Rodar ou treinar...?

joao_bruno

Sabendo que temos neste sub-forum pessoas com conhecimentos "aprofundados" sobre futebol de formação, e grande conhecimento das camadas jovens do nosso clube, temo uma questão que acho ser interessante ser aqui debatida por vós.

Creio que é unânime dizer que a etapa mais difícil na formação de um jogador é a passagem de júnior a sénior. Todos nós conhecemos um enorme número de jogadores que se "perdem" durante este processo. Ainda bem me lembro da discussão que havia entre os adeptos de Litos e Futre. Litos era tipo pela crítica como bem superior a Futre (quando ambos eram juniores) e no final futre tornou-se no jogador mais emblemático da sua geração (enquanto Litos nunca vigou no futebol sénior). Mas há outros ilustres nestas listas de jogadores..."desaparecidos em combate" ex: Gil, Dani (com quem joguei pessoalmente e posso garantir que era fenomenal), Peixe, João Peixe, Porfirio, etc, etc, etc.

A minha questão é a seguinte. Qual a maneira ideal de terminar o processo de formação? Será a inserção do jogador no plantel principal etapa a etapa? (Ex. Figo, Raul, etc) Ou será melhor o empréstimo a um clube de menor nomeada, com menor pressão e uma maior probabilidade de continuar a jogar? (Ex. Rui ccosta/Fafe)

Cumprimentos a todos,

J. Bruno

andre_04_SLB

Olá João. Concordo contigo quando dizes que a fase mais complicada e que define a carreira de um jogador é a transição de junior para senior. Na minha opinião, é bastante arriscado colocar-se um jogador saído dos Juniores de imediato na equipa principal. Claro que por vezes dá certo, mas na maioria das situações acaba por dar erro. Penso que um jogador que inicia o seu 1º ano de senior, deve rodar por empréstimo num clube de uma divisão inferior para ir ganhando rotinas de jogo com profissionais e começar a entrar no mundo do futebol a sério de forma progressiva. Nessas divisões não são exigidos resultados por aí além, e um jovem consegue ter a confiança necessária para fazer o seu trabalho sem pressões.

Mas na minha opinião o mais importante é a mentalidade dos jogadores. Muitos grandes jogadores quando são emprestados, sentem-se abandonados pelo clube pois gostavam de estar logo nos seniores. Há outros que se mentalizam que o empréstimo é bom para eles, para a sua evolução como jogador e como pessoa e isso só vai aumentar as suas hipóteses de no futuro ingressar no plantel principal do seu clube com possibilidades de ser um jogador importante. Hoje em dia mais do que ter um grande talento, é também preciso ter uma grande cabeça e ter sempre grandes suportes a ajudar os jovens. Sigo este ideal: - Um grande jogador sem mentalidade de vida nunca vai ser ninguém no futebol. - Um jogador médio com grande mentalidade pode vir a ser um grande jogador no futuro.

Está tudo nas mãos deles.

fmb

sinceramente acho que o melhor seria ir colcoando-os aos poucos na equipa principal, ate para nao haver a tal desmotivaçao!!! mas tambem depende... por exemplo:

-o mkoutinho e nani foram logo lançados no esporte!!
-o yannick e o veloso foram 1 emprestados

pergunto eu: nao axam que os 2 primeiros sao bem melhores que os 2'os?? axo k é tudo uma questao de qualidade... se um jogador for mesmo bom, salta logo para os seniores, onde tem de haver isso sim, um acompanhemento de todos.. se nao for tao bom, o emprestimo permite evoluir e jogar com profissionais ajuda!!

nao percebo muito de formaçao, mas é a minha opiniao!!!

tigerwoodss

joão_bruno, a minha opinião é que não há uma solução unica.
Do meu ponto de vista quando o miudo tem capacidades para ter lugar no plantel da equipa sénior apenas pelo seu valor actual, deve lá permanecer, quando isso não acontece deve ser emprestado se houver potencial de crescimento.

Esta solução fará com que os jogadores sejam sempre postos em contacto com um desafio de evolução de acordo com o estágio evolutivo do seu futebol evitando também prolongadas fases  de afastamento da competição.

Dou alguns exemplos: Cristiano Ronaldo, Quaresma ou Manuel Fernandes.
Estes jogadores tinham quando foram lançados qualidade para fazer parte do plantel, logo essa experiência é positiva e devem ser integrados directamente no plantel principal.
Dou outros exemplos: Varela, manu.
O varela quando estava no sporting praticamente não evoluiu, agora estando no setubal a jogar tem vindo a desenvolver muito. O mesmo seria com o Manu. Jamais o manu há 3 ou 4 anos teria lugar no benfica, mas como foi jogando hoje em dia terá pelo menos uma palavra a dizer.

é a minha simples opinião.
cumprimentos

joao_bruno

Muito obrigado pelos vossos (excelentes diga-se) comentários.

Está visto que convém ter 2 pesos e 2 medidas. Cada caso é um caso e remédios diferentes podem levar ao final desejado.

Deixem-me então fazer um pouco de advogado do diabo. Se ou emprestamos os jogadores a clubes onde eles possam evoluir, ou os vamos colocando aos poucos e poucos na equipa principal...

1) Porque é que este ano a direcção do SLB acabou com a equipe B? Terá sido uma decisão correcta? Fará sentido ter coincidido com o inaugurar do centro de estágio?

2) Porque é que temos 28 jogadores no plantel principal? Quantos minutos irão jogar os jogadores jovens que subiram este anos durante toda a época? Quanto serão os juniores a serem chamados aos treinos com a equipa principal?

Estendam estas minhas questões numa óptica de discussão e não de ataque directo. Isto porque eu apoiei e apoiarei uma candidatura de LFV.


J. Bruno

VanBasten

1) A direcção acabou com a equipa B, este ano, porque o projecto não tinha futuro. Não tinha futuro, porque a partir de proxima época, a Federação obrigava à extinção de todas as equipas B.

2) O plantel tem 28 jogadores, não por opção do treinador, mas como consequencia da não colocação de alguns jogadores. Temos 28 jogadores, é certo, mas não temos 28 opções, pois o treinador já deixou bem claras as suas ideias: Karyaka e Karagounis não entram nas contas e só em situações excepcionais, poderão servir de alternativa. A ideia é tê-los a treinar com a equipa, para não perderem o ritmo, no sentido de, na próxima janela de transferências, serem colocados. A "inscrição", serviu apenas como garante, no caso de ocorrer uma situação excepcional (vários jogadores impedidos de jogar simultaneamente!). Acredito que em Janeiro, o plantel regressará às 24/25/26 unidades.

Menino Do Rio

Falando de jogadores muito acima da média na formação, é preferível que ele seja lançado directamente ao plantel principal, pois lá ele aprende treinando com os melhores, com desafios reais que o testem, e que tenha que lutar para jogar todo fim de semana. Para jogadores que estão acostumados a ser o principal da equipa, em geral ter que lutar pelo lugar é sadio, pois coloca-o no seu lugar. Depois, é mais fácil adaptar-se numa equipa onde o jogo é mais fluído e mais técnico, que geralmente são as características dos melhores jogadores da formação.

Se o jogador tiver potencial, mas ainda não estiver no seu melhor, é melhor que seja emprestado a uma equipa onde possa jogar regularmente, pois adquire mecanismos de jogo, experiência e tem tempo e espaço para corrigir os seus defeitos. Num clube grande não há espaço para erros, ao contrário dos clubes pequenos.

O que não se pode é pegar num jovem com potencial e emprestá-lo a um clube da II Divisão sem objectivos nem acompanhamento. Os jovens que não tiverem espaço na equipa principal deveriam ser emprestados a equipas da Honra na sua primeira época como sénior para que possam jogar regularmente. Veja-se o Hélio Roque que foi emprestado ao Vit. Setúbal para não jogar nunca. É preferível que ele vá para um clube onde tenha o seu espaço e possa jogar muitas vezes, para que possa porventura se detsacar, ou ao menos ganhar a rodagem necessária.

Existem ainda aqueles jogadores que se forem emprestados acabam por se perder, pois são derrubados psicologicamente, então cada caso tem que ser analisado profundamente.

Pessoalmente, sou a favor de lançá-los na equipa principal aos poucos, para que ganhem experiência jogando com os melhores. Aliás, a maioria dos maiores jogadores portugueses foram lançados assim. Nos últimos tempos, Figo, Nani, Moutinho, Manuel Fernandes, Maniche, todos foram lançados assim. Então creio que é o melhor a ser feito.

VanBasten

O Maniche esteve 2 ou 3 anos a rodar no Alverca. Fez parte da equipa que subiu o Alverca à 1ª divisão. Jogava a meio-campo com o Ramires, o Deco e o Hugo Leal. Depois teve uma oportunidade,juntamente com o Ramires, numa digressão que o Benfica fez aos EUA...ele ficou e o Ramires não. Acabou por fazer uma boa época, jogando a extremo esquerdo, onde marcou 10 golos.

Menino Do Rio

Citação de: VanBasten em 04 de Setembro de 2006, 17:25
O Maniche esteve 2 ou 3 anos a rodar no Alverca. Fez parte da equipa que subiu o Alverca à 1ª divisão. Jogava a meio-campo com o Ramires, o Deco e o Hugo Leal. Depois teve uma oportunidade,juntamente com o Ramires, numa digressão que o Benfica fez aos EUA...ele ficou e o Ramires não. Acabou por fazer uma boa época, jogando a extremo esquerdo, onde marcou 10 golos.

Então desculpa-me o erro. Julgava mesmo que tinha saído directamente do Benfica B para a equipa principal.

Phil Anselmo

João a transição para sénior ser difícil é uma falsa questão porque desde os escolas até aos juniores os jogadores fartam-se de conviver com as dificuldades que uma transição de escalão acarreta. O problema é que a fasquia num clube como o Benfica está demasiadamente elevada e nem adeptos nem dirigentes dão tempo aos jovens para se ambientarem ao novo escalão em que estão a competir ( séniores ). A par disto por vezes os próprios grupos de trabalho cheios de pseudo-vedetas não criam as melhores condições para que a inibição dos atletas ex-juniores desapareça rapidamente ( qt mais baixa a divisão mais isto se verifica ).
Depois há ainda alguns casos ( e tu focaste alguns ) de atletas que pura e simplesmente não querem levar uma vida cuidada e regrada que um profissional do futebol tem de levar e daí ao insucesso é um passinho.

Uma humilda opinião

Patrone

Epa eu acho que cada caso é um caso. Isso vê-se com o Nani que foi logo lançado na equipa principal do Zbording, do Moutinho que alternou até meio da época entre os séniores e o Yannick que foi emprestado.

Phil, concordo contigo, grande analise. Os jogadores passam sempre por imensas dificuldades de adaptação de escalão para escalao.

Eu até acho que em termos técnicos a maior mudança é dos Infantis para os Iniciados, onde muita coisa muda. Depois sao tudo pequenos passos.. Aumenta 10 minutos o tempo de jogo, uma ou outra coisa aqui e ali. Acho que a principal dificuldade na transiçao Juniores/Seniores está mesmo no psicológico, pois a pressão é muito maior..


joao_bruno

Citação de: VanBasten em 04 de Setembro de 2006, 16:04
1) A direcção acabou com a equipa B, este ano, porque o projecto não tinha futuro. Não tinha futuro, porque a partir de proxima época, a Federação obrigava à extinção de todas as equipas B.

2) O plantel tem 28 jogadores, não por opção do treinador, mas como consequencia da não colocação de alguns jogadores. Temos 28 jogadores, é certo, mas não temos 28 opções, pois o treinador já deixou bem claras as suas ideias: Karyaka e Karagounis não entram nas contas e só em situações excepcionais, poderão servir de alternativa. A ideia é tê-los a treinar com a equipa, para não perderem o ritmo, no sentido de, na próxima janela de transferências, serem colocados. A "inscrição", serviu apenas como garante, no caso de ocorrer uma situação excepcional (vários jogadores impedidos de jogar simultaneamente!). Acredito que em Janeiro, o plantel regressará às 24/25/26 unidades.

Van Basten,

Desconhecia q a federação irá obrigar à extinção das equipas B.  Assim sendo este ponto fica já esclarecido.
Sabes qual o motivo que levou a tal decisão por parte da Federação?


Quanto ao segundo ponto tenho a dizer que concordo com a tua opinião. Contudo temo que perante uma adversidade o Fernando Santos escolherá o Karagounis em deterimento do João Coimbra . Por muito que não conte com os jogadores, a verdade é que ambos têm qualidade. Será que se a oportunidade surgir eles não entrarão para as contas do treinador?

J Bruno

Phil Anselmo

Citação de: joao_bruno em 06 de Setembro de 2006, 09:09
Citação de: VanBasten em 04 de Setembro de 2006, 16:04
1) A direcção acabou com a equipa B, este ano, porque o projecto não tinha futuro. Não tinha futuro, porque a partir de proxima época, a Federação obrigava à extinção de todas as equipas B.

2) O plantel tem 28 jogadores, não por opção do treinador, mas como consequencia da não colocação de alguns jogadores. Temos 28 jogadores, é certo, mas não temos 28 opções, pois o treinador já deixou bem claras as suas ideias: Karyaka e Karagounis não entram nas contas e só em situações excepcionais, poderão servir de alternativa. A ideia é tê-los a treinar com a equipa, para não perderem o ritmo, no sentido de, na próxima janela de transferências, serem colocados. A "inscrição", serviu apenas como garante, no caso de ocorrer uma situação excepcional (vários jogadores impedidos de jogar simultaneamente!). Acredito que em Janeiro, o plantel regressará às 24/25/26 unidades.

Van Basten,

Desconhecia q a federação irá obrigar à extinção das equipas B.  Assim sendo este ponto fica já esclarecido.
Sabes qual o motivo que levou a tal decisão por parte da Federação?


Quanto ao segundo ponto tenho a dizer que concordo com a tua opinião. Contudo temo que perante uma adversidade o Fernando Santos escolherá o Karagounis em deterimento do João Coimbra . Por muito que não conte com os jogadores, a verdade é que ambos têm qualidade. Será que se a oportunidade surgir eles não entrarão para as contas do treinador?

J Bruno

Não sei não, o Karagounis roeu a corda e o F.Santos no Sporting só para dar um exemplo lançou o Custódio em detrimento do Paulo Bento.
Aí está outro problema que os juniores têm na transição a sénior, o apanhar treinadores que não estão minimamente virados para a formação. Vejam o ex. Adrianse k nem conhecia o Vieirinha, nestes anos todos desde o Rui Costa quantos jovens ficaram sem hipótese de se mostrar pk os treinadores ignoravam os juniores com a conivência da direcção.
E ainda há mais, é ridículo irem jogadores para estágio ( Bijou e Canales ) para jogar 5 mns, se era pra isto não iam pk trabalhar cm 28 jogadores já é diferente de trabalhar com 26. Desconheço o valor do Canales mas no Gondomar já fez um golo e contra o Nyon em pouco tempo de jogo esteve no último golo.

joao_bruno


Não sei não, o Karagounis roeu a corda e o F.Santos no Sporting só para dar um exemplo lançou o Custódio em detrimento do Paulo Bento.
[/quote]

Será que podemos imaginar o Karagounis a treinar o Benfica daqui a 2 nos  ;)

Phil Anselmo

Citação de: joao_bruno em 07 de Setembro de 2006, 14:38

Não sei não, o Karagounis roeu a corda e o F.Santos no Sporting só para dar um exemplo lançou o Custódio em detrimento do Paulo Bento.

Será que podemos imaginar o Karagounis a treinar o Benfica daqui a 2 nos  ;)
[/quote]

Conseguiste pôr-me a rir pá, muito bem observado. Sinceramente não vejo o Karagounis a treinar equipa nenhuma, tem mais perfil de quem vai paxar o resto da vida a usufruir dos milhões em boas praias