João Silva

faneca_slb4ever

Força para a nova época!!!

Messi87

faneca_slb4ever

Boa opção no sentido de melhorar a sua performance desportiva.

Força João!!!

Messi87

João Silva vai preparar época na Nova Zelândia
QUER TREINAR COM "OS MELHORES DO MUNDO"

O objetivo de melhorar o sexto lugar no Campeonato do Mundo de 2013 e o nono nos Jogos Olímpicos Londres'2012 vai levar o triatleta João Silva a preparar a época 2014 na Nova Zelândia.

"A companhia dos melhores do Mundo é sempre muito mais motivante e desafiante para todos os dias sair para treinar", explica o triatleta do Benfica, que parte a 9 de janeiro para treinar com Joel Silliol, que já orienta outros elementos do top internacional.

O triatleta luso vai trabalhar, entre outros, com o espanhol Mário Mola (terceiro mundial em 2013) e o sul-africano Richard Murray (quinto): "São atletas de grande nível e facilita bastante estar na sua companhia e em clima que não é tão propício a lesões como o inverno rigoroso".

João Silva quer ainda terminar a época "mais forte nos três segmentos" (natação, ciclismo e corrida), pois considera ter potencial para dar a segunda medalha ao triatlo português em Jogos Olímpicos, após a prata de Vanessa Fernandes em Pequim'2008. "Claro que o objetivo é melhorar a participação nos Jogos. Há muito tempo e vou trabalhar para que tudo corra bem. Quero prestações mais sólidas e constantes. Quero tentar melhorar dia a dia para chegar lá nas melhores condições. Se me permitirem disputar uma medalha, melhor. Obviamente que não é fácil. Todos têm os mesmos objetivos", vincou.

O atual melhor triatleta luso revelou também a intenção de conseguir a qualificação olímpica com a maior antecedência possível, para assim se poder focar mais atempadamente na preparação para um bom desempenho no Rio'2016.

Para já, vai participar nas etapas do Campeonato do Mundo da Nova Zelândia, África do Sul e Japão, sendo que posteriormente definirá o resto da época, que marca o início da qualificação olímpica, em maio.

João Silva acredita poder melhorar o sexto lugar do Mundial de 2013, conseguido numa "época atribulada": "Se as coisas correrem de feição, pela lógica é possível melhorar facilmente".

Internamente, espera ajudar o Benfica a conquistar o título nacional.

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Triatlo/interior.aspx?content_id=860954

faneca_slb4ever

Vai preparar a época da melhor maneira.

Força João Silva!!!

Dealer 88

O Benfica tem alguma equipa de ciclismo? Eu acho que não estou a delirar mas penso que ouvi o João numa entrevista a dizer que vai fazer algumas provas de ciclismo pelo Benfica, a pedido do clube. Se não me engano foi num programa da BTV em que também estava a Ana Oliveira e o Nélson Évora, mas posso ter percebido mal.

Messi87

Citação de: Dealer 88 em 10 de Janeiro de 2014, 03:47
O Benfica tem alguma equipa de ciclismo? Eu acho que não estou a delirar mas penso que ouvi o João numa entrevista a dizer que vai fazer algumas provas de ciclismo pelo Benfica, a pedido do clube. Se não me engano foi num programa da BTV em que também estava a Ana Oliveira e o Nélson Évora, mas posso ter percebido mal.

Não. O João foi integrado na Equipa de Estrada/Corta-Mato.

faneca_slb4ever

Citação de: Messi87 em 10 de Janeiro de 2014, 11:20

Boa opção ;)

Dealer 88

Citação de: Messi87 em 10 de Janeiro de 2014, 11:20

Ah ok, não deixa de ser uma boa noticia!

Universo Benfica

Entrevista ao Jornal "O Benfica"
João Silva: "O Campeonato do Mundo é o principal objectivo"

Tem 24 anos e é considerado um dos melhores atletas de Triatlo do Mundo. No início de mais um ano, João Silva revela que vai preparar, além-fronteiras, as etapas do Campeonato do Mundo. O objectivo do actual número seis do ranking mundial é claro: melhorar a classificação obtida em 2013.

Realizou um estágio em Dezembro do ano passado, em Espanha. Quais foram os objectivos?

Antes de mais, fez todo o sentido ter esse primeiro contacto e definir alguns parâmetros no que diz respeito ao treino e na relação que vou ter com o meu treinador [Manuel Alves], daí termos decidido fazer esse estágio em Maiorca, ainda para mais por ser um local com uma grande valia, por ter um clima muito melhor que Portugal, o que permite fazer treinos com muita melhor qualidade.

Atingir o pico de forma ideal é um dos objectivos por detrás do planeamento definido com o treinador Manuel Alves?

Exactamente! O Campeonato do Mundo é o principal objectivo. É uma prova muito condensada, durante cinco meses, começando em Abril e, por isso, faz todo o sentido começar muito bem e manter essa forma durante algum tempo, porque realmente não é um calendário muito distribuído ao longo do ano. Faço questão de estar bem preparado fisicamente no início da temporada. 

Segue-se, neste mês de Janeiro, um longo estágio na Nova Zelândia, palco da primeira etapa do Campeonato do Mundial. O que se pretende com esta viagem?

Acaba por ser uma forma de me habituar ao clima, ao fuso horário, às condições dos locais das provas. A primeira competição vai ser na Nova Zelândia, daí o local da escolha para este primeiro estágio de 2014. Antes disso, vou fazer duas competições de preparação para essa etapa principal. Ficaremos na Nova Zelândia até Abril.

Não é só ano de Mundial, é também início de ciclo olímpico. Vai ser dura a fase de qualificação?

Vão ser dois anos com bastantes competições. É sempre um objectivo estar nos Jogos Olímpicos, está sempre inerente a todos os atletas. Felizmente a qualificação acaba por estar englobada nas nossas participações nos Campeonatos do Mundo, portanto, não vou fazer nada diferente em relação ao que fazia. Vou tentar preparar da melhor forma as competições para poder amealhar o maior número de pontos e estar presente no Rio de Janeiro.

Apesar de ter uma agenda internacional bastante preenchida, também conta ajudar o Benfica durante o ano?

Como sempre fiz, obviamente, que ajudarei o nosso Clube no que for possível. Este ano, mais uma vez, temos uma excelente equipa, com um potencial enorme, mas toda a ajuda é pouca. Somos um grupo bastante unido e faz todo o sentido que estejamos todos presentes no maior número de competições possíveis para sermos novamente Campeões Nacionais.

LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NESTA EDIÇÃO DO JORNAL "O BENFICA"

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/33945/language/pt-PT/Joao-Silva-O-Campeonato-do-Mundo-e-o-principal-objectivo.aspx

faneca_slb4ever

Boa entrevista :)

Espero um grande ano do João Silva.

joaonunes

Força João Silva.

Que tenhas uma boa época e um bom Campeonato do Mundo.

Messi87

Joel Filliol: "O João Silva pode chegar ao topo do pódio em qualquer prova"

Para o novo treinador de João Silva, o canadiano Joel Filliol, o lugar certo para o internacional português é no pódios das provas internacionais e Jogos Olímpicos. O técnico, que é um dos mais conceituados do mundo, acredita que o nº 6 do ranking mundial pode chegar muito mais longe. Por agora está a adaptar-se à Nova Zelândia, aos novos métodos de trabalho e ao novos colegas - onde estão o espanhol Mario Mola (3.º) e o sul africano Richard Murray - e a ganhar força e resistência. A primeira prova será a 16 de março na Austrália.

Como está João Silva a adaptar-se ao novo grupo de trabalho e ao novo campo de treinos na Nova Zelândia?

O João está a adaptar-se muito bem às rotinas da nossa equipa. Ele teve um pequeno estágio em dezembro, em Maiorca, onde contactou pela primeira vez com o tipo de treino que iria ter, aqui, na Nova Zelândia, e a forma como trabalhamos. Adaptou-se bem e encaixa-se na perfeição na nossa maneira de fazermos as coisas. E os seus novos parceiros de treino estão a conhecê-lo aos poucos, mas felizes de estar a trabalhar com ele.

Em que condições, físicas e psicológicas, ele chegou ao seu grupo de trabalho?

Chegou em boas condições, saudável, e pronto para começar a treinar-se com o grupo, pois já vinha de seis semanas de trabalho progressivo e consistente, ainda em 2013. Estamos a terminar um programa de três semanas, que está a ser muito bem-sucedido, e para a semana vamos para altitude.

Quais são as suas expectativas em relação a João Silva para a época 2014, e até aos Jogos Olímpicos do Brasil em 2016?

O ano de 2014 será de adaptação. O João vai ajustar-se às mudanças de ter saído do seu país e ter-se juntado a um novo treinador, com métodos diferentes, e a um novo grupo de trabalho. Ao mesmo tempo, o objetivo é que ganhe resistência e força; 2015 será para transferir essas alterações para a competição, com o objetivo de chegar sempre aos lugares do pódio. E finalmente 2016 será para consolidar essas melhorias, para competir de forma consistente, com domínio da prova, nos Jogos do Rio de Janeiro

Onde acredita que ele pode chegar?

O João tem ética de trabalho e capacidade para chegar ao topo do pódio em qualquer prova, então estamos a trabalhar para atingir esse nível de "performance".

Qual vai ser a primeira competição do João Silva em 2014?

Vai inaugurar 2014 com a Taça do Mundo de Mooloolaba, na Austrália, a 16 de março.

Que tipo de trabalho está ele a fazer e vai continuar a fazer durante os próximos quatro meses?

O nosso principal foco, durante este estágio de inverno, é simplesmente ganhar força e resistência de forma progressiva e consistente, para que cada atleta tenha uma base sólida para a época competitiva. Vamos usar algumas corridas no final deste estágio para começar a ganhar ritmo, mas apontando as competições europeias de verão e a Grande Final do Campeonato do Mundo - World Triathlon Series (WTS), em Edmonton, no Canadá (26 de agosto e 1 de setembro), como pontos altos.

Como são as rotinas diárias da equipa e quantas horas treinam por dia?

Treinamos todos dias as três disciplinas do triatlo. Normalmente, começamos às 8h00 da manhã, alguns dias com natação, outros dias fazemos primeiro corrida. A média de horas de treino semanal está entre as 28 e 30 horas. Genericamente, não tiramos folgas ou dias de descanso, antes equilibramos os treinos ao longo do ciclo semanal, e no decorrer das semanas.

O que é mais importante para João Silva desenvolver nesta altura do ano?

Nesta fase prévia ao início das competições, o principal objetivo passa por uma abordagem muito simples, mas uma progressão consistente em cada uma das disciplinas: natação, ciclismo e corrida. Como ele é novo no grupo, precisa ainda de ajustar-se à nova envolvência, métodos de trabalho e aos novos companheiros. Queremos desenvolver a sua "endurance" e a sua força de uma forma global. Queremos que ganhe resistência à fadiga antes de ficar pronto para competir.

Com quem João Silva está a treinar especificamente?

A nossa equipa consiste num grupo de atletas masculinos com Mario Mola (Espanha), David Hauss (França), Tommy Zaferes (EUA), Kyle Jones (Canadá), e Richard Murray (África do Sul). O grupo feminino é composto por Sarah Groff (EUA), Paula Findlay (Canadá), Rachel Klamer (Holanda), Carol Routier (Espanha), e Vendula Frintova (República Checa).

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1964&Itemid=1

faneca_slb4ever

Boa entrevista do seu técnico.

Acredito nas suas palavras.

Messi87

Triatleta prepara época na Nova Zelândia
João Silva: "Estou a treinar com os melhores do Mundo"

Satisfeito e orgulhoso por trabalhar com os melhores do Mundo. É assim que descreve o triatleta do Sport Lisboa e Benfica, João Silva, a estadia na Nova Zelândia, com vista à preparação da época 2014.

"Depois de algumas semanas de treino, sinto-me naturalmente a retomar a boa forma física progressivamente, tem sido uma preparação sem percalços o que me deixa bastante satisfeito. Estou a treinar com alguns dos melhores atletas do Mundo, a experiência é bastante enriquecedora e tenho aprendido bastante", confessou em declarações ao Site Oficial do Benfica.

O início da temporada está cada vez mais próximo e a expectativa é cada vez maior. "O clima tem sido muito amigável com quem tem de andar de bicicleta, uma das razões da minha preparação ser aqui feita. O início da época aproxima-se e há grande expectativa e entusiasmo para as primeiras competições, depois de Mooloolaba na semana seguinte realizarei outra competição de nível semelhante em New Plymouth antes da primeira etapa da World Triathlon Series", explicou.

Os objectivos estão traçados e o primeiro passo tem início já este fim-de-semana. "A prova faz parte da preparação para o grande objectivo da temporada, que passa por ser competitivo no World Triathlon Series, com a primeira prova marcada para o início de Abril, em Aukland, Nova Zelândia. Esta prova no próximo fim-de-semana servirá portanto para aferir como consigo responder numa competição com os melhores atletas do Mundo depois de não competir há vários meses", concluiu.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/35027/language/pt-PT/Joao-Silva-Estou-a-treinar-com-os-melhores-do-Mundo.aspx