João Pereira

Messi87

João Pereira foi uma das grandes figuras do desporto nacional do ano que agora termina. Em entrevista publicada na última edição do jornal O Benfica, assume que o objetivo é continuar a fazer história no triatlo.
Que balanço faz do ano que agora termina ao nível do triatlo?

Creio que foi um ano bastante bom, a modalidade continua a ter um grande crescimento, cada vez existem mais praticantes e amantes do triatlo. Foi um ano importante para a modalidade, e para mim, pois consegui alcançar títulos europeus que me encheram de orgulho e me dão muita motivação para continuar a trabalhar e a perseguir os meus objetivos.

Pode-se dizer que 2017 foi o seu ano mais positivo na modalidade?

Foi um dos mais positivos. Alcançar o título de Campeão da Europa era um objetivo que já perseguia há algum tempo e que me enche de orgulho.

Elevou o nome de Portugal bem alto ao sagrar-se no espaço de uma semana Campeão da Europa em duas distâncias. Qual a importância destes feitos para a sua carreira?

É um feito inédito, nunca antes nenhum atleta havia conseguido acumular os dois títulos no mesmo ano. Essas conquistas são uma motivação para continuar a fazer o meu trabalho na busca de alcançar os lugares de topo junto da elite mundial.

Os dois títulos estavam nos planos ou aconteceram de modo algo inesperado?

Quando alinhamos à partida numa prova em que está presente a elite europeia ou mundial nunca podemos ter a certeza de que vamos conseguir ganhar, pois somos 60 a ambicionar o mesmo, no entanto, sempre que alinho numa competição é com a certeza de que tudo farei para o conseguir.

Houve algum treino específico para cada competição?

O meu plano é traçado no início da época, onde em conjunto com os meus treinadores selecionamos as provas que tenciono realizar ao longo desse ano. Depois dessa escolha os treinos são programados mediante as provas que prevejo vir a realizar.

Em relação aos outros atletas de renome internacional, sentiu que começaram a olhar o atleta João Pereira de um modo diferente?

Os resultados de relevo que tenho conseguido conquistar no Campeonato do Mundo e nos Jogos Olímpicos já fazem com que os outros atletas olhem para mim de um modo diferente. O título de Campeão da Europa veio reforçar ainda mais isso.

Qual acredita ter sido o segredo para as vitórias?

Muito treino diário, uma vida regrada e disciplinada, e a capacidade de acreditar nas minhas capacidades, nunca duvidando de que era capaz de tal conquista.

Qual a importância de ter ajudado o Benfica a sagrar-se Campeão da Europa de estafetas mistas?

Para mim foi muito importante ter feito parte da equipa que conseguiu sagrar o Benfica Campeão da Europa. É um título que me orgulha bastante. Era o objetivo principal da época para a nossa equipa e termos o conseguido foi muito gratificante. Foi mais um reconhecimento de que a equipa é forte, tem bons atletas e bastante potencial.

Foi 5.º classificado no Rio de Janeiro, o melhor resultado do triatlo nacional masculino em Jogos Olímpicos. Em Tóquio ambiciona chegar a uma medalha?

Gostava muito de conseguir chegar às medalhas e todos os dias trabalho arduamente com esse objetivo em mente. Diariamente treino para conseguir chegar a Tóquio na melhor forma possível e fazer melhor resultado do que no Rio 2016.

João Pereira

O que ainda podemos esperar do João Pereira neste ciclo olímpico?

Espero que bons resultados e muitas conquistas.

Que desejos tem para o novo ano?

Em 2018 espero conseguir sobressair junto da elite mundial e fazer uma boa época no Campeonato do Mundo.

Existe alguma prova específica que gostaria de vencer?

Para o próximo ano gostava de vencer uma etapa do Campeonato do Mundo.

Fecha o ano com a participação na São Silvestre de Lisboa, dia 30. Quais as expectativas para esta competição?

Gosto muito de participar na São Silvestre de Lisboa. O ambiente da prova é fantástico e todo o espírito natalício torna aquela corrida mágica. Vou para a prova com a ambição de conquistar um lugar no pódio e darei tudo para o conseguir.

Como encara estas provas de atletismo?

O atletismo não é a minha modalidade, por isso as provas não são a minha principal prioridade, no entanto, quando me proponho alinhar à partida numa competição de atletismo é sempre com o objetivo de me superar e de conseguir alcançar o melhor resultado possível.

Como é o seu dia a dia como triatleta de alta competição?

Com três modalidades bem distintas nós triatletas temos de treinar muito. Um exemplo de um dia típico de treino, nesta fase de pré-época será: acordar às 7h00 da manhã e fazer uma corrida em jejum de cerca de 15 km; tomo um bom pequeno-almoço e saio para pedalar cerca de 3 horas, por vezes com algum desnível. Chego por volta das 13h00/13h30 para almoçar e, em seguida, descansar o máximo possível. Às 17h00 fazemos treino de natação com 6/7 km e, mais ao final do dia, faço algum ginásio, alongamentos ou sauna, alternando; termino o dia com uma massagem de recuperação.

Que mensagem gostaria de deixar aos Benfiquistas nesta época festiva?

Umas boas festas para todos os Benfiquistas, que durante 2018 lutem pelos vossos objetivos e consigam alcançar muitas conquistas, tanto pessoais como profissionais

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/12/30/joao-pereira-benfica-triatlo-entrevista

TeamRocket37

2º Lugar na São Silvestre de Lisboa

Acho que está em boa forma para ajudar a equipa no CN Estrada...

Messi87

João Pereira ganhou o prémio de melhor Atleta Ano, distinção anual atribuída pela European Triathlon Union. Os outros triatletas nomeados para Atleta do Ano eram Mario Mola, de Espanha, vencedor da World Triathlon Series 2017 e Uxío Abuín Ares, também espanhol, vencedor da Taça do Mundo Weihai, mas o triatleta português acabou por levar o galardão para casa.

Depois de, em 2017, João Pereira ter sido campeão europeu na distância olímpica e na semana seguinte sagrar-se campeão europeu na distância sprint – para além de ter ganho também por equipas – o triatleta que alcançou o 5º lugar nos Jogos Olímpicos, o melhor resultado de sempre, foi distinguido com o prémio de Melhor Triatleta Europeu pela European Triathlon Union (ETU).

«Estou muito satisfeito com esta distinção. Depois de ter sido campeão europeu na distância olímpica e na distância sprint, um resultado nunca antes alcançado, este prémio vem reforçar os resultados e dar-me motivação. Tinha adversários muito fortes e deve ter sido difícil eleger o real merecedor e vencedor deste prémio.»

Fair play
Segundo o triatleta, a atribuição do prémio é feita não apenas nos resultados alcançados, mas também na persistência necessária para seguir uma carreira na alta competição. «Acho que também conta o jogo limpo com que se compete, assim como o fair play dos atletas», conclui João Pereira.

Para além de João Pereira, este ano Portugal tinha a nomeada para Prova do Ano a Taça da Europa, que decorreu no Funchal, na Madeira, que concorreu com com Banyoles, em Espanha, Kitzbuhel, na Áustria, Panavezys, na Lituânia, e Wuustwzel, na Bélgica.

Foi Kitzbuhel, na Áustria, que acabou por ganhar o prémio de Melhor Prova do Ano.

A tradição dos prémios da união europeia das federações de triatlo
Desde 2016 que a European Triathlon Union (ETU) atribui anualmente prémios a personalidades ou entidades promotoras do Triatlo na europa. Em 2016, a cerimónia realizou-se em Paris, o ano passado passou para Roma e este ano a Gala dos Prémios decorreu em Moscovo, dia 10 de março, pelas 17h (hora portuguesa).

De lembrar que João Pereira fez história no triatlo ao realizar em 2017 o feito inédito de subir ao mais alto lugar no pódio na distância Sprint e na distância Olímpica a nível europeu, acabando também por ganhar a competição por clubes. Para além da dobradinha, muito aplaudida no mundo do triatlo, o triatleta que também obteve um 5º lugar nos Jogos Olímpicos, com o melhor tempo no segmento da corrida, venceu também a Taça da Europa de Quarteira 2017, uma competição que se irá disputar este ano no próximo dia 24 de março, em Quarteira.

As categorias para o ano de 2017 foram:
Atleta Feminina do Ano
Atleta masculino do Ano
Federação Nacional do Ano
Federação do Ano Emergente
Técnico Oficial do Ano
Organização do Ano
Prémio do Conselho Executivo ETU



Cyb3rNeo


Universo Benfica




hugo1904

Que bom é ver-te de volta aos resultados de excelência. Parabéns!

sanfinense

sera que vai participar no tiracolo de Edmonton este fim de semana???

Gradinni


Messi87


Gradinni


Messi87

Bronze na taça do mundo de Sarasota