Em memória do Pedro Bragança

4ever Red Devil

Descanse em Paz. Condolências a família e amigos.

Tiffo 1904

 emocionante texto. são adeptos como ele que fizeram, fazem e farão o grande clube que o Benfica sempre será.
Que o Benfica lhe dê alegrias suficientes para que ele descanse em paz.

RuiLeca

O que representa o futebol comparado com o valor da vida ? Uma filha que não irá saber o que é crescer com o pai a seu lado ? FDX, Vale a pena nos andarmos a chatear porque um diz isso o outro diz aquilo ? Que as boas memórias de quem privou com ele se mantenham por muitos anos isso pois isso significará que ele ainda estará vivo.

japcosta

Se te devo parte do homem que sou, parte do meu benfiquismo é teu. Guardo, para sempre, aquilo que me foste dizendo, segredando e sussurrando, muitas vezes com o Benfica no horizonte.

Relembro, aqui, a despedida do velho estádio e a entrada na nova casa, sempre com lágrimas nos olhos. As mesmas lágrimas que construíram o Benfica que conhecemos, o Benfica que deixas.

Na última fotografia que aqui está, no primeiro jogo oficial na Catedral, comentaste que um clube como o nosso só podia perder aquele jogo... Disseste-o da mesma forma que encaravas a vida: com a suprema ironia dos mestres da arte...

Aqui e agora, de um sítio mais pobre, dou-te "aquele abraço", agradecendo-te por tudo

nightcrowler

meus sentimentos...
em especial para a familia e filha em particular...


o benfica somos nós

Corto

(O jornal O Benfica publicou na sua edição da passada sexta-feira, 20 de Junho de 2008, a nossa modesta homenagem ao Pedro. É pena que tenha que ser nestas circunstâncias que uma referência ao Pedro aparece no jornal do nosso clube, mas, ainda assim, e de uma forma estranha, não deixo de sentir algum conforto.)

Para que servem afinal estas homenagens? Pela minha parte, sinto que servem para manter o Pedro connosco.
Tenho regressado a este forum, a este post, muitas, demasiadas vezes. E tenho-me comovido. Com os testemunhos dos seus amigos, que me deixaram com os olhos cheios de lágrimas, mas também com os dos outros, desconhecidos, que talvez tenham intuído a dimensão humana do Pedro e que certamente compreenderam o tamanho da nossa dor.
Tem-me impressionado muito a quantidade de gente que visita este post e os muitos que têm a generosidade de cá deixar a sua solidariedade. De certa maneira, é como se descobríssemos na campa de um amigo, para além de todas as outras, inúmeras flores deixadas por desconhecidos.

E agora vou dizer-vos uma coisa que talvez vos choque: desde que o Pedro partiu que sinto que o Benfica não faz para mim o mesmo sentido. Todos os dias sinto a falta de me cruzar com ele de manhã - por momentos ainda o imagino lá, sentado na mesma mesa do café - e discutir a correr as últimas do Benfica.
A última vez que nos cruzámos ali, acho que falámos do processo de renovação do Rodriguez. E o Pedro disse qualquer coisa parecida com "desde que ele disse aquilo de não se importar de ir para o Porto, que já não me chateia se ele não ficar". Claro que me lembrei disso anteontem, quando se confirmou a previsível traição. O Pedro não gostava de gajos sem carácter e topava-os à distância.
O tempo, já sabemos, atenuará a dor e reporá uma espécie de normalidade. Mas às vitórias do Benfica, faltar-me-á sempre, para sempre, o ritual do seu abraço. Serão por isso, sempre, incompletas.

Faz hoje 15 dias que o Pedro morreu. Tinha pensado, por isso, vir aqui deixar mais uma flor.
E depois, abri o jornal de manhã e li a notícia da morte do Albert Cossery, um dos seus escritores preferidos. Faz agora um ano, creio, que me ofereceu "A violência e o escárnio". Lembro-me de o discutirmos vivamente, na roulote, depois de um jogo do Benfica.
Se fosse vivo o Pedro estaria certamente a beber uns copos pelo Cossery. Assim estará, espero, a bebê-los com ele e a fazer brindes à preguiça.


Prometo voltar aqui - em breve! - para festejar contigo, amigo, as vitórias do nosso Benfica. À tua!

Tarzan_SLB

Citação de: Corto em 23 de Junho de 2008, 18:07
(O jornal O Benfica publicou na sua edição da passada sexta-feira, 20 de Junho de 2008, a nossa modesta homenagem ao Pedro. É pena que tenha que ser nestas circunstâncias que uma referência ao Pedro aparece no jornal do nosso clube, mas, ainda assim, e de uma forma estranha, não deixo de sentir algum conforto.)

Para que servem afinal estas homenagens? Pela minha parte, sinto que servem para manter o Pedro connosco.
Tenho regressado a este forum, a este post, muitas, demasiadas vezes. E tenho-me comovido. Com os testemunhos dos seus amigos, que me deixaram com os olhos cheios de lágrimas, mas também com os dos outros, desconhecidos, que talvez tenham intuído a dimensão humana do Pedro e que certamente compreenderam o tamanho da nossa dor.
Tem-me impressionado muito a quantidade de gente que visita este post e os muitos que têm a generosidade de cá deixar a sua solidariedade. De certa maneira, é como se descobríssemos na campa de um amigo, para além de todas as outras, inúmeras flores deixadas por desconhecidos.

E agora vou dizer-vos uma coisa que talvez vos choque: desde que o Pedro partiu que sinto que o Benfica não faz para mim o mesmo sentido. Todos os dias sinto a falta de me cruzar com ele de manhã - por momentos ainda o imagino lá, sentado na mesma mesa do café - e discutir a correr as últimas do Benfica.
A última vez que nos cruzámos ali, acho que falámos do processo de renovação do Rodriguez. E o Pedro disse qualquer coisa parecida com "desde que ele disse aquilo de não se importar de ir para o Porto, que já não me chateia se ele não ficar". Claro que me lembrei disso anteontem, quando se confirmou a previsível traição. O Pedro não gostava de gajos sem carácter e topava-os à distância.
O tempo, já sabemos, atenuará a dor e reporá uma espécie de normalidade. Mas às vitórias do Benfica, faltar-me-á sempre, para sempre, o ritual do seu abraço. Serão por isso, sempre, incompletas.

Faz hoje 15 dias que o Pedro morreu. Tinha pensado, por isso, vir aqui deixar mais uma flor.
E depois, abri o jornal de manhã e li a notícia da morte do Albert Cossery, um dos seus escritores preferidos. Faz agora um ano, creio, que me ofereceu "A violência e o escárnio". Lembro-me de o discutirmos vivamente, na roulote, depois de um jogo do Benfica.
Se fosse vivo o Pedro estaria certamente a beber uns copos pelo Cossery. Assim estará, espero, a bebê-los com ele e a fazer brindes à preguiça.


Prometo voltar aqui - em breve! - para festejar contigo, amigo, as vitórias do nosso Benfica. À tua!


:bow2: :bow2: :bow2:

Mestre

A familia benfiquista ficou mais pobre os meus sentimentos à familia e amigos.

Costumo dizer que a nossa vida faz sentido pelo legado que deixamos. Pode ser uma invenção, uma obra, uma criança ou, simplesmente, pela forma como tocámos a vida das pessoas com quem nos cruzámos. E pelo que fui lendo aqui o Pedro não será esquecido.

Abraço benfiquista.

Bola7

os meus sentimentos...belo texto...o Benfica somos nós..

Pedro Saraiva

O Benfica é mesmo isto. Consegui emocionar-me ao ler este topico mesmo sem conhecer o Pedro.
Mesmo sem o conhecer acho que o conhecia....................

Descansa em paz

Amsterdam

Os meus sentimentos a todos os Amigos e Familiares do Pedro que por aqui passam...

Corto...que bela Homenagem ao teu Amigo....


15666

o meu AMOR por ti e por todos os nossos amigos só saiu reforçado com a tua partida, pedro muito obrigado pela linda homenagem que fizeste ao nosso irmão... as lágrimas correm-me pelo rosto pois a partida dos que nos são queridos são demasiado dolorosas para serem descritas por palavras, mas uma coisa é certa a nossa amizade é cada vez mais forte...
viva o Benfica e viva a nossa eterna amizade.

Mikina

Faz hoje um mês que o Pedro nos deixou.
Gostava de partilhar uma pequena história, que mostra de uma forma simples e natural, toda a sua paixão pelo Benfica.
Certo dia ao chegar à porta de casa, o Pedro viu um pardalito fragilizado por trás de uns arbustos. Ao fim de uns minutos, lá o apanhou.
Levou-o para casa, deu-lhe de comer... e baptizou-o de Eusébio!

schiappa

Não houve um único dia deste mês em que não houvesse em que os meus olhos, os meus ouvidos não me trouxessem algo que me recordasse de ti, meu irmão. O sudoku, a cerveja, o vinho, os livros e claro, o nosso Glorioso. Também por isso o arranque da nova época tem um sabor amargo.As aquisições e as dispensas ressoam sem o teu eco. Sinto falta de as discutir contigo, da tua análise lúcida, eu que muitas a rebatia só para te picar e ouvir explanar de forma simples e entrecortada de silêncios o que pensavas.

Relembro aqui um jogador que foi dispensado a meio da época. Dispensa essa com a qual tu não estavas nada de acordo. Dizias"É um jogador à Benfica... Hummmm. Nas melhores equipas do Glorioso sempre houve jogadores destes... Ele ainda há-de valer muito dinheiro...Huummm... Vais ver que ainda desata a marcar golos e não pára...Huuuum Não lhe deram tempo...."[/b]

Parece que tinhas razão: onze golos desde que foi dispensado, dois dos quais marcados num jogo em que a sua equipa estava reduzida a nove jogadores. Ele nunca se deu por derrotado. A fazer fé no que dizem os jornais, parece que o Milan está interessado em pagar 11 milhões por ele...

Bergessio de seu nome. Ou como o chamavas... Berjéssio.




JPG

 Os meus sinceros sentimentos. É de Homens destes que é feito o Benfica, são estas perdas que devemos realmente lamentar.

Onde que ele esteja agora:  :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: