Álex Grimaldo

Defesa, 28 anos,
Espanha
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2023), 303 jogos (25883 minutos), 27 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (3), Taça da Liga (1)

Jangada

Citação de: Golo de Weldon em 28 de Março de 2024, 11:11O jogador doa toda atenção para uma entrevista, fala mil e umas coisas e a frase destacada é esta.

Hahahaha, impressionante.

Quem deve ter gostado além dele, foi a assessoria.

Depois admiram-se que os jogadores não queiram falar ou as redes sociais deles sejam robóticas, controladas por agências de relações públicas.

Quando finalmente dão uma entrevista, os jornais resolvem arrancar a ferros uma tirada mais polémica para envenenar e criar burburinho. Vivemos na era do bitaite a.k.a. reel.

Bullseye_SLB

Aqui há várias hipóteses!

Ou simplesmente é mau jornalismo!

Ou o Benfica, de facto, não continuou a investir nele de maneira a continuarmos a ter um bom lateral esq pensando no projeto desportivo...

Ou pediu exorbitâncias que são impossíveis de bater para a realidade do clube e vem agora queixar-se como se o clube tivesse culpa...

Acredito na última, com toquezinho da imprensa

The_Riggs

#39842
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:17
Citação de: Benfiquista de Baguim em 28 de Março de 2024, 16:09
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:01
Citação de: The Eagle 10 em 28 de Março de 2024, 10:23Não apostaram em ti porque não pagaram o que querias para renovar e bem a meu ver.

 Único problema foi não arranjarem um substituto altura, e toda gente sabe que era o Húngaro.

20M em 4 anos era dado.

Mas lá está, o clube é gerido por atrasados mentais não há muito a fazer, o mesmo vai acontecer com o Rafa.

Já agora, 20M nem dá para um Jurasek+Carreras.

20 milhões limpos que são 40 milhões para o clube e não tenho dúvidas que o Grimaldo pediu dinheiro que o clube nunca iria pagar para poder ir embora e dizer que foi o clube que não quis pagar.

Todos os jogadores acabam a carreira o problema é encontrar novos que sejam tão bons ou melhores e infelizmente o Benfica raramente acerta nos laterais, provavelmente está na hora de mudar de observadores que procuram defesas laterais.

O mesmo vai acontecer com o Rafa vai pedir um salário impossível de pagar para depois dizer que foi o clube que não quis renovar.

Acho piada ao "impossível" de pagar, e depois acabamos por gastar o dobro a encontrar substitutos.

Vocês vivem num mundo encantado se acham que há Grimaldos e Rafas aos pontapés.
Ainda hoje uma pessoa ter a cara podre de dizer que o Grimaldo não valia o dinheiro que pedia, só demontra como a forma como as pessoas daqui, no geral, preferem morrer com orgulho, do que viver com um braço torcido. Depois é normal que as culpas do que corre mal vão para cima de um extremo que tem 14 golos e 18 assistências em março, ou dizer que um dos melhores laterais esquerdos do mundo não merecia o dinheiro que pediu, quando já gastámos dezenas de milhões  na sua substituição e andamos a jogar com um médio a lateral esquerdo ou um central tosco adaptado.

Vamos só fazer as contas ao Jurasek, aos salários e taxa de empréstimo do Bernat, aoi Carreras e depois, admitindo que o que o Grimaldo queria eram 40 M de euros em 5 anos ( que eu não acredito, mas mesmo para fazer a vontade a alguns, vamos fingir que sim), e vamos ver se no fim, a diferença entre o dinheiro, títulos e rendimento desportivo valia a pena. para já passou menos de um ano, mais de 20 M já se gastaram e não é preciso palavras para o que se tem visto.

Eu não preciso de calculadora nenhuma para dizer já de olhos fechados que o cheque devia ter sido passado na hora. Mas pronto, vamos escrever que não existem condições para gastar 40 M em 5 anos num jogador de valor certo e de topo, mas existem 20 M para gastar em apenas um ano sem nada para mostrar.

Vou só ali gregar e já venho.

The_Riggs

Citação de: Gutt em 28 de Março de 2024, 16:46
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:17
Citação de: Benfiquista de Baguim em 28 de Março de 2024, 16:09
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:01
Citação de: The Eagle 10 em 28 de Março de 2024, 10:23Não apostaram em ti porque não pagaram o que querias para renovar e bem a meu ver.

 Único problema foi não arranjarem um substituto altura, e toda gente sabe que era o Húngaro.

20M em 4 anos era dado.

Mas lá está, o clube é gerido por atrasados mentais não há muito a fazer, o mesmo vai acontecer com o Rafa.

Já agora, 20M nem dá para um Jurasek+Carreras.

20 milhões limpos que são 40 milhões para o clube e não tenho dúvidas que o Grimaldo pediu dinheiro que o clube nunca iria pagar para poder ir embora e dizer que foi o clube que não quis pagar.

Todos os jogadores acabam a carreira o problema é encontrar novos que sejam tão bons ou melhores e infelizmente o Benfica raramente acerta nos laterais, provavelmente está na hora de mudar de observadores que procuram defesas laterais.

O mesmo vai acontecer com o Rafa vai pedir um salário impossível de pagar para depois dizer que foi o clube que não quis renovar.

Acho piada ao "impossível" de pagar, e depois acabamos por gastar o dobro a encontrar substitutos.

Vocês vivem num mundo encantado se acham que há Grimaldos e Rafas aos pontapés.

Quando a questão é salarial é muito mais complexa do que simplesmente dizer que se gasta o dobro. Ora, se se aumenta o salário de um jogador, os restantes quando renovarem vão querer o mesmo, aumentando de sobremaneira a folha salarial. E o mesmo se irá aplicar quando se for contratar um jogador, que irá exigir mais por saber que o tecto salarial é mais elevado.

claro, os tais problemas só do Benfica quando têm hipótese de ter talentos como há poucos.

Aliás, viu-se que depois do Gonçalo Ramos quis sair, foram logo 5 ou 6 atrás a querer sair. Viu-se, quando chegou o Di Maria a ganhar mais que todos, que quiseram logo ganhar todos mais.

É preciso ter mesmo uma paciência de santo para andar por aqui hoje em dia.

bruno cardoso


rdr10

Citação de: The_Riggs em 28 de Março de 2024, 19:00
Citação de: Gutt em 28 de Março de 2024, 16:46
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:17
Citação de: Benfiquista de Baguim em 28 de Março de 2024, 16:09
Citação de: rdr10 em 28 de Março de 2024, 16:01
Citação de: The Eagle 10 em 28 de Março de 2024, 10:23Não apostaram em ti porque não pagaram o que querias para renovar e bem a meu ver.

 Único problema foi não arranjarem um substituto altura, e toda gente sabe que era o Húngaro.

20M em 4 anos era dado.

Mas lá está, o clube é gerido por atrasados mentais não há muito a fazer, o mesmo vai acontecer com o Rafa.

Já agora, 20M nem dá para um Jurasek+Carreras.

20 milhões limpos que são 40 milhões para o clube e não tenho dúvidas que o Grimaldo pediu dinheiro que o clube nunca iria pagar para poder ir embora e dizer que foi o clube que não quis pagar.

Todos os jogadores acabam a carreira o problema é encontrar novos que sejam tão bons ou melhores e infelizmente o Benfica raramente acerta nos laterais, provavelmente está na hora de mudar de observadores que procuram defesas laterais.

O mesmo vai acontecer com o Rafa vai pedir um salário impossível de pagar para depois dizer que foi o clube que não quis renovar.

Acho piada ao "impossível" de pagar, e depois acabamos por gastar o dobro a encontrar substitutos.

Vocês vivem num mundo encantado se acham que há Grimaldos e Rafas aos pontapés.

Quando a questão é salarial é muito mais complexa do que simplesmente dizer que se gasta o dobro. Ora, se se aumenta o salário de um jogador, os restantes quando renovarem vão querer o mesmo, aumentando de sobremaneira a folha salarial. E o mesmo se irá aplicar quando se for contratar um jogador, que irá exigir mais por saber que o tecto salarial é mais elevado.

claro, os tais problemas só do Benfica quando têm hipótese de ter talentos como há poucos.

Aliás, viu-se que depois do Gonçalo Ramos quis sair, foram logo 5 ou 6 atrás a querer sair. Viu-se, quando chegou o Di Maria a ganhar mais que todos, que quiseram logo ganhar todos mais.

É preciso ter mesmo uma paciência de santo para andar por aqui hoje em dia.

E mesmo o salário, parece que é problema apenas e só do Benfica.

Só no Benfica é que um jogador receber 5 faz com que os outros 24 jogadores venham a correr pedir 5.

Curiosamente já não havia dramas quando o André Almeida renovava de 2 em 2 anos ou o Pizzi renovava anualmente.

Um clube bem gerido pode e deve pagar melhor a certo tipo de jogadores, ou íamos recusar o Dybala se viesse ganhar 5 milhões? Ai ui, depois o Bah queria também ganhar 5.

Só mesmo neste clube de alucinados.

JustMe

Tudo falso. Ele ficou apaixonado pelo projecto desportivo do Bayer assim que o Xabi falou com ele. Foi o que me garantiram ::)

Pablito13

Pá, ó Grimaldo, finge que vais cagar e baza. Ah, espera, já bazaste. Então cala-te!

Dias13


pedro22

Resumo do grimaldo numa palavra,

Eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu

AG

Protótipo do jogador (e quiçá do homem) moderno: mimado e egocêntrico até dizer chega.

Já não tenho paciência para futebolistas do século XXI.

Burik

Está a ganhar 6 milhões líquidos , era impossível o Benfica chegar a esses valores, ele fez bem pensou na reforma dele.....mas o Benfica continua.

fdpdc666

Um Grimaldo saiu mas não houve outro a entrar.
Quem encontra erros em Grimaldo, no Benfica ou em ambos com a saída do primeiro da Luz falha em ver a legitimidade de todos em escolher caminhos separados.




Grimaldo deu nome a uma era no Benfica. Foram sete épocas e meia em que, em 303 jogos, marcou 27 golos e assinou 66 assistências, e sobretudo atingiu a dimensão de um dos melhores laterais da Europa. Uma grandeza só confirmada, na perspetiva dos selecionadores de Espanha, com a saída para uma equipa de topo de uma Big Five, no caso a Bundesliga alemã, embora o Bayer, chamado de forma irónica pelos rivais de Neverkusen e Noiva Eterna, dada a dificuldade em consumar a conquista de títulos, esteja longe das águias quando comparadas as respetivas salas de troféus e museus.

Ao defesa, em Portugal, foram associadas duas ideias principais: a primeira de ser um playmaker encostado atrás e à esquerda; a outra, a de ao gosto de subir pelo terreno, pela linha ou por dentro, acrescerem fragilidades defensivas. A análise variou, consoante a sua participação nos golos marcados ou nos consentidos.

Ainda há dias escrevia sobre Kokçu e a melhor forma de o enquadrar num 11 a fim de lhe extrair o melhor rendimento, e a solução, para mim óbvia, só se encontrará numa resposta coletiva. Junto o mesmo raciocínio a Grimaldo e não é difícil perceber que ainda poderia ter sido mais influente no Estádio da Luz. Nem sempre teve a proteção necessária para poder ser o que realmente era, um desequilibrador nato – Enzo Fernández e Florentino Luís fizeram um trabalho extraordinário na cobertura das subidas dos laterais, tanto à esquerda como à direita, com Gilberto e Alexander Bah, na primeira metade da temporada –, nem teve o complemento mais à frente, que lhe permitisse alternar entre a linha e o corredor interior, resultando numa natural falta de largura coletiva. Na época transata, Aursnes teve de aprender a fazê-lo – e não deixa sempre de ser curioso que o melhor posicionamento do norueguês resulte de uma adaptação – embora privilegiasse zonas mais próximas do eixo.

Curiosamente, com o anúncio da saída de Grimaldo e já depois de ter falhado o húngaro Milos Kerkez e de vários outros nomes terem sido noticiados, como o de Renan Lodi, por exemplo, o Benfica apostou numa opção divergente do que significava o espanhol para o processo de Roger Schmidt. David Jurasék, prevendo-se inicialmente que Aursnes jogasse na posição ideal de falso extremo-esquerdo que o tinha tornado uma das figuras do campeonato anterior, era um lateral todo o terreno de linha, que, em teoria, corrigiria a falta de largura que o conjunto manifestava. Ángel Di María, à direita, entregaria o flanco para Bah, porque viria quase sempre para dentro, e os encarnados poderiam assim espalhar-se melhor no terreno no ataque posicional.

No entanto, o jogo das águias estava demasiado viciado em Grimaldo. Não só a herança era demasiado pesada, como o checo, que ao contrário de Bah, por exemplo, não teve uma almofada como Gilberto e foi colocado de imediato a jogar, apresentou não só deficiências técnicas que ainda dificultavam mais a primeira fase de construção do Benfica, tantas vezes dependente do espanhol, como, mais à frente, os restantes jogadores não trabalhavam as superioridades numéricas o suficiente para privilegiar os movimentos sem bola do reforço. Entretanto, Bernat chegou lesionado, recuperou e voltou a lesionar-se, portanto o plano de um segundo Grimaldo presente como precaução também falhou rotundamente.

Mais à frente na linha cronológica da temporada, Morato cumpriu até se tornar insuficiente e Aursnes deixou o lado direito para ser a melhor opção à esquerda mesmo depois da contratação do jovem Álvaro Carreras, que tem deixado mais dúvidas do que certezas e cujo passado recente o colocava para lá da linha do meio-campo e não assim tão perto da baliza que defendia. Não há dúvidas da pobreza que foi o mercado de transferências das águias nas laterais e o quanto isso hoje as condiciona.

Na Alemanha, Xabi Alonso conseguiu extrair o melhor do compatriota (e de Frimpong, à direita) com uma linha de três centrais, algo que só com Jorge Jesus aconteceu, embora na altura o português fosse mais reativo do que proativo, – Roger Schmidt, quando o tentou, já não tinha o espanhol – e este entregou finalmente as provas que os selecionadores da Roja reclamavam e que não conseguiam extrair de uma liga periférica.

Na entrevista dada há dias a A BOLA, Grimaldo lamenta que o Benfica não tenha apostado em si, alega que gostava de ter continuado e garante que continua a ver todos os encontros, mantendo levantada uma ponte com o emblema que representou mais tempo, a nível sénior, na carreira. Desconheço a tabela de vencimentos do clube, mas de acordo com o que tem sido veiculado, Grimaldo já se encontrava no teto salarial ou perto deste, e para haver fumo branco esse teria de ser quebrado. E não por pouco. É legítimo que o clube tenha procurado outras soluções. O argumento do futebolista é que já é um pouco estranho, mesmo que também não lhe possa ser negada a ambição natural de estar numa liga vários degraus acima da portuguesa. Quererá manter viva a ligação com os adeptos que nem sempre o trataram com justiça, de acordo com o que disse. É que nunca se sabe o futuro.

O problema, lá para os lados da Luz, prende-se essencialmente com o navegar à vista depois de falhada a primeira opção, incompreensível após vários meses com conhecimento do que se iria passar e já depois de o próprio ter anunciado a assinatura pelos alemães. Não se trata de uma posição menor, se é que alguma deva ser desvalorizada, mas de uma função bem para lá da mesma. Grande parte do sofrimento das águias hoje está no momento em que desvalorizaram o que o espanhol lhes dava no relvado sem o conseguirem compensar.

Luís Mateus in A Bola

fdpdc666

OPINIÃO O valor de Grimaldo.
Espanhol não esconde o que o fez deixar a Luz, e ter 'Bundes' antes de Liga ainda pesa.




Em primeira análise, o discurso de Alejandro Grimaldo, em entrevista ao jornal A BOLA, pode ser visto como incongruente. O internacional espanhol confessa que Rui Costa teve um papel quase paternal, descreve Roger Schmidt como um treinador especial e até garante que o Benfica sempre o tratou bem. Lá pelo meio explica a decisão de sair em final de contrato: «O clube realmente não apostou em mim.»

A declaração é forte, e pode até soar injusta a quem recrutou Grimaldo — por milhão e meio de euros — quando este percebeu que estavam fechadas as portas da equipa principal do Barcelona, mas o esquerdino não nega aquilo que esteve na base da decisão da partida para Leverkusen. Ao falar em «grandes distâncias» na hora de negociar, confirma que a discrepância era significativa, ainda que a oferta encarnada fizesse do seu salário um dos mais elevados do plantel.

O Benfica estava no direito de entender que não podia elevar mais a fasquia, Grimaldo era livre de entender que merecia mais, até porque tinha quem lhe desse outros valores. O lado emocional do desporto pode fazer com que os adeptos esqueçam que os atletas querem o melhor para as suas vidas, como qualquer pessoa, mas enganem-se aqueles que julgam que os clubes são menos insensíveis na matéria.

Mais do que olhar para o salário de Grimaldo, o Benfica deve olhar para o dinheiro que tem investido em busca do sucessor, até porque o legado tem andado entregue a Aursnes. Da contratação falhada de Milos Kerkez à aposta de recurso em Álvaro Carreras, o pior sinal foi mesmo dado pela contratação de um jogador com o perfil de Jurásek.

Rui Costa não tinha de pagar aquilo que Grimaldo pedia, mas o real valor do espanhol talvez só tenha sido contabilizado esta época. Roger Schmidt perdeu um 10 disfarçado de lateral, capaz de jogar na linha ou por dentro, influente tanto na primeira fase de construção como no último terço. Nenhuma outra saída teve tanto impacto na equipa.

O Benfica perdeu um dos melhores laterais da sua história, que entretanto — com 11 golos e 15 assistências — ganhou o direito a reivindicar um lugar entre os melhores do mundo. Leverkusen parecia de menos para a qualidade de Grimaldo, mas o esquerdino sabia o que esperar de Xabi Alonso — incluindo um sistema de três centrais que o potencia. Provavelmente não esperaria estar com 10 pontos de vantagem do Bayern, mas agora até se pode dar ao luxo de sonhar com uma final da Liga Europa com o Benfica, para além de ter chegado à seleção espanhola.

Ter Bundes antes de Liga ainda pesa, e não é por acaso que Grimaldo diz que em Portugal há «três equipas e meia». Não é pela diferença pontual entre o primeiro e o quarto classificado que fica demonstrado que um campeonato é altamente competitivo.

Nuno Travassos in A Bola

Moikano

Como defesa esquerdo sinceramente, embora não tenhamos melhor neste momento não era o jogador que precisavamos.

Na Ala ou numa especie de interior esquerdo como muitas vezes aqui defendi podia ter feito a diferença, e está a fazer exactamente isso na Alemanha num sistema de jogo que esconde as suas limitações e potencia a muita qualidade técnica que tem.

Mérito do excelente treinador que tem.

A mim não me deixa saudades. Aqueles jogos contra o Fcp em que era simplesmente violado por Maregas e afins, o desrespeito pelos socios, enfim é o que me fica.

Muito mais saudades de um Eliseu, muito mais limitado no que oferecia tecnicamente a equipa mas com uma postura de guerreiro sempre pronto a defender a camisola e os colegas. A este ponho-o sempre no grupo do Pizzi, Chiquinho, Almeidas, e pelo mesmo caminho vai Rafa, uns conões.

Desculpem ultimamente ando um pouco amargo em relaçao ao Benfica. Mas fodasse é o meu terceiro 5-0.