Tempos aureos da nossa formação....

ehnakela

Se isso são tempos aureos... Com excepção de 2 óptimos jogadores um ou outro medianos, o resto...

Corrosivo

Citação de: VitorPaneira7 em 21 de Fevereiro de 2007, 17:54
Os mais velhos dizem-me que o melhor período foi quando estava lá o Angelo Martins, um dos miticos lobos da defesa em Berna que formou vários jogadores de nivel mundial na década de 60 e 70.

Exactamente. Ele foi responsável pelo aparecimento de grandes nomes da nossa formação

zerocool

Citação de: ehnakela em 22 de Fevereiro de 2007, 12:05
Se isso são tempos aureos... Com excepção de 2 óptimos jogadores um ou outro medianos, o resto...
eu vi mtos jogos destes jogadores a k tu chamas "medianos"..e acredita k eram bem melhores que a trampa do beto, do m. ferreira e mtos outros que estão no plantel do glorioso a fazer numero...simplesmente tiveram o azar de ter um treinador da equipa senior chamado toni..que de futebol percebia zero.. e para quem um penalty era um copo de vinho...

FtRaven

Citação de: zerocool em 22 de Fevereiro de 2007, 21:10
eu vi mtos jogos destes jogadores a k tu chamas "medianos"..e acredita k eram bem melhores que a trampa do beto, do m. ferreira e mtos outros que estão no plantel do glorioso a fazer numero...simplesmente tiveram o azar de ter um treinador da equipa senior chamado toni..que de futebol percebia zero.. e para quem um penalty era um copo de vinho...

Sinceramente, os tempos ditos "aureos", não foram assim tão bons quanto isso...nos últimos 10 anos só me recordo de Maniche, Moreira (que pena não poder jogar) e Manuel Fernandes (só é pena não ter grande vontade de estar no glorioso, mas ou muito me engano ou para o ano tá de volta...).
Quanto aos restantes produtos das nossas camadas jovens não existe um único com capacidade para poder estar no plantel das melhores equipas europeias...Tudo jogadores de equipas de 2ªlinha.
Bem, apenas uma opinião ::)

ehnakela

Dizeres que todos esses jogadores não foram grandes jogadores por causa do toni é um bocado redutor não? Se o jogador é bom acaba sempre por aparecer...

Eagle Fly Free

Citação de: zerocool em 20 de Fevereiro de 2007, 23:50
é com muita nostalgia que olho para cerca de 10/15 anos atrás e me lembro de grandes valores das nossas camadas jovens....Dominguez, Domanga, Rui Bento, Kennedy, Hugo Costa, Paulo Madeira, Paulo Sousa, Rui Costa, João Peixe, Martinho, Hugo Leal, Pedro Henriques, Brassard, Paulo Santos, Nuno Afonso, Gil, Edgar..e não me estou a lembrar de metade...enfim ficaria aqui a noite toda a relembrar jogadores que na sua grande maioria fizeram as delicias de quem enchia o campo nº3 do antigo Estádio da Luz só pra ve-los jogar...e agora o k se passa?e não me venham só com a desculpa da falta do centro de estágio pk quando os lagartos começaram a dominar a formação ainda nem sequer se pensava nisso...eu ainda sou do tempo em que o sonho de qualquer miudo era jogar no Benfica, fosse ele benfiquista ou não...Tentem lá lembrar-se de mais nomes de jogadores que acham que se tenham destacado na altura e soluções para esta crise de valores....

Alguns nomes fazem parte da geração de ouro bi-campeã do mundo sub-20. Atenção que essa geração foi feita com regra e esquadro, e temos de dar mérito também a alguns responsáveis federativos, que a desenvolveram noutros espaços (selecções, torneios internacionais). Alguns nomes perderam-se, por lesões, azares, más escolhas profissionais, etc.

zerocool

Citação de: Rave_n em 23 de Fevereiro de 2007, 04:10
Citação de: zerocool em 22 de Fevereiro de 2007, 21:10

Sinceramente, os tempos ditos "aureos", não foram assim tão bons quanto isso...nos últimos 10 anos só me recordo de Maniche, Moreira (que pena não poder jogar) e Manuel Fernandes (só é pena não ter grande vontade de estar no glorioso, mas ou muito me engano ou para o ano tá de volta...).
Quanto aos restantes produtos das nossas camadas jovens não existe um único com capacidade para poder estar no plantel das melhores equipas europeias...Tudo jogadores de equipas de 2ªlinha.
Bem, apenas uma opinião ::)
eu n estou a falar dos ultimos dez anos..pois esses foram um deserto..tou a falar de à 15 anos ou mais...o João Peixe foi campeão europeu de sub-18 pela nossa selecção em 1994..sabem k kem fazia a dupla atacante?..Nuno Gomes..mas que marcava os golos era o João...teve azar pois antes do mundial de sub-20 teve uma lesão grave e nunca mais voltou a ser o mm...

nightcrowler

o toni nao percebia nada de futebol????
uma final da liga campeoes (quantos portugueses se podem orgulhar disso, aind para mais bno benfica????? 2 campeonatos. meia final da taca das tacas contra o parma num dos melhores jogos dos ultimos 15 anos, perdendo em parma 1-0 a jogar com 10 desde os 30 minutos por expulsao do mozer, contra zola e afins.
saudacoes

FtRaven

Citação de: nightcrowler em 26 de Fevereiro de 2007, 13:50
o toni nao percebia nada de futebol????
uma final da liga campeoes (quantos portugueses se podem orgulhar disso, aind para mais bno benfica????? 2 campeonatos. meia final da taca das tacas contra o parma num dos melhores jogos dos ultimos 15 anos, perdendo em parma 1-0 a jogar com 10 desde os 30 minutos por expulsao do mozer, contra zola e afins.
saudacoes

artur jorge fez mais do k ixo...e n é por ixo k deixa d ser mau treinador...

Mestre

Citação de: Eagle Fly Free em 23 de Fevereiro de 2007, 19:40
é com muita nostalgia que olho para cerca de 10/15 anos atrás e me lembro de grandes valores das nossas camadas jovens....Dominguez, Domanga, Rui Bento, Kennedy, Hugo Costa, Paulo Madeira, Paulo Sousa, Rui Costa, João Peixe, Martinho, Hugo Leal, Pedro Henriques, Brassard, Paulo Santos, Nuno Afonso, Gil, Edgar..e não me estou a lembrar de metade...enfim ficaria aqui a noite toda a relembrar jogadores que na sua grande maioria fizeram as delicias de quem enchia o campo nº3 do antigo Estádio da Luz só pra ve-los jogar...e agora o k se passa?e não me venham só com a desculpa da falta do centro de estágio pk quando os lagartos começaram a dominar a formação ainda nem sequer se pensava nisso...eu ainda sou do tempo em que o sonho de qualquer miudo era jogar no Benfica, fosse ele benfiquista ou não...Tentem lá lembrar-se de mais nomes de jogadores que acham que se tenham destacado na altura e soluções para esta crise de valores....

Primeiro tens aí pelo menos 3 fases de jogadores formados pelo Benfica: os de Riade, os campeões do mundo de Lisboa e os a seguir...
Relativamente a alguns, de facto não se assumiram na passagem a sénoires (ex Gil, Martinho), outros foram atrás das promessas dos $$$ e mudaram-se muito cedo para o estrangeiro (Hugo Leal, Edgar), hoje estão em clubes de 2ª e passaram ao lado de uma grande carreira.

Alguns dessa lista foram titulares no benfica (Paulo Sousa, Rui Costa, Paulo Madeira, Rui Bento, etc), por isso não acho que tenha sido assim tão mau.

O facto é que desde sempre o Benfica habituou-se a comprar a outros clubes e raramente formava jogadores. A grande equipa da década da 80 não tinha jogadores das escolas e apenas no iniçio dos 90 apareceram alguns. O Paneira veio do Vizela, o Pacheco do Portimonense, o Dito do Braga, o Veloso do Barreirense e muitos mais podia falar).

A lagartada apostou forte porque é mais facil ter "fornadas" de jogadores a custo baixo mas flops todos as equipas têm. A unica diferença depende da quantidade de jogadores formados.

.:VMPT:.

Citação de: Mestre em 06 de Março de 2007, 15:44
Citação de: Eagle Fly Free em 23 de Fevereiro de 2007, 19:40

Primeiro tens aí pelo menos 3 fases de jogadores formados pelo Benfica: os de Riade, os campeões do mundo de Lisboa e os a seguir...
Relativamente a alguns, de facto não se assumiram na passagem a sénoires (ex Gil, Martinho), outros foram atrás das promessas dos $$$ e mudaram-se muito cedo para o estrangeiro (Hugo Leal, Edgar), hoje estão em clubes de 2ª e passaram ao lado de uma grande carreira.

Alguns dessa lista foram titulares no benfica (Paulo Sousa, Rui Costa, Paulo Madeira, Rui Bento, etc), por isso não acho que tenha sido assim tão mau.

O facto é que desde sempre o Benfica habituou-se a comprar a outros clubes e raramente formava jogadores. A grande equipa da década da 80 não tinha jogadores das escolas e apenas no iniçio dos 90 apareceram alguns. O Paneira veio do Vizela, o Pacheco do Portimonense, o Dito do Braga, o Veloso do Barreirense e muitos mais podia falar).

A lagartada apostou forte porque é mais facil ter "fornadas" de jogadores a custo baixo mas flops todos as equipas têm. A unica diferença depende da quantidade de jogadores formados.

Pensava que o Veloso tinhna vindo de Aveiro, talvez da sanjoanense....

Mestre

Citação de: hacker_4_fun em 06 de Março de 2007, 16:56

Posso-me ter enganado, afinal quando vi o Veloso no benfica já ele cá estava à tempos.  :)
Mas é só consultar o Mestre pai, sócio e fiel seguidor do Glorioso e depois valido isso. Sei que na altura veio para medio ala e depois acabou a carreira a defesa lateral. Mas enfim, não altera o teor do que escrevi, certo?

.:VMPT:.

Citação de: Mestre em 06 de Março de 2007, 17:20
Citação de: hacker_4_fun em 06 de Março de 2007, 16:56

Posso-me ter enganado, afinal quando vi o Veloso no benfica já ele cá estava à tempos.  :)
Mas é só consultar o Mestre pai, sócio e fiel seguidor do Glorioso e depois valido isso. Sei que na altura veio para medio ala e depois acabou a carreira a defesa lateral. Mas enfim, não altera o teor do que escrevi, certo?

Concordo com tudo o que escreves-te.

O Veloso veio do Norte  :)

Cumprimentos

VitorPaneira7

O Veloso esteve no Beiria Mar  e anteriormente na Sanjoanense ,antes de vir pra o Benfica.  :coolsmiley:

Mestre

Mas acredito que desta fornada de juniores possam aparecer 2 ou 3 de qualidade. Infelizmente o rácio de aproveitamento não consegue ser maior porque há mais pressão, os que são titulares nos juniores não gostam de estar parados, mas a "fome" de resultados faz com que se aposte pouco em jogadores jovens.

No entanto o exemplo dos vizinhos da 2ª circular não deve ser para seguir. Lançaram muitos jovens mas, honestamente, são poucos os que "calçavam" no glorioso. Vejam o exemplo do Custódio, titular muito novo e não passa daquilo. O Lourenço desapareceu do panorama nacional, o Carlos Martins parece o Litos (grande promessa até aos 31 anos), o Paíto joga numa equipa mediana. Por mais valor que tenham são poucos os jovens que se assumem e pior, quando são mal lançados e corre mal, hipotecam o futuro no clube.

Por isso gostei do empréstimo do Fonte e do Amoreirinha (que tem um estigma no Benfica fruto de um mau lançamento como defesa direito), achop que temos alguns jovens de valor mas a maioria não vai singrar no Benfica. É a lei da selecção natural.