Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Francescoli

Maka

Citação de: André Sousa em 15 de Outubro de 2014, 14:18
Apontado por muitos como sucessor de Di María, Nicolás Gaitán não tem muitas semelhanças com o compatriota. Talvez só mesmo a nacionalidade e o facto de ser canhoto. O ainda jogador do Boca Juniors já jogou no lado esquerdo do meio-campo, mas não é aí que se sente mais feliz. «Não gosto muito, pois tenho de correr bastante», explicou, em entrevista ao «La Nación». Prefere jogar na zona central, algo que tem acontecido nos últimos tempos. Nas costas do ponta de lança, naquilo a que os argentinos chamam «enganche».

Nunca devia ter vindo. Não cabia no meio, e não cabia na esquerda. Nico era para jogar no meio, onde ele mais gostava, mas, no nosso modelo, não há espaço para jogadores dessas características.

Por acaso foi pena, gostava que esse Nico Gaitán tivesse vindo. Pareceu-me bom jogador. Mas pronto, não encaixava.

André Sousa

Mas sempre jogámos da mesma maneira, desde que cá está o JJ, por isso faz sentido não ter vindo. Só se viesse e fosse emprestado, para entrar na equipa com outro treinador...

Red Eyes

Rei

Citação de: André Sousa em 15 de Outubro de 2014, 13:56
Citação de: Rei em 15 de Outubro de 2014, 13:45
O Benfica do Jesus sempre jogou no mesmo sistema, alterou-se ligeiramente quando o Ramires foi vendido. O Aimar jogava como um 10 mas nessa altura havia Ramires que equilibrava a equipa no processo defensivo. Depois disso foi o que se viu, o Aimar foi testado ao lado do Cardozo, foi suplente... e acabou por sair.

O Bernardo neste momento encaixava onde? Digam-me. Se me disserem eu dou-vos toda a razão. Iam meter o rapaz num meio campo a dois? Iam encostar o rapaz numa faixa? Iam meter o rapaz isolado do resto da equipa na frente de ataque? Isso para mim era estar a matar o jogador, ele tem de jogar onde gosta e onde rende mais. Alterar o sistema seria igualmente uma estupidez visto que o Benfica tem uma equipa com alguma solidez do meio campo para a frente. Dito isto, continuo a achar que foi bem emprestado e acho que pode fazer parte do plantel se entretanto forem vendidos jogadores e se altere o modelo de jogo da equipa. Mas continuando a jogar com dois extremos bem abertos, com dois homens no meio campo e com dois na frente de ataque parece-me descabido.

Se o Benfica sempre jogou no mesmo sistema, o que é mentira, mas não vou falar sobre isso para não perder tempo, é indiferente.

O que tu não percebes mas era importante perceber, é que o mesmo sistema, como tu dizes, tem dinâmicas diferentes devido aos jogadores que nele estão inseridos. Foi sempre assim. Se para ti jogávamos no mesmo sistema, quer dizer que não jogávamos de forma diferente com Javi e Matic? Com Aimar e Enzo? Com Di Maria e Gaitán? Com Ramires e Salvio? Com David Luiz e Garay? Com Cardozo e Rodrigo?

Os modelos de jogo não são estanques e cada alteração confere-lhe alterações inerentes às características de cada jogador.

Dois extremos bem abertos. Vai lá ver os extremos bem abertos no ano passado. Aliás, vai ver a partir de que altura é que o Benfica começa a sofrer menos golos e a controlar melhor os jogos.

Tu não entendes porque não queres. Ou porque não te dá jeito, porque os teus argumentos não têm grande validade. Vamos ver: Achas que o Benfica nunca mudou de sistema, mas não percebes que isso que não quer dizer que não se tenha adaptado às características dos jogadores. Os exemplos estão lá em cima. Dizes que o Bernardo tem de jogar onde mais gosta... O que é que achavas do Gaitán quando chegou? E do Matic? E do Salvio? E do Markovic? E do André Gomes? E de tantos outros, já agora. Sabes o que é que aconteceu com eles? Adaptaram-se. Foram integrados dentro de uma dinâmica. Outros bem, outros um pouco aquém do que podiam render, como é o caso do André Gomes, que é só o mais visível.

Depois, falas em extremos bem abertos no Benfica quando o Gaitán nunca foi extremo. Aliás, ele chegou a dizer que gostava de jogar no meio porque não gostava muito de correr. E porque também desprezas aquilo que acontece dentro de campo, onde o Gaitán parte do lado esquerdo, mas é a superioridade numérica que cria no meio campo e o consequente espaço que abre para o lateral, que fizeram do Benfica uma equipa muito forte no ano passado. E que o tornaram um jogador mais regular e mais decisivo. O Bernardo podia ser esse jogador. Forte a partir do lado esquerdo e a aparecer no meio a desequilibrar. Além disso, chegou a jogar como extremo na formação, e na seleção é uma questão de ver quantas vezes cai no lado esquerdo do ataque.

Ainda bem que falas-te na dinâmica, porque foi isso que mudou no Benfica. Claro que alguns processos mudaram durante estes anos, os jogadores podem ser parecidos mas não são iguais.
O sistema esse se mudou foi ligeiramente e porque fomos obrigados a isso.

Na minha maneira de ver e na do treinador pelos vistos, as caracteristicas dos jogadores são importantes quando escolhes quem fica ou quem sai de um plantel, isto porque como treinador tu tens de ter uma ideia de jogo e tens de implementar uma dinâmica na equipa.

Tu mencionas no teu post o Matic, o André Gomes, o Rodrigo, Markovic entre outros, mas todos estes jogadores tinham caracteristicas especiais para o tipo de futebol que o Benfica pratica. Os dois primeiros tinham caracteristicas para serem apostas para um meio campo a dois, repara que ambos tinham uma estatura semelhante, isto voltando a frisar outros posts anteriores que fiz. Qualquer um deles tinham caracteristicas especificas para jogarem naquela zona do terreno, como tu dizes e bem, eles adaptaram-se, mas adaptaram-se porque tinham as caracteristicas certas. O Rodrigo jogou onde devia e o Markovic apesar de muitos aqui o preferirem  ver a jogar no meio ele jogou na ala direita pela mesma razão, tinha as caracteristicas que o treinador procurava, oferecia profundidade, tinha velocidade e era um jogador forte no um contra um tal como o Salvio. Isto no fundo vai dar tudo ao mesmo, o treinador escolhe aqueles que se podem adaptar mais fácilmente às ideias da equipa. O Nico quando chegou as conversas aqui eram as mesmas do que quando o Markovic veio, "deve jogar no meio" e "ele devia ser 10", isso provou-se que era uma ideia errada. Concordo quando dizem que o Nico utiliza muito o seu jogo interior, mas a ideia é mesmo essa, ele tem de jogar a partir da faixa e vir para dentro com frequencia, tem o controlo de bola e velocidade que a posição requere. Olhando para o Bernardo eu acho que ele vai ser sempre um 10, um jogador criativo que vai beneficiar sempre mais de um meio campo a 3. Neste sistema atual nunca poderia ser um segundo médio (imaginas o Bernardo a fazer o que faz o Enzo e a desgastar-se em acções defensivas?) e nunca poderia jogar na frente de ataque, o Aimar foi um belo exemplo disso. O Bernardo tem de jogar no meio e tem de estar virado de frente para a baliza, daí que eu diga que faz pouco sentido comparar-se o Bernardo ao Talisca e estarmos a pegar no Talisca como o culpado de o Bernardo ter sido emprestado, as caracteristicas de um e de outro são muito diferentes, tanto fisica como técnicamente. O Talisca por exemplo encaixa bem na frente de ataque, tem uma estatura interessante o que dá a possibilidade ao treinador de o trabalhar noutras vertentes como por exemplo saber jogar de costas para a baliza, tem faro pelo golo e remata muito bem.
O melhor para o Bernardo era o Benfica mudar de sistema e passar a jogar com mais homens no meio campo, mas isto sou eu.

MANOCAS37

Se segundo o Jesus em Leverkuson jogou com 4*3*3 com o Talisca a ser mais um medio que um avançado, seria ali que o Bernardo teria lugar.

candyforstalin

Citação de: André Sousa em 15 de Outubro de 2014, 14:03
Pela mesma razão que deu minutos a outro que estava vendido?

E não me parece que o Bernardo tenha saído porque estava vendido. Saiu porque não contava e sabia que se ficasse ia rodar na equipa B.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=890294

Ao falar deste caso, Jesus, de 59 anos, não hesitou em afirmar: "Já está aqui o resultado da formação. Daqui a uns dias vão ver na comunicação social mais jogadores do Benfica que este ano nem vão chegar à equipa principal, pois foram adquiridos pelas grandes equipas que têm poder económico."

Rei

Citação de: MANOCAS37 em 15 de Outubro de 2014, 14:44
Se segundo o Jesus em Leverkuson jogou com 4*3*3 com o Talisca a ser mais um medio que um avançado, seria ali que o Bernardo teria lugar.

Bingo. Seria.

Mas como disse noutros posts, 95% dos jogos jogamos com dois homens no meio campo. O Bernardo ia ficar no Benfica para jogar 3 ou 4 jogos? Mais vale ser emprestado e nesse aspeto estou de acordo com ele, acho muito bem que opte por sair de Portugal.

André Sousa

Citação de: candyforstalin em 15 de Outubro de 2014, 14:44
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=890294

Ao falar deste caso, Jesus, de 59 anos, não hesitou em afirmar: "Já está aqui o resultado da formação. Daqui a uns dias vão ver na comunicação social mais jogadores do Benfica que este ano nem vão chegar à equipa principal, pois foram adquiridos pelas grandes equipas que têm poder económico."

Sim, e?

O presidente diz o contrário e o JJ utilizou-os na pré-época.

andre_diogo

candyforstalin

Utilizou-os porque não tinha mais ninguém. Mas és livre de acreditar na palavra do presidente.

abar85

As características dos jogadores para determinadas posições do onze no Benfica foram sempre mudando durante o tempo. Isso e mais que obvio. As vezes para melhor, as vezes para pior. O sistema foi sempre sendo adaptado para acomodar as características diferentes de determinados jogadores.

Continuo sem perceber porque é que o Bernardo e assim tão especial que não cabe em lado nenhum.

E achar que o Gaitan seria melhor a jogar no meio num dos dois da frente está longe de estar comprovadamente errado, e se formos pelas características do jogador então!
Não tera o seu melhor rendimento numa ou noutra posição, mas isso não invalida que cabe no plantel noutra posição e é o nosso melhor jogador na mesma.

PAslb

O que eu acho é que estão a aproveitar o Bernardo Silva para "cascar" no treinador do Benfica, foi assim com Talisca no início da época e muitos outros.

Que eu saiba o Bernardo tem contrato com o Benfica e no final da época regressa, se isso acontecer, entrará no clube pela porta grande (isto se continuar a manter este nível) e terá certamente mais oportunidades...

O que temos a fazer agora é desfrutar do primeiro lugar no campeonato e tudo fazer para manter esta posição, tudo o resto é conversa para desviar atenções.

André Sousa

Citação de: Rei em 15 de Outubro de 2014, 14:41
Ainda bem que falas-te na dinâmica, porque foi isso que mudou no Benfica. Claro que alguns processos mudaram durante estes anos, os jogadores podem ser parecidos mas não são iguais.
O sistema esse se mudou foi ligeiramente e porque fomos obrigados a isso.

Na minha maneira de ver e na do treinador pelos vistos, as caracteristicas dos jogadores são importantes quando escolhes quem fica ou quem sai de um plantel, isto porque como treinador tu tens de ter uma ideia de jogo e tens de implementar uma dinâmica na equipa.

Tu mencionas no teu post o Matic, o André Gomes, o Rodrigo, Markovic entre outros, mas todos estes jogadores tinham caracteristicas especiais para o tipo de futebol que o Benfica pratica. Os dois primeiros tinham caracteristicas para serem apostas para um meio campo a dois, repara que ambos tinham uma estatura semelhante, isto voltando a frisar outros posts anteriores que fiz. Qualquer um deles tinham caracteristicas especificas para jogarem naquela zona do terreno, como tu dizes e bem, eles adaptaram-se, mas adaptaram-se porque tinham as caracteristicas certas. O Rodrigo jogou onde devia e o Markovic apesar de muitos aqui o preferirem  ver a jogar no meio ele jogou na ala direita pela mesma razão, tinha as caracteristicas que o treinador procurava, oferecia profundidade, tinha velocidade e era um jogador forte no um contra um tal como o Salvio. Isto no fundo vai dar tudo ao mesmo, o treinador escolhe aqueles que se podem adaptar mais fácilmente às ideias da equipa. O Nico quando chegou as conversas aqui eram as mesmas do que quando o Markovic veio, "deve jogar no meio" e "ele devia ser 10", isso provou-se que era uma ideia errada. Concordo quando dizem que o Nico utiliza muito o seu jogo interior, mas a ideia é mesmo essa, ele tem de jogar a partir da faixa e vir para dentro com frequencia, tem o controlo de bola e velocidade que a posição requere. Olhando para o Bernardo eu acho que ele vai ser sempre um 10, um jogador criativo que vai beneficiar sempre mais de um meio campo a 3. Neste sistema atual nunca poderia ser um segundo médio (imaginas o Bernardo a fazer o que faz o Enzo e a desgastar-se em acções defensivas?) e nunca poderia jogar na frente de ataque, o Aimar foi um belo exemplo disso. O Bernardo tem de jogar no meio e tem de estar virado de frente para a baliza, daí que eu diga que faz pouco sentido comparar-se o Bernardo ao Talisca e estarmos a pegar no Talisca como o culpado de o Bernardo ter sido emprestado, as caracteristicas de um e de outro são muito diferentes, tanto fisica como técnicamente. O Talisca por exemplo encaixa bem na frente de ataque, tem uma estatura interessante o que dá a possibilidade ao treinador de o trabalhar noutras vertentes como por exemplo saber jogar de costas para a baliza, tem faro pelo golo e remata muito bem.
O melhor para o Bernardo era o Benfica mudar de sistema e passar a jogar com mais homens no meio campo, mas isto sou eu.

Os jogadores podem ser parecidos? Os jogadores são diferentes. Mas porque raio pode jogar o Di Maria na esquerda e, posteriormente, o Gaitán, e não pode jogar o Bernardo? Estamos a falar de um jogador que demorou mais de dois anos a atingir o seu nível naquela posição.

Ninguém diz que não. É mesmo por ver características raras no Bernardo, que as são, que se defende que devia ter ficado no plantel. A questão é que as características que muitos falam vêm no cartão do cidadão e estamos a falar de futebol. O JJ é bom treinador, mas não é perfeito.

Ou seja, todos aqueles tinham características especiais... menos o Bernardo. Pá, se o JJ apostasse nele, pelo MO dos teus posts, o Bernardo já passaria a ter características especiais.

Espera... dizes que o André Gomes tinha perfil para ser aposta num meio campo a dois, mas, posteriormente dizes que o Bernardo é "um jogador criativo que vai beneficiar sempre mais de um meio campo a 3". Que raio... então mas não foi isso que aconteceu com o André Gomes já nesta época? Então e tinha perfil para jogar num meio campo a dois? Não estou a perceber.

A única ideia errada, que vejo aqui, é a tua, por dizeres que o Bernardo não entra no modelo de jogo. Mas, sinceramente, não te culpo. Tu demonstras andar ao sabor das ideias do JJ. É a tal coisa. Ele é bom, mas não é por isso que não erra e não é por isso que ele está sempre certo e nós, comuns mortais, não percebemos nada disto. A tua ideia de que utilizar o Nico a 10 seria um erro, como a adaptação dele ao lado esquerdo passados 2(!) anos demonstrou, é sintomático. Isso não quer dizer que ele, no meio, não tivesse rendido mais. Ou não se tivesse adaptado mais rapidamente. Por outro lado, o Bernardo já tem de jogar onde gosta mais. O Gaitán, que, ao contrário do Bernardo, disse que não gostava muito de jogar na esquerda porque tinha de correr mais do que o que queria, já estava errado e só tinha de jogar onde o treinador o pusesse.

E não percebeste a ideia do meu post. Não falava sobre os jogadores em si, mas sobre a sua utilização no Benfica, que obrigou, sempre, a uma mudança no modelo de jogo, tão só pelas características de cada um. O Bernardo, ao contrário do que muitos dizem, não ia mudar nada que qualquer outro corpo estranho vindo do mercado não o fizesse. E, também ao contrário do que muitos dizem, não ia obrigar a jogar em 4-3-3. Ia ser mais uma opção para o treinador, caso quisesse operacionalizar essa mudança.

André Sousa

Citação de: candyforstalin em 15 de Outubro de 2014, 14:55
Utilizou-os porque não tinha mais ninguém. Mas és livre de acreditar na palavra do presidente.

Não tinha mais ninguém? Da mesma forma que não utilizou o Bernardo em 85% da pré-época, certamente que teria forma de não lhe dar os poucos minutos que lhe deu.