Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Pequeno Genial

no benfica era o 10 e no mundial de 66 jogou com o 13

fabio_fsk

Anda por aqui o nosso treinador adjunto...  :coolsmiley:

Jakub

o Eusébio era o 8...pois o Coluna jogava com o 10...depois trocaram...alias as trocas eram uma constante...segundo diz o meu pai...eheheeh

Adrian

#33
xegou a usar o 8 e o quando tava coluna e torres q era o 9 na equipa titular...o 10 quando coluna terminou...e axo q no primeiro ano usou o 13...ou tera sido so nas seleccao...nao tenho certeza

ele tb usou o 9

aguia de prata

Emocionado, Eusébio inaugurou a sua estátua no Gilette Stadium, em Foxboro, e deu o pontapé de saída na partida entre os New England Revolution e os Galaxy. "É um momento único", disse o "Pantera Negra", depois de ovacionado pelo público

Sem conseguir esconder o brilho nos olhos, Eusébio inaugurou, emocionado, a sua estátua – onde pode ler-se "O espírito do futebol" – no Gillette Stadium, em Foxboro. A cerimónia durou cerca de 40 minutos, tempo suficiente para uma longa viagem ao passado para recordar momentos de rara felicidade nos campos norte-americanos, já que Eusébio foi um dos que deram um sério contributo para o desenvolvimento da modalidade naquele país.

Com Luís Filipe Vieira a seu lado, o "Pantera Negra" não escondeu a satisfação pela iniciativa: "Não há palavras. É sinal de que há pessoas que se recordam do meu valor. É um momento único." Após a cerimónia, o melhor jogador português de todos os tempos deu o pontapé de saída do jogo entre os New England Revolution e os Los Angeles Galaxy, a contar para a liga americana, a MLS. Os holofotes continuaram centrados, no entanto, no "Pantera Negra" – e nem outra coisa seria de esperar... Afinal, Eusébio marcou uma geração, tornando-se numa das principais referências do "soccer", como referiu o proprietário do Revolution, Jonathan Craft.

Presente na cerimónia esteve também Victor Baptista, o patrocinador da obra. "Tal como fiz no Estádio da Luz, decidi mandar fazer esta obra ao escultor Duker Bower para homenagear o Eusébio, um grande amigo. Preço? Nunca falo nisso, porque não acho importante. Foi uma soma avultada, é o que posso dizer", afirmou.

Refira-se que, embora Eusébio nunca tenha actuado nos Revolution, o presidente do clube anuiu a conceder o espaço porque este emblema nasceu dos entretanto extintos Boston Minutemen, clube, esse sim, representado pelo "Pantera Negra" em 1975.

Perante cerca de 200 pessoas, maioritariamente portuguesas, Luís Filipe Vieira também não perdeu a oportunidade de enaltecer a "humildade" do seu "ídolo", rematando: "Para mim, foi o melhor jogador do mundo."

Dario_mouro

eheh...granda eusébio...alguem arranja imagens da estatua?? :coolsmiley:

aguia de prata

Citação de: Dario_mouro em 07 de Maio de 2006, 12:02
eheh...granda eusébio...alguem arranja imagens da estatua?? :coolsmiley:


É igualzinha á que está no Estádio da Luz. Nem por nem tirar. Aliás, penso que o escultor foi o mesmo !!!

Dario_mouro

Citação de: aguia de prata em 07 de Maio de 2006, 12:08
Citação de: Dario_mouro em 07 de Maio de 2006, 12:02
eheh...granda eusébio...alguem arranja imagens da estatua?? :coolsmiley:


É igualzinha á que está no Estádio da Luz. Nem por nem tirar. Aliás, penso que o escultor foi o mesmo !!!
ah...brigado entao...essa toda a gente conhece!! :) :D

Amsterdam

EUSéBIO O REI..A PANTERA NEGRA...



:)

Gein

Olá.
No próximo Sábado, 20 de Maio às 20h (imagino que seja GMT, mas sem certezas), vai passar um documentário sobre o Eusébio no canal ESPN Classic.
Não sei se já passou mais vezes ou noutros sítio, porque eu nem conhecia este canal, mas de qualquer modo lembrei-me de avisar aqui.

Se calhar também não era má ideia colocá-lo a "circular" depois.  ;)

CorDeSang2


the.one

agradecia e ainda por cima voltava a agradecer s fizesses isso  ;D

Gein

Eu não tenho hipótese de o fazer, mas fica o desafio para algum dos membros deste fórum. Sobretudo aqueles mais activos da secção Multimédia. :)

RC33

#43
o eusebio foi o nº 8 apenas uma epoca mais propriamente a epoca de 1961-62 visto o coluna ser o nº 10 e respeitava-se as hierarquias...o nº 9 era o capitao jose aguas...qd saiu o jose aguas o nº9 passou a ser de jose torres o nº 10 de eusebio o nº 8 de coluna...o eusebio na selecçao foi sempre o nº10 excepto no mundial de 66 q foi o 13 pq ninguem keria usar pq dava azar...e o eusebio n se importou de usar e ate acabou por lhe dar sorte visto ter sido o melhor marcador desse mundial c 9 golos ;) espero ter-vos ajudado a esclarecer algumas coisas grande abraço para todos os benfikistas

RC33

apenas um aditamento...eusebio na selecçao foi o nº 8 nos jogos de qualificaçao para o mundial de 66 e foi o nº13 no mundial de 66...apenas apos a saida de coluna eusebio passou a usar o nº 10...no benfica coluna passou a ser o nº 6 ou 8 mas usava mais o nº6 pois o 8 era normalmente de santana...estas situaçoes aconteciam deviam-se a n haver numeros fixos o q provocava alteraçoes pontuais...saudaçoes gloriosas