João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Schumpeter1

Nasci em 80, por isso vivi o Vietname. E vivi o Vietname numa familia maioritariamente portista, vivendo em Gaia, tendo turmas em que era basicamente o único benfiquista fervoroso. Adorei jogadores como o Paneira, o Isaías, o Mozer, o Preud'homme, entre muitos outros. Mas o ídolo foi sem dúvida o JVP. Ainda me lembro exatamente o momento em que ouvi na rádio que o alemão o tinha dispensado. Nao consegui conter uma lágrima de sair. Ele era aquele jogador que nos oferecia uma réstia de esperanca e luz nos tenebrosos anos 90.

Benfiquista de Baguim

Citação de: Kampz em 19 de Novembro de 2024, 01:21A malta dos 90+ não faz ideia do que era o João Pinto...

Eu pedi à minha avó para fazer uma manta vermelha e branca com o número 8 com que dormi anos.

Era um farol no meio do naufrágio que era o clube, uma réstia de qualidade na roda viva de cepos que entravam e saíam todos os anos.

Houve épocas em que não esteve ao seu nível, mas a sua saída deve ter sido um dos baixos da nossa história, por tudo o que representou.

A adoração passou, pela distância do tempo e pela que ele próprio sempre colocou do clube, bem como pelo meu próprio crescimento e crescente desilusão com o mundo do futebol, mas JVP foi uma parta marcante da minha infância e é uma das pedras basilares do meu Benfiquismo, se não a maior.

E isto leva-me a pensar que em certos aspectos este Vietname NextGen ainda é pior do que o original. No outro dia, a dar um jogo, o meu filho de 6 anos que liga muito menos a bola que eu passou e perguntou-me se "o menino" estava a jogar.

A quantidade de miúdos que vi na Luz com camisolas do Neves, do Félix, mesmo do Ramos, é um dor de alma. Mesmo miúdas com a camisola da Kika.

Para as crianças mais do que a tabela classificativa, os sistemas tácticos, as transições, a intensidade, as vendas recorde, o que os apaixona é aquele herói que no meio do resto se destaca dos demais e, durante anos, é quem puxa o clube para cima.

Daqueles que hoje em dia duram cá 6 meses.

Ninguém sabe o nome do clube do Tsubasa, querem criar uma nova geração de Benfiquistas com 11 regens aleatórios todos os anos, nem tempo para decorar o nome deles dão aos miúdos.

E ainda estou para conhecer o primeiro adepto de um talho.

Infelizmente essa é a realidade do futebol português, vejo muitos miúdos com camisolas, do porto, do Benfica e do sporting mas depois os jogadores que falam e dos quais gostam são o Bellingham, o Vinícius, o João Félix, o Mbappé e isso vai tornar os clubes portugueses cada vez mais pequenos.

nikas

Citação de: Kampz em 19 de Novembro de 2024, 01:21A malta dos 90+ não faz ideia do que era o João Pinto...

Eu pedi à minha avó para fazer uma manta vermelha e branca com o número 8 com que dormi anos.

Era um farol no meio do naufrágio que era o clube, uma réstia de qualidade na roda viva de cepos que entravam e saíam todos os anos.

Houve épocas em que não esteve ao seu nível, mas a sua saída deve ter sido um dos baixos da nossa história, por tudo o que representou.

A adoração passou, pela distância do tempo e pela que ele próprio sempre colocou do clube, bem como pelo meu próprio crescimento e crescente desilusão com o mundo do futebol, mas JVP foi uma parta marcante da minha infância e é uma das pedras basilares do meu Benfiquismo, se não a maior.

E isto leva-me a pensar que em certos aspectos este Vietname NextGen ainda é pior do que o original. No outro dia, a dar um jogo, o meu filho de 6 anos que liga muito menos a bola que eu passou e perguntou-me se "o menino" estava a jogar.

A quantidade de miúdos que vi na Luz com camisolas do Neves, do Félix, mesmo do Ramos, é um dor de alma. Mesmo miúdas com a camisola da Kika.

Para as crianças mais do que a tabela classificativa, os sistemas tácticos, as transições, a intensidade, as vendas recorde, o que os apaixona é aquele herói que no meio do resto se destaca dos demais e, durante anos, é quem puxa o clube para cima.

Daqueles que hoje em dia duram cá 6 meses.

Ninguém sabe o nome do clube do Tsubasa, querem criar uma nova geração de Benfiquistas com 11 regens aleatórios todos os anos, nem tempo para decorar o nome deles dão aos miúdos.

E ainda estou para conhecer o primeiro adepto de um talho.

Uma coisa é certa malta dos anos 80 e 90 onde me incluo, diria que 90% são Benfiquistas graças ao João.

Foi a minha primeira camisola, na altura acho que nem clube tinha ainda, devia ter uns 4 ou 5 anos. Nunca mais a larguei.

Todos queriam ser o João Vieira Pinto.

_fv_

Desde JVP só voltei a ter vibes parecidas com João Neves! Mas já se foi...

fdpdc666

Acho piada a quem o considera um traidor ao nível de Pacheco e Paulo Sousa por também ele ter estado próximo de nos trocar pelos lagartos.

Nessa altura estávamos numa situação financeira bastante complicada com salários em atraso.
Este camarada tinha na altura 1 (uma) época no Clube. Pacheco tinha 6 e Paulo Sousa 8 (4 de sénior e 4 na formação).

Se é normal que esse processo tenha caído mal junto dos adeptos? Claro que sim!
São situações comparáveis? Para mim não.

Uma nota engraçada e que imagino que seja partilhada por muita gente. Quando ainda estávamos naquele ponto em que era mais certa a sua saída do que a sua permanência, lembro-me perfeitamente de dizer a amigos meus que dos três o único que tinha pena de perder ser o Paulo Sousa.
Mal sabia eu o que estava para acontecer nessa época seguinte (e nas outras subsequentes).

joaonunes

Para alguém nascido no final dos anos 80, João Vieira Pinto era um ídolo.

Tive 2 ídolos no futebol: Figo por ser português e o/um dos melhor(es) do Mundo e claro ... JVP.

Nos primeiros anos de Benfica, foi absurdo. Nos últimos, já esteve a um nível mais baixo. Mas como não idolatrar alguém que era o único com nível a nunca sair do Benfica? Como não idolatrar alguém que sofria entradas duríssimas mas que voltava sempre a tentar uma e outra vez? Esteve 8 anos no Benfica, alguns brilhantes e outros dos piores da nossa história.

A sua saída foi um dos momentos mais tristes das relações interpessoais do Benfica. Foi lamentável.

A sua exibição no dia 14 de maio de 1994 é uma das mais brilhantes que um jogador do Benfica já fez. Simplesmente memorável.

Com 22 anos, depois da época de 93/94, e em especial do jogo contra o Sporting, hoje seria facilmente vendido por 100 milhões de euros.

Chairman

Estamos na fase em que é para fazermos de conta que o JVP era o Messi?

baar99

Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:13Estamos na fase em que é para fazermos de conta que o JVP era o Messi?

Na era em que jogou no Benfica era algo parecido a isso sim

Chairman

Citação de: baar99 em 19 de Novembro de 2024, 12:13
Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:13Estamos na fase em que é para fazermos de conta que o JVP era o Messi?

Com o pequeno senão que ele estava tão longe do Messi como eu dele

Aka

Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:16

O Messi deve tudo ao Xavi e ao Iniesta. O nosso Joãozinho era de ouro!

Chairman

Citação de: Aka em 19 de Novembro de 2024, 12:18
Citação de: Chairman em 19 de Novembro de 2024, 12:16

O Messi deve tudo ao Xavi e ao Iniesta. O nosso Joãozinho era de ouro!

O GOAT de todos os goats

jp23

E isto é para quê mesmo?

ruibenfica80

Vamos lá repor aqui alguma verdade.

Não é que o João não tinha jogos que parecia o Messi. Tinha sim senhor!

O problema é que não era todos os dias. Era um jogador estupidamente irregular. Conseguia passar jogos inteiros que se perdia em fintas sabem os deuses para onde. E no caso do Benfica sofreu muito por lhe pedirem para levar a equipa às costas. Uma coisa que ele não fazia lá muito bem.

Tinha características muito acima da média. Coisas de génio.

Mas por exemplo...o que a malta bateu no Rafa nesta geração, iam bater forte e feio no João.

Quem viu os grandes jogos dele, sabe muito bem o que viu. E foram únicos. Eu sei o que vi no célebre jogo de Alvalade. E esse dia fica na história. Mas também sei o que é que via nas tardes de chuva em Chaves. E não era lá muita coisa não. Havia jogos que nem sabiamos bem o que ele andava a fazer. Não sei se ele próprio saberia.

Mesmo assim, foi dos melhores jogadores naqueles anos. E digo dos melhores porque um Michel ou até um Poborski não ficam nada atrás. O Poborski nos seus melhores dias também fazia coisas incríveis. E também tinha uma irregularidade parecida à do João. Chegamos a ter os 2 em campo e não conseguir criar grande perigo em jogos da liga portuguesa. E chegamos a ver o Poborski passar por meia equipa inteira sozinho e marcar.

O pessoal com o tempo parece que esquece os jogos que correram menos bem.

E claro, tendem a recordar a grande época que fez no Sporting quando foi para lá e não as seguintes.

RP89

A importância e adoração era de tal ordem que no dia que anunciaram a desgraça a SIC generalista passou a manhã toda em directo à porta do estádio. Numa altura em que existiam 4 canais e havia noticias 2 vezes por dia.

Eu lembro-me porque passei a manhã toda a chorar em pânico.

zizou

É preciso ver o contexto de cada jogador, e o futebol não era tão globalizado, hoje em dia tens acesso a um jogo da Barcelona Real Madrid na TV com tens do Benfica.
Nos anos 90 não era assim.