e as nossas visões sobre o que sucedeu estão partilhadas e não vamos sair disto.

A tua saída do núcleo do SoB teve uma dimensão pública totalmente desajustada, desnecessária e indesejada por todos os elementos do Servir, não nos beneficia a nós e não vejo como te possa beneficiar a ti, pelo que acho sensato parar por aqui.

Cumprimentos.
[/quote]


Se sentem q foi justificada n sei pq
n vos beneficia. Ou se calhar n vos beneficia pq ficaram muito mal na foto. Relativamente a mim, eu n discuti as coisas com uma agenda por trás. Nem com uma perspetiva estratégica. Digo o q acho, digo o q penso. Serei sempre assim. É a única maneira que sinto de ser verdadeiramente livre. E quem lida comigo já sabe ao que vem. N tem surpresas como eu tive.

cumps

Guardião Encarnado

#10510
Pedro, a notícia da tua saída não beneficiaria nem prejudicaria. Com toda a franqueza, seria absolutamente irrelevante ao lado as saídas do Francisco e do Guilherme.

Se te sentiste da forma q sentiste, podia ter sido discutido internamente.

A única pessoa que deu dimensão pública e continua a dar foste tu.


Sequel

#10512
Bem, com isto podemos concluir uma coisa: tanta merda que foi feita, tanta elite que foi criada, tanta arrogância de alguns burgueses que não interessa mencionar agora...

Para voltarmos a deixar de ter qualquer tipo de oposição que se possa ter em conta.

Aliás, chega a ser patético esta história de expulsarem A ou B, como se fosse o clube secreto do 7ºA, mas cada um sabe de si.

Voltaremos, inevitavelmente, ao marasmo que rodeou o Benfica durante um bom tempo.

Ironicamente, a brigada do Gandarruie acaba por sair com alguma razão, nalguns aspectos, sobre alguma da merda que se passava na oposição.

Temos muito mais de burguesia neste clube do que esperava, mas também... Que se pode esperar de malta que sempre se achou mais especial que gente como eu que não tenho um curso XPTO nem tenho 50 votos?

LuigiSLB83

O SB não vai servir de plataforma para lavagem de roupa suja.

The_Riggs

"Não vou continuar o diálogo neste espaço da plebe, queres falar vamos para um podcast «Águia Glorificada» que é lá que a nova pseudo elite discute coisas"