As Finanças do Benfica

persus

Toda a  gente tem direito a opinar, mas fazendo análise de empresas numa base diária, o que me preocupa não é o montante do Passivo. Porque para mim o Passivo poderia ser 50 vezes superior.

O principio de base de contabilidade é  Activo = Capital Próprio + Passivo

Por uma questão de critério de análise o Activo de uma empresa convencional deverá ser composto de 20% de capitais próprios e 80% deverá ser financiado ( Passivo)

O Passivo remunerado( Dividas à Banca)  Não deve exceder os 50 a 60% do passivo , sendo os restantes 40% aconselháveis a ser financiados por Fornecedores, sócios Etc.

Quando uma empresa tem Capitais Próprios Negativos, Atinge a insolvência e tecnicamente está falido. Ë o Caso de quase todos os clubes em Portugal à excepção do Boavista (pelo menos à mt pouco tempo)

Comparar Passivos, não é mais que comparar as dívidas de diversas pessoas sem verificar qual a sua capacidade de endividamento, logo são balelas, demagogia no fundo, sem interesse nem significado nenhum.

Como exemplo :  se eu dever a alguém 450.000€ é muito mais grave do que  o Bill Gates dever 50.000.000€ porque eu não tenho capacidade de cumprir com as essas obrigações e o Bill provavelmente passava um Cheque e resolvia o problema.....:)

O que temos que verificar é se o nosso Clube tem Melhorado de ano para ano com base nas contas que nos apresentam.

Será que os rácios de endividamento melhoraram? Será que os Rácios de produtividade e rentabilidade  melhoraram ?

Comparando as contas e assumindo que a demonstração de resultados dos 6 meses correctas, neste momento temos que

O Volume de negócios aumentou 35,1%(assumindo que os 6 meses demonstrados correspondem a metade da actividade)

O resultado operacionais passam a positivo.

Os capitais Próprios são menos negativos  de -57,478,158€ para -54,338,075€

Os activos reduziram de 257,580,557€ para 247,691,306€ o que não é famoso.

A autonomia financeira do clube é ligeiramente menos negativa passou de -22.3% para -21.9%  o que para mim significa(resumindo e baralhando) que :

Temos menos activos, mas temos capitais próprios menos negativos e um passivo menor.

Começamos a ter viabilidade económica uma vez que começamos a ter resultados positivos, o que me parece é que a estrutura de custos deve ser "emagrecida" porque Não chega gerar mais receita. Para viabilizar o clube os custos devem ser reduzidos.

Desculpem lá a seca, mas acho que alguém devia explicar isto de uma vez por todas.....
Para os mais técnicos existem situações que podem ser mais alarmantes mas sem as continhas especificas e sem saber as rubricas todas, não se podem tirar elações.

Saudações benfiquistas , Caso alguém detecte algum erro agradeço a correcção visto a análise ter sido feita um bocadinho à pressa mas penso que na generalidade está correcta.

Jarnac

Citação de: ccm em 12 de Outubro de 2006, 16:27
Citação de: Jarnac em 12 de Outubro de 2006, 16:17

como e que consegues ter o emblema do Nacional da madeira , um dos clubes que esta provado que comprava arbitros para nos ganhar...

Então estás a falar mal dos nossoa aliados pela luta pela transparência e verdadde desportiva?
aliados uma treta, la por estar zangado com os parceiros mafiosos nao quer dizer que esteja com o Glorioso...

ccm

Citação de: Jarnac em 12 de Outubro de 2006, 16:31
Citação de: ccm em 12 de Outubro de 2006, 16:27
Citação de: Jarnac em 12 de Outubro de 2006, 16:17

como e que consegues ter o emblema do Nacional da madeira , um dos clubes que esta provado que comprava arbitros para nos ganhar...

Então estás a falar mal dos nossoa aliados pela luta pela transparência e verdadde desportiva?
aliados uma treta, la por estar zangado com os parceiros mafiosos nao quer dizer que esteja com o Glorioso...

Então o que é que faz o nosso presidente muito amiguinho do Engº Rui Alves? o que fazia o veiga no final da epoca passada quando ía jantar com o Engº Rui Alves (até chegavam a falar de negócios de jogadores que nada dizem respeito ao benfica)?

Por isso o meu avatar serve de solidariedade institucional  :coolsmiley:

flsb

Citação de: Gein em 12 de Outubro de 2006, 16:26
fslb,

Que proveitos significativos tira o grupo Benfica, sem a SAD?

Por exemplo a quotizaçao dos sócios , as receitas provenientes dos alugueres das áreas comerciais do estádio , os namings das bancadas do estádio , o contrato com a Adidas  , as receitas da TBZ ....

Gein

Tens a certeza que essas receitas, sobretudo a quotização, não foram cedidas à SAD?

flsb

Citação de: Gein em 12 de Outubro de 2006, 16:42
Tens a certeza que essas receitas, sobretudo a quotização, não foram cedidas à SAD?

Gein :

O melhor é esperarmos por amanha para vermos que receitas é que aparecem descriminadas no relatório de contas da SAD, pois isto está muito confuso .

algarvio

persus

excelente explicação.

1 - O Benfica é constituido por: Clube, SGPS, SAD, Estádio, Comercial e Multimédia. No conjunto geramos receitas de 90M€, conforme relatório consolidado. Quem tem dúvidas, que consulte os resultados da SAD em www.cmvm.pt e pesquise benfica.
2 - As antecipações de receitas a que alude mais uma vez o Antonioli, não estão referidas nos comentários do auditor (KPMG), pelo que ou o Antonioli está errado, ou o auditor está a fazer um mau trabalho. O que há é contratos cuja receita é apresentada como garantia para contrair empréstimos.
3 - A única "antecipação" existente, e que acaba por não ser antecipação, são os contratos de naming que foram entregues em dação à banca em contrapartida de parte da dívida do estádio.
4 - O Benfica clube fica com 25% da quotização, e o resto é da SAD, só a título comparativo, as camisolas engraçadas ficam com 5%.
5 - Conforme já referi as receitas do naming já foram entregues, e os alugueres dos espaços comerciais do estádio são da Benfica Estádio (passarão a ser da SAD no futuro).
6 - Quanto à Adidas e TBZ, não tenho a certeza, mas o que ouvi é que a Adidas seria para a SAD e a TBZ para o clube.

A situação não é boa, estamos melhor, e temos que continuar a apertar o cinto pois temos que construir e pagar o Edifício Sede, e só depois é que teremos um Museu e um Centro de Empresas (o que contribuirá para aumentar as receitas).

Se estamos a antecipar receitas poderemos ver no próximo ano. Alguns users dizem, já há uns anos, que estamos a antecipar receitas, todos os anos elas aumentam, se no próximo ano chegarmos aos 100M€, então deve haver ali algum poço de petróleo e ninguem nos disse.

Abraço

João

PS: nenhuma SAD/clube tem situação liquida positiva, tirando talvez o Braga.

VALEBEM

Tenho lido aqui brilhantes explicações... Parabéns!

flsb

Joao ,obrigado pela forma clara como explicaste o assunto

RedNight

Citação de: VALEBEM em 12 de Outubro de 2006, 17:37

Posso dizer que estou também de acordo... ;)

Mestre

Temos 2 experts na matéria, obrigado  perseus e João, pela forma como explicaram isto à malta.

vitor7

Citação de: RedNight em 12 de Outubro de 2006, 17:53
Citação de: VALEBEM em 12 de Outubro de 2006, 17:37

Posso dizer que estou também de acordo... ;)
e eu... ;) obrigado pessoal ;)

persus

Já agora, alguem sabe onde podemos ir buscar as contas consolidadas do Benfica dos anos anteriores? Seria curioso analisar a evolução das contas nos ultimos 10 anos e ver as asneiras feitas no passado....

Messe

Citação de: algarvio em 12 de Outubro de 2006, 17:14
persus

excelente explicação.

1 - O Benfica é constituido por: Clube, SGPS, SAD, Estádio, Comercial e Multimédia. No conjunto geramos receitas de 90M€, conforme relatório consolidado. Quem tem dúvidas, que consulte os resultados da SAD em www.cmvm.pt e pesquise benfica.
2 - As antecipações de receitas a que alude mais uma vez o Antonioli, não estão referidas nos comentários do auditor (KPMG), pelo que ou o Antonioli está errado, ou o auditor está a fazer um mau trabalho. O que há é contratos cuja receita é apresentada como garantia para contrair empréstimos.
3 - A única "antecipação" existente, e que acaba por não ser antecipação, são os contratos de naming que foram entregues em dação à banca em contrapartida de parte da dívida do estádio.
4 - O Benfica clube fica com 25% da quotização, e o resto é da SAD, só a título comparativo, as camisolas engraçadas ficam com 5%.
5 - Conforme já referi as receitas do naming já foram entregues, e os alugueres dos espaços comerciais do estádio são da Benfica Estádio (passarão a ser da SAD no futuro).
6 - Quanto à Adidas e TBZ, não tenho a certeza, mas o que ouvi é que a Adidas seria para a SAD e a TBZ para o clube.

A situação não é boa, estamos melhor, e temos que continuar a apertar o cinto pois temos que construir e pagar o Edifício Sede, e só depois é que teremos um Museu e um Centro de Empresas (o que contribuirá para aumentar as receitas).

Se estamos a antecipar receitas poderemos ver no próximo ano. Alguns users dizem, já há uns anos, que estamos a antecipar receitas, todos os anos elas aumentam, se no próximo ano chegarmos aos 100M€, então deve haver ali algum poço de petróleo e ninguem nos disse.

Abraço

João

PS: nenhuma SAD/clube tem situação liquida positiva, tirando talvez o Braga.

Deixem falar quem sabe e não comecem com especulações!

algarvio

persus

SAD, vais a www.cmvm.pt no quadro de pesquisa pequeno (Nome da Entidade) inseres benfica e pesquisas.

Só vais ter uma entidade, e acedes a "Prestação de Contas" e depois "Contas Anuais" e tens lá de momento apenas 2003/04 e 2004/05.

Daqui a uns dias já deveremos ter 2005/06.

Contas globais penso que nunca tivemos, desde que evoluimos para Clube/SAD/Empresas. A primeira apresentação global foi este ano em Fevereiro/Março. Não sei se é possível e onde conseguiremos obter os restantes dados, porque SAD aparece na CMVM e estará disponível aos Accionistas e do clube estará para os sócios, mas fica a faltar SGPS, Estádio, Comercial e Multimédia. Se o souberes envia-me por favor uma PM.

Um exercicio engraçado é ler um livrinho que A Bola e a Deloitte publicam anualmente sobre as finanças do Futebol Profissional, e que tem vindo a ser mais completo de ano para ano.

Abraço

João