O Benfica de Amanhã (Ensaio sobre as promessas das Camadas Jovens)

Panchito7

Gostaria de partilhar convosco um trabalho que publiquei no meu blog (http://futebolalupa.blogspot.com) com uma análise de quais os jogadores das camadas jovens (e alguns já nos seus primeiros anos de sénior) terão mais hipótese de virem a ser as estrelas do Benfica de amanhã, dando finalmente razão à aposta nas camadas jovens do Benfica.

O BENFICA DE AMANHÃ
MAIORES PROMESSAS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

TOTAL DE JOGADORES: 30

Guarda-Redes (3)
Jan Oblak (Emprestado ao Olhanense) – ainda júnior mas já no plantel sénior - *****
José Costa – Juvenil de 2º ano - ****
Bruno Varela – Juvenil de 2º ano - ***

Defesas-Direitos (1)
Bruno Gaspar – Júnior de 1º ano - ****

Defesas-Esquerdos (2)
Luís Martins – Júnior de 2º ano - **
João Cancelo – Juvenil de 2º ano - ****

Defesas-Centrais (7)
Roderick Miranda (no plantel sénior) – 1º ano de sénior - *****
Miguel Vítor (emprestado ao Leicester) - ****
Fábio Faria (emprestado ao Valladolid) - ***
João Pereira (emprestado ao Fátima) – 2º ano de sénior - *
Bakar – Júnior de 2º ano - **
Fábio Cardoso – Juvenil de 2º ano - ***
Pedro Torrado – Juvenil de 2º ano - ****

Médios Defensivos (3)
Leandro Pimenta (emprestado ao Fátima) – 2º ano de sénior - *
Francisco Júnior – Júnior de 2º ano - **
Valdomiro "Estrela" Lameira – Juvenil de 1º ano - ***

Médios Ofensivos (5)
Lassana Camará (emprestado ao Servette) – 1º ano de sénior - *
David Simão (emprestado ao Paços de Ferreira) – 2º ano de sénior - ****
Miguel Rosa (emprestado ao Belenenses) – 2º ano de sénior - ****
Diego Lopes – 2º ano de juvenil (joga há um ano nos juniores) - *****
Marcos Lopes – 1º ano de juvenil - ****

Extremos Direitos (1)
Ruben Pinto – Júnior de 2º ano - ****

Extremos Esquerdos (2)
Ishmael Yartey (emprestado ao Beira-Mar) – 2º ano de sénior - ***
Hélder Costa – Juvenil de 2º ano - ***

Avançados (3)
Jean Silva – Júnior de 2º ano - *****
Alípio Brandão – Júnior de 2º ano - ****
Sancidino Silva – Juvenil de 2º ano - ****

Pontas-de-Lança (3)
Nélson Oliveira (emprestado ao Paços de Ferreira) – 1º ano de sénior - *****
Evandro Brandão (emprestado ao Gondomar) – 1º ano de sénior - *
Alseny Bah – Juvenil de 2º ano - ***

Bekambol

muito bom trabalho, parabéns, gostei mesmo muito, é bonito e muito interessante e merecedor de toda a nossa atenção e avaliação positiva. mais uma vez, sinceros parabéns.

Panchito7

Citação de: BEKAMBOL em 07 de Fevereiro de 2011, 11:10
muito bom trabalho, parabéns, gostei mesmo muito, é bonito e muito interessante e merecedor de toda a nossa atenção e avaliação positiva. mais uma vez, sinceros parabéns.

Obrigado!! Que sirva de base para as discussões sobre as nossas futuras estrelas. E à medida que forem surgindo novas, irei actualizar.

Zé Amaral

Se desses 34 houver 2 que realmente cheguem ao plantel, já será motivo de admiração. Infelizmente, a aposta do Benfica nas camadas jovens não passa do papel há umas boas décadas

outsider_4ever

Citação de: Zé Amaral em 07 de Fevereiro de 2011, 23:43
Se desses 34 houver 2 que realmente cheguem ao plantel, já será motivo de admiração. Infelizmente, a aposta do Benfica nas camadas jovens não passa do papel há umas boas décadas
Infelizmente, é verdade....

Mr.Costa

Jan Oblak  -*****
Roderick Miranda - *****
Miguel Vítor - ****
David Simão - ****
Miguel Rosa - ****
Diego Lopes - *****
Ruben Pinto - ****
Nélson Oliveira - *****

Estes realmente acredito que possam chegar ao plantel principal, caso se queira realmente dar uso à CFC

- Oblak irá certamente tirar o lugar ao Moreira dentro de poucos anos, servindo como jogador formado no clube e 2º/3º redes. com muito trabalho, e com a qualidade que aparenta ter, poderá chegar a titular dentro de alguns anos...
- Com a partida de David Luis, saida de zoro e fabio faria (acredito que defenitivamente para a próxima época) abre-se espaço para pelo menos 1 deles como 3º/4º central . o outro poderá ir ganhando calo noutra equipa europeia à espera de oportunidades no futuro
- Para a próxima época, pelo menos 1 dos médios, talvez 2 dos 4 apresentados, deverá ficar no Benfica... 1 que já rodou na 1ª liga, e 1 vindo dos juniores para ir aprendendo com os melhores, e ter a sua oportunidade aqui e ali (como o Roderick esta época). Eu apostava no Miguel Rosa e no Ruben Pinto. David Simão mais uma época como TITULAR do paços e Diego Lopes como TITULAR numa equipa que lute pela subida na liga de honra seria o melhor que poderiam ter! O Miguel Rosa seria suplente para uma das alas (não é a sua posição, mas tambem salvio ou gaitan não são de alas e fazem lá um excelente trabalho) e Ruben Pinto o tal miudo para aprender e ir ganhando calo
- Nelson Oliveira vinha para o plantel para suplente do Cardozo. isto implica um emprestimo do kardec, que precisa de minutos para mostrar o seu valor, porque parado a entrar de vez em quando já se viu que não serve

por isso, para mim, teríamos na próxima época:
Miguel Victor/Roderick
Miguel Rosa/David Simão & Ruben Pinto/Diego Lopes
Nelson Oliveira

nos próximos 2/3 anos:
Oblak
O outro central
Os outros 2 médios

dos restantes jogadores que falaste, creio que: Mário Rui e Yartey merecem mais que 2 e 3 estrelas respectivamente. creio que , bem trabalhados, e com minutos e mais experiencia, possam dar bons jogadores!
alipio, jean, juniores de 1º ano e juvenis não me pronuncio. os 2 jogadores porque preciso de ver mais deles (o 1º já teve bons pormenores nos poucos jogos que fez, tal como o 2º no tal jogo com o santa clara) e os escalões, porque é muito pouco ainda para tirar ilações do futuro. apenas o fiz com o Diego Lopes porque me parece que é dos que não engana

Ice-Man

Bom trabalho,era bonito uma equipa assim ,á Barcelona. É o sonho de qualquer Benfiquista, um plantel recheado de jovens formados no clube.
Para mim os maiores talentos da formação,até aos Juvenis,pegando no que tu disseste:

Guarda-Redes (4)
Jan Oblak (Emprestado ao Olhanense) – ainda júnior mas já no plantel sénior - *****
Ederson Moraes – Júnior de 1º ano - ***
José Costa – Juvenil de 2º ano - ***
Bruno Varela – Juvenil de 2º ano - ****

Defesas-Direitos (2)
Bruno Gaspar – Júnior de 1º ano - ****
João Cancelo – Juvenil de 2º ano - ****

Defesas-Esquerdos (2)
Mário Rui (emprestado ao Fátima) – 1º ano de sénior - ***
Daniel Martins- Júnior 1º ano - ***

Defesas-Centrais (4)
Roderick Miranda (no plantel sénior) – 1º ano de sénior - *****
Miguel Vítor (emprestado ao Leicester) - ****
Fábio Cardoso – Juvenil de 2º ano - ***
Pedro Torrado – Juvenil de 2º ano - ****

Médios Defensivos (3)
João Teixeira - Juvenil de 2º ano  - ***
Cafú - Júnior 1º ano - ***
Paulo Teles -Júnior 1º ano- ***

Médios Ofensivos (5)
David Simão (emprestado ao Paços de Ferreira) – 2º ano de sénior - ****
Miguel Rosa (emprestado ao Belenenses) – 2º ano de sénior - ****
Diego Lopes – 2º ano de juvenil (joga há um ano nos juniores) - *****
Marcos Lopes – 1º ano de juvenil - ****
Ruben Pinto – Júnior de 2º ano - ****

Extremos Direitos (2)
Ivan Cavaleiro -Júnior 1º ano- ***
Sancidino Silva – Juvenil de 2º ano - ****

Extremos Esquerdos (2)
Ishmael Yartey (emprestado ao Beira-Mar) – 2º ano de sénior - ***
Hélder Costa – Juvenil de 2º ano - ****

Avançados (1)
Alípio Brandão – Júnior de 2º ano - ****

Pontas-de-Lança (3)
Nélson Oliveira (emprestado ao Paços de Ferreira) – 1º ano de sénior - *****
João Gomes  ( Juvenis A) - Juvenil de 1 ano - ***
Alseny Bah -Juvenil de 2º ano -  ***

all_blacks

Gostei da analise... Vamos incluir os juvenis de 1 ano... segundo dizem (eu não conheço bem o grupo) são os mais talentosos que temos...

Panchito7

Citação de: all_blacks em 08 de Fevereiro de 2011, 01:31
Gostei da analise... Vamos incluir os juvenis de 1 ano... segundo dizem (eu não conheço bem o grupo) são os mais talentosos que temos...

Confesso que tb n conheço muito bem e, simultaneamente, não quis descer a idade muito para além dos 16 pois como sabemos é difícil em tão tenra idade perceber se os miúdos terão ou não estaleca quando começaram a chegar a juvenis de 2º ano ou juniores. Mas se alguém quiser acrescentar, força. Ficamos com uma lista mais extensa.

Panchito7

Citação de: Mr.Costa em 08 de Fevereiro de 2011, 00:27
Jan Oblak  -*****
Roderick Miranda - *****
Miguel Vítor - ****
David Simão - ****
Miguel Rosa - ****
Diego Lopes - *****
Ruben Pinto - ****
Nélson Oliveira - *****

Estes realmente acredito que possam chegar ao plantel principal, caso se queira realmente dar uso à CFC

- Oblak irá certamente tirar o lugar ao Moreira dentro de poucos anos, servindo como jogador formado no clube e 2º/3º redes. com muito trabalho, e com a qualidade que aparenta ter, poderá chegar a titular dentro de alguns anos...
- Com a partida de David Luis, saida de zoro e fabio faria (acredito que defenitivamente para a próxima época) abre-se espaço para pelo menos 1 deles como 3º/4º central . o outro poderá ir ganhando calo noutra equipa europeia à espera de oportunidades no futuro
- Para a próxima época, pelo menos 1 dos médios, talvez 2 dos 4 apresentados, deverá ficar no Benfica... 1 que já rodou na 1ª liga, e 1 vindo dos juniores para ir aprendendo com os melhores, e ter a sua oportunidade aqui e ali (como o Roderick esta época). Eu apostava no Miguel Rosa e no Ruben Pinto. David Simão mais uma época como TITULAR do paços e Diego Lopes como TITULAR numa equipa que lute pela subida na liga de honra seria o melhor que poderiam ter! O Miguel Rosa seria suplente para uma das alas (não é a sua posição, mas tambem salvio ou gaitan não são de alas e fazem lá um excelente trabalho) e Ruben Pinto o tal miudo para aprender e ir ganhando calo
- Nelson Oliveira vinha para o plantel para suplente do Cardozo. isto implica um emprestimo do kardec, que precisa de minutos para mostrar o seu valor, porque parado a entrar de vez em quando já se viu que não serve

por isso, para mim, teríamos na próxima época:
Miguel Victor/Roderick
Miguel Rosa/David Simão & Ruben Pinto/Diego Lopes
Nelson Oliveira

nos próximos 2/3 anos:
Oblak
O outro central
Os outros 2 médios

dos restantes jogadores que falaste, creio que: Mário Rui e Yartey merecem mais que 2 e 3 estrelas respectivamente. creio que , bem trabalhados, e com minutos e mais experiencia, possam dar bons jogadores!
alipio, jean, juniores de 1º ano e juvenis não me pronuncio. os 2 jogadores porque preciso de ver mais deles (o 1º já teve bons pormenores nos poucos jogos que fez, tal como o 2º no tal jogo com o santa clara) e os escalões, porque é muito pouco ainda para tirar ilações do futuro. apenas o fiz com o Diego Lopes porque me parece que é dos que não engana

O que posso dizer em relação a isto é que, segundo sei de dentro do SLB, está previsto que 4 jogadores façam a pré-época visando a sua integração no plantel. A saber: Miguel Rosa, David Simão, Ishmael Yartey e Nélson Oliveira. A estes poderá juntar-se o Rodrigo Moreno, caso não haja uma proposta que o SLB considere interessante.

Pessoalmente, acho que correm o risco de ficar no plantel e não jogarem, pelo que, na minha opinião, seria apenas integrar 2 ou 3 destes 5.

Quanto ao Jean, Ruben Pinto e Diego, presumo que os dois primeiros vão rodar e o Diego talvez possa começar a ir treinando com os seniores, como aconteceu o ano passado com o Roderick. Apesar de o Diego ainda ser juvenil este ano.

all_blacks

E o Alípio... Será que nem a pre-temporada faz? Não acredito que investimos tanto num jogador e o colocamos fora sem o testar... Acho que da equipe de junior deveríamos ficar com Alípio, Jean, Ruben Pinto e Luís Martins (eleito o melhor no jogador no torneio da selecção). O Diego ainda é juvenil... temos tempo para o trabalhar... O resto dos juniores de 2 ano não tem lugar agora, nem nunca.

Grande

Parece-me que as avaliações são bastante subjectivas e algo alienadas da realidade.

Coitado do João Pereira...

cheguevara

gostava que o Panchito explicasse que dados ou que estudo o levaram a estes dados. se for possivel. Durante tantos anos não chegou 1 jogador ao plantel senior e agora subitamente aparece um estudo com 34 possiveis jogadores para os seniores. Não acha que é ilusório?

Grande

Citação de: cheguevara em 14 de Fevereiro de 2011, 12:03
gostava que o Panchito explicasse que dados ou que estudo o levaram a estes dados. se for possivel. Durante tantos anos não chegou 1 jogador ao plantel senior e agora subitamente aparece um estudo com 34 possiveis jogadores para os seniores. Não acha que é ilusório?

Isso é falso. Este ano por exemplo esta la o Dick.