Samuel Barata

TeamRocket37

Europeu de Corta Mato
Seniores Masculinos

20º Classificado

TeamRocket37

Vencedor da São Silvestre de Lisboa...

Em grande forma, se tudo na normalidade vai discutir com Rui Pinto o novo vencedor do CN Estrada...

Messi87

O Nacional de Estrada, no sábado, dia 13 de janeiro, abre a época de inverno, numa prova onde a equipa masculina do Benfica vai lutar pelo Hexacampeonato. Em entrevista exclusiva ao jornal O Benfica, Samuel Barata afirma que um dos grandes objetivos é manter a consistência dos bons resultados.
Venceu a São Silvestre de Lisboa na sua estreia na prova. Qual foi a importância desta vitória?

Foi muito bom. É uma das melhores São Silvestres do país e da Europa, por isso só os melhores atletas a conseguem ganhar. A vitória significa que cheguei a um patamar muito bom para a minha carreira.

No sábado, dia 13 de janeiro, realiza-se o Campeonato Nacional de Estrada em Oeiras, no Jamor. Qual o seu objetivo para a prova e como decorreu a preparação?

Tenho treinado muito bem e venho de um bom resultado na São Silvestre de Lisboa. Tenho estado muito bem, consistente no treino e nas competições. Nunca tenho muitos altos e baixos, isso é muito importante para mim e dá-me motivação e confiança para chegar à competição muito bem. Poderei lutar pelo título, mas temos grandes atletas na competição, tanto do Benfica como de outros clubes. A prova é muito seletiva, não é muito plana e tem uma parte final muito rigorosa. Vou fazer o possível para chegar da melhor forma à prova. No ano passado fiquei em terceiro e se melhorar ou fizer igual será excelente.

Em relação a 2018, quais as suas principais metas?

Na fase de inverno temos o Nacional de Estrada, o Corta-Mato Curto e o Corta-Mato Longo. São três competições muito importantes que dão títulos individuais e coletivos. Quero estar muito bem para dar títulos ao Clube. No verão tenho objetivos individuais que passam por melhorar o meu recorde pessoal nos 5000 e 10000 metros. Quero estar presente na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista. A prova tem atletas muito bons a nível europeu e mundial. Se conseguir chegar lá e ficar no pódio, era muito bom. Tudo também vai depender se for convocado pelo Clube. Nos Nacionais de Pista também quero estar presente e dar o máximo de pontos ao Benfica. Outro objetivo muito grande e individual é o Europeu ao Ar Livre de Berlim, onde quero ser competitivo na distância dos 10 000 metros.

"QUERO DAR TÍTULOS AO CLUBE"

Em 2017 foi Campeão de Portugal nos 5000 m e no Corta-Mato Curto. Foi também o melhor português do ano nos 10 000 m e na Meia-Maratona de Lisboa. Pode-se dizer que este foi o melhor ano da sua carreira?

Sem dúvida. É a prova de que o treino está a ser bem feito. Espero conseguir manter a consistência dos resultados, mas é claro que agora a fasquia está mais alta. Vou trabalhar mais e estar ainda mais focado. Compete em Corta-Mato, em Pista e em Estrada.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 estão no seu horizonte? E qual a distância?

Vou espremer a vertente nos 5000 e nos 10 000 m ao máximo e, se conseguir alcançar a marca de qualificação nessas distâncias, será excelente. Eu gostava de ir aos Jogos Olímpicos e ser competitivo. Pelas provas e testes que tenho feito, sei que o meu corpo é muito parecido com o de um maratonista e poderei ir a Tóquio em 2020 competir na Maratona.

Já representou Portugal em Campeonatos da Europa de Corta-Mato e de Pista. Como vê essas experiências?

Quando vestimos a camisola de Portugal em qualquer distância e em qualquer prova, é espetacular. A pressão de correr no estrangeiro é diferente de correr em Portugal, a competitividade é muito mais forte, porque lá fora estão os melhores atletas de cada país. É muito difícil fazer um bom resultado. Recentemente tenho feito melhores resultados a nível internacional e sinto-me muito bem.

Leia a entrevista na íntegra na edição desta semana do jornal O Benfica.

Entrevista e texto: José Pedro Verças

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/01/12/atletismo-samuel-barata-benfica-entrevista

TeamRocket37

http://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/fernando-mamede-elogia-samuel-barata.html

O benfiquista Samuel Barata entrou para a história por duas razões: foi o primeiro a cumprir mínimos para os 10.000 metros no Europeu em Berlim (7 a 12 de agosto) e neste século é o único a liderar o ranking nacional da distância com menos de 25 anos, com o máximo pessoal de 28.24,85 minutos, realizado no Meeting Payton Jordan, na Califórnia, Estados Unidos.

Completando 25 anos a 19 de julho, o fundista nascido em Lausana representa uma agradável surpresa e é uma esperança renovada no meio-fundo nacional, que tem sido dominado por atletas veteranos, bem acima dos 30 anos. "A marca do Samuel Barata representa uma lufada de ar fresco para o sector. Tem apenas 24 anos e pode melhorar. Já lhe dei os parabéns pessoalmente e aconselhei-o a correr mais vezes os 1.500 e 5.000 metros até ao Europeu", começou por contar a Record Fernando Mamede, que bateu o recorde mundial dos 10.000 metros em 1984.

Mamede chegou a liderar várias vezes o ranking mundial na década de 80 e acredita que Samuel Barata pode fazer ainda melhor. "É preciso que ele explore a sua velocidade. Fez uma boa época de inverno, tem boas bases e agora é apurar a velocidade", rematou.
Até agora, Samuel Barata tem passado ao lado das grandes competições de pista e o Europeu em Berlim irá assinalar a sua estreia na prova dos 10.000 metros.

O objetivo, que tem sido defendido pelo seu treinador Pedro Rocha, é concluir a corrida entre os oito primeiros. Se isso acontecer, repetirá a mesma posição dos dois últimos lusos no grupo de finalistas: Rui Pedro Silva em Helsínquia (2012) e Yousef El Kalai em Barcelona (2010). Em 1998, em Budapeste, António Pinto foi o único fundista português a sagrar-se campeão europeu dos 10.000 metros, sendo ainda o atual recordista nacional com 27.12,47 m em Estocolmo (1999).


O Fernando Mamede a mim não me engana, já anda aliciar o Barata com os milhões do usados no Ricardinho também!!!

TeamRocket37

TCCE

5000m - Samuel Barata 3° com 14m13s46

Mikaeil

No sábado à noite, ganhou a Corrida de Santo António com mais de 3 minutos de avanço...  :o

https://www.corridadesantoantonio.com/pdf/CSA_classificacao.pdf


TeamRocket37

5000m - Samuel Barata Campeão Nacional com 14m04s96

Messi87

Campeonato da Europa

10000m - Final

Não terminou a prova

TeamRocket37

Samuel Barata acabou MT má a época

TeamRocket37

https://www.instagram.com/p/Br_cAvGBdLJ/

samuelvbarataSuper contente de estar volta à competição depois de 4 mêses de ausência. Ainda mais feliz ter conseguido ficar em 2º classificado na São Silvestre de Lisboa. É sempre bom estar presente nesta emblemática competição no coração de Lisboa. Parabéns ao vencedor @joao_pereira87 que foi fantástico como correu! E Parabéns à HMS pela excelente organização mais uma vez!

@saosilvestredelisboa

#saosilvestredelisboa #sslx #Adidas #atletismobenfica #Lidl

TeamRocket37

https://www.instagram.com/p/B7N_hYphudy/

samuelvbarata
Campeão nacional de estrada 2020! Obrigado a todos que me ajudaram para conseguir este êxito. E também muito feliz por contribuir a conquista do título colectivo!

@slbenfica_athletics
@slbenfica

#PRTeam
#Adidas
#Lidl #LidlStars
#AtletismoBenfica #SLBenfica

JM21


TeamRocket37

3º Classificado no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto!

hugo1904

Atravessa um bom momento de forma. E foi nuclear para os dois títulos colectivos já conquistados em 2020.

faneca_slb4ever

Grande Samuel.

Grande atleta e ser humano.