João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Chairman

Citação de: zizou em 19 de Novembro de 2024, 19:45
Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:13Estamos na fase em que é para fazermos de conta que o JVP era o Messi?
É preciso ver o contexto de cada jogador, e o futebol não era tão globalizado, hoje em dia tens acesso a um jogo da Barcelona Real Madrid na TV com tens do Benfica.
Nos anos 90 não era assim.
Ja havia acesso. Havia era mais jogadores sem interesse em sair o mais rápido possível para ficar milionário à força o mais rápido possível.

Slbstriker

Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 19:47
Citação de: zizou em 19 de Novembro de 2024, 19:45
Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:13Estamos na fase em que é para fazermos de conta que o JVP era o Messi?
É preciso ver o contexto de cada jogador, e o futebol não era tão globalizado, hoje em dia tens acesso a um jogo da Barcelona Real Madrid na TV com tens do Benfica.
Nos anos 90 não era assim.
Ja havia acesso. Havia era mais jogadores sem interesse em sair o mais rápido possível para ficar milionário à força o mais rápido possível.

E ainda havia a questão da limitação de jogadores estrangeiros, nas provas nacionais e nas competições europeias.

nikas

Para a nossa realidade não tenhas duvidas.
Era um Messi, e que Messi.

ala esquerda

Citação de: nikas em 19 de Novembro de 2024, 22:50

Para a nossa realidade não tenhas duvidas.
Era um Messi, e que Messi.
Que me desculpem os puristas do fórum!!!
Mas para mim era um Messi....

Imaginem em 93 um miudo com 10 anos assistir ao vivo o jogo do titulo em Braga,no 1 de Maio, e o  JVP a partir tudo! Para mim não é um Messi!!! é melhor que o Messi.....

DBdennisDB

Citação de: BenficaSetsFire em 18 de Novembro de 2024, 10:23Nunca tive ídolos, mas o mais próximo que estive de ter foi o JVP (seguido pelo Saint Michel, adorava o homem), o nosso menino de ouro. Uma luz em tempos de trevas, na infância da minha geração.

Curiosamente os meus idolos foram 2 redes. Galrinho e depois Michel. 
Nao sendo da minha geraçao, mas o que fui assistindo de memorias.....Sr. Coluna.

Chelas

O JVP para mim foi o meu Messi sim, o único ídolo que tive no futebol.

Vieri

Citação de: Kampz em 19 de Novembro de 2024, 01:21A malta dos 90+ não faz ideia do que era o João Pinto...

Eu pedi à minha avó para fazer uma manta vermelha e branca com o número 8 com que dormi anos.

Era um farol no meio do naufrágio que era o clube, uma réstia de qualidade na roda viva de cepos que entravam e saíam todos os anos.

Houve épocas em que não esteve ao seu nível, mas a sua saída deve ter sido um dos baixos da nossa história, por tudo o que representou.

A adoração passou, pela distância do tempo e pela que ele próprio sempre colocou do clube, bem como pelo meu próprio crescimento e crescente desilusão com o mundo do futebol, mas JVP foi uma parta marcante da minha infância e é uma das pedras basilares do meu Benfiquismo, se não a maior.

E isto leva-me a pensar que em certos aspectos este Vietname NextGen ainda é pior do que o original. No outro dia, a dar um jogo, o meu filho de 6 anos que liga muito menos a bola que eu passou e perguntou-me se "o menino" estava a jogar.

A quantidade de miúdos que vi na Luz com camisolas do Neves, do Félix, mesmo do Ramos, é um dor de alma. Mesmo miúdas com a camisola da Kika.

Para as crianças mais do que a tabela classificativa, os sistemas tácticos, as transições, a intensidade, as vendas recorde, o que os apaixona é aquele herói que no meio do resto se destaca dos demais e, durante anos, é quem puxa o clube para cima.

Daqueles que hoje em dia duram cá 6 meses.

Ninguém sabe o nome do clube do Tsubasa, querem criar uma nova geração de Benfiquistas com 11 regens aleatórios todos os anos, nem tempo para decorar o nome deles dão aos miúdos.

E ainda estou para conhecer o primeiro adepto de um talho.

Muito bom post, Kampz.
O meu primeiro banho desta nova realidade foi com o Renato Sanches.
Impacto tremendo na equipa, impacto mediático e até de imagem apelativa para os miúdos.
6 meses da praxe e... despachado à primeira oferta choruda.
Fiquei com o meu pequenino (na altura) a chorar baba e ranho, sem perceber como se vende assim um ídolo num estalar de dedos, como se vende assim a paixão, quando ainda estávamos em lua de mel...