Futebol Formação: Juvenis [2006-2007]

pteixeira

Nova pergunta:

Qual a participação do Sr. Carraça no dia-a-dia dos escalões de formação? Costuma aparecer nos treinos? Vê jogos? Participa inclusive na prospecção de novos talentos? Apenas limita-se a trabalho de escritório?

andre_04_SLB

Citação de: pteixeira em 30 de Dezembro de 2006, 21:02
Nova pergunta:

Qual a participação do Sr. Carraça no dia-a-dia dos escalões de formação? Costuma aparecer nos treinos? Vê jogos? Participa inclusive na prospecção de novos talentos? Apenas limita-se a trabalho de escritório?

O Sr. António Carraça tem efectuado um grande trabalho na área de formação. Ele é o gestor, e é o orgão máximo do futebol de formação do Benfica. Se estiver em erro que me corrigam, o Sr. Carraça tem estado em todos os jogos realizados no Caixa Futebol Campus, e já por duas vezes o vi assistir a partidas do Benfica na Academia de Alcochete. Uma esta época e outra na temporada passada.

Em relação à prospecção, toda essa àrea está entregue ao Bruno Maruta. É ele o responsável por essa secção. No entanto, penso que o Sr. Carraça é o responsável pela contratação de alguns estrangeiros como o Kaz Patafta, Dalibor Stojanovic, Gregor Balazic e Milan Jeremic.

Como qualquer gestor, se ele conseguir motivar todos os profissionais para um objectivo comum, terá logo à partida metade do trabalho feito (como pelo que nos apercebemos as pessoas da formação para além de motivados são trabalhadores dedicados e incansáveis, o trabalho dele está quase feito).  Se a isso juntármos ideias inovadores, novos métodos de trabalho, profissionalização de todo o sector, etc, penso que o trabalho tem sido absolutamente soberbo.

Cumprimentos

pteixeira

Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Dezembro de 2006, 21:17
Nova pergunta:

O Sr. António Carraça tem efectuado um grande trabalho na área de formação. Ele é o gestor, e é o orgão máximo do futebol de formação do Benfica. Se estiver em erro que me corrigam, o Sr. Carraça tem estado em todos os jogos realizados no Caixa Futebol Campus, e já por duas vezes o vi assistir a partidas do Benfica na Academia de Alcochete. Uma esta época e outra na temporada passada.

Em relação à prospecção, toda essa àrea está entregue ao Bruno Maruta. É ele o responsável por essa secção. No entanto, penso que o Sr. Carraça é o responsável pela contratação de alguns estrangeiros como o Kaz Patafta, Dalibor Stojanovic, Gregor Balazic e Milan Jeremic.

Como qualquer gestor, se ele conseguir motivar todos os profissionais para um objectivo comum, terá logo à partida metade do trabalho feito (como pelo que nos apercebemos as pessoas da formação para além de motivados são trabalhadores dedicados e incansáveis, o trabalho dele está quase feito).  Se a isso juntármos ideias inovadores, novos métodos de trabalho, profissionalização de todo o sector, etc, penso que o trabalho tem sido absolutamente soberbo.

Cumprimentos

Daí Luís Filipe Vieira nem equacionar retirá-lo da formação para assumir outros cargos, assim suponho.

Conscientemente, esses jogadores (sobretudo os que vieram de outros países) são efectivas mais-valias? Terá mesmo valido a pena trazer jogadores que, de futuro (se bem que nestas idades o futuro é muito mais incerto) possam ser apenas mais uns a rodar pelas divisões inferiores do nosso futebol?

O nosso trabalho interno está assim tão esgotado (pelo facto do Sporting comandar a prospecção internamente, suponho) de modo a que tenhamos que investir no produto externo (com maiores custos)?

VanBasten

Quanto aos estrangeiros, confirmo o que o André disse...de facto, uma das primeiras coisas que o Carraça fez, quando chegou ao Benfica, foi ter ido buscar o Jeremic ao Estrela Vermelha de Belgrado, salvo erro, o sérvio tinha 15 anos. Depois seguiram-se Balazic e Stojanovic, com Brezovacki pelo meio, ainda que este tenha chegado ao Benfica para prestar provas e não como contratação efectiva...tipo, treinou, agradou e ficou. Penso que os outros foram contatados de imediato aos seus clubes...pelo menos o Jeremic foi.
Quanto a serem mais-valias...Jeremic é provavelmente, neste momento, o jogador mais em destaque nos juniores, Balazic é visto como um jogador a ter em conta no futuro, por possuir caracteristicas importantes, para quem actua na zona defensiva...Stojanovic e Patafta, parece ainda não terem confirmado as suas potencialidades, embora tenham qualidade.

Jack Bauer

Aproveitando o blog deixado pelo tigerwoods, estive a ler as noticias existentes e os comentarios às mesmas...Depois do clube d mercado abastecedor ter empatado a 1 com o pasteleira (Boavista) em juvenis, aparecrem alguns comentarios "giros"...então cá vai...

"nick - rasta

Boa noite!

Sou director de um clube de Gaia e Portista desde sempre, mas não posso deixar de expressar a minha revolta pelo que (não) vejo o nosso clube fazer pela formação. Muito se falou no projecto "Visão 611" mas o que me parece é que continua tudo na mesma, pelo menos naquilo que, a meu ver, sempre foi o ponto fraco da nossa formação: a prospecção.

E posso falar da minha realidade: Ainda a época vai a meio e já foram 4 Iniciados e 1 Infantil chamados a prestar provas no Sporting e 3 Escolinhas ao Benfica, isto apenas no clube onde colaboro. Do Porto recebemos ZERO. E estes números infelizmente repetem-se por vários outros clubes da nossa região.

Ora se nem sequer na nossa região (que tem cerca de 11 mil praticantes na formação contra os 9 mil de Lisboa) conseguimos ter supremacia nem quero pensar nas restantes. Ainda para mais agora que o Benfica criou uma escola no Porto e pelo que vejo tem investido seriamente na formação.

Este post é apenas um desabafo até porque tenho noção de que não serve de nada. A verdade é que tenho pena que o nosso clube não se empenhe a fundo naquilo que é o mais importante e também o mais apaixonante no futebol."

e ainda outra...-->
"
Drago said...
A diferença entre o Benfica e o FC Porto, em que no Benfica o Carraça teve poder total de correr com as "maçãs podres", no FC Porto há um bonito projecto no papel, que não tem apoio da administração da SAD, nem dão poderes a quem pode correr com as nossas "maçãs podres". Se há clube que vai rivalizar a nível de formação com o Sporting a breve trecho...não é, infelizmente, o FC Porto...mas as galinhas da 2ª circular. A nossa SAD gosta mais da América do Sul... "

Tirando o que este ultimo Ogre nos chamou, o resto é interessante... ;D

Este ano em Juvenis parece que eles não têm uma equipa assim tão boa...vamos ver s ha reforços...

Saudações

E PLURIBUS UNUM

andre_04_SLB

Citação de: pteixeira em 30 de Dezembro de 2006, 21:26
Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Dezembro de 2006, 21:17
Nova pergunta:

Cumprimentos

Daí Luís Filipe Vieira nem equacionar retirá-lo da formação para assumir outros cargos, assim suponho.

Conscientemente, esses jogadores (sobretudo os que vieram de outros países) são efectivas mais-valias? Terá mesmo valido a pena trazer jogadores que, de futuro (se bem que nestas idades o futuro é muito mais incerto) possam ser apenas mais uns a rodar pelas divisões inferiores do nosso futebol?

O nosso trabalho interno está assim tão esgotado (pelo facto do Sporting comandar a prospecção internamente, suponho) de modo a que tenhamos que investir no produto externo (com maioires custos)?

Os jogadores estrangeiros contratados são mais valias em qualquer equipa. Temos o caso do Milan Jeremic que é o maior talento desta equipa de Juniores. Bem, não diria o maior talento mas é com certeza o jogador mais consistente e produtivo da equipa. Outro jogador importante, é o Gregor Balazic. Ao lado do Miguel Víctor, constituem a dupla defensiva mais forte do campeonato nacional. Temos o Dalibo Stojanovic, que é um jogador bastante utilizado nos Juniores, mas que na minha opinião deveria jogar em posições mais interiores pois iria explanar melhor as suas características e qualidades. O Patafta ainda não mostrou as suas qualidades.Temos ainda o João Alberto que ainda não jogou devido a problemas com a sua inscrição.

Nos Juvenis temos o Daude Machude que esteve com um pé no Manchester United. Devido a problemas burocráticos não conseguiu ficar em Inglaterra, e em principio já deve jogar em Janeiro. Tumani é outro jogador que foi recentemente contratado, é um senegalês explosivo que apesar de não ser nenhum fora de série, é uma mais valia.

Penso que é unânime, que o melhor jogador dos Juniores é o Milan Jeremic. Em termos de talento, prefiro referir um André Carvalhas, Miguel Rosa, Romeu Ribeiro ou Miguel Víctor pois são jogadores um ano mais novos que o sérvio. De todos os outros estrangeiros, são jogadores influentes e que fazem parte da estrutura base das equipas.

Em relação à prospecção. Antigamente o Sporting dominava claramente e todos os bons valores seguiam viagem para a Academia. Hoje em dia o Benfica pode orgulhar-se de já ter ultrapassado o Sporting na prospecção e de ter muito mais capacidade para atrair um jogador do que tinha há 3/4 anos atrás. Na equipa de Juvenis, esta temporada foram contratados jogadores como o Diogo Freire, Pedro Eugénio, Ricardo Caetano, Abel Pereira, Vítor Pacheco, Rui Ferreira, todos eles internacionais por Portugal e que o Benfica conseguiu trazer para o Seixal.

O Sporting interessou-se pela maioria deles, mas o Benfica é muito mais actrativo. Nesse aspecto já estamos na liderança.

Pegando nas palavras do técnico Luis Nascimento, "este projecto tem pernas para andar" e muito brevemente o Benfica vai ser líder em todos os escalões de formação em Portugal.

Cumprimentos

BigSLB

Já li por ai que o Benfica não vai renovar o contrato do Carraça que acaba no final desta época. Tens alguma informação André?

andre_04_SLB

Citação de: BigSLB em 30 de Dezembro de 2006, 21:54
Já li por ai que o Benfica não vai renovar o contrato do Carraça que acaba no final desta época. Tens alguma informação André?

Isso foi do SPortugal não foi? Não acredito.

BigSLB

Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Dezembro de 2006, 21:57

Acho que a ultima vez que li foi, mas tenho ideia de já ter visto isso escrito há mais tempo noutro lado qualquer, onde é que foi já não me lembro.

Também me custa a acreditar que o responsável principal pelo boom que a formação está a ter saia. Era igual a dizer que não queriamos ter pessoas que apresentem resultados a trabalhar no Benfica.

pteixeira

Só tenho a agradecer a vossa disponibilidade para me elucidar.

fmb

naoa credito minimamente que o carraça nao continue!!!

o presidente ja o elegeu muitas vezes como importantissimo na sua estrutura!!

johncleese

Eu, pelo contrário, penso que o Gregor é neste momento o jogador mais preparado para ir aos Seniores. Nos jogos que acompanhei, vi um jogador que não cometeu uma unica falha a nivel posicional. No jogo aéreo é realmente muito forte, e ao nivel do passe, curto ou longo, tem um indice de aproveitamento muito bom.
O Milan é um jogador de grande qualidade também, que deve na proxima epoca integrar o plantel Senior, mas que tem ainda algumas falhas a 2 niveis: na finalização, e no momento em que deve soltar a bola. De resto, na velocidade, na forma como foge para as linhas laterais, no um para um, nas bolas divididas, é um fora de serie.

andre_04_SLB

Citação de: johncleese em 31 de Dezembro de 2006, 13:21
Eu, pelo contrário, penso que o Gregor é neste momento o jogador mais preparado para ir aos Seniores. Nos jogos que acompanhei, vi um jogador que não cometeu uma unica falha a nivel posicional. No jogo aéreo é realmente muito forte, e ao nivel do passe, curto ou longo, tem um indice de aproveitamento muito bom.
O Milan é um jogador de grande qualidade também, que deve na proxima epoca integrar o plantel Senior, mas que tem ainda algumas falhas a 2 niveis: na finalização, e no momento em que deve soltar a bola. De resto, na velocidade, na forma como foge para as linhas laterais, no um para um, nas bolas divididas, é um fora de serie.

Não concordo com o Gregor. É um jogador muito bom sem dúvida, mas penso que rende muito mais como trinco pois aproveita muito melhor a qualidade de passe que tem. É um jogador forte no desarme, mas que por vezes se perde um pouco a nível posicional. Fiquei bastante agradado com a última exibição do Nuno Ferreira e penso que poderá estar encontrada uma boa alternativa ao Gregor e quem sabe se não será a dupla Nuno Ferreira/Miguel Víctor a jogar em algumas partidas.

Sem dúvida que o Gregor é bom jogador, mas rende mais como trinco. Não pode actuar nessa posição pois o Romeu Ribeiro está numa forma fantástica.

Cumprimentos

VitorPaneira7

Espero que isso do Carraça não seja verdade ele tem feito um excelente trabalho.Por acaso não sabia que o Jeremic tinha vindo do Estrela Vermelha, uma das melhores escolas de formação que o futebol possuí e que lançou e descobriu jogadores como Savicevic, Mihaljovic, Jugovic, e agora jogadores como Vidic e Zigic, o que demonstra o excelente trabalho do António Carraça.

Kumbayala

Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Dezembro de 2006, 21:57

É provável que o Sportugal tenha informações de 1ªpessoa, uma vez que o Carraça é coloborador dess "jornal online".