Será k é desta?????

peter_dume

Pessoal, é o seguinte: será k é agora com o novo centro de estagio, k o Benfica irá lançar "meninos prodigio" para o futebol prfissional??? É k infelizmente, até agora temos assistido a grandes "craques em camadas jovens, mas são poucos os têm sucesso em séniores.
Porque se o Benfica ja foi campeao de juniores, à bem pouco tempo, é poque tem jogadores para isso. Há que lança-los para a ribalta...
Até lá... Comentem......

andre_04_SLB

Tanto já se falou disto em tantos tópicos ...

André179

Citação de: peter_dume em 16 de Novembro de 2006, 09:31
Pessoal, é o seguinte: será k é agora com o novo centro de estagio, k o Benfica irá lançar "meninos prodigio" para o futebol prfissional??? É k infelizmente, até agora temos assistido a grandes "craques em camadas jovens, mas são poucos os têm sucesso em séniores.
Porque se o Benfica ja foi campeao de juniores, à bem pouco tempo

Com o devido respeito mas essa equipa de campeões de juniores era muito fraca, para mim apenas ganhou o campeonato porque o Porto, Braga e Sporting tiveram uma época péssima e o SLB simplesmente foi o menos mau entre os mediocres.

Se fores a comparar os pontos conquistados, os golos sofridos, golos marcados, etc dessa equipa e os campeões anteriores e posteriores irás ver que nada tem a ver, e esse plantel tinha nomes como Hélio Roque, Rui Nereu, Tiago Gomes, João Coimbra, Manuel Fernandes (metade da época nos seniores), João Vilela, Manuel Curto, o malogrado Rui Baião, etc

Até o Boavista que tinha sido campeão no ano anterior (02/03) tinha mais equipa que o SLB 03/04, e a equipa do ano seguinte (Sporting 04/05) também o era. Portanto estar a dizer que porque foram campeões isso automáticamente reflecte-se em talentos para os senhiores não é bem assim.

Acho que também não podem ser tão cinicos ao ponto de dizerem que a culpa é do Veiga ou deste e aquele de não se aproveitarem os talentos e preferirem antes contratar estrangeiros. Pessoalmente eu acho que se jogadores como Vilela, Nereu, João Pereira etc não estão na Luz é simplesmente porque não têm qualidade para isso. Alguém acredita que o Tiago Gomes fazia 3 pré-épocas diferentes com Camacho, Trapatoni e Koeman e nunca ficava por a culpa ser ods treinadores? Acredito mais num défice de qualidade e é preciso não esquecer que estamos a falar de um campeão Europeu de Sub-17 em 2003 mas a verdade é que não tem tanta qualidade como Leo e Miguelito. Não aqui nenhuma conspiração, alguns miudos simplesmente não têm qualidade.

André

Menino Do Rio

O problema, André lagarto, é que muitos jogadores crescem à medida que os desafios vão lhe sendo impostos. O caso do Moutinho retrata isso mesmo. Ele, até ser júnior, era apenas mais um internacional, reserva até do João Coimbra. Mas ao não apostarem no João Coimbra, deixando-o sempre a jogar onde era fácil para ele (nos Juniores e Bês), não teve que evoluir nada, nem ganhou experiência suficiente para estar no plantel principal.

Dessa geração de Juniores que falaste (85/86), haviam muitos talentos individuais no Benfica, com características próprias. Tínhamos o Hélio Roque, o João Vilela e o Fernando Alexandre (85), assim como o Manuel Fernandes, o João Coimbra, o Bruno Costa, o Tiago Gomes e o Manuel Curto (86). São (ou pelo menos eram) jogadores de qualidade que, bem trabalhados, poderiam chegar à equipa principal. O problema é que não foram trabalhados para serem séniores. Os responsáveis benfiquistas não se preocuparam em dar experiência a estes, nem mesmo se deram ao trabalho de corrigir coisas que poderiam dificultar a integração deles aos séniores. Não trabalharam a vertente física, por exemplo, como mostram o Hélio Roque (excesso de falta de força física) e o João Coimbra (relativamente lento). Não trabalharam a vertente táctica do Tiago Gomes, por exemplo. O Tiago Gomes sobe muito, demais, esquecendo por vezes que tem que fechar a sua lateral. E esses são só alguns exemplos.

Essa é uma das minhas maiores críticas ao trabalho de formação do Benfica e estou certo que nada mudou. Estamos mais a procurar títulos de Juniores que a procurar formar (bem) os talentos que por aqui passam. E isso é algo que o Sporting faz muito bem, e o Porto consegue fazer bem.

O Benfica não forma o jogador, apenas se aproveita das suas qualidades. Isso era algo que tinha que ser revisto.

Alguém já pensou que o André Carvalhas deveria estar a fazer um trabalho físico para ganhar massa muscular sem perder a explosão, como fizeram, por exemplo, ao Yannick Djaló?

Anonymus

Uma atleta para evoluir tem que ter fundamentalmente MOTIVAÇÃO para o fazer...
Têm que saber ouvir os conselhos do treinador...
Têm que ser diagnosticadas carências, quer a nível técnico, táctico físico e psicologico, então prescrever  exercicios de forma a que os jogadores possam evoluir...
Recentemente no jornal do benfica ficamos a saber da criação do departamento de Optimização do treino, onde existe uma preocupação clara na evolução e crescimento do atleta.
enfim...
Se o F.C.Porto fosse assim tão bom na área da formação não fazia a revolução que fez no inicio do ano, nem contrataria um treinador de 1 liga para liderar o processo... afinal não são aquela coisa.
O sporting está a 2 anos a perder para nós os campeonatos de escolas e infantis... e as ultimas noticias de alcochete não são famosas... os nossos iniciados banalizaram o adversário na academia...
já para não falar no campeonato de juvenis que perdemos por um ponto...
Será que nada mudou.... estara assim tão certo...!!!
Penso que é um trabalho de base, e a seu tempo terá os seus frutos...
Agora pergunto eu... como é que sabes se estão a fazer algum tipo de trabalho específico com este ou aquele jogador?!
:)

Menino Do Rio

Não sei, mas também nunca foi noticiado nada do género, nem aqui, nem em nenhum outro fórum benfiquista, jornal, blog, etc.

Não creio que a formação benfiquista vá evoluir isso tudo que se está a falar. Penso que em vários factores o Benfica nunca poderá ser um grande formador. Esse Departamento de Optimização de Treinos, parece-me uma boa idéia, que por sinal eu já tinha esquecido, mas não me parece que o Benfica passe a ser um clube formador nos próximos anos.

Sobre a formação do Porto, eles tinham lá seus problemas, mas a verdade é que lá também há muitos jogadores de qualidade que poderiam vingar no plantel portista. O Porto também é um clube que aproveita muito pouco suas camadas jovens, e ainda assim consegue formar um número razoável de jogadores bons.

Aliás, só não forma mais, porque não quer.

Penso que o Benfica tem que investir num staff mais competente, num sistema para a formação que privilegie a formação do jogador, e não apenas a prospecção. O Benfica pode até fazer uma boa prospecção e contratar jogadores promissores, mas a verdade é que depois que chegam ao Benfica parece que param no tempo. Parece que não evoluem o necessário, e isso é algo que tem que ser corrigido.

Existem muitas questões acerca da formação que eu tenho, e muitas incertezas também, mas a verdade é que, como já disse, não vejo o Benfica como um clube formador nos próximos 5/7 anos.

foNNtes

agora sempre q ganhamos um titulo qualquer é porque fomos os menos maus!...ate em juniores!

André179

Citação de: Menino Do Rio em 18 de Novembro de 2006, 03:23
Não sei, mas também nunca foi noticiado nada do género, nem aqui, nem em nenhum outro fórum benfiquista, jornal, blog, etc.

Não creio que a formação benfiquista vá evoluir isso tudo que se está a falar.

Uma das criticas que ouço em Alcochete à formação Benfiquista é que no Seixal existe neste momento maior enfase em ganhar titulos na formação do que formar jogadores enquanto em Alcochete é mais em formar jogadores e se ganharem titulos isso é um bónus. Ouço muitas vezes dizer que o Benfica roda menos os seus planteis pois quer sempre que possível apresentar o seu XI mais forte enquanto o SCP pelo menos em Iniciados e Juvenis roda bastante o seu XI, o Tiger diz que o número de jogadores utilizados quer por SCP e SLB fica ele por ela e eu como não investiguei não vou discutir isso.

No recente SCP Vs SLB em Iniciados A reparei que a equipa do SLB era essencialmente a mesma da jornada anterior com a excepção da troca de Keepers pois queriam o elemento mais forte na baliza. O Sporting apresentou um XI que na minha opinião esteve longe de ser o XI mais forte pois não tinha o Tiago Cerveira e além disso alinharam o Taira e Farinha que estão longe de ser craques, não creio que tenha sido por 3 elementos que o SCP jogou tão mal ou que teria ganho o jogo mas nunca se sabe, estou certo que na revanche vamos estar melhor porque para quem costuma ver os nossos iniciados jogar só pode catalogar aquela exibição como uma "anomalia" porque realmente era inacreditável o quanto jogaram mal.

O Mister Luís Gonçalves (treinador dos iniciados) pelo menos fala muito sobre isto, diz que o Benfica usa sempre um XI forte e não se desvia muito dele.

Para mim o Benfica está inequivocamente mais forte em iniciados e Juvenis do que 2-3 anos atrás, não estou a dizer que vá ganhar titulos esta época mas estou certo que estatisticamente vai ter resultados melhores que em 05/06 e que em 12-24 meses os seus Juniores também serão inequivocamente mais fortes que este ano e em 05/06 mas se isto se vai reflectir daqui por 3 anos na capacidade de transformar Juniores de 2º ano em talentos para o plantel senior sinceramente não sei.

Uma coisa que não devem esquecer é que nessa transição existem grandes talentos que podem ser os maiores craques de Sub-13 a Sub-19 mas que depois no primeiro ano de senior vão completamente abaixo portanto nunca existem "sure things" mesmo entre Juniores de 2º ano. O Carlos Saleiro, o Bruno Filipe, o Hélio Roque, Paulo Sérgio, e estou certo que daqui por 1 ano terei pelo menos 3 nomes para adicionar a esta lista.

Não existem garantias, eu acho que o Carriço e João Martins podiam subir já mas garantias de sucesso só DEUS as pode dar.

Penso que o Benfica tem francas hipóteses de terminar em primeiro lugar em Iniciados e Juvenis no campeonato regular, até lá o Sporting irá tentar crescer e depois na 2ª fase logo se vê.

André Figueiredo

ivoivo

Citação de: André179 em 18 de Novembro de 2006, 10:27
Citação de: Menino Do Rio em 18 de Novembro de 2006, 03:23

Não creio que a formação benfiquista vá evoluir isso tudo que se está a falar.

Uma das criticas que ouço em Alcochete à formação Benfiquista é que no Seixal existe neste momento maior enfase em ganhar titulos na formação do que formar jogadores enquanto em Alcochete é mais em formar jogadores e se ganharem titulos isso é um bónus. Ouço muitas vezes dizer que o Benfica roda menos os seus planteis pois quer sempre que possível apresentar o seu XI mais forte enquanto o SCP pelo menos em Iniciados e Juvenis roda bastante o seu XI, o Tiger diz que o número de jogadores utilizados quer por SCP e SLB fica ele por ela e eu como não investiguei não vou discutir isso.

No recente SCP Vs SLB em Iniciados A reparei que a equipa do SLB era essencialmente a mesma da jornada anterior com a excepção da troca de Keepers pois queriam o elemento mais forte na baliza. O Sporting apresentou um XI que na minha opinião esteve longe de ser o XI mais forte pois não tinha o Tiago Cerveira e além disso alinharam o Taira e Farinha que estão longe de ser craques, não creio que tenha sido por 3 elementos que o SCP jogou tão mal ou que teria ganho o jogo mas nunca se sabe, estou certo que na revanche vamos estar melhor porque para quem costuma ver os nossos iniciados jogar só pode catalogar aquela exibição como uma "anomalia" porque realmente era inacreditável o quanto jogaram mal.

O Mister Luís Gonçalves (treinador dos iniciados) pelo menos fala muito sobre isto, diz que o Benfica usa sempre um XI forte e não se desvia muito dele.

Para mim o Benfica está inequivocamente mais forte em iniciados e Juvenis do que 2-3 anos atrás, não estou a dizer que vá ganhar titulos esta época mas estou certo que estatisticamente vai ter resultados melhores que em 05/06 e que em 12-24 meses os seus Juniores também serão inequivocamente mais fortes que este ano e em 05/06 mas se isto se vai reflectir daqui por 3 anos na capacidade de transformar Juniores de 2º ano em talentos para o plantel senior sinceramente não sei.

Uma coisa que não devem esquecer é que nessa transição existem grandes talentos que podem ser os maiores craques de Sub-13 a Sub-19 mas que depois no primeiro ano de senior vão completamente abaixo portanto nunca existem "sure things" mesmo entre Juniores de 2º ano. O Carlos Saleiro, o Bruno Filipe, o Hélio Roque, Paulo Sérgio, e estou certo que daqui por 1 ano terei pelo menos 3 nomes para adicionar a esta lista.

Não existem garantias, eu acho que o Carriço e João Martins podiam subir já mas garantias de sucesso só DEUS as pode dar.

Penso que o Benfica tem francas hipóteses de terminar em primeiro lugar em Iniciados e Juvenis no campeonato regular, até lá o Sporting irá tentar crescer e depois na 2ª fase logo se vê.

André Figueiredo

Concordo contigo embora não tenha a certeza de que não seja bom. Repare-se....se nos iniciados utilizarmos 14/15 jogadores e estes subirem a juvenis de 1º ano, e se formos buscar 2/3 jogadores ao torneio lopes da silva com qualidade, continuamos com um grupo de 18 jogadores de qualidade. Tenho na cabeça um modelo que acho que deveria ser utlizado quer pelo benfica quer pelo Sporting. Chegados ao ultimo ano de iniciados, os jogadores de 1º ano de juvenis seriam a equipa A, os de segundo ano de juvenis e 1º de juniores seriam a equipa de juniores. Os 2º ano de juniores deviam jogar com homens. É dificil formar quando os resultados normais passam por ganhar por 5 ou 6. Creio que por os miudos a jogar contra adversarios mais velhos seria uma boa solução. Obrigaria-os a jogar com mais garra. E concordo realmente que falta alguma competência ao staff técnico do Benfica. só a falta de condiçõesdos ultimos anos não pode servir de explicação. O Quaresma e o C.Ronaldo tb estiveram 3 ou 4 anos a treinar em pelados, na altura que o Sporting andava em mudanças. Os nossos miudos de 18 anos tem fisico de iniciados....Veja-se o Helio Roque, o Joao Pereira, o Pedro Correia. A parte fisica é cada vez mais importante

Anonymus

Não concordo nada...
Por acaso os juniores do scp não apresentam sempre o mesmo onze....
11 atletas de 2º ano.
os jogadores de 1º ano raramente jogam...
Há mentiras que se vendem fácil...
é favor não comprar..!!!
;)

Sousa_slb

Axo ke o ke falta no benfica é a aposta na equipa senior!
Acredito sinceramente ke jogadores como coimbra, helio roque, etc poderiam ser melhores opções ke jogadores como marco ferreira, diego, etc..

Menino Do Rio

Citação de: Sousa_slb em 18 de Novembro de 2006, 13:24
Acredito sinceramente ke jogadores como coimbra, helio roque, etc poderiam ser melhores opções ke jogadores como marco ferreira, diego, etc..

Eu também acho isso. Mas o que eu quis dizer é que quando os jogadores estão no Juvenis, já deveriam estar a serem preparados para os séniores, fisicamente, psicologicamente, tecnicamente e tacticamente. E isso não acontece. O Hélio Roque não ficou no plantel principal, porque só fizeram um trabalho físico nele de 2 meses, isto quando já estava na equipa B. 2 meses para desenvolver a musculatura de alguém é ridículo! O Djaló, por exemplo, fez 2/3 anos a desenvolver a musculatura, de forma pensada e estruturadas. Apesar da sua fragilidade física, o Hélio Roque na sua última época de júnior ainda apontou 26 golos! O João Coimbra, outro caso, é um jogador com uma precisão de passe impressionante. Tecnicamente e tacticamente é muito bom jogador, mas é algo lento nas acções e isso tinha que ser corrigido ainda nas camadas jovens. Agora não consegue achar um espaço na equipa, porque é mais limitado fisicamente que outros (que até são piores que ele).

A formação de um jogador não tem nada a ver com o número de títulos, e sim com a sua capacidade  de vingar no futebol sénior. E infelizmente quase todos os jovens formados no Benfica não têm essa capacidade.

Quantos jogadores formados na Luz temos nas Ligas Profissionais? E mais, quantos desses são titulares indiscutíveis?

André179

Citação de: Anonymus em 18 de Novembro de 2006, 13:21
Não concordo nada...
Por acaso os juniores do scp não apresentam sempre o mesmo onze....
11 atletas de 2º ano.
os jogadores de 1º ano raramente jogam...

Este ano já foram utilizados 20 jogadores e 9 deles são Juniores de 1º ano e 2 deles já estam no Top 5 de marcadores.

Com a excepção do Rui Lopes que teve uma grave lesão em 2005/06, o Tiago Jorge que é 3ª escolha para a baliza, o médio André Santos e os defesas David Santos e Jorge Abreu já foram utilizados 20 jogadores de um plantel de 25 ao fim de 11 jornadas, já existem 12 marcadores diferentes e 4 deles são de 1º ano.

O Daniel Carriço, Rui Patricio, Bruno Pereirinha e Tiago Pinto eram todos de 1º ano e jogaram a maioria dos jogos a época passada.

O ano passado Luis Martins/Paulo Bento utilizaram 26 jogadores em 34 jornadas e desses 26 apenas 8 eram Juniores de 2º ano e até utilizaram o Adrien Silva e Nuno Silva que eram Juvenis.

André Figueiredo

André179

Citação de: Sousa_slb em 18 de Novembro de 2006, 13:24
Acredito sinceramente ke jogadores como coimbra, helio roque

Pergunta ao Gonçalo se conheceu o Hélio quando ele foi campeão de Junior em 2003/04, o rapaz foi sómente o artilheiro da equipa com 27 golos mas a verdade é que ele tal como um Carlos Saleiro que foi artilheiro dos campeões 04/05 não têm fisico para jogar contra adultos.

Não vejo porque criticam o fisico do João Pereira, ele não é franzino, simplesmente é baixinho e hoje em dia querem-se laterais com 1,80.

O Pedro Correia pode ser magrinho mas parece bastante alto portanto é apenas uma questão de treino especifico e isso é algo que se faz em poucos meses como o Professor Mariano Barreto fez com o Dani em 1994 (ou 95?).

André

Elvio

o Pedro Correia é normal, até tem mais fisico que o melhor lateral esquerdo do mundo... LAHM