João Santos (Basquetebol)

Extremo, 44 anos,
Portugal
Estatísticas: 2 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça Compal (1), Supertaça (1), Troféu António Pratas (1)

Dandy





   "É um orgulho representar o Benfica"
   João Santos de regresso a Portugal


   Deixou a competitiva Liga ACB de Espanha para abraçar um novo projecto no clube do seu coração. Gostou do que encontrou na Luz e já nem se lembra que recusou convites da LEB Ouro ou de países distantes, pois agora só pensa em sagrar-se campeão nacional. O internacional português espera que os adeptos compareçam em massa nos jogos dos encarnados


   João Santos protagonizou uma das transferências mais sonantes da pré-temporada. O extremo estava a jogar no Fórum Valladolid, na Liga ACB, em Espanha, mas devido aos muitos problemas que assolaram a equipa acabou por se transferir para o Benfica quase em cima do arranque da Liga Portuguesa de Basquetebol. Continuar em Espanha foi sempre uma forte possibilidade, pela proximidade com Portugal e com a família, mas os convites que surgiram do país vizinho foram todos de conjuntos da LEB Ouro. Por outro lado, as propostas de campeonatos mais distantes não o seduziram, pelo que não hesitou em assinar pelo clube do seu coração.

   "Sempre ponderei voltar, pois já tinha decidido que este ano teria de pensar também na família", começa por nos contar o jogador. "Espanha, pela proximidade, seria uma hipótese, todas as outras nem sequer ponderei, pela distância dos países. Surgiram convites, não da ACB mas da LEB Ouro, que acabei por rejeitar", acrescenta João Santos.

   Peça fundamental na recente campanha portuguesa de apuramento para o Eurobasket'09, João Santos esteve 100 por cento concentrado nos trabalhos da Selecção Nacional. Por isso, nesse espaço de tempo não teve disponibilidade para negociar de forma serena com os eventuais interessados nos seus serviços. Quando terminaram os compromissos de Portugal na Europa, as formações da principal liga espanhola (e não só) já estavam compostas.

   Mas o extremo não se arrepende da escolha que fez. Benfiquista convicto, João confessa-se "orgulhoso" por poder vestir a camisola encarnada. "É o meu clube, juntei o interesse deles à minha vontade e é um orgulho poder representar o Benfica. O projecto é aliciante e voltei com a intenção de ser campeão, algo que nunca alcancei em Portugal."

   O que encontrou assim que chegou à Luz deixou-o bastante satisfeito. As instalações "são cinco estrelas" e a equipa começou logo por ganhar o primeiro jogo (na jornada cruzada, frente ao Eléctrico de Ponte de Sôr) por margem bastante confortável (102-61). "O plantel foi reforçado aos bocados. Foram surgindo oportunidades de se contratar mais jogadores e eu acabei por ser um dos últimos, mas isso não tem sido problema", refere.

   "Os treinos têm sido fantásticos", considera o extremo, acrescentando: "Sei que o clube é grande, mas ainda não deu para sentir. É provável que tenha uma primeira amostra disso já este fim-de-semana, quando jogarmos em casa. Espero que consigamos recuperar a mística do clube e fazer com que os sócios voltem a comparecer nos jogos. Cabe-nos a nós tornar as partidas interessantes, alcançar vitórias e conseguir títulos para que os adeptos sintam orgulho na equipa."

   O Benfica apresenta um dos melhores plantéis da Liga Portuguesa de Basquetebol, mas por vezes a co-habitação de várias "estrelas" pode ser sinónimo de problemas. Todavia, João Santos está convicto que na sua equipa tal não acontecerá. "Tudo depende do trabalho que fazemos no dia-a-dia, de queremos ser competitivos, sólidos, lutando para sermos campeões. Temos de ser profissionais, a equipa tem de estar sempre à frente das
individualidades. Se conquistarmos algum título todos sairão beneficiados. As exibições individuais não terão nenhuma repercussão se a equipa não ganhar nada".



--------------------------------------------------------------------------------

   08/10/2008

   Fonte: Redacção
   Autor : Carlos Seixas




   Reparem lá, por favor, quem é o autor da notícia... :whistle2:




    :flagglorioso:


Manuel Costa

Ser sexto homem

João Santos explica vantagens

Será unânime concordar-se que quanto maior for a qualidade e a profundidade de um plantel, mais elevadas serão as probabilidades de a equipa obter sucesso, desde que a rotatividade e o tempo de utilização dado aos atletas os mantenha motivados para estarem sempre prontos a dar o seu contributo à equipa. Como só 5 podem iniciar um jogo, saber estar e ajudar quando o atleta vem do banco é algo determinante para o sucesso de um grupo de trabalho. O benfiquista João Santos tem interpretado exemplarmente a sua função de sexto homem (1º jogador a entrar em campo saindo do banco) na equipa encarnada. O atleta nega que alguma vez na sua carreira tenha tido a necessidade de integrar o 5 para jogar bem e acrescenta, inclusive, que começar de fora até tem as suas vantagens.



Regressou esta época ao campeonato português, vindo da competitiva Liga Espanhola, para ajudar o Benfica a sagrar-se campeão nacional. Apesar da sua inquestionável valia, João não é uma das habituais opções do técnico Henrique Viera para iniciar os encontros. "Quando vim para Portugal a equipa do Benfica já estava formada. Na minha carreira nunca tive a necessidade de jogar no 5 para jogar melhor ou estar mais motivado."


Ter a "responsabilidade" de entrar em campo e revelar-se imediatamente uma mais-valia para a equipa, acrescentando algo ao jogo, é um papel de difícil interpretação."Vindo do banco dá para avaliar a forma como os adversários estão a jogar, quais são os pontos que se pode explorar."


Daí a importância de uma postura correcta quando se está sentado no banco, nunca se abstraindo de tudo o que está a passar-se dentro das quatro linhas. "O facto de não iniciar a partida permite ter uma leitura mais correcta daquilo que se tem de fazer quando se é chamado a participar no jogo. E em muitos casos acaba por ser algo diferente daquilo que se preparou durante a semana. Há que ter esta capacidade de adaptabilidade para se ser capaz de fazer a diferença durante o encontro."


http://www.fpb.pt/

xungaria


Covenant

Grande, enorme jogador! Não só em altura, mas especialmente em qualidade. Que fique bons anos aqui!

SevenStars

É um grande jogador, e com a vantagem de ter jogado em Espanha, que faz toda a diferença. Fugiu do nosso basquetebolzinho e vê-se como progrediu.

Aredeh

Sou admirador muito basket joga tal jogador  O0 O0

:flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso:

ssousa

Ontem jogo k se fartou

JM21

Grande jogador.   :)       

modalidades SLB


Tacuara#7


Forçabenfica

O João é um dos jogadores que mais admiro no Benfica, quase nunca joga no 5 inicial, mas é um jogador super-concentrado quando é chamado, e depois tem uma eficacia extraordinaria nos lançamentos exteriores...

Grande jogador, continua João...

Kalangazee_SLB

O João é meu colega na faculdade.
Ele é mesmo alto e um grande benfiquista principalmente.
Mas sinceramente nunca o vi jogar.....  :ashamed:

Ricardo Oliveira

Citação de: Kalangazee_SLB em 03 de Maio de 2009, 15:37
O João é meu colega na faculdade.
Ele é mesmo alto e um grande benfiquista principalmente.
Mas sinceramente nunca o vi jogar.....  :ashamed:
Hoje tens uma boa oportunidade de o ver jogar...18h no pavilhão da Luz!

BENFICA Sempre!


Moreira16

Força João para a semana os teus triplos voltam a entrar!!!

benfiquis

João
Eu sou aquele que grita e que acredito.
Sei que para a semana os triplos vão voltar a entrar.
FORÇA JOÃO