Coluna, o Monstro Sagrado

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

nucleopn

Mundial de 66'

Coreia - 3 - Portugal - 0 -

Eusébio dirige-se a Coluna e diz "Coluna, segura isso ai atrás, q eu cà à frente ainda viro isto"

HISTORIA VERIDICA, CONTADA PELO COLUNA!!!! está numa homenagem qq ao Eusebio... (penso q num filme sobre a sua vida)

só p se perceber q realmente 2 jogadores faziam uma equipa. os outros 9 ate podiam ser os users aqui do forum

SevenStars

Citação de: nucleopn em 11 de Setembro de 2008, 22:43
Mundial de 66'

Coreia - 3 - Portugal - 0 -

Eusébio dirige-se a Coluna e diz "Coluna, segura isso ai atrás, q eu cà à frente ainda viro isto"

HISTORIA VERIDICA, CONTADA PELO COLUNA!!!! está numa homenagem qq ao Eusebio... (penso q num filme sobre a sua vida)

só p se perceber q realmente 2 jogadores faziam uma equipa. os outros 9 ate podiam ser os users aqui do forum

Pois é! Há tipos assim, poucos, mesmo muitíssimo poucos, mas há!. E nós tivemos a felicidade de juntar logo 2 na mesma equipa ao mesmo tempo!!!

nunomaf

A notícia da semana passada em que se dava conta do Benfica estar a ignorar a homenagem ao Coluna promovida pela Federação Moçambicana de Futebol (acho eu), nunca mais foi comentada por ninguém... Dizia-se também que o João Gabriel (o nosso director de comunicação) ia contactar os órgãos sociais do Benfica para tentar saber o que se teria passado.

Alguém tem mais informações acerca deste assunto ou terá sido apenas mais uma daquelas notícias habituais dos nossos mérdias, para desestabilizar o Glorioso?

Gostava mesmo de esclarecer este assunto pois não quero acreditar que o Benfica ignore uma homenagem a um dos nossos monstros sagrados, como o é o Mário Coluna.

Saudações Gloriosas.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Aguiar

terça feira pelas 19h30 vai realizar-se no estadio do Fontelo em Viseu a 1º ediçao do Torneio Mario Coluna com o jogo entre Portugal e Moçambique em sub 20

nunomaf

E o Benfica vai estar representado na selecção? E oficialmente em termos da homenagem, ninguém sabe se também irá estar alguém presente da Direcção?

Aguiar

Citação de: nunomaf em 14 de Setembro de 2008, 23:43
E o Benfica vai estar representado na selecção? E oficialmente em termos da homenagem, ninguém sabe se também irá estar alguém presente da Direcção?
nao sei ve no site da fpf...deve la tar a convocatoria

HoMiCiDaL

aquele golaço ao Real Madrid na final da Taça dos Campeões foi qualquer coisa.

npedrosa

Estava indeciso em criar um novo tópico ou postar aqui, mas provavelmente "assenta" melhor aqui.

CitaçãoPortugal vence Troféu Mário Coluna

A Selecção portuguesa de sub-20 venceu esta noite a sua congénere de Moçambique por 4-0, em jogo disputado em Viseu, a contar para a primeira edição do Troféu Mário Coluna.

João Martins inaugurou o marcador pouco antes do intervalo, através de grande penalidade, enquanto na segunda parte coube a Jorge Monteiro (55 m), Tiago Pinto (70 m) e Ivan Santos (74 m) consumar o triunfo dos comandados de António Violante.

No final, o próprio Mário Coluna entregou o troféu destinado à equipa vencedora ao «capitão» da Selecção, o defesa Daniel Carriço.

Muito sinceramente e sem desrespeito pelas selecções sub-20 envolvidas no Torneio, acho que um senhor do Futebol como o grande Mário Coluna, merecia um torneio de homenagem com mais qualidade e destaque(Selecções A pelo -).

Mas felizmente o grande Coluna, já teve homenagens de qualidade.

Desportugal

Quando estive a acompanhar o Benfica a Milão em 1995, e plenamente identificado com as nossas cores, os italianos de 40 anos para cima, falavam-me do grandissímo Mário Coluna como um dos melhores médios que tinham visto no futebol. Aliás gostavam mais dele que do Eusébio.

every time i die

16 épocas e capitão do benfica nos tempos áureos... nem é preciso dizer mais nada :)

Bola7

Citação de: npedrosa em 17 de Setembro de 2008, 02:33
Estava indeciso em criar um novo tópico ou postar aqui, mas provavelmente "assenta" melhor aqui.

CitaçãoPortugal vence Troféu Mário Coluna

A Selecção portuguesa de sub-20 venceu esta noite a sua congénere de Moçambique por 4-0, em jogo disputado em Viseu, a contar para a primeira edição do Troféu Mário Coluna.

João Martins inaugurou o marcador pouco antes do intervalo, através de grande penalidade, enquanto na segunda parte coube a Jorge Monteiro (55 m), Tiago Pinto (70 m) e Ivan Santos (74 m) consumar o triunfo dos comandados de António Violante.

No final, o próprio Mário Coluna entregou o troféu destinado à equipa vencedora ao «capitão» da Selecção, o defesa Daniel Carriço.

Muito sinceramente e sem desrespeito pelas selecções sub-20 envolvidas no Torneio, acho que um senhor do Futebol como o grande Mário Coluna, merecia um torneio de homenagem com mais qualidade e destaque(Selecções A pelo -).

Mas felizmente o grande Coluna, já teve homenagens de qualidade.

grandes jogadores nessa homenagem...

Simanic

Citação de: 46Rossi em 08 de Setembro de 2008, 11:58
Citação de: Shoky em 07 de Setembro de 2008, 22:26
Alguém me diz o número mais utilizado pelo Coluna e já agora o Eusébio...
É o dado que me falta nos impressionantes dados destes 2 mítos!

O Coluna acho que sempre jogou com o 10 e o Eusébio começou por ser o 13 mas depois passou para o 10...

O Eusébio quando chegou ao Benfica entrou para a equipa no lugar do Santana e ficou com o seu número 8. Jogou com o 13 no mundial de 66, pois os números foram sorteados.
O Coluna jogou durante muito tempo com o 10. Quando deixaram de jogar com 5 avançados e passaram a jogar com 4, o Coluna passou a jogar no meio campo e cedeu o 10 ao Eusébio, que manteve até o final da carreira, e ficou com o 6.

Shoky

Bola7

Citação de: Simanic em 18 de Setembro de 2008, 00:32
Citação de: 46Rossi em 08 de Setembro de 2008, 11:58
Citação de: Shoky em 07 de Setembro de 2008, 22:26
Alguém me diz o número mais utilizado pelo Coluna e já agora o Eusébio...
É o dado que me falta nos impressionantes dados destes 2 mítos!

O Coluna acho que sempre jogou com o 10 e o Eusébio começou por ser o 13 mas depois passou para o 10...

O Eusébio quando chegou ao Benfica entrou para a equipa no lugar do Santana e ficou com o seu número 8. Jogou com o 13 no mundial de 66, pois os números foram sorteados.
O Coluna jogou durante muito tempo com o 10. Quando deixaram de jogar com 5 avançados e passaram a jogar com 4, o Coluna passou a jogar no meio campo e cedeu o 10 ao Eusébio, que manteve até o final da carreira, e ficou com o 6.
Coluna e Cavem recuaram no terreno..na final contra o Real o Santana jogou...no principio era o Coluna o 10...depois foi o Eusébio...todos eles sabiam que o Eusébio era o melhor...quem dera que algum inventasse a máquina do tempo para eu levar os mus amigos a ver aquela equipa de futebol...até me vêm as lágrimas aos olhos...

Vitor84

Hoje n'a bola vem uma entrevista com ele, em que se percebe o quanto custa a um jogador que jogou num clube que era enorme, que meti respeito em todo o sitio em que jogava e que agora tem andado estes últimos anos a penar.
Aliás este resposta diz tudo:

— Costuma ver os jogos na televisão?

— Só depois de saber o resultado. Se for negativo, não vejo; se for positivo, aí sim, vejo tudo em diferido.

É muito difícil para Coluna ver todas as referencias do Benfica desaparecerem, o estádio, os jogadores (Coluna diz que já nem se dá ao trabalho de fixar os nomes dos jogadores porque eles não ficam cá muito tempo). De realçar dois pontos positivos a massa adepta que continua a puxar pela equipa e a esperança de que tudo volte ao que era antes.

Como adepto que não vivi o tempo destes senhores só me resta sonhar para que um dia o Benfica esteja novamente ao nível do seu historial