Apitos Dourado e Final

andrenet

Desculpem vir aqui colocar isto, pois não tem haver com o Benfica, e até n é recente (final de julho) mas só agora é que vi estas entrevistas e fiquei parvo. Eu na altura estava de férias, mas houve divulgação disto na comunicação social?? e não se faz nada?... se fosse com o slb ainda n se tinham calado.
Aqui ficam as entrevistas para quem não as viu.

Entrevista de Alexandra Tavares Teles "Sábado" a Costinha

ATT - Alguma vez se arrenpendeu de ter ficado no FC Porto depois do Euro 2004 e da saída de Mourinho ?

Costinha - Atentendo ao que se passou, fiquei um bocado arrenpendido. Perdi tempo. Havia vários clubes interessados, mas o FC Porto convenceu-me de que era uma peça importante para a equipa, um factor de estabilidade no balneário. Tinha um contrato muito bom, acima das possibilidades do mercado português e achei que devia ficar. Fiz mal.

ATT - Pelos resultados desportivos ?

Costinha - Por tudo. Nunca pensei que o FC Porto se destruísse em tão pouco tempo. Da equipa campeã europeia apenas ficaram 10 jogadores. A equipa ficou sem identidade, sem espírito. Na época anterior, era habitual ver 10 ou mais jogadores no mesmo restaurante sem ter havido qualquer combinação. Era um prolongamento dos treinos e dos jogos. Com tantas saídas e tantas entradas, cada um ficou para seu lado. Não consegui perceber que tipo de política foi esta nem o que se prentendia obter com ela.

ATT - O FC Porto apontou razões financeiras...

Costinha - Pelos valores a que venderam o P.Ferreira, o Deco, o R.Carvalho e ainda o Mourinho, não era preciso vender mais ninguém. Ia buscar o Seitaridis, um médio e pronto. Assim , sim: seria possível reorganizar a equipa, pô-la de novo a funcionar.

ATT - Terá sido uma opção de Del Neri...

Costinha - Não me parece que lhe tivesse sido dado o poder de desfazer equipas campeãs da Europa.

ATT - A sangria na equipa continuou com Fernández...

Costinha - Fernández construiu uma equipa e depois venderam-se mais jogadores.

ATT - Derlei foi dispensado por vontade de Fernández ?

Costinha - Isso é mais complicado. Para perceber a saída de Derlei é preciso encontrar quem está por detrás dela. Não admito que um grupo de adeptos venha criticar e enxovalhar, com faixas provocatórias, um atleta que deu ao clube aquilo que Derlei deu. E mais espantados ficámos quando ninguém do FC Porto tomou uma atitude. Pelo contrário. Essa gente, depois de insultar os jogadores, entravam nas instalações do clube com um livre-trânsito e ninguém fazia qualquer reparo. E mais: de dia ameaçavam os jogadores e á noite jantavam com dirigentes do FC Porto. Que pensa um grupo quando sabe que quem os insultam e ameaçam janta com dirigentes do clube ?

ATT - Conhece o presidente dos Super Dragões ?

Costinha - De vista. Ele diz-se profissional de claque e, pelo que aparenta, tem uma profissão rentável. Muitos jogadores do FC Porto não ganham para comprar Porches e ele tem um.

ATT - Acha que as claques serviram para branquear as decisões da direcção que falharam ?

Costinha - Não sei. Sei que tenho no meu corpo marcas que provam o que dei ao clube. Joguei lesionado e joguei infiltrado, fi-lo porque quis e por dedicação. Ganhei tudo o que havia para ganhar. E ainda andam a correr atrás de mim para me fazer a vida negra?! E os responsáveis, os directores não fazem nada ?

ATT - Foi ameaçado ?

Costinha - Sim, mas como tenho um grande amigo na cidade do Porto o caso teve um fim pacífico.

ATT - Qual foi a situação mais complicada ?

Costinha - Quando o FC Porto empatou na Madeira com o Nacional, os desacatos começaram logo no aeroporto do Funchal. As claques provocaram com insultos todos os jogadores, sobretudo o Raul Meireles, que tivera o azar de fazer um autogolo. Foi mesmo agredido fisicamente, com uma garrafa. Eu estava no Porto, a recuperar de um traumatismo craniano, mas soube o que se estava a passar porque telefonei a vários colegas, por solidariedade. E perante o que ouvi decidi ir ao aeroporto do Porto esperar a equipa. Levei dois amigos, para não levar dois guarda-costas, e tive razão, porque quando lá cheguei vi um bando de 60 ou 70 Super Dragões. Os jogadores foram os primeiros a sair do avião e a levar com aquela gente toda, com insultos, com agressões, enquanto os dirigentes ficaram dentro do avião, protegidos. Apenas Reinaldo Teles saiu. E a verdade é que aquela gente agrediu atletas. Na época passada, tudo foi permitido no FC Porto.

ATT - Nunca tentou falar com o presidente ?

Costinha - Não. Eles é que decidem. Quando acertam, dizem que acertam, quando erram não dizem nada. Tinhamos jogadores campeões da Europa a ganhar 5 escudos e outros sem nada ganho com ordenados muito superiores. E eu tentava ajudar falando com eles.

ATT - O mau comportamento da equipa nos jogos em casa esteve relacionado com este ambiente ?

Costinha - Foi uma das questões da época e a explicação. É muito simples: alguns jogadores não conseguiram jogar por medo. Estamos a falar de ameaças vindas de grupos organizados. Por mais que alguns de nós tentasse criar um ambiente desinibido, houve quem ficasse em pânico por falhar um passe ou uma jogada.

ATT - Foi por isso que jogadores como Luíd Fabiano renderam pouco ?

Costinha - Luís fabiano foi um dos que se deixaram apanhar por esse medo.

ATT - Estamos a falar das mesmas pessoas de quem Mourinho se queixou ?

Costinha - Claro. Estou por dentro da história, mas não a posso revelar sem autorização dele. No entanto, posso dizer que aquilo que fizeram ao Mourinho foi uma vergonha.

ATT - O que fez Pinto da Costa para evitar esses problemas ?

Costinha - Ele continua a ser um grande líder, mas nos maus momentos não basta dizer que a equipa perde porque o Derlei só gosta da noite ou porque o Costinha só gosta da noite. Bodes expiatórios, não. É fácil atribuir a destruição da equipa campeã do Mundo a Del Neri, é fácil atribuir o despedimento dele ás pressões dos jogadores, é fácil atribuir a Fernández o esvaziamento, em janeiro, da equipa, e é fácil convecer a massa associativa, através da colocação estratégica de meia dúzia de Super Dragões num estádio, de que a culpa é dos jogadores. E assim protege-se a direcção. Mas eu não sou dos que ouvem, vêem e ficam calados. A equipa e o espírito de Mourinho foram completamente destruídos.

ATT - Foi para Moscovo só por causa do dinheiro ?

Costinha - Quando deixar de pensar em ganhar títulos, vou escolher um clube mais pequeno para que não me chamem chulo.

ATT - Mourinho nunca o convidou ?

Costinha – Em Novembro de 2003, Mourinho disse-me que no fím da época seriamos campeões Europeus, que ele iria para um grande clube e perguntou-me se queria ir com ele. Disse que sim. Depois isso não se concretizou, mas não lhe quero mal por ter levado o Paulo, o Tiago e o Ricardo. Continuo a falar com ele regularmente.

ATT - E quando regressar a Portugal ?

Costinha - Todas as pessoas sabem que sou sportinguista desde pequeno. Quando regressei a portugal disse que gostava de jogar no FC Porto, onde queriam ganhar sempre tudo e os valores da familia eram defendidos. Recusei uma proposta do benfica, podia ter ido para o Sporting, mas escolhi o Fc Porto. Num degundo regresso, não sei o que acontecerá.

ATT - Aconselhou Miguel ao Dínamo ?

Costinha - Aconselhei. Como jogador e como homem. O Miguel não quis vir e acho que fez bem. É novo e tem outros clubes interessados para onde ir.

Entrevista com Líder dos SUPERDRAGÔES - FERNANDO MADUREIRA

Entrevista em 5 Agosto a um jornal semanário

O LÍDER DOS SUPER DRAGÕES DEFENDE-SE DAS ACUSAÇÕES DE ALGUNS JOGADORES QUANTO A ATITUDES VIOLENTAS. DIZ QUE MANICHE E COSTINHA ERAM "OS CANCROS" DO FC PORTO E QUE PODE ANDAR DE PORCHE PORQUE NÃO PASSA A VIDA EM CLUBES DE STRIP COMO ALGUNS ATLETAS, NEM É VICIADO EM COCAÍNA.

"Damos a vida por Pinto da Costa"

Quais as suas expectativas para o FC Porto este ano?

Estamos muito contentes com este treinador e com este grupo de trabalho.Vamos ser campeões nacionais. Este treinador veio trazer rigor, disciplina e trabalho.

E o que pensa desta atitude dura e disciplinadora?

Desde miúdo que sempre ouvi dizer "casa roubada, trancas à porta". Depois do que se passou o ano passado acho que é a melhor atitude.

0 que se passou no ano passado? Está a referir-se a quê?

A tudo. À falta de empenho de alguns jogadores nos treinos e nos jogos. Desperdiçámos a oportunidade de sermos campeões nacionais. Com as estrelas que tínhamos, só mesmo a falta de trabalho e a balda justificou os 27 pontos perdidos em casa. rosto ou era uma balda generalizada? Os dois maiores cancros, os dois maiores culpados foram o Costinha e o Maniche. Baldavam-se e tinham a mania que eram artistas por terem ganho a Taça UEFA e a liga dos Campeões.Por arrasto, alguns tiveram a mesma postura. Daí termos tomado algumas atitudes contra os jogadores.

Então os jogadores brasileiros, neste caso, não tinham muito a ver com o assunto?

Se houver rigor e disciplina, eles só têm que aceitar e trabalhar como os outros. Co Adriaanse exige empenho, rigor e disciplina e terão que dar o máximo se quiserem jogar.

E relativamente a esta última hipótese de dispensa de Jorge Costa?

Não acredito nisso. Jorge Costa, tal como Vítor Baía, são símbolos do clube e nunca na vida poderiam ser dispensados.

Há pouco referiu que se insurgiram contra alguns jogadores, De que forma?

Chegou a haver agressões devido a algumas situações como, por exemplo, na Madeira, em que estávamos a ganhar 2-0 e, nos descontos, sofremos dois golos. Isto também porque soubemos do que se passou nessa semana: alguns jogadores com uma vida incompatível com a de um atleta de alta competição.

Não lhe parece exagerado partir para a violência?

Claro, mas foi a maneira que encontrámos. Somos jovens, emotivos e temos o coração perto da boca. O nosso amor pelo Porto e o hábito de ganhar tudo levou-nos a tomar essas atitudes.

Qual é a relação dos Super Dragões com a direcção do FC Porto?

A melhor possível.

Refiro-me às relações institucionais...

Existe a institucional e a de amizade entre elementos. Apesar de termos criticado a SAD do FC Porto em algumas situações, não quer dizer que não estamos com eles. Às vezes temos que os alertar...

E eles também vos alertam?

Por vezes, não concordam com algumas coisas e temos que ouvir. Mas, somos autónomos e independentes.

Relativamente às atitudes mais exageradas em relação a alguns jogadores, a direcção disse-vos alguma coisa?

Não. Uns ficaram chateados, outros compreenderam. Hoje em dia está tudo bem. Está tudo a voltar à normalidade e a nossa relação com os jogadores È a melhor.

Essa normalidade aplica-se ao presidente Pinto da Costa?

Com ele nunca houve nenhuma discordância. Sempre estivemos com Pinto da Costa porque consideramos que é o pilar deste clube e por tudo o que deu ao FC Porto merece o maior respeito.

Na altura em que rebentou o "Apito Dourado", o presidente Pinto da Costa estava frequentemente rodeado de elementos dos SuperDragões. Porquê?

Se for preciso damos a vida por ele, por tudo o que ele já fez pelo clube e por nós. Estamos ao seu lado dele para o que der e vier.

0 papel da vossa claque no clube está bem definido?

Sim, mas conforme o desenrolar das situações vamos gerindo. O papel é apoiar o clube e levá-lo ao topo. Por vezes com prejuízo da vida pessoal... Pode não haver dinheiro para mais nada, mas para o FC Porto há sempre.

Recebem algum tipo de apoio monetário do clube?

Nenhum.

Quais as vossas fontes de receita?

Temos a marca Super Dragões, com lojas espalhadas pela zona do Grande Porto e também somos fornecedores da Porto-Comercial.

Onde é que gastam esse dinheiro?

Nas faixas, nas bandeiras e nas viagens para fora do Estádio do Dragão.

Tem algum papel especial nessa estrutura?

Somos três: eu, o Rui Teixeira e o Paulo Trilho.

Relativamente às recentes declarações de Costinha, quando falava de si, o que poderia estar a querer dizer quando referiu que tinha um Porsche?

Não sei onde é que ele queria chegar, mas se calhar sentia-se um pouco frustrado. Eu posso comprar um Porsche à vontade porque não sou viciado em cocaína, nem ando aí a gastar dinheiro em clubes de "strip".

E o Costinha tinha esses vícios?

Só estou a dizer que eu não tenho esses dois vícios e que por isso posso ter um Porsche.

Mas para falar desses vícios é porque sabe mais...

A única coisa que sei é que ele [Costinha] e mais alguns jogadores do FC Porto frequentavam esses clubes de "strip" que até abriam de propósito. Pelo menos duas vezes quando chegaram da Selecção ficaram nos clubes até às seis da manhã e, mesmo depois de fechar, com as meninas que lá trabalham.

A fazerem o quê?

A abrir garrafas de champanhe, a conversar com elas e a fazer mais não sei o quê. Coisas que depois me eram comunicadas e, depois, no domingo perdíamos porque o rendimento não era o melhor.

Antigamente eram os próprios donos e empregados dos bares que ligavam a dizer que os jogadores estavam lá. Continua a ser assim?

Há elementos dos Super Dragões por toda a cidade e que também trabalham nesses clubes. Chegaram a ligar-me às cinco da manhã a dizer-me que estava este ou aquele. Eu só lhes pedia que me enviassem uma mensagem a confirmar a que horas saíam. No domingo a seguir, quando as coisas não corriam, pedíamos explicações.

Aconteceu com o Costinha?

Costinha sofreu um traumatismo craniano numa quarta-feira e na sexta a seguir esteve numa discoteca do Porto até às tantas. Havia jogadores como ele e o Maniche que não faziam a vida apropriada para um atleta de alta competição. Não deviam ir para uma discoteca ou para um clube de "strip", dois ou três dias antes do jogo, a beber "whisky" ou champanhe.

Esses "informadores" alguma vez referiram a existência de substâncias ilícitas nessas ocasiões?

Não.

Costinha acusava os Super Dragões de mandarem no clube, de pressionarem os jogadores....

Temos um certo peso dentro do clube. No ano passado houve situações extremas em que tivemos que os ameaçar e até houve agressões. Mas isso é passado. Até porque foram-se embora os dois cancros: Costinha e Maniche.

Quando José Mourinho saiu também houve problemas...

Isso foi um problema pessoal com um elemento da claque. São dois homens e têm de se entender. Mas ficámos aborrecidos com o Mourinho por termos chegado ao topo da liga dos Campeões e nem sequer festejou. Os Super Dragões e todos os portistas estão magoados com ele.

Como estão as relações com as principais claques?

Com o Benfica não há relação, como é óbvio, é um ódio de sempre. São os nossos principais rivais. Nem quero amizades com eles.

E com a PSP?

Como sempre. Normais.

BerKut

Na comunicação social a importancia foi pouca ou nenhuma, mas isso já é normal!!!

Faz lembrar as estórias do  :police: guarda Abel. Ainda se lembram?

slbx

;D porkos vão entar agora em crise
;D ;D ;D ;D

semifreak de bolacha

ah poisé, kem nao está por dentro do mundo das clakes desconhece estas situações mas os super praticamente mandam no FCP, parecem os irriducibili da Lazio, se nao kerem q um jogador integre o plantel, nao entra mesmo... e no porto quase q é assim, akilo é uma mafia.... :idiot2:

Sailing

FCP igual a mafia, ninguem duvida

fanatic

Algumas coisas que foram ditas nessa entrevista sao escandalosas  :o :o

Se fosse com o Benfica....nem vale a pena dizer, voces saberiam o impacto que isto iria ter na comunicação social.

thysen

pode ser um escandalo, mas meus amigos , ja todos sabemos o Benfica é que vende, nem que seja: Sr. Artur Dias mija de fora da sanita em peno estádio da luz!!!! é triste mas é assim a comunicação social!

sanfinense

ja tinha lido.   FkP igual a mafia, ninguem duvida.

Marinho1955

Segunda-feira, 21 de Novembro
O Público dá hoje a conhecer parte das conversas telefónicas entre Pimenta Machado, à época presidente do Vitória de Guimarães, e Laurentino Dias, à época deputado, e Luís Cirilo, à época governador civil de Braga. As conversetas, transcritas no processo do Ministério Público, foram consideradas «demonstrativas» da «alegada» promiscuidade entre a classe política e os dirigentes desportivos mas não foram, no entanto, suficientes para impedir o arquivamento das suspeitas de «tráfico de influências» por não admitirem «a sustentação da prova com base em escutas telefónicas».
Com a devida vénia, cito parte do diálogo entre Pimenta Machado e o actual secretário de Estado do Desporto:
Pimenta Machado — (...) Era ver se conseguias saber (...)
Laurentino Dias — Hum, Hum
Pimenta Machado— Saber quem é que foi o autor das denúncias.
Laurentino Dias— Isso, isso.
Pimenta Machado— Porque eu penso que a célula do PS na Judiciária é superior à do PSD
Laurentino Dias— Tentarei saber. Tá bem?
Pimenta Machado — Só quem fez as denúncias. (...) Os gajos disseram que foi a malta do Guimarães.
Laurentino Dias — Pois, pois. Será que a célula do PS na Judiciária é mesmo superior à do PSD? Laurentino Dias não confirma nem desmente, mas mostra-se um político avisado pela quantidade de «hums, hums», de «issos, issos» e de «pois, pois» com que pontua a solicitação do antigo presidente do Vitória. Já Luís Cirilo, talvez por ir a caminho do Congresso do PSD, se exibe mais desbocado:
Pimenta Machado— (...) O senhor mova influências, junto de lá, de quem tem poderes para isso, para saber quem fez as denúncias.
Luís Cirilo — Eu tou a caminho de Lisboa, vou para o Congresso do PSD. (...) Eu não me admiraria nada que venha dos Loureiros (...). Há sacos azuis em todos os clubes. E só do Vitória é que se fala.
Pimenta Machado— (...) Ó Cirilo, o senhor tem é de, realmente, desenvolver as suas influências para saber quem é que as...
Luís Cirilo — Eu vou tratar disso assim que tomar posse. Será que tratou disso assim que tomou posse? Uma coisa é certa. Estes diálogos até parecem inventados. Mas não fui eu. Juro.

Leonor Pinhão em a Bola

Eu nem queria acreditar no que estava a ler, como vai a nossa justiça, e depois admiramo-nos que o processo Apito Dourado não tenha dado ainda em nada. Isto tá lindo tá... Cada vez tenho mais nojo disto tudo. :(  :uglystupid2:

Teodoro

Há os que têm influências e os que não as têm...

Joaquimcml

E MAIS FACIL SER CXAMPEAO NA AMERICA LATINA DO QUE EM PORTUGAL POIS OS CORRUPTOS AQUI SAO EM MAIOR ESCALA APESAR DE OS
POLITICOS DIZEREM QUE ESTAMOS INTEGRADOS NA EUROPA CIVILIZADA

sculpture

Citação de: Marinho1955 em 26 de Novembro de 2005, 19:34
Segunda-feira, 21 de Novembro
O Público dá hoje a conhecer parte das conversas telefónicas entre Pimenta Machado, à época presidente do Vitória de Guimarães, e Laurentino Dias, à época deputado, e Luís Cirilo, à época governador civil de Braga. As conversetas, transcritas no processo do Ministério Público, foram consideradas «demonstrativas» da «alegada» promiscuidade entre a classe política e os dirigentes desportivos mas não foram, no entanto, suficientes para impedir o arquivamento das suspeitas de «tráfico de influências» por não admitirem «a sustentação da prova com base em escutas telefónicas».
Com a devida vénia, cito parte do diálogo entre Pimenta Machado e o actual secretário de Estado do Desporto:
Pimenta Machado — (...) Era ver se conseguias saber (...)
Laurentino Dias — Hum, Hum
Pimenta Machado— Saber quem é que foi o autor das denúncias.
Laurentino Dias— Isso, isso.
Pimenta Machado— Porque eu penso que a célula do PS na Judiciária é superior à do PSD
Laurentino Dias— Tentarei saber. Tá bem?
Pimenta Machado — Só quem fez as denúncias. (...) Os gajos disseram que foi a malta do Guimarães.
Laurentino Dias — Pois, pois. Será que a célula do PS na Judiciária é mesmo superior à do PSD? Laurentino Dias não confirma nem desmente, mas mostra-se um político avisado pela quantidade de «hums, hums», de «issos, issos» e de «pois, pois» com que pontua a solicitação do antigo presidente do Vitória. Já Luís Cirilo, talvez por ir a caminho do Congresso do PSD, se exibe mais desbocado:
Pimenta Machado— (...) O senhor mova influências, junto de lá, de quem tem poderes para isso, para saber quem fez as denúncias.
Luís Cirilo — Eu tou a caminho de Lisboa, vou para o Congresso do PSD. (...) Eu não me admiraria nada que venha dos Loureiros (...). Há sacos azuis em todos os clubes. E só do Vitória é que se fala.
Pimenta Machado— (...) Ó Cirilo, o senhor tem é de, realmente, desenvolver as suas influências para saber quem é que as...
Luís Cirilo — Eu vou tratar disso assim que tomar posse. Será que tratou disso assim que tomou posse? Uma coisa é certa. Estes diálogos até parecem inventados. Mas não fui eu. Juro.

Leonor Pinhão em a Bola

Eu nem queria acreditar no que estava a ler, como vai a nossa justiça, e depois admiramo-nos que o processo Apito Dourado não tenha dado ainda em nada. Isto tá lindo tá... Cada vez tenho mais nojo disto tudo. :(  :uglystupid2:

mais depressa vais ver o pai natal a descer pela tua chamine do que o apito dourado dar em alguma coisa se nao aquilo que ja deu...

Aguia Vitoria

Lembram-se do q um tal presidente do Marselha disse, quando na meia final da Taça Campeoes, eliminámos o Marselha (mais de 120 000 na antiga Luz, uma das maiores encehentes de sempre, mesmo c/bilhete, por pouco n vi o jogo, por já n caber no estadio), com golo do Vata? (Jean Pierre Papin era a figura de cartaz deles, lembram-se?). Final da decada de 80, 1988, em que fomos à final da LC (agora denominada LC)?

Pois bem, esse sr Tappie, presidente do Marselha, pouco depois foi ministro em França e logo depois, preso por corrupção.

A Justiça em Portugal passa por crise, afinal como o proprio país. Mas devo reconhecer q é enorme o esforço q tem sido fito nesta materia, acredito q o A Dourado n ficará congelado ou arquivado numa gaveta. Quem nos dera q a nossa justiça fosse a de há muitos anos em França ou noutros países. 

Mas acredito q de forma sucessiva, com passos seguros, a Justiça neste país volte a ser o q já foi. O A. Dourado é apenas a ponta de um grande "icebergue", como todos sabemos. Julgo q é um arranque nesta area nebulosa do futebol português...

O mafioso q sabemos, n será imortal...a queda dele um dia destes, será a queda dum império como a Antiga Roma..., transportando isso p/o futebol português. Depois, cairão como "castelos de cartas" toda uma imensidão de corrupção q sabemos, fora o resto, q n se sabe.

Assim rezam as lições q sabemos dos impérios da Historia Universal!

CorDeSang2

Já por várias vezes tentaram 'matar' o processo...

Só tenho a dar os meus parabéns às pessoas que, dia após dia, resistem a tudo isto e procuram que se faça justiça... a justiça possível...

Para elas nunca há de haver palmas. Complicações profissionais e perigos pessoais, isso sim.

slb4ever33

Apito dourado?? axo k já ouvi falar  :2funny:  :2funny: