Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Mestre

Boas,

acho que tens alguma razão no que argumentas no entanto a análise que fazes ao Ronald Koeman peca por parcial. Especialmente porque serve para o comparar ao FS.

Koeman foi de facto um grande jogador, tive o prazer de ver bastantes jogos dele e alcançou grandes resultados. O mesmo aconteceu a dezenas de jogadores por essa europa fora o que me faz lembrar a  máxima "um bom jogador não é obrigatóriamente um bom trenador". Até porque fora da Holanda quantos titulos ganhou o Koeman???

Por outro lado, ao dizeres que o Koeman nao queria o Beto lembrei-me assim de repente de 2 jogos: Sporting-Benfica e MU-Benfica. Lembras-te do lateral direito / médio direito do 11 titular?
Estranho para um jogador que não era "querido" pelo treinador.

E desculpa mas nao acredito que os reforços de inverno da epoca passada tenham vindo todos pela mão do Veiga, o Koeman colocou o Moretto a titular mal ele entrou e o Manduca teve mais oportunidades para se afirmar.

Jogadores "grelhados", como disseste. Mais uma vez em Alvalade vi o Carlitos ser "grelhado vivo" e a partir daí nunca mais ter uma oportunidade no Benfica. Já sei que sao jogadores diferentes, o Kikin tem créditos firmados (num campeonato da treta, mas pronto) mas todos os treinadores têm jogadores que gostam mais e outros que gostam menos.

Basta lembrar o tempo que o Leo demorou a afirmar-se porque o Koeman teimava em ter o R.Rocha a jogar como defesa esquerdo.

Quanto à parte do prestigio acho curioso referires isso, quando o Scolari dá uma entrevista toda a gente levanta a voz. Eu acho que se querem ouvir falar o Koeman tudo bem, mas acredita que por mais prestigio que tenha se estiver a treinar o AZ Alkmaar ou o Vitoria de Setubal, não tem tanta exposição. O Koeman tem prestigio mas o Benfica tem projecção (o Trapa também fez entrevistas dessas).

Quanto à gestão do plantel e às lesões que assolaram a equipa, mais uma teoria de incompetência que é posta em causa. Este ano há lesoes pede-se a cabeça do FS e do departamento médico, o ano passado houve lesões e não vi tanta sede de sangue como actualmente.

Há quem deteste o FS, há que goste, há que o tolere (que é o meu caso), agora beatificar treinadores por passagens efémeras no Benfica é algo que me faz muita confusão. O Benfica já existia antes do Koeman e vai continuar depois do Koeman (o mesmo digo para o Camacho).

Entre mudar a meio da epoca ou continuar como estamos, dou o benficio da duvida ao FS, no final da epoca logo se ve.

Saudações

VALEBEM

Análise muitíssimo parcial do Monteirex...
Nem o Koeman é assim tão bom (longe disso), nem o Fernando Santos é assim tão mau (longe disso)...
O problema do Koeman é, com uma equipa de tostões, ter perdido pontos em casa com equipas de tostõezinhos (derrota com Gil Vicente, empates com Naval, Marítimo e Belenenses, etc...), sem contar com os pontos perdidos fora de casa...
Não poderia criticar o Koeman por perder com o Liverpool, mas tenho que criticá-lo por ficar em 3º na Liga, e ter perdido muitos pontos com equipas facas...

PS: O campeonato holandês é o que sabemos... O Benfica actual seria campeão na Holanda, a brincar... Do modo como as equipas jogam...

Monteirex

Citação de: VALEBEM em 26 de Dezembro de 2006, 11:42
Nem o Koeman é assim tão bom (longe disso), nem o Fernando Santos é assim tão mau (longe disso)...
O problema do Koeman é, com uma equipa de tostões, ter perdido pontos em casa com equipas de tostõezinhos (derrota com Gil Vicente, empates com Naval, Marítimo e Belenenses, etc...), sem contar com os pontos perdidos fora de casa...
Não poderia criticar o Koeman por perder com o Liverpool, mas tenho que criticá-lo por ficar em 3º na Liga, e ter perdido muitos pontos com equipas facas...

PS: O campeonato holandês é o que sabemos... O Benfica actual seria campeão na Holanda, a brincar... Do modo como as equipas jogam...

Caro Valebem,

Concordamos em discordar.
Olha...para o ano logo vemos onde estará um e o outro. Cheira-me que FS estará a procurar clube na Grécia e Koeman novamente num grande da Europa. A ver se me engano.
Quanto ao campeonato holandês, acho que tens razão...desde que não fossemos treinados por alguém da estirpe do Santinho.....

Saudações benfiquistas

xico_da_bezana

Monteirex, dizeres que no fcp era só chegar e facturar e falar deste PSV como um feito dá-me a certeza absoluta que não viste nenhum jogo de Ajax e Feyenoord este ano.

É que se vires chegas à conclusão de que o Marco Ferreira era a estrela da equipa ;)

Saudações Benfiquistas

Mestre

Citação de: xico_da_bezana em 26 de Dezembro de 2006, 13:03
Monteirex, dizeres que no fcp era só chegar e facturar e falar deste PSV como um feito dá-me a certeza absoluta que não viste nenhum jogo de Ajax e Feyenoord este ano.

É que se vires chegas à conclusão de que o Marco Ferreira era a estrela da equipa ;)

Saudações Benfiquistas

A sério?? Vendemos o Marco Ferreira para lá então.  :)

slbfuckfcp

Raramente concordo com o Monteirex..........mas uma coisa é certa.......o F Santos não é nem nunca será treinador para um BENFICA campeão, nem de estaleca europeia..

Mestre

Citação de: slbfuckfcp em 26 de Dezembro de 2006, 15:28
Raramente concordo com o Monteirex..........mas uma coisa é certa.......o F Santos não é nem nunca será treinador para um BENFICA campeão, nem de estaleca europeia..

É uma palavra muito forte. Só o burro é que nunca deixará de o ser...

slbfuckfcp

Citação de: Mestre em 26 de Dezembro de 2006, 15:34

... pois...é a minha aposta e não sou a maya........ este ano a nível europeu só perdemos por causa de medo, desse conformismo... tipicamente portugues de deixar o apuramento para o último jogo, estar dependente de terceiros... e com o campeonato vai ser a mesma coisa...

... será mais um... e os burros tiram as palas... mudam... inovam... até já andam de sapatilhas no reclame do pingo doce... agora o F Santos falta-lhe MUITO para ser o treinador que precisamos.

Mestre

Citação de: slbfuckfcp em 26 de Dezembro de 2006, 15:39

... pois...é a minha aposta e não sou a maya........ este ano a nível europeu só perdemos por causa de medo, desse conformismo... tipicamente portugues de deixar o apuramento para o último jogo, estar dependente de terceiros... e com o campeonato vai ser a mesma coisa...

... será mais um... e os burros tiram as palas... mudam... inovam... até já andam de sapatilhas no reclame do pingo doce... agora o F Santos falta-lhe MUITO para ser o treinador que precisamos.

Engraçado, o ano passado apurámos em que jornada? Na volta o vicio não é puramente português...
Quanto a perdermos por causa do conformismo, são visões diferentes. O ano passado fomos longe e tivemos 2 jogos de conformismo (MU e Villareal), este ano tivemos jogos bons e jogos maus, mas quando se joga mal é normal perder, ou os adversários não contam?

Quanto à tua aposta, eu aposto que fazemos mais pontos que o ano passado, mas vamos esperar par aver.

slbfuckfcp

Citação de: Mestre em 26 de Dezembro de 2006, 15:43
Citação de: slbfuckfcp em 26 de Dezembro de 2006, 15:39

Engraçado, o ano passado apurámos em que jornada? Na volta o vicio não é puramente português...
Quanto a perdermos por causa do conformismo, são visões diferentes. O ano passado fomos longe e tivemos 2 jogos de conformismo (MU e Villareal), este ano tivemos jogos bons e jogos maus, mas quando se joga mal é normal perder, ou os adversários não contam?

Quanto à tua aposta, eu aposto que fazemos mais pontos que o ano passado, mas vamos esperar par aver.

.. não nos iludamos com a vitória com o Beleneses... por exemplo...

Fora temos péssimas prestações... Primeiras partes pau-pérrimas... Se o Simão sair... enfim...

Eu não gosto do Veiga mas acho que ele ainda aguentava aquele balneário... agora quero ver quanto tiver a transbordar... normalmente é depois das férias de Natal, muito brasileiro, comunicação social... bahhhhhhhhh

diogo32

Citação de: Monteirex em 26 de Dezembro de 2006, 12:02
Citação de: VALEBEM em 26 de Dezembro de 2006, 11:42

Caro Valebem,

Concordamos em discordar.
Olha...para o ano logo vemos onde estará um e o outro. Cheira-me que FS estará a procurar clube na Grécia e Koeman novamente num grande da Europa. A ver se me engano.
Quanto ao campeonato holandês, acho que tens razão...desde que não fossemos treinados por alguém da estirpe do Santinho.....

Saudações benfiquistas

nao necessariamente pelo que um e outro fizeram enquanto treinadores..

xico_da_bezana

Citação de: Mestre em 26 de Dezembro de 2006, 15:01
Citação de: xico_da_bezana em 26 de Dezembro de 2006, 13:03

Saudações Benfiquistas

A sério?? Vendemos o Marco Ferreira para lá então.  :)

A brincar a brincar era bom para as três partes :)

Saudações Benfiquistas

pteixeira

Boas Festas para ti também Monteirex.

Não é fixação, nada disso. Haveres profissionais impedem-me de participar mais assiduamente como anteriormente acontecia (estou de férias, actualmente). Pela data de abertura do tópico, bem vês que há muito mais tempo podia ter participado. No entanto, perante incongruências e incoerências (nenhuma explicação que deste, parte do pressuposto de imparcialidade - o preto nas mãos do Sr. Koeman será sempre "ouro sobre azul"), jamais me permitiria ler... e não escrever.

Li atentamente os posts do Mestre e do Valebem e concordo na íntegra. Tens a manifesta tendência (lá vou eu repeti-lo, mas é verdade, muito devido à tua idolatria ao Holandês), de ignorar ou minimizar tudo o que de mau fez o Sr. Koeman. Empolas o que é bom e reduzes à insignificância erros do tamanho do mundo. Já sei, os 16 milhões de euros. Palmas, palmas, palmas. Pronto, já me manifestei. Aliás... neste ponto, posso dizer-te que já me manifestei n vezes. Parabéns ao Sr. Koeman pela campanha europeia e pela vitória na Supertaça. Pena é que não tivesse deixado o treinador seguinte nas mesmas circunstâncias de modo a que "a saga" continuasse. Mal-educado!

Então onde estão as vitórias contra as equipas dos tostões? Por um qualquer acaso pensas que ao transcreveres uma frase como: "COM UMA EQUIPA DE TOSTÕES me exigirem que ganhe às equipas de milhões", não te vão confrontar com as evitáveis derrotas e empates contra equipas de tostões (Gil Vicente, Naval, Paços de Ferreira, Braga, Académica, Nacional, Guimarães, Leiria, Marítimo, etc, etc, etc)? São estas as equipas dos milhões, Monteirex? Cair tantas vezes (fora e em casa) perante equipas de tostões é sinónimo de bom trabalho? Vais utilizar o argumento de que uma equipa não pode ser campeã vencendo sempre, vais dizer, provavelmente, que havia desconhecimento do futebol português (irra que esta gente leva tempo a compreender), vais dizer que elas (equipas) jogam o jogo da sua vida contra nós (pena que não hajam motivadores, do nosso lado, para os avisar que o dinheirinho que nós lhes pagamos também se deve reflectir contra as equipas dos 2 ou 3 mil associados) ou vais dizer que... ?

Estes, não teríamos a obrigação de ganhar? Pois, os árbitros. Em último caso, temos sempre este argumento. Até pode ter funcionado em muitos casos, mas o Sr. Koeman não se desculpou com este argumento... Já sei, ele pode falar mal da sua equipa (Espanha), mas fica deveras constrangido em falar de arbitragens em Portugal...

Comenta as entrevistas não autorizadas do Sr. Koeman à imprensa espanhola (criticando o grupo de trabalho que ele próprio dirigia). Luisão disse, quando confrontado com estas palavras após um jogo, que preferia defender o grupo. Sintomático dos jogadores que não se importam com a estabilidade da equipa, não? Essa "desculpa" da notoriedade e da "inevitabilidade" de dar entrevistas por se ser famoso só é aceite por aqueles que muito não querem ver (ou muito querem desculpar). Incrivelmente, consegues não distinguir o alcance e as repercussões das palavras de Koeman (em Espanha) na equipa de futebol, mas consegues associar inveja a quem tem 5 alqueires bem medidos para compreender que o resultado de tais comentários teve efeito (negativo) imediato no grupo de trabalho. Duvidas? Luisão, Luisão, Luisão. O tal que dava um bom capitão!

Comenta estes péssimos resultados internos, comenta a substituição do Quim pelo Moretto (passados três treinos – ou não importa para nada o factor motivacional de toda a equipa, sim, toda a equipa?). Será que foi uma forma de motivar o Quim ou um exemplo a receber por toda a equipa de trabalho? Por que motivo não falaste clara e abertamente do caso Quim? Interessante a forma como te esquivaste ao meu exemplo do Quim, não? Poderia colocar em "cheque" a questão de "não conheceres nenhum outro treinador que tivesse queimado um jogador"? Ou pensas que é exemplo a seguir? Incoerências, meu caro!

O Quim já não estava lesionado, o Quim não sofria golos há algum tempo, o Quim jogou em esforço em muitos jogos anteriores e merecia, claramente, um tratamento completamente diferente daquele que recebeu. A substituição a dar-se, não poderia ter sido feita nos moldes em que o foi. É um péssimo gestor de recursos humanos, o Sr. Koeman!

Comenta (com imparcialidade) o caso Mantorras. A quem queres atirar areia para os olhos, Monteirex? São dois pesos e duas medidas o que pretendes fazer no caso FS – Kikin e Koeman – Mantorras. A olhos vistos, Monteirex! Por isso, insurjo-me contra estas tuas incoerências descomunais. Num caso é desculpável porque o objectivo era espicaçar (ou escorraçar) o Mantorras. No outro, é reprovável porque dizer-se que o jogador está inadaptado e que tem de trabalhar mais, pode colocar em causa a motivação do jogador.

Agora a pergunta do milhão de euros: Quem defende o treinador de futebol Ronald Koeman, perante tudo o que já acima disse, pode sequer referir-se à palavra motivação? Meu caro, utilizo pouquíssimas vezes esta expressão, mas haja vergonha!

Comenta as burradas extremas de entrar para o campeonato sem um esquema de jogo definido, comenta as constantes alterações tácticas e posicionais que fizeram com que jogadores tivessem que ocupar posições descabidas (Beto a médio direito contra o Gil Vicente, por exemplo – não, não é médio interior, jogámos com Beto à direita, Nelson a médio esquerdo e Simão no meio). Com o Léo no banco, jogámos com o Nelson a defesa esquerdo e um adaptado à direita. A lesão do Nelson não é desculpa, senão ele nem a jogar estava. Sempre o disse e o tempo tem demonstrado quem tem razão. Koeman perdeu o Nelson completamente, colocando-o em posições em que não tinha o mesmo rendimento (médio esquerdo, médio direito, defesa esquerdo – não, o Nelson jogava, por norma, à direita no Boavista). Ganhámos na defesa o Alcides (que nem um cruzamento sabe fazer) e perdemos um jogador que tem tudo para ser um dos melhores da Europa na sua posição original.

Comenta as circunstâncias em que nos apurámos o ano passado para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Empatámos dois jogos fora e perdemos em Inglaterra. Perdemos um em casa e vencemos os restantes dois. Este ano, fizemos um ponto a menos e querem fazer um bicho-de-sete-cabeças em relação à nossa eliminação? O ano passado, o Manchester estava uma lástima (só empates e derrotas fora), considero o Celtic mais forte que o Vilarreal e, para não deixar cair em esquecimento, o Lille não fez um décimo do que os Dinamarqueses este ano fizeram no seu reduto. Passámos! Hurra! Este ano não conseguimos, mas a culpa também foi dos outros que mais pontos fizeram. Por que não ver este conjunto de factos?

Para que não restem dúvidas, este meu post não vai no sentido de defender Fernando Santos. O trabalho dele continuará a ser comentado e julgado enquanto for treinador do Benfica e as minhas opiniões sobre este treinador já estão expressas desde o início da época, para quem as quiser consultar.

Como bem disseste Monteirex, a verdade mata! Efectivamente, é pela boca (neste caso, pela escrita) que o "peixe morre". Goste-se ou não, quando se abre um tópico sujeitamo-nos a que, quem nele entre, leia o que lá foi escrito e contraponha o que lhe parece mal.

Em praticamente todos os parágrafos que escreves existe uma realidade contraditória e, enquanto cá estiver, jamais deixarei passar uma meia verdade. O que o Sr. Koeman fizer lá no seu país ou noutro qualquer, é-me completamente indiferente. Continuarei apenas a cingir-me ao que ele fez no meu Benfica. Não sei se sabes, mas o Artur Jorge, antes de cá vir, também era o "Rei". Serviu-nos de muito...

Perante tudo isto, deixa-me adivinhar, vais dizer, como argumento final: "concordamos em discordar". Pois...

CorDeSang2

O que eu tinha a dizer em relação à parcialidade na análise 'ou sorte ou azelhice' do Koeman ficou explicito e bem explícito no meu último post. Vai ler quem quer. De resto, vamos andar aqui no mesmo: os pro-Koeman (como eu) a sublinhar os aspectos positivos, e os anti-Koeman a sublinhar os negativos.

O que eu aqui repito de outros tópicos, e acho absolutamente extraordinário, é o grau de raiva a roçar o ódio e o ressabiamento que o Ronald Koeman conseguiu despertar em tantos e tantos Benfiquistas, depois de uma época que não foi perfeita, mas em que mesmo assim conseguimos ganhar uma supertaça e lembrar o grande nome do Sport Lisboa e Benfica nos mais exigentes palcos europeus.

Continuo a não encontrar explicação para este facto. Mas o excelente post do Monteirex, que não é menos parcial do que a maioria dos posts dos que o criticam, contém algumas pistas.

CitaçãoValentim Loureiro tem razão NUMA coisa que diz: Portugal é, de facto, um País rico em invejosos. Basta ler Camões ou Pessoa para o ver preto no branco. Na Luz tivemos mais um exemplo disso, de que alguns aqui no fórum fizeram eco. Koeman não podia dar uma entrevista a um jornal estrangeiro que havia logo aqui rangimento de dentes.

O facto é simples, meus amigos: Há pessoas que têm prestígio e outras que gostavam de o ter

Será isto, no fundo? Será a inveja?  ??? Será a raivinha de ele não pertencer 'ao nosso mundo'? De não precisar da nossa opinião para ser considerado e admirado na Europa?

Acho que nunca vamos saber porque nunca ninguém anti-Koeman vai ser honesto sobre este assunto. O 'clube' que se formou aqui nos fóruns parece uma espécie de irmandade secreta com valores que todos conhecem mas de que ninguém fala para fora.

O resto, empates com a Naval, suposta falta de capacidade motivadora para os jogos com os pequenos (tem-se visto no PSV), nunca vão passar de pretextos para continuar a atacar um homem que fez um trabalho digno e com alguns momentos inesquecíveis no nosso Clube.

saudações benfas

PS:

CitaçãoAté porque fora da Holanda quantos titulos ganhou o Koeman???

;D Desculpem lá, mas não resisto a esta antikoemanada.  :) O Koeman ganhou inúmeros títulos no estrangeiro enquanto jogador, ninguém disputa isso, acho eu  ::). A tua crítica tem a ver com os títulos enquanto treinador, certo?

Então faz-me um favor, ou antes, faz um favor a ti próprio, e responde à tua pergunta em dois passos -> 1) Quantas épocas fez o Koeman enquanto treinador fora da Holanda. 2)Quantos títulos ganhou nessas épocas.

A Resposta às duas perguntas é a mesma: 1 época, 1 título.   ;)

jarovaz

O koeman está na frente na holanda com 9 pontos de avanço tem merito mas conserteza que já tinha uma equipa com jogadores responsáveis.
Nós temos jogadores de jogos não te campionato esse é o problema...