Benfica: dirigentes contestam postura - Veiga cria mal-estar

bystander

Benfica: dirigentes contestam postura
Veiga cria mal-estar

Jorge Godinho

Alguns dirigentes do Benfica estão contra a continuidade de José Veiga no clube
José Veiga cria dentro do clube e do balneário um ambiente de permanente crispação." Quem o diz é Paula Pinho, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD 'encarnada'.

O director desportivo não está apenas na mira de alguns dos jogadores do plantel mas cria mal-estar, também, em vários dirigentes do clube. Paula Pinho e o director desportivo cortaram relações quando aquela alertou para a necessidade de os jogadores agradecerem às claques o apoio dado nas deslocações da equipa, tradição que considerava estar a perder-se. Foi no final do Penafiel-Benfica. Veiga acusou a dirigente de ingerência nos assuntos do futebol, fazendo chegar o caso a uma reunião da SAD. Nunca mais falou com Paula Pinho.

Não foi a primeira vez que José Veiga acusou os dirigentes eleitos "de ingerência no futebol". Em Setembro de 2005 chamou "papagaio" a Walter Marques, presidente do Conselho Fiscal, quando este se mostrou preocupado com algumas exibições da equipa. Em 2005, na deslocação a Manchester, barrou a entrada no autocarro da equipa ao vice-presidente da direcção e administrador da SAD, Rui Cunha, apesar de este ser, por inerência, o chefe de comitiva na ausência do presidente, que era o caso. Na deslocação a Barcelona, soube o CM, a indisponibilidade de Veiga para uma troca de impressões que Rui Cunha irritou o dirigente, que tem tolerado estas atitudes, de acordo com fontes que lhe são próximas, por "apreço ao presidente".

Ao CM, Paula Pinho confirma o corte de relações com José Veiga e explica porquê: "Não me revejo nos comportamentos que ele tem assumido no clube, desde os comentários desprimorosos sobre elementos dos órgãos sociais até à forma como gere, entre aspas, o balneário, assumindo atitudes de tal forma prepotentes que já é conhecido pelo patrãozinho". A dirigente garante que não se demite, e vai mais longe: "Não lhe reconheço capacidade profissional em determinadas vertentes para ocupar aquele cargo e considero que se tem servido do mesmo para ajustar contas com os inimigos que granjeou na sua actividade como empresário, prejudicando com isso o Benfica. E remata: "Não recebo lições sobre o que é bom para o Benfica de um dragão de ouro." O CM não obteve reacção de José Veiga.

Walter Marques, presidente do Conselho Fiscal, desmente um corte de relações internas. "Não falo com José Veiga porque não tenho nada para falar com ele. Só falo com o presidente." E acrescenta: "Sou sócio do Benfica há mais anos do que muitas pessoas que lá trabalham têm de vida, por isso, esses assuntos passam-me por baixo." Uma vez que o Conselho Fiscal não tem jurisdição sobre a SAD – "E porque sou muito institucional"–, acompanha como sócio as notícias sobre o mau ambiente no balneário e, como sócio, espera "que sejam esclarecidas".

A ausência de Walter Marques nas deslocações da equipa, nomeadamente na Liga dos Campeões, tem sido interpretada como sinónimo de que o episódio de 2005 não foi esquecido. Walter Marques diz que são apenas questões familiares. Considera o incidente "sanado" mas não deixa de dizer: "Se me perguntar se teria tomado outra atitude caso não estivessem em causa os interesses do Benfica, diria que muito possivelmente isso teria acontecido."

DIVERGÊNCIA COM VIEIRA

As divergências de Paula Pinho estendem-se a Luís Filipe Vieira. Durante anos foi amiga e braço-direito de Luís Filipe Vieira, sobretudo no apoio jurídico. Hoje, não se falam. Após a saída de Fonseca Santos, Vieira convidou a advogada para as reuniões da direcção. A zanga resultou, precisamente, das posições que aquela assumiu nessas reuniões.

Sobre Viera, diz a dirigente: "Reconheço-lhe méritos mas não é um exemplo a seguir em termos de actuação diária e relacionamento pessoal. Não está a corporizar os estatutos no que se refere às atribuições dos órgãos sociais, minimizando o papel de quem foi eleito para dar primazia a um grupo de contratados, excessivamente bem pagos, dando o seu beneplácito a uma ausência de escrutínio e de acompanhamento da vida do clube pelos órgãos eleitos.

Contactado pelo CM, Vieira não quis comentar. Disse apenas que os membros da Assembleia "têm cumprido o seu papel".

SIMÃO JÁ PEDIU DESCULPA A PETIT

Depois de ter 'provocado' um traumatismo craniano a Petit, no treino de anteontem, Simão pediu desculpa ao colega. Segundo a esposa do jogador, Carla, Simão já se desculpou perante o médio, "embora o lance tenha sido sem intenção, pois foi apenas para disputar a bola".

Quanto ao estado de saúde do jogador, Carla diz não ser "nada de grave". "A TAC não acusou nada e foi mais um susto do que outra coisa, felizmente", afirmou a esposa de Petit, adiantando ainda que o médio passou a noite em casa do médico do Benfica, "para ser observado por precaução", mas que, à tarde, já se encontrava em casa, embora "ainda em repouso".

Em consequência do choque com o colega, Petit falhou o treino de ontem, estando ainda em dúvida para o jogo de domingo com o Nacional da Madeira. Na sessão de treino, destaque para os regressos em pleno de Léo, Karagounis e Ricardo Rocha. Já Nélson, Nuno Gomes e Alcides fizeram apenas trabalho específico.

À MARGEM

PRONTO-SOCORRO

Dentro da política de blindagem do balneário que defende,José Veiga fez questão de afastar do futebol António Cunha Vaz e Ricardo Maia, responsáveis pela Comunicação da SAD, em geral, e de Luís Filipe Vieira, em particular. Veiga prefere Carlos Garcia. Mas, perante as notícias sobre o balneário 'encarnado' e as divisões internas provocadas pelo ordenado de Laurent Robert, os dois têm sido o pronto-socorro do futebol.

FIGUEIREDO ZANGA-SE

António Figueredo e José Veiga trabalharam juntos no Estoril e chegaram a manter excelentes relações. Mas o ex-dirigente do Benfica zangou-se. De acordo com fontes do clube, Figueiredo não suportou as promessas incumpridas do ex-empresário de futebol.


in http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=199137&idselect=12&idCanal=12&p=94

com "amigos" destes....

leo


Manuel Costa

Expresso, Correio da Manhã, Sic, Record, Expresso, Correio da Manhã, Record, Sic...

Gein

Foi o CM que inventou as declarações da Paula Pinho?
Mais, em todo o fórum, há alguém que fique surpreendido com o comportamento do Veiga aqui relatado?

Será possível alguém continuar a justificar a presença deste indivíduo no clube?
Parece que ele é bom a blindar o balneário, mas não é da imprensa. É da direcção do Benfica.

Manuel Costa

O cenário mais provável vai confirmar-se e Luís Filipe Vieira e José Veiga vão continuar juntos no Benfica. Ao que Record apurou, neste momento é praticamente uma certeza que o actual presidente vai recandidatar-se nas eleições de Outubro próximo e consigo continuará também o actual director-geral dos encarnados, o homem em quem Vieira depositou total confiança na condução do futebol benfiquista.

Refira-se que, tal como o nosso jornal adiantou na pretérita semana, José Veiga só aceitava continuar na Luz caso Luís Filipe Vieira permanecesse nas funções de líder dos encarnados. Desta forma, a hipótese de o homem-forte do futebol das águias aceitar algum dos convites que tem de emblemas estrangeiras caiu por terra. Vieira tem sofrido fortes pressões para continuar, pressões essas a que se junta o facto de não surgir no universo encarnado qualquer alternativa credível ao actual presidente. A decisão está tomada.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=703875&idCanal=11


Preacher

A direcção foi eleita pelos socios logo é um orgão que deve ser respeitado.

Afonso

o ataque continua... de um lado é  o tonel na selecção, aqui é o Benfica que está tudo mal.

Não foi á toa que manuel queiroz, o porco tripeiro, passou do record para o correio da manha.


weliton

Eu nao gosto muito de pensar em cabala, mas...
Parece que alguem quer salvar o sporting da falencia!!!
2º lugar!!! Pois todos sabemos quanto vale o 2º lugar!

flsb

O ataque continua .Neste país em que se vive no paraiso o que preocupa os portugueses sao os amuos entre dois dirigentes do Benfica . Pobre país e GRANDE BENFICA

JDF

È a porra da feira das vaidades, a sede de protagonismo destas figuras secundárias do clube que nos fez estar 11 anos sem ver um corno que começa a aparecer novamente, mas agora uma vice-presidente quer ditar o que a equipa de futebol deve ou não fazer?

Calem-se cambada de papagaios!

zmdp

o benfica é mais forte que estes amuos benfica sempre

Diabos_Alhandra

Se bem que não ficava nada mal os jogadores agradecerem nas deslocações quando nao ganham, porque quando ganham vao sempre la todos. Tirando isso quero a continuidade da dupla VV

Nuno_SLB

Na derrota na taça de Portugal, só o Luisão é que foi homenzinho suficiente para agradecer o apoio ao público, o resto meteu a viola no saco e toca  a correr para o balneário....

Estas declarações valem o que valem, que é esta Paula Pinho ?  :buck2:

heroisdomar

MMMMMMMMMMMMMMMUUUUUUUULLLLLLLLLLLLLLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS