Atletismo Internacional

pedr0

ontem o michael norman correu os 400 em 43.45s (4* mais rapido de sempre), ryan crouser lançou 22.73 e 22.74 (6*melhor de sempre e melhor marca desde 1990).
um rapaz algo desconhecido, divine oduduru correu ontem as WL de 100 e 200 em 9.94s e 19.74s, batendo o record nigeriano do obikwelo nos 200

grande inicio de epoca !!

TeamRocket37

Citação de: pedr0 em 21 de Abril de 2019, 12:34
ontem o michael norman correu os 400 em 43.45s (4* mais rapido de sempre), ryan crouser lançou 22.73 e 22.74 (6*melhor de sempre e melhor marca desde 1990).
um rapaz algo desconhecido, divine oduduru correu ontem as WL de 100 e 200 em 9.94s e 19.74s, batendo o record nigeriano do obikwelo nos 200

grande inicio de epoca !!

Vamos ter uns mundiais de Doha do outro mundo este ano...

pedr0

shaunae miller abriu a epoca com 49.05s! a apenas 0.07s do seu RP (ela é a 10* mais rapida de sempre)

abertura de epoca de verao sensacional!

Flavius

Caster Semenya acusa o IAAF de discriminação

É uma das grandes polémicas no mundo do Atletismo. Caster Semenya avançou com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) contra a Federação Mundial de Atletismo (IAAF).

Em causa estão as novas regras que a IAAF introduziu no início deste mês. O organismo que governa o Atletismo determinou que as atletas femininas com diferenças no desenvolvimento sexual (por norma nascem com testículos não visíveis) estão obrigadas a tomar suplementos para baixar os níveis de testosterona.

Caster Semenya acusa a IAAF de discriminação e pede para que a regra seja revertida. No entanto, Seb Coe, presidente da Federação Mundial de Atletismo, alega estar a tentar proteger a competição feminina, refutando qualquer ideia de discriminação.

Atletas como Semenya produzem testorena em níveis bastantes superiores às colegas de competição (uma atleta produz no máximo 1,79 nmol/L, enquanto o nível mínimo da sul-africana é de 7,7nmol/L), o que lhes permite um desenvolvimento muscular muito parecido a um homem.

A atleta fala que o tratamento é «eticamente errado e coloca a vida em risco, bem como ataca os direitos das mulheres que nascem e são educadas como tal, ainda que o corpo se desenvolva de forma diferente».

O caso vai a julgamento esta quarta-feira, com o TAD pressionado para tomar uma decisão o mais rapidamente possível. Caso sejam confirmadas as novas regras, prevê-se que Semenya fique cerca de sete segundos mais lenta.


Flavius

Vitória e recorde para Semenya, depois da derrota nos tribunais

Caster Semenya conquistou esta sexta-feira a 30.ª vitória consecutiva da carreira ao terminar em primeiro a prova de 800 metros na abertura da Liga Diamante, em Doha. A atleta sul-africana bateu o recorde do meeting (1 min,54 seg, 98), superando a concorrência de Francine Niyonsaba, do Burundi, e Ajee Wilson, dos Estados Unidos.

Uma vitória que surge dois dias depois de ter perdido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a ação contra a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) depois do organismo ter regulamentado o uso de suplementos por parte de atletas femininas com hiperandrogenia (diferenças no desenvolvimento sexual) para baixar os níveis de testosterona.

«Isto é inspirar o mundo. É mais que um jogo, mais que um desporto. Isto é sobre dignidade e orgulho humano. As pessoas estão contra mim, mas eu não estou contra ninguém», disse após a corrida.

Foi uma das últimas oportunidades para correr antes da entrada em vigor da nova Lei da IAAF e de iniciar os tratamentos para baixar os níveis de testosterona. «Não interessa como vou correr, interessa é que vou continuar a correr», atirou já em declarações à BBC, sublinhando que a derrota nos tribunais não a afastará da competição:

- Deus deu-me a vida e será Ele a tirá-la. Deu-me uma carreira e será Ele a terminá-la. Nenhum homem ou humano pode impedir-me de correr. Como posso retirar-me aos 28 anos? Ainda sou jovem, tenho energia. Ainda tenho 10 ou mais anos no atletismo.

Flavius

Não percebo como é que a Caster Semenya ainda pode correr


Flavius

Caster Semenya pode participar em provas masculinas se não baixar níveis de testosterona

Caster Semenya vai poder competir em provas masculinas se não baixar os níveis de testosterona como mandam as regras da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para atletas com "diferenças de desenvolvimento sexual (DSD).

A atleta sul-africana perdeu recentemente o recurso que interpôs contra este regulamento e está obrigada a tomar medicação se quiser participar sem restrições em provas femininas. Caso não o faça, não pode participar em competições internacionais de distâncias entre os 400 metros e uma milha.

Ao contrário, caso não baixe os níveis de testosterona, Semenya poderá participar livremente em qualquer prova masculina de atletismo.




Flavius

CASTER SEMENYA PODE COMPETIR SEM RESTRIÇÕES EM FEMININOS

A atleta sul-africana Caster Semenya poderá voltar a competir provisoriamente sem qualquer restrição na categoria feminina depois de o Supremo Tribunal Suíço ter suspendido uma regra da Federação Internacional de atletismo, que regulava os níveis de testosterona através de medicamentos.

A 1 de maio, o TRibunal Arbitral do Desporto tinha recusado o processo de Semenya contra a regra que força os atletas hiperandrogénicos a tomar medicamentos para reduzir os níveis de testosterona. O apelo para o Supremo deu-lhe razão.

Esta suspensão é provisória enquanto o seu recurso é analisado. «Agradeço aos juízes suíços por esta decisão. Espero que, no seguimento do meu recurso, possa voltar a correr livremente», reagiu Semenya em comunicado.