Rivaldo a.k.a Daúde Machude

Rui Costa

Citação de: andre_DV04_SLB em 21 de Agosto de 2006, 13:13
Citação de: NelsonOliveira em 21 de Agosto de 2006, 12:50
André, dizes algo que eu defendo e faço um dos meus cavalos de batalha.
A maturação biologica versus talento ... ou seja, a aposta em miudos que se maturaram biologicamente precocemente (cresceram cedo), em deterimento da aposta em miudos mais pequenos...mas realmente talentosos e que com o procedimento do seu crescimento normal..irão mais ano menos anos..chegar ao patamar dos outros.

Obviamente que o físico também conta, e que um jogador que consiga combinar uma boa compleição fisica com talento...é o ideal, no entanto, creio é que ainda se aposta (e não estou a falar do Benfica..mas sim na generalidade) em alguns jovens apenas e só pela potencia fisica ou pela tal maturação biologica precoce.
O caso que mais me marcou a epoca passada, foi o do Mouammed avançado dos juvenis do Porto, ex Alverca. Um avançado muito forte fisicamente, alto, com grande potencial muscular, e depois...completamente verde em termos tecnicos, com pouco talento... e que continuará a alimentar o sonho de ser futebolista...até ao 2o ano de junior.

Nessa altura, o seu físico estará equiparável aos outros, ou até terá uma capacidade biologica menor que grande parte dos séniores, e a unica "arma" que teve durante toda a sua carreira futebolistica, que o fez ter "algum" sucesso...desaparece...passando a um jogador vulgar/fraco..e desaparecendo do Futebol  ... ficando apenas o sonho.



É exactamente isso. E infelizmente há muitos jovens que não conseguem perceber as coisas assim e têm grandes desilusões. Não só por culpa deles, mas sobretudo pelas pessoas que os acompanham. E antigamente no Benfica, dáva-se sempre primasia a um jovem alto, forte fisicamente e sem tanta técnica, do que um míudo franzino mas com grande qualidade técnica. Felizmente isso está a mudar, e já não se vê no Benfica um calmeirão sem técnica.

O Avançado do Porto é um grande exemplo que muito bem deste. Antes de uma partida, o mister Bruno Lage dizia aos seus jogadores para terem muito cuidado com ele. Mas porquê? Exclusivamente porque ele era muito mais forte que os outros, e mesmo sem conseguir fintar os adversários, corria, corria, corria, ganhava ressaltos em força e acabava por fazer golo.


É claro que é sempre bom haver a junção da técnica e força, mas em caso de haver uma mais fraca que outra, deveria-se dar prioridade a quem for mais dotado técnicamente.

Cumprimentos

Mais de acordo com isto tudo não podia estar... Mas para mim o comulo ainda são as pessoas que pensam que se pode trabalhar qualquer jogador tecnicamente, veem uma coisa muita boa num jogador (neste caso a capacidade fisica) e imaginam que o resto podem aprender na boa bastando só trabalhar um pouco. Noutros casos é jogadores que tem velocidade mas que nem uma bola sabem controlar... ou os jogadores que "dão tudo em campo" (cf. Beto), correm como cavalos mas cometem erros tacticos que prejudicam a equipa... etc...

Menino Do Rio

Rui Costa, estás certíssimo.

Mas ainda penso que jogadores como o Beto, se tivessem feito um trabalho técnico diariamente, só fazendo passes, recebendo, puxando para o lado, para o outro, talvez tivessem uma maior utilidade.

Não se pode descartar um jogador, ainda mais na formação, só porque tem mais atributos físicos que técnicos. Assim como o jogador pequeno e franzino tem que fazer um trabalho físico, o jogador mais físico tem que fazer o trabalho técnico. O que acontece, é que principalmente dos Juvenis para cima, só os resultados importam e as deficiências de um determinado jogador não são trabalhadas.

Penso que o Daúde Machude não deve ter só a vertente física, pois chamou muito a atenção do Manchester United, que costuma achar bons jogadores por todas as partes do Mundo. Ou então, eles tinham planejado fazer um trabalho técnico de forma a que ele desenvolvesse as suas potencialidades,  e isso é algo que o Benfica tem que fazer também, caso se confirmem as suas lacunas técnicas.

fmb

os textos aki faaldos referem-se em especifico ao rivaldo??? ele é forte mas de etcnica nao vale um boi??

é pena... sempre pensei que devido ao facto d eter estado com um pe no man utd quisesse dizer algo..afinal...

Mr.Shinfai

tambem alimentava expectativas em relação a ele e ao kaz patafta... ele é mesmo assim limitado?

NelsonOliveira

#19
Por acaso cheguei a acompanhar o adjunto do Lage, o Renato..numa observação ao Porto ... e na altura também falamos disso.

Ou seja, é um jogador sem grandes condicoes de vingar no futebol profissional, pelo menos ao mais alto nível, mas enquanto juvenil...enquanto elemento de uma equipa juvenil que luta por um campeonato, causaria algumas dificuldades e seria importante mante-lo bem vigiado..ate porque um jogador com o seu porte...consegue arrastar 1 ou 2 elementos na sua marcacao...o que poderia abrir espaços para jogadores vindos de tras.

Menino Do Rio

Tendo o Daúde algumas limitações técnicas, será que não é um grande mérito ao Benfica trabalhá-las? De forma a que ele possa evoluir enquanto jogador?

Pessoalmente também prefiro a aposta em jogadores com mais técnica que físico. mas alguns jogadores possantes fisicamente também são importantes na manobra da equipa. Penso que um avançado possante faz parte das necessidades do Benfica e o Daúde, ainda juvenil, tem mais uns 2/3 anos de trabalho a ser feito nele.

Ele não precisa ser um poço de técnica, mas ele tem que saber usar o corpo, proteger a bola, tem que treinar finalização, quer com os pés quer com a cabeça, passe, dribles básicos, primeiro toque, etc. São coisas que não são difíceis de se ensinar. Mas que ele tem que estar sempre a ser trabalhado nisso. Penso que ele tem um grande futuro, e é o que falei, se o Manchester o contratou sabendo de suas limitações, é porque de alguma forma via o potencial do jogador e acreditava que podia trabalhar as suas limitações.

E isso é algo que o Benfica tem que fazer, se quiser o sucesso do jogador.

diogo32

os jogadores bem constituidos podem ser trabalhados e ter sucesso...acho que é irrelevante ter um gajo que finte 5 ou 6 gajos e centre p tras da baliza, ou que consiga dar 1milhao de toques, lol, agora o passe, o remate, o posicionamento sao coisas que podem ser corrigidas...agora um gajo lento nc vai ser rapido...pode melhorar mas nunca ira ser rapido...algum dia diriam q o jan koller(eu ja nem falo do crouch pq parece ridiculo, mas o que e certo é que tem sucesso) iria ter o sucesso que teve?eu nem sei a posiçao do miudo, mas de certeza que o rio ferdinand, o patrick vieira, o koller, ou porque não o cisse(nao estou so a falar de altura) concerteza que nas camadas jovens tb se destacavam por determinados atributos fisicos, sejam eles a resistencia, a velocidade, a altura, etc.

Benfic@

#22
Apesar de nunca ter sido uma vedeta, o meu caso ilustra bem aquilo que tem vindo a ser dito. Comecei a jogar futebol 11 com 8 anos e, até aos 13 anos, fui sempre suplente nas equipas por onde passei. Aos 14 cresci bastante em altura e em termos físicos, passando a ser o segundo mais rápido da equipa e claro, sempre titular. Aos 16 anos veio o convite para ir treinar no maior clube da região, a Académica.
Se por ventura, não tivesse sido paciente, nunca teria sido titular. 
Lembro-me que havia um tipo na minha equipa, grande e tosco tipo karadas, que foi sempre titular até que os outros chegaram à altura dele. A partir daí, nunca mais tocou na chicha.

Filipe F

Por falar nesse Mohamed do porto, ontem no ´Diário de Notícias de cá da Madeira, vinha uma notícia da chegada deste à Madeira para representar os júniores do Nacional por empréstimo. É sinal que ele já não está a ser opção no porto.

Rui Costa

Citação de: DV-SLB em 29 de Agosto de 2006, 16:49
Por falar nesse Mohamed do porto, ontem no ´Diário de Notícias de cá da Madeira, vinha uma notícia da chegada deste à Madeira para representar os júniores do Nacional por empréstimo. É sinal que ele já não está a ser opção no porto.

esses gajos cada ano tem um plantel de 30 a 40 jogadores nos juniores

Mr.Costa

qts anos tem o daude machude e em q equipa se encontra actualmente?
juvenis? ???

jarovaz

Aposta na formação passa por jogadores competentes e responsáveis pra serem grandes proficionais.
Muitos querem tudo titulos e grandes jogadores .
Por isso a posta na parte fisica ou seja fisicamente forte bom para ganhar titulos mas tapa ipoteses dos mais competentes e responsáveis aparecerem.
P bento foi campeão nacional no ultimo jogo c Benfica
Nós só tinhamos que empatar.
tavamos ganhar 1-0.
levamos 4 na 2ª parte
Sporting foi campeão.
de todo trabalho feito até intervalo era muitos bom depois...
Nada...isto tem que acabar,é preciso dar oportunidades como deu camacho aos nossos jovens...
Na formação do Benfica só falta isso coragem como teve camacho em apostar nos nossos jovens.
Que seria do rui Costa ,se não existissem Eriksons?
;) ;)

Hugue28

Eu vi esse jogo e ainda hoje acho que se o nosso jogador não é expulso, éramos campeões