Reynier Mena

LX1969

#30
https://www.youtube.com/watch?v=alW1ozsT58w

Aqui tem mais um video espetacular da corrida do Reynier!
https://atletismoemportugal.foroactivo.com/

Lebohang Mokoena

Deu uma entrevista ao O Jogo há dois dias e disse que o processo de naturalização já decorre.

Aliás, segundo A Bola de hoje o Irribarne também pediu a nacionalidade.

Lebohang Mokoena


TeamRocket37

Está em processo de naturalização.

Provavelmente em Paris 2024 já será português.

TeamRocket37

https://www.instagram.com/p/CoK-E4WgIVU/

https://www.instagram.com/p/CoK-Yb7g8mY/

🥉PB 60m = 6.61s
🥇PB 200m = 20.64s (estreia indoor)

Mena é 17º do ranking mundial nos 60m e 5ºranking mundial nos 200m .

Notguilty

Citação de: TeamRocket37 em 03 de Fevereiro de 2023, 00:38https://www.instagram.com/p/CoK-E4WgIVU/

https://www.instagram.com/p/CoK-Yb7g8mY/

🥉PB 60m = 6.61s
🥇PB 200m = 20.64s (estreia indoor)

Mena é 17º do ranking mundial nos 60m e 5ºranking mundial nos 200m .
aquele tipo lá atras lesionou-se bem

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/02/26/atletismo-benfica-entrevista-reynier-mena-protagonista-btv-jornal-o-benfica

Reynier Mena: "Tenho de agradecer ao Benfica"

É uma das maiores promessas do atletismo mundial e, no pouco tempo que leva de águia ao peito, já conseguiu duas marcas que atestam esse estatuto. O tempo em que correu os 200 metros é mesmo uma das 10 melhores marcas de sempre. Diz que não teria conseguido sem o Clube.


Uma história invulgar. Reynier Mena, um atleta cubano desacreditado no seu país, procurando melhores condições para dar asas ao talento que sempre soube ter, contactou o Benfica, clube de que já era adepto em Cuba por via do futebol, para juntos lutarem por um sonho.
O Clube, por intermédio de Ana Oliveira, recebeu-o de braços abertos, deu-lhe condições que ele nem sabia que existiam, preparou-o e, mais cedo do que toda a gente podia esperar, o trabalho deu frutos impressionantes. No mesmo dia 3 de julho de 2022, com 25 anos, correu os 100 metros abaixo dos 10 segundos, e os 200 metros abaixo dos 20 segundos. O tempo que registou na distância mais longa figura no top 10 das melhores de sempre. E as promessas de coisas ainda melhores no futuro são bem fundamentadas. Uma história que o próprio Reynier Mena deu a conhecer na edição desta semana do programa da BTV Protagonista e que também pode ser lida nas páginas do jornal O Benfica (edição de 24 de fevereiro).

CHEGAR AO TOPO DO ATLETISMO MUNDIAL

"Esse é o meu objetivo principal, estar entre os melhores do mundo, seja num Mundial ou nuns Jogos Olímpicos. Eu e a minha treinadora estamos a trabalhar para isso. Todos sonham com isso. O que fizemos até agora no pouco tempo que levo de Benfica tem sido muito bom. A marca que fiz nos 200 metros está entre as 10 melhores de sempre. Acredito que nos próximos Jogos Olímpicos estarei entre os melhores do mundo."

COMO SE CONSEGUE UMA MARCA DE TOPO EM TÃO POUCO TEMPO

"Primeiro, tenho de agradecer ao Benfica a oportunidade de estar aqui. Graças ao Benfica, à comunidade, à equipa de trabalho, às condições em geral que me foram dadas pelo Benfica, é que pude fazer aquela marca. E muito especialmente graças ao trabalho da minha treinadora, Ana Oliveira. Foi uma marca histórica que eu não esperava. Eu sabia que tinha capacidade para consegui-la, mas não tão cedo."

UM DIA INCRÍVEL

"No mesmo dia, fiz os 9,99 segundos nos 100 metros e os 19,63 segundos nos 200 metros, foi um dia incrível para mim, para o Benfica em geral, para a minha equipa de trabalho, para a minha treinadora. Acredito que esta temporada de verão vai ser tão boa ou melhor. Só foi pena estar num momento de forma desses e não ser nuns JO ou num Campeonato da Europa, onde essa marca poderia ter valido uma medalha de ouro."

REPRESENTAR PORTUGAL

"Isso é o meu sonho. Poder representar Portugal, e o Benfica, nuns Jogos Olímpicos, num Campeonato Mundial ou da Europa, e fazer o que tenho de fazer, que é dar o melhor de mim."

CORRER COM A CAMISOLA DO BENFICA NOS MEETINGS INTERNACIONAIS

"Faço-o, primeiramente, porque para mim é um orgulho. Foi o clube que me deu a oportunidade de estar onde estou agora. Sinto-me muito bem a competir com essa camisola. Dá-me muito boa sorte. Nunca lavei a primeira camisola que vesti, para que a sorte não se vá embora."


OS PRIMEIROS TEMPOS EM PORTUGAL

"Foram tempos difíceis. Não cheguei num bom momento de forma para competir. Em Cuba, eu já estava separado da seleção cubana, e um atleta nessa situação não tem condições nenhumas para treinar. Eu percebi que, lá, já não dava, já ninguém acreditava em mim, não me davam oportunidade de desenvolver o meu talento, então procurei outras oportunidades para mim."

UM ADEPTO DO FUTEBOL

"Conhecia o Benfica pelo futebol, o mundo inteiro conhece o futebol do Benfica. Gosto de jogar à bola, como avançado ou como lateral. Cristiano Ronaldo e Messi, para mim, são os dois maiores da história."

100, OU 200 METROS?

"Estou a trabalhar para ser o melhor do mundo nas duas distâncias, mas é nos 200 metros que tenho mais possibilidades. Nos 100 metros, ainda tenho de melhorar alguns defeitos técnicos nos quais eu e a minha treinadora estamos a trabalhar. Acredito que vou alcançar grandes resultados nas duas distâncias."

DE CUBA PARA O BENFICA

"Eu já tinha ouvido falar do Benfica, tenho amigos que já cá estavam, como a Arialis Gandulla, que foi minha colega em Cuba. Quando tomei a decisão de abandonar Cuba e procurar outras oportunidades para mim, pedi que me pusessem em contacto com o Benfica, que, para mim, é o melhor clube do mundo. Sabia todas as condições que me podia dar. Mas Cuba não queria libertar-me, levei muitos meses para conseguir que me dessem o passaporte. Foi um processo difícil, mas o que importa é que conseguimos fazê-lo."

A PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CUBANA ATÉ TEVE DE DEMITIR-SE

"Aquela marca que consegui teve um grande impacto em Cuba. Depois de não terem acreditado em mim, queriam que eu voltasse para lá. Mas é algo que não vai acontecer, porque eu quero competir por Portugal."

AS CONDIÇÕES QUE VEIO ENCONTRAR

"Incríveis! Desde o primeiro dia, as condições que o Benfica me deu foram algo que eu nunca tinha visto. E não só as de treino. O Benfica deu-me casa, alimentação, clínica de fisioterapia, massagista... Incrível! Agradeço muito ao Benfica, sem ele não teria conseguido o que alcancei."

ANA OLIVEIRA

"Para mim, e eu sei que para a equipa também, a Ana Oliveira é como uma mãe. Uma mãe que, se tem de abdicar de algo seu para nos dar a nós, o faz sem pensar duas vezes. É fundamental para nós."


OS PRIMEIROS JOGOS OLÍMPICOS

"Estive nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, era muito jovem, tinha 19 anos, e essa primeira experiência não correu bem. Cheguei à semifinal. Eu sabia que não iria conseguir nada de extraordinário, era só uma primeira experiência. Nos próximos, irei para dar o melhor de mim e ganhar ou trazer uma medalha."

OBJETIVOS BENFIQUISTAS

"Eu dou ao Campeonato de Clubes a mesma importância que dou à Diamond League. Estamos a trabalhar para ganhar tudo no verão. Esperemos que as coisas corram bem até lá. Acreditamos em nós."



FAMÍLIA DE ATLETAS

"A minha família sempre esteve ligada ao desporto. O meu avô foi atleta, o meu pai também esteve relacionado com o desporto. E eu, desde os tempos de escola, sempre gostei de correr e, mesmo sendo o mais novo, era mais rápido que os mais velhos. Comecei a fazer atletismo com nove anos."

A NOÇÃO DE QUE PODIA SER DOS MELHORES DO MUNDO

"Comecei a perceber com uns 15 anos, quando fui para a Escola Nacional de Cuba. Em 2013, fui à minha primeira competição internacional, em Donetsk, na Ucrânia, e ganhei duas medalhas de ouro, nos 100 e nos 200 metros."

MENSAGEM AOS BENFIQUISTAS

"Esperem muitas coisas boas de mim neste ano na pista ao ar livre, acreditem no trabalho que estamos a fazer. Vou representar o Benfica seja onde for, porque o Benfica é o meu clube, sempre dando o melhor de mim.
O Benfica está a formar uma equipa muito boa em muitas modalidades, a Arialis Gandulla é hoje uma das melhores do mundo em velocidade, Roger Valentín Iribarne é um dos melhores barreiristas mundiais, e eu também faço parte, então esperem coisas boas, vamos dar muitas alegrias aos Benfiquistas."

TeamRocket37

Grande entrevista do Reynier Mena.

Quero destacar os pontos a negrito.

Há outro cubano do clube que devia apreender algo com esta entrevista.

Jack Gonçalves

esperemos que a nacionalidade não demore.

Cyb3rNeo

Atletas assim orgulham-nos, grande humildade.

TeamRocket37


TeamRocket37

200m
All-time top 10

19.19 Bolt
19.26 Blake
19.31 Lyles
19.32 Johnson
19.49 Knighton
19.53 Dix
19.57 Gatlin
19.58 Gay
19.62 De Grasse
19.63 Mena

bruno cardoso

SLBenfica Modalidades

@modalidadesslb
·
48 min
🥇 Reynier Mena ficou em 1.º lugar nos 200 metros, com uma marca de 19,95 segundos, no meeting de Savona!


Tim_CSC

Foi à Liga de Diamante em Florença e ficou em 5.°.

LX1969

Citação de: Tim_CSC em 02 de Junho de 2023, 20:37Foi à Liga de Diamante em Florença e ficou em 5.°.
correu na pista 1, fazer melhor era impossivel.