Camp. Nacional de Pista-Coberta, Sáb/Dom. 10 Fev e 11 Fev. *FPAtletismo TV*

Thorondor

Citação de: hugo1904 em 12 de Fevereiro de 2024, 21:43Parabéns a todos os responsáveis pelas recuperações dos títulos nacionais de pista coberta.

Destaque natural para a vitória no feminino. Finalmente!

Trabalhar agora para que este título não tenha sido um mero acaso.



Basta mandar o pichardo para o caralho e meter o que lhe pagam, na aposta na modalidade. E os gastos sobem 0€...


jrr

Citação de: DB4700 em 12 de Fevereiro de 2024, 16:31No feminino é notório que estamos a melhorar e os reforços (Fatoumata Diallo, Claudia Bobocea e Vitória Oliveira, Ana Leite, Catarina Queirós) desta época foram decisivos. Valeram 49 dos 86 pontos conquistados em provas individuais.

A prova onde é mais fácil melhorar é nos 3.000m onde a Dulce Félix foi 4º. Tivemos um pouco de azar nos 60m barreiras, onde a Catarina Queirós tinha a melhor marca à partida e ficou em 3º (era tudo muito equilibrado à partida e na prova ficou tudo dentro do mesmo centésimo). Sinceramente dá-me asco que a Marta Pen continue a fazer parte da equipa e ser auxiliada financeiramente pelo clube mas depois nunca compete. Facilmente poderia ser das nossas atletas mais importantes.

Há que ser realista, só vencemos porque a atleta do Sporting foi desqualificada na Marcha. Caso contrário, teríamos perdido por 3-4 pontos. Há que ser minimamente realista. Ainda não estamos lá.

No Masculino não fomos perfeitos. o Gerson Baldé era suposto ter ganho o Salto em Altura e perdeu, o Mena também era equilibrado nos 60m mas tinha uma marca melhor e perdeu (por 0.01). Tivemos a sorte das lesões do Sporting os terem afectado no Peso, assim como eles tiveram sorte que o Pichardo não tivesse aparecido. Mas no final, a verdade é que eles ganharam 7 provas e nós só ganhámos 6.

Está muito equilibrado e num estado que qualquer prova pode cair para qualquer lado. Os jovens Paulo Pereira (2003), que fez os 60m pelo Maia e, Eduardo Camarate (2006) que fez a Marcha pelo Juventude Vidigalense, são os dois atletas que a nível de resultados/idade mais se destacaram. Os nossos 400m-800m deveriam ser a prioridade a nível de reforço, além do mais óbvio Triplo Salto (pese embora o Roger Iribarne nem ter estado mal). Com a mais do que esperada saída do Pichardo é essencial.

Óbvio que é óptimo ganhar. E sobretudo é óptimo ver uma Agate Sousa, um Isaac Nader, Etson Barros, Gerson Baldé, Pedro Buaró, tudo a vir da formação. No Ar Livre temos mais provas que nos favorecem. Mas na Pista Coberta isto vai continuar a ser uma cara ou coroa nos masculinos e nos femininos apesar de melhores só ganhamos se for com algum castigo. É preciso continuar a melhorar e trazer 1-2 atletas superlativos no feminino e no masculino.
Nos 800m não há muito a melhorar, há outras disciplinas muito piores, nos 800m temos os 3 melhores atletas portugueses da distância na atualidade (Isaac Nader, José Carlos Pinto e Thomas Marques de Andrade) e várias opções de reserva que em caso de terem de ser utilizados garantem no mínimo os 7 pontos e garantem luta acesa pelos 8 pontos. Simplesmente podendo utilizar-se 2 estrangeiros sem qualquer regra de ter qualquer tipo de relação com o país (ou com o clube) é normal que os clubes vão apostando em atletas de nível mundial para tentar cirurgicamente roubar preciosos pontos nas provas onde estão fracos. Tiveram que ir buscar o 3º melhor atleta mundial do ano dos 800m que é recordista mundial Júnior dos 600m. Foi uma opção que foi boa para eles pois terão ganho até 4 pontos com esse Argelino (uma vitória do Benfica nos 800m e igualmente uma hipotética vitória do Benfica nos 4x400m daria 16-14 [2 pontos de vantagem para nós em vez de 2 pontos de desvantagem]). Mas estão a ano-luz de serem melhores que nós nos 800m. O Isaac vendeu muito cara a derrota, esteve bem.

BlankFile

Muito orgulho das nossas equipas de Atletismo, parabéns por estas duas conquistas na pista coberta! Especialmente à equipa feminina que ganhou 30 anos depois da última conquista.  :slb2:  :winner:

Não precisamos de "Pichardos" para nada.