Basquetebol Feminino 2020/2021

Idalécio

No campeonato português não se justifica ter 5 puras e como não jogamos competições europeias acho que estamos bem servidos. Ainda ontem o Cab tinha 2 americanas grandes e pesadas e as nossas deram cabo delas. Vamos ver...

Bethinho

Citação de: Idalécio em 11 de Outubro de 2020, 23:22
Citação de: Bethinho em 11 de Outubro de 2020, 10:21
Expandir...
Citação de: Idalécio em 11 de Outubro de 2020, 06:54
Citação de: Bethinho em 10 de Outubro de 2020, 18:16
boa vitoria,mas continua o mesmo problema:falta uma comunitaria para o jogo interior para rodar com as americanas,mas com o entulho que ainda lá está é dificil arranjar dinheiro.
A nº11, que não me lembro do nome, entrou muito bem e fez o papel de "comunitária"

a Mariana Silva não é jogadora interior nem garante um n° elevado de ressaltos,aliás nem as duas americanas são 5 puras.

Era preferível 2 sacos de batatas como as tínhamos no ano passado? Essas sim, eram 5 puras...

mas eu por acaso disse que as do ano passado eram boas?e é mentira o meu post?eu falei na falta de uma jogadora que rode com as americanas no jogo interior e que seja uma 5 pura,tu vens com a Mariana Silva que é uma jogadora exterior e não interior.
o Benfica poderia ter ido buscar p.ex. a Ana Radovic.

Universo Benfica

Liga Portuguesa de Basquetebol Fem. 2020/21 | 1ª Fase | 3ª Jornada

CAB Madeira 50-70 Benfica

Joana Soeiro (9), Carolina Gonçalves (6), Mariana Carvalho (5), Marta Martins (9), Mariana Silva (9), Laura Ferreira (1), Japonica James (15) e Altia Anderson (16)

GDESSA 72-63 União Sportiva

V. Guimarães - CB Queluz Adiado

Nota: Na sequência da avaliação de risco e pelo isolamento profilático de Guifões SC e CB Queluz, cumprindo as competências das Autoridades de Saúde, entendeu-se não estarem reunidas as condições necessárias para a realização das partidas.

https://www.fpb.pt/noticia/guifoes-sc-vs-olivais-fc-e-vitoria-sc-vs-cb-queluz-adiados/

Guifões SC - Olivais Coimbra Adiado

Nota: Na sequência da avaliação de risco e pelo isolamento profilático de Guifões SC e CB Queluz, cumprindo as competências das Autoridades de Saúde, entendeu-se não estarem reunidas as condições necessárias para a realização das partidas.

https://www.fpb.pt/noticia/guifoes-sc-vs-olivais-fc-e-vitoria-sc-vs-cb-queluz-adiados/

AD Vagos 67-55 Clube dos Galitos

CP Natação 34-59 Quinta dos Lombos

Classificação Geral:

Idalécio

Citação de: Bethinho em 11 de Outubro de 2020, 23:40
Expandir...
boa vitoria,mas continua o mesmo problema:falta uma comunitaria para o jogo interior para rodar com as americanas,mas com o entulho que ainda lá está é dificil arranjar dinheiro.
A nº11, que não me lembro do nome, entrou muito bem e fez o papel de "comunitária"

a Mariana Silva não é jogadora interior nem garante um n° elevado de ressaltos,aliás nem as duas americanas são 5 puras.

Era preferível 2 sacos de batatas como as tínhamos no ano passado? Essas sim, eram 5 puras...

mas eu por acaso disse que as do ano passado eram boas?e é mentira o meu post?eu falei na falta de uma jogadora que rode com as americanas no jogo interior e que seja uma 5 pura,tu vens com a Mariana Silva que é uma jogadora exterior e não interior.
eu não sou burro. A Radovic era só das melhoras estrangeiras que jogavam em Portugal. Vinha de borla? Suponho que haja um orçamento para cumprir. Se bem me lembro no troféu que ganhámos no ano passado no início da época e que ainda não tínhamos as gordas disponíveis a Mariana Silva jogou a interior e cumpriu na perfeição. Eu só quis dizer que se não tens cão caças com gato...

Bethinho

Citação de: Idalécio em 12 de Outubro de 2020, 10:17
Expandir...

eu não sou burro. A Radovic era só das melhoras estrangeiras que jogavam em Portugal. Vinha de borla? Suponho que haja um orçamento para cumprir. Se bem me lembro no troféu que ganhámos no ano passado no início da época e que ainda não tínhamos as gordas disponíveis a Mariana Silva jogou a interior e cumpriu na perfeição. Eu só quis dizer que se não tens cão caças com gato...

se houvesse vontade de despachar o entulho que ainda está lá talvez houvesse dinheiro para a comunitaria....e se há equipas que têm condições para ter uma comunitaria no plantel e que jogam em pavilhões de escolas secundarias o Benfica,que não é propriamente um clube recreativo,acho eu que tb poderia ter.
e se houver jogos em que as americanas não rendam ou que os triplos não entrem convem ter uma opção focada mais no jogo interior .

Idalécio

Citação de: Bethinho em 12 de Outubro de 2020, 12:07
Citação de: Idalécio em 12 de Outubro de 2020, 10:17
Expandir...

se houvesse vontade de despachar o entulho que ainda está lá talvez houvesse dinheiro para a comunitaria....e se há equipas que têm condições para ter uma comunitaria no plantel e que jogam em pavilhões de escolas secundarias o Benfica,que não é propriamente um clube recreativo,acho eu que tb poderia ter.
e se houver jogos em que as americanas não rendam ou que os triplos não entrem convem ter uma opção focada mais no jogo interior .
já percebi e contra factos não há argumentos. E ainda vamos a tempo de correr com o entulho?

FaithNoMore

Benfica - Guifões domingo dia 18 às 15H em direto na BTV.

TeamRocket37

É uma das caras novas do plantel do SL Benfica, apesar de já ser bem conhecido nos meandros da modalidade. Em 2015 disse um "até já" à competição, mas nunca se despediu do basquetebol. Falamos de, e com, Sofia Ramalho Gomes, atleta do SL Benfica, que cinco anos depois está de regresso às quatro linhas. Além de voltar à competição, a ex-internacional fala-nos das expectativas para a nova época, os desafios da última temporada e dos projetos em que está envolvida.

Foram cinco anos sem competição, mas sempre com o basquetebol bem presente na tua vida. Para além do projeto "Timeout" da FIBA, do qual fazes parte, também estás envolvida no projeto da "AMINGA" em Cabo Verde. Fala-nos um pouco destes dois projetos.

Foram cinco anos sem basquetebol, volto agora, depois de no ano passado ter estado com funções diferentes que também gostei imenso de desempenhar, mas o "bichinho" de estar em campo nunca desapareceu. Relativamente aos dois projetos em que estou envolvida, posso dizer que são muito ambiciosos e que os quero concretizar. Um deles é o programa "" da FIBA que ajuda os internacionais de cada país a fazerem a transição da carreira. Há quem ainda esteja a jogar como é o meu caso, há quem tenha deixado há pouco tempo, mas a ideia é ajudar quem está nesta fase de transição, sabermos o que fazer. Infelizmente acontece muitas vezes um jogador deixar de jogar e perder um bocado o rumo, não saber o que fazer. Posso dizer que comigo aconteceu o mesmo. Sempre soube que queria continuar ligada à modalidade, no entanto ia fazer o que? Como? Quando é que começaria? Este programa ajuda-nos a entender isso mesmo.

Além dos desafios pessoais, também gosto muito desta vertente pessoal, porque também me dá vontade de ajudar os jogadores mais jovens para que eles comecem desde cedo a pensar nessa transição. Além da vertente da FIBA mais relacionada com a organização de eventos e marketing, também há a vertente universitária que nos ajuda a lidar melhor com as pessoas algo que é muito importante. Identificar comportamentos, coaching... dá-nos ainda oportunidade de ver o desporto de vários pontos de vista, todos eles diferentes. Falamos muito da "dual career", algo que também está muito em voga. São estas três áreas deste programa da FIBA que me têm fascinado e sinceramente ainda não consegui escolher uma delas. Acaba por ser tão vasto e é tanta informação que ainda não me consegui focar e escolher apenas numa das áreas. Quero dar os parabéns à FIBA e à FPB, fazendo votos que este seja um programa para continuar.

Relativamente à AMINGA, trata-se de um projeto familiar onde eu, o Beto e as irmãs dele juntamos esforços. É um projeto que se foca no desenvolvimento do desporto jovem nos países mais necessitados. O nosso primeiro campus será em 2021, em Cabo Verde, na ilha de São Vicente, e tem três modalidades incluídas. O basquetebol, o andebol e o voleibol. Eu e o Beto temos uma forte ligação ao basquetebol, as minhas cunhadas estão ligadas ao andebol e ao voleibol. Além do melhoramento das condições de treino, de transmitirmos novos métodos de trabalho e darmos formação, também temos a vertente educacional. Queremos aulas de inglês, de informática, sessões de autoconhecimento para os miúdos. É um projeto muito ambicioso porque dependemos muito das ajudas externas. Somos uma organização sem fins lucrativos, portanto estamos dependentes das doações. Começamos uma campanha de "" que vai ajudar na concretização do projeto e que certamente facilitará a vida a todos aqueles que quiserem ajudar. Aceitamos também doações materiais, dentro do âmbito das três modalidades, para ajudar os clubes locais.

A tua última época foi em 2014/15, também no SL Benfica. O que é que mudou para voltares a sentir desejo de jogar ao mais alto nível?

Nunca deixei de desejar voltar. Na temporada 2014/15 tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida, apesar de ter muita certeza do que queria fazer e saber que o que importava naquele momento era a família e a minha filha, foi difícil. Foi um projeto com o qual me identificava muito. Tinha um orgulho enorme nas subidas de divisão e na chegada à Liga, até porque estávamos a fazer um bom campeonato. Estava muito confiante para essa época e claro que fiquei sempre com esse sabor amargo por ter deixado a equipa em janeiro. Foi a minha decisão e acho que foi a mais acertada. No entanto, a vontade sempre ficou cá. Nunca disse que tinha "arrumado as botas" definitivamente. O ano passado fui adjunta na equipa e sempre demonstrei vontade de voltar às quatro linhas. Este ano houve essa possibilidade e eu com a vontade que tenho aceitei. Estou super feliz por estar de regresso.

A Sofia Ramalho de 2014/2015 marcou 18 pontos, conquistou 4.7 ressaltos e liderou nas assistências com 4.5 em 13 jogos na Liga Feminina. O que é que a Sofia Ramalho pode dar à equipa esta temporada?

Apesar dos meus quarenta anos, a idade é um número. Sinto-me em boa forma, claro que estive muito tempo parada, porque em competição tudo é mais exigente, mas aquilo que posso dar à equipa vem muito da minha experiência. Basicamente é fazer o que sempre fiz, ser um exemplo dentro de campo para as mais novas e para todas as minhas companheiras de equipa. Posso garantir que vou estar a 200%, quero ser um exemplo a seguir. Estou no Benfica para ajudar e, quem sabe, ser campeã novamente.

Na temporada que passou foste um dos elementos da equipa técnica de Isabel Ribeiro dos Santos, mas este ano vais estar dentro das quatro linhas. Que ensinamentos retiraste da temporada que passou?

Foi uma temporada completamente diferente, uma função diferente. É algo que me vejo a fazer no futuro, apesar do papel da treinador adjunta é mais limitado, mas nem por isso menos desafiante. Temos de criar um equilibrar entre aquilo que é o corpo técnico e o plantel, conhecer melhor o perfil das jogadoras e comunicar melhor com elas. Foi uma temporada que não acabou, que foi estranha, mas o tempo que estive com a equipa foi muito bom.

Que expectativas reservas para esta temporada, tanto a nível coletivo, como individual?

Sou sempre muito exigente e ambiciosa. Mentiria se não dissesse que queria ser campeã. Esse é o objetivo, sabendo que este ano vai ser especialmente difícil e diferente. Posso garantir que vamos dar o máximo todas as semanas e todos os jogos. Queremos somar o máximo número de vitórias para atingirmos o campeonato. Aquilo que espero é isso, tanto a nível individual, como coletivo.

Universo Benfica

CRESCIMENTO COM OS OLHOS POSTOS NO ÊXITO
Motivada pela evolução no seu jogo, a equipa feminina de basquetebol do Benfica enfrenta o Guifões no Pavilhão Fidelidade às 15h00 de domingo, 18 de outubro, na 4.ª jornada do Campeonato.

O "resultado confortável" obtido pela equipa feminina de basquetebol na 3.ª ronda do Campeonato Nacional rendeu dois pontos na classificação e converteu-se automaticamente em ânimo e vontade de produzir ainda mais e melhor, nos treinos e nos jogos, num caminho que se quer iluminado pelo sucesso.

Fazendo a ponte para o próximo compromisso oficial, a capitã Joana Soeiro sintetizou as boas sensações geradas pelo recente triunfo na Madeira frente ao CAB. "Sinto a equipa muito motivada, vimos de uma vitória muito importante. Foi um resultado confortável, no final do jogo a equipa estava muito mais coesa, fruto de muito trabalho durante a semana, corrigindo erros cometidos na nossa derrota em casa diante do Vagos, sobretudo a nível defensivo, onde estamos a crescer", salientou a benfiquista, à BTV, no balanço da segunda vitória em três rondas.

Às 15h00 de domingo, 18 de outubro, a equipa feminina de basquetebol recebe o Guifões no Pavilhão Fidelidade. O desafio da 4.ª jornada do Campeonato Nacional deverá ser mais um passo na evolução do coletivo treinado por Eugénio Rodrigues, que se alimenta da ambição de jogar bem e ganhar.

"Olhamos para o lado [nesta equipa] e vemos que temos todas as peças necessárias para poder competir por títulos e presenças em finais. Vemos a atitude de todas no treino, isso faz com que haja conforto, mas também uma grande responsabilidade no que é ter uma equipa com tantas soluções, que ainda está num momento muito precoce da época e necessita de muito trabalho para estar onde queremos", comentou Joana Soeiro.

"Ser capitã desta equipa é uma responsabilidade que eu gosto de ter", assumiu a camisola n.º 1 das águias. "Comparo-a à responsabilidade de um base, é muito parecida: corre mal, a culpa é minha; corre bem, a culpa é de todos. Gosto muito dessa responsabilidade. Já fui capitã em outros anos noutras andanças. Sempre fui base, e ser capitã é um complemento da minha responsabilidade", descreveu Joana Soeiro.

Nesta semana, o plantel feminino de basquetebol viveu uma ocasião diferente, reunindo-se para as fotografias oficiais da época.

"Todos os momentos em que a equipa consegue estar fora do campo são superimportantes, favorecem a química. Infelizmente neste ano as condições não são as melhores para que isso possa acontecer com frequência, por isso momentos como este, sem aquela seriedade da hora do treino, são muito importantes", frisou Joana Soeiro.

"O Benfica é grande em tudo, até na integração das jogadoras"

Uma das várias caras novas da equipa nesta temporada é Carolina Gonçalves. A internacional portuguesa valorizou e caracterizou a sessão de fotos oficiais como uma oportunidade para potenciar a integração e o envolvimento das jogadoras.

"A adaptação leva sempre algum tempo, mas o Benfica é um grande clube em todos os aspetos, até na integração das jogadoras. O staff tem sido fantástico, a estrutura tem sido incrível e sentimo-nos em casa desde o primeiro dia", observou a jogadora, que atua na posição de extremo.

"Num tempo em que, por causa do vírus, nem sempre temos esta possibilidade de estarmos juntas, momentos de equipa como este [fotos oficiais da temporada] são bons para reforçar o espírito e a coesão de grupo", destacou Carolina Gonçalves, à BTV.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/10/14/basquetebol-feminino-benfica-antevisao-jogo-guifoes-4-jornada-campeonato-nacional

TeamRocket37

Joana Soeiro nova capitã de equipa.

Não me digam que a Dora já bazou?!
Não vi nas fotos, nem ela, nem a Cyntia nem a Ângela.

Universo Benfica

Liga Portuguesa de Basquetebol Fem. 2020/21 | 1ª Fase | 4ª Jornada

Quinta dos Lombos 58-46 AD Vagos

18 Out (Domingo)

Clube dos Galitos - CAB Madeira 11h00

União Sportiva - V. Guimarães 12h00

Benfica - Guifões SC 15h00

CB Queluz - CP Natação 15h30

Olivais Coimbra - GDESSA 17h00

Vieri

Então a Sofia Ramalho vai voltar ao ativo e jogar por nós.
Seja benvinda!

Mikaeil