Jorge de Brito (Presidente)

Presidente, (1927-11-07 - 2006-08-01),
Portugal

luis.live

o Jorge de brito financiou o SL BENFICA durante uns bons 35 anos, desde os anos 60 que este homem, para mim um dos 3 homens  mais importantes da história do SL BENFICA, (os outros foram manuel da luz afonso e cosme damiao), minha opiniao claro, deu tudo o que tinha ao SL BENFICA... claro que o amor exacerbado que tinha pelo nosso querido clube, o fez algumas vezes tomar algumas decisoes que nao foram as melhores, mas isso agora nao interessa nada... para mim, jorge de brito é um exemplo de benfiquismo, foi ele que tantas e tantas vezes "safou" financeiramente o SL BENFICA...  nos anos 70 e assim a jeito de curiosidade ficaram famosas as reunioes com ferreira queimado que mantinha amiúde no hotel albatroz em cascais, onde no meio de uma sopa de peixe que ele adorava e a olhar para a baia de cascais discutia premios de jogo, renovaçoes e contrataçoes com o entao presidente... foi também épica a presença dele sem medo, naquele jogo famoso das antas em 90/91 onde já idoso teve de se refugiar numa ambulancia para nao ser linchado pela escumalha sem vergonha... consta que velhote, ainda ofereceu  resistencia (porrada) a quem o insultava a ele e ao seu clube do coraçao... foi também jorge de brito que financiou as contrataçoes dos internacionais brasileiros e suecos que vieram na altura para o SL BENFICA e que tantas alegrias nos deram... (mozer,valdo,ricardo gomes,aldair,magnusson,thern,stefan)... foi também ele que em meados dos anos 80, e nao era presidente note-se bem, adiantou 2 milhoes de contos ao SL BENFICA para regularizar a sua situaçao nas finanças e assim evitar uma penhora que para ele e para todos os benfiquistas seria um ultraje, e ele nao podia permitir isso... isto foi dito pelo sr marcel de almeida, dirigente do SL BENFICA...

muito obrigado JORGE DE BRITO...

DanizaoSlb

O último PRESIDENTE no benfica

farmacia franco

Citação de: Shoky em 20 de Fevereiro de 2011, 23:22
Pá...um grande senhor.
Errou...verdade, mas sempre por amor ao Benfica.

O último grande presidente que tivemos.

Depois de vistas muita opiniões, deste miudo que oiço falar de Jorge de BRITO, filho de um grande Benfiquista, diz que os melhores anos da sua vida Foram os de Presidente do Benfica e acredito plenamente nas suas palavras, infelizmente como pesquisei juntou se com uma serie de pessoas más.

Mas uma pessoa que dá dinheiro da sua fortuna ao Benfica repito ao Benfica, tem que ser Sempre um GRANDE Benfiquista, tem que ter amor ao clube, pelo menos nesta altura  e não estou a elogiar estavamos já endividados mas ganhávamos ao contrário de agora.

Tem que ser Imortal nenhum simples jogador de futebol tirando os grande pode estar há frente da categoria deste senhor o último dos mecenas do futebol antigo.

Vou repetir outros UM grande presidente, porque era do Benfica deste sempre e sempre, e como qualquer grande benfiquista um dos momentos altos da vida é poder servir o nosso BENFICA.

Eddie_

Citação de: farmacia franco em 16 de Outubro de 2012, 02:15
Citação de: Shoky em 20 de Fevereiro de 2011, 23:22
Pá...um grande senhor.
Errou...verdade, mas sempre por amor ao Benfica.

O último grande presidente que tivemos.

Depois de vistas muita opiniões, deste miudo que oiço falar de Jorge de BRITO, filho de um grande Benfiquista, diz que os melhores anos da sua vida Foram os de Presidente do Benfica e acredito plenamente nas suas palavras, infelizmente como pesquisei juntou se com uma serie de pessoas más.

Mas uma pessoa que dá dinheiro da sua fortuna ao Benfica repito ao Benfica, tem que ser Sempre um GRANDE Benfiquista, tem que ter amor ao clube, pelo menos nesta altura  e não estou a elogiar estavamos já endividados mas ganhávamos ao contrário de agora.

Tem que ser Imortal nenhum simples jogador de futebol tirando os grande pode estar há frente da categoria deste senhor o último dos mecenas do futebol antigo.

Vou repetir outros UM grande presidente, porque era do Benfica deste sempre e sempre, e como qualquer grande benfiquista um dos momentos altos da vida é poder servir o nosso BENFICA.

Tirando os erros ortográficos... :clap1:

goscinny13

JJ SLB

Citação de: luis.live em 02 de Outubro de 2011, 22:13
o Jorge de brito financiou o SL BENFICA durante uns bons 35 anos, desde os anos 60 que este homem, para mim um dos 3 homens  mais importantes da história do SL BENFICA, (os outros foram manuel da luz afonso e cosme damiao), minha opiniao claro, deu tudo o que tinha ao SL BENFICA... claro que o amor exacerbado que tinha pelo nosso querido clube, o fez algumas vezes tomar algumas decisoes que nao foram as melhores, mas isso agora nao interessa nada... para mim, jorge de brito é um exemplo de benfiquismo, foi ele que tantas e tantas vezes "safou" financeiramente o SL BENFICA...  nos anos 70 e assim a jeito de curiosidade ficaram famosas as reunioes com ferreira queimado que mantinha amiúde no hotel albatroz em cascais, onde no meio de uma sopa de peixe que ele adorava e a olhar para a baia de cascais discutia premios de jogo, renovaçoes e contrataçoes com o entao presidente... foi também épica a presença dele sem medo, naquele jogo famoso das antas em 90/91 onde já idoso teve de se refugiar numa ambulancia para nao ser linchado pela escumalha sem vergonha... consta que velhote, ainda ofereceu  resistencia (porrada) a quem o insultava a ele e ao seu clube do coraçao... foi também jorge de brito que financiou as contrataçoes dos internacionais brasileiros e suecos que vieram na altura para o SL BENFICA e que tantas alegrias nos deram... (mozer,valdo,ricardo gomes,aldair,magnusson,thern,stefan)... foi também ele que em meados dos anos 80, e nao era presidente note-se bem, adiantou 2 milhoes de contos ao SL BENFICA para regularizar a sua situaçao nas finanças e assim evitar uma penhora que para ele e para todos os benfiquistas seria um ultraje, e ele nao podia permitir isso... isto foi dito pelo sr marcel de almeida, dirigente do SL BENFICA...

Quem escreve assim conhece bem a história do Benfica e o que representou Jorge Brito.  :)

Já agora 10 milhões de euros nos anos 80 portanto equivale a uns 30 ou 40 milhões hoje. (não esquecer que o euro provocou um aumento significativo dos preços)

Dixi

Citação de: JJ SLB em 28 de Outubro de 2012, 00:09

Quem escreve assim conhece bem a história do Benfica e o que representou Jorge Brito.  :)

Já agora 10 milhões de euros nos anos 80 portanto equivale a uns 30 ou 40 milhões hoje. (não esquecer que o euro provocou um aumento significativo dos preços)
Mas adiantou e depois recebeu de volta ou não voltou a ver os 10 milhões?
Foi empréstimo ou donativo?

JJ SLB

Citação de: Dixi em 28 de Outubro de 2012, 00:10
Citação de: JJ SLB em 28 de Outubro de 2012, 00:09

Mas adiantou e depois recebeu de volta ou não voltou a ver os 10 milhões?
Foi empréstimo ou donativo?
Pelo que sei recebeu parte, acabando por doar parte... mas não me recordo em rigor, o que me lembro é que terá dado ainda em mais ocasiões. Anyway, o adiatamento que o luis.live referiu naquela altura foi muito,  muito importante.

Dandy

Citação de: Çula em 21 de Fevereiro de 2011, 01:35
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Fevereiro de 2011, 23:14
Um grande senhor que apanhou o Benfica num período financeiro terrível. Fernando Martins com o fecho do 3º anel começou a hipotecar a saúde financeira do Benfica, João Santos com o seu projecto europeu deu continuidade ao descalabro financeiro e o Jorge de Brito apanhou o Benfica quase no auge desse descalabro. A contratação do Paulo Futre também não ajudou e nunca compreendi muito bem como é que um clube com os problemas que o Benfica tinha se deu ao luxo de gastar balúrdios com o Paulo Futre. Foi o presidente do verão quente em que perdeu o Paulo Sousa e o Pacheco para o Sporting, tendo ainda conseguido resgatar o João Pinto.

Era um grande benfiquista que injectou bastante dinheiro no clube. No entanto, também ele não soube contornar a crise pela qual o Benfica passava. Apesar disto, tenho que dizer que foi o último presidente à Benfica que tivemos.

Principalmente João Santos. Apesar de nomes que se tornaram históricos no nosso clube foram as compras dos brasileiros (principalmente estes) e suecos que verdadeiramente deram início à nossa " fuga prá frente ".
Quanto a Jorge de Brito acho que já está tudo dito.

É verdade, nessas épocas (de 1981-82 a 1993-94), com esses 3 presidentes (Fernando Martins, João Santos e Jorge de Brito), tivemos tudo isso que destaquei a vermelho.

No entanto, também tivemos:

- um Benfica que, a nível interno, ganhava tanto quanto o Porto ganhava.

De 1981-82 a 1993-94, vencemos 6 campeonatos:

82/83  83/84  86/87  88/89  90/91  93/94

Também conquistámos 5 Taças de Portugal e 2 Supertaças... num total de 13 troféus.

No mesmo período, o Porto venceu iguais 6 campeonatos:

84/85  85/86  87/88  89/90  91/92  92/93

Conquistou 4 Taças de Portugal e 7 Supertaças... num total de 17 troféus.

- um Benfica que, a nível interno, conquistava dobradinhas e bi-campeonatos.

Bicampeonato de 82/83 e 83/84

Dobradinhas de 82/83 e 86/87

Tri-Taça de 1985 a 1987

Ao mesmo tempo, nunca, neste período, o Porto conquista um único tri-campeonato.

- um Benfica que, a nível interno, nunca terminava abaixo do 3º lugar.

- um Benfica que, a nível externo, chegou a 3 finais europeias (82/83, 87/88 e 89/90) e a uma meia-final europeia (93/94).

Neste período, o Porto vence 2 troféus europeus e alcança uma final (1984)

Actualmente, depois de Martins, Santos e Brito... ou seja, de 1994/95 em diante, até hoje, o que é que temos?

Continuamos a ter tudo aquilo que sublinhei, antes, a vermelho:

- período financeiro terrível

- começou a hipotecar a saúde financeira

- deu continuidade ao descalabro financeiro

- gastar balúrdios

- injectou bastante dinheiro no clube (mas não necessariamente proveniente do bolso do próprio presidente, como no caso de Jorge de Brito)

- fuga prá frente

Tudo isto continuámos a ter, desde 1994/95, com Manuel Damásio, Vale e Azevedo. Manuel Vilarinho e Vieira.

Quer isso dizer que estamos iguais?

Infelizmente, não.

Que mudou, então?

- basicamente, a nível interno, passámos a ter um Benfica literalmente esmagado, desportivamente, pelo Porto.
   A diferença é de tal forma avassaladora que seria fastidiante estar a escrever todos os troféus que o Porto venceu (em cada um dos anos).
   De todas as formas, resumirei desta forma:

De 1994-95 a 2011-2012 o Benfica venceu:

2 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 4 Taças da Liga... num total de 9 troféus.

Em igual período, o Porto venceu:

13 campeonatos, 8 Taças de Portugal e 11 Supertaças... num total de 32 troféus.

- passámos a ter um Benfica que, a nível interno, nunca mais conquistou uma única dobradinha e nunca mais conquistou um único bi-campeonato.
   Assinale-se a Tetra-Taça da Liga de 2008 a 2012.

Em igual período, o Porto conquista um pentacampeonato (de 95 a 99)... um tetra-campeonato (de 2006 a 2009)... duas vezes um bi-campeonato... uma tri-taça (de 2009 a 2011)... uma bi-taça (de 2000 a 2001)... uma tetra-supertaça... desisto de escrever mais...

- passámos a ter um Benfica que, a nível interno, alcançou um 6º lugar (2000/2001)

- passámos a ter um Benfica capaz de terminar o campeonato a 27 pontos do campeão (1996/1997)

- a nível externo, o Benfica, melhor clube europeu de toda a década de 1960, entre 1994/95 e 2011/2012:

nunca mais alcançou uma final europeia

sofreu a maior derrota da sua história uefeira (contra uma equipa sem qualquer tipo de pergaminho internacional)

esteve ausente das competições europeias, pela primeira vez desde a sua estreia, e logo por 2 anos seguidos, em 2001/2002 e em 2002/2003

Neste mesmo período de tempo, o Porto vive a fase mais ganhadora de toda a sua História, vencendo um total de 3 troféus europeus e convertendo-se num dos clubes com maior número de presenças na Champions League.

Palavras para quê?

Huguenot

Jorge de Brito: um gentleman, um grande benfiquista, um mecenas apaixonado pelo clube, o nosso último grande presidente.

Respeito por este senhor!

Manel dos Anzois

Justo será ainda relembrar a pista de tartan que ofereceu ao Benfica, num dos campos anexos ao antigo Estádio da Luz onde jogava a equipa de Rugby e treinavam os nossos praticantes do Atletismo.

NunoDuarte

Citação de: Manel dos Anzois em 26 de Janeiro de 2013, 04:02
Justo será ainda relembrar a pista de tartan que ofereceu ao Benfica, num dos campos anexos ao antigo Estádio da Luz onde jogava a equipa de Rugby e treinavam os nossos praticantes do Atletismo.

«Um dia, do seu bolso, pagou a construção de uma pista de "tartan". Depois deu-a ao Benfica, a troco de uma promessa nunca cumprida. "Quando fiz essa oferta impus uma condição", revela Jorge de Brito. "Que a pista fosse aberta aos melhores alunos das escolas de Lisboa e que para os orientar lá estivessem dois monitores em permanência. Não passou de um sonho, pois isso nunca foi levado á prática. Nem mesmo quando fui vice-presidente, algum tempo mais tarde, pude realizar esse objectivo, pois andava sempre ocupadíssimo com os assuntos do futebol."
  A ideia de doar uma pista de "tartan" ao Benfica nem foi sua. Partiu do então presidente da Direcção, um bom amigo, até a pedir... "Foi o Borges Coutinho que me sugereiu que fizesse a oferta. Eu disse que podiam contar comigo. E se era uma pista nova que queriam, pois que fosse de qualidade. Por isso se optou pelo "tartan". O Benfica foi o primeiro clube português a ter uma dessas pistas."

O pagamento foi feito em diversas tranches, à razão das facturas que iam sendo apresentadas ao Benfica, que depois as fazia chegar a Jorge de Brito. Juntos todos os papelinhos, o custo do presente ascendeu os 12.500 contos, maquia importante à 30 anos. A pista seria inaugurada, com pompa e circunstância, em 18 de Maio de 1974. Hoje, no seu lugar, erguem-se as bases de sustentação do novo Estádio da Luz.»

NunoDuarte

Fui pesquisar um pouco sobre a pista, e apareceu logo isto:
http://www.record.xl.pt/Modalidades/Atletismo/interior.aspx?content_id=100897
Aish  :buck2:

Fui correr o Diário de Lisboa, só tem uma foto das 3 primeiras classificadas no salto em comprimento....

(pequeno parêntesis: pista inaugurada poucas semanas depois do 25 de Abril. Era só AG's e demissões anunciadas no DL)

Elvis the Pelvis

Como disseram atrás e sublinho, um dos Presidentes com melhor postura e grandeza enquanto pessoa, que o Sport Lisboa e Benfica teve. Na minha opinião, só tem paralelo com o Borges Coutinho.

Claro que cometeu vários erros, um dos últimos, a contratação do Paulo Futre em 1993. Mas isso é uma nota de rodapé, porque o Jorge de Brito é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes da nossa história.