Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

AnotherDoom

Eu não acho que tenha a ver com resultados.

Em anos que estamos em 1º e a jogar bem raramente enchemos o Estádio e para a Liga dos campeões é por demais evidente.

Acho que tem a ver com a cultura do clube que se foi perdendo.

Aqueles anos de profunda crise (anos 90/2000), afastaram muita gente do Estádio e depois disso surgiu o Benfica-empresa.

O adepto já não tem aquela relação afectiva com o clube, agora é uma relação mais fria e distante de empresa/cliente.

E o cliente só está satisfeito quando há festa.

Theroux

Citação de: Shoky em 06 de Novembro de 2014, 15:31
Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2014, 15:30
Citação de: iKatz em 06 de Novembro de 2014, 15:24
E por exemplo, a maioria das pessoas prefere estar em casa no sofa, no pc a ver o jogo calmamente do que ir a um estadio de futebol ver um Benfica Arouca por exemplo. Ou prefere tar no café a fumar do que ir ver futebol ao estádio. O dinheiro conta mas nao é tudo..

O diagnóstico é sempre igual, só falta tratar o doente.

O facto é que as assistências apesar de terem altos e baixos têm vindo a subir lentamente, mas falta dar o salto até aos 50 mil, o que vai ser complicado pois basta a equipa não jogar um futebol espectacular para os números virem por aí abaixo.

Não acho que tenha a ver com futebol espectacular.
Por exemplo, se temos ganho em Braga, metíamos mais 10 mil em casa com o Rio Ave.

Tem sempre a ver com o resultado.
Se o Porto perder pontos no dia seguinte...metemos mais 5.000 à última hora.

Há jogos específicos que enchem por várias razões mas estou-me a referir à média do campeonato. Essa para subir muito tem que existir um plantel descomunal, do outro mundo a jogar um futebol absolutamente esmagador. Só assim se explica a diferença entre 09/10 e os últimos 30 anos.

Theroux

Citação de: AnotherDoom em 06 de Novembro de 2014, 15:36
Eu não acho que tenha a ver com resultados.

Em anos que estamos em 1º e a jogar bem raramente enchemos o Estádio e para a Liga dos campeões é por demais evidente.

Acho que tem a ver com a cultura do clube que se foi perdendo.

Aqueles anos de profunda crise (anos 90/2000), afastaram muita gente do Estádio e depois disso surgiu o Benfica-empresa.

O adepto já não tem aquela relação afectiva com o clube, agora é uma relação mais fria e distante de empresa/cliente.

E o cliente só está satisfeito quando há festa.

Isso não tem qualquer base na realidade, basta olhar para os números pré-1994.

Shoky

Tinhamos jogos em 1993 com 15 mil pessoas na Luz.

Bola7

O pessoal não vai à luz pq não há novidades...tá td cansado do que vê...as virtudes e defeitso do futebol encarnado repetem-se ano após ano...e este é td muito cansativo....a miserável pré época...o futebol repetitivo e enfadonho deste ano...as mesmas caras...JJ em especial...o discurso que não entusiasma ninguém...a sensação de perda de tempo...a vida tá cara e há muita coisa onde gastar o parco dinheiro...

sardao

Citação de: Shoky em 06 de Novembro de 2014, 15:24

Só o Chefe sabia o que aí vinha. Até eu, pessimista por natureza, achava que era impossível falharmos duma forma que só tinhamos falhado com o Ajax de Cruyff (perder vantagem de dois golos ganha fora).

Ao intervalo achava que iam ser 45 minutos descansadinhos.
Mal entrou o 1º, toda a gente borrou a cueca. Do Jesus ao comum adepto. E Aimar no banco.
Hey, hey, hey  >:(

miniMilk

A mudança de treinador poderia trazer mais gente ao estádio. Mas seria sol de pouca dura. Não acho que seja esse o problema sinceramente.

iKatz

Média de Público 2013-2014:

Inter - 46 mil
Atlético Madrid - 46 mil
River Plate - 46 mil
Benfica- 43 mil
AC Milan - 39 mil
Juventus - 38 mil
Boca Juniors - 36 mil
Corithians - 24 mil
Flamengo - 23 mil
São Paulo - 23 mil

Como podem ver é geral


Theroux

Citação de: Bola7 em 06 de Novembro de 2014, 15:45
O pessoal não vai à luz pq não há novidades...tá td cansado do que vê...as virtudes e defeitso do futebol encarnado repetem-se ano após ano...e este é td muito cansativo....a miserável pré época...o futebol repetitivo e enfadonho deste ano...as mesmas caras...JJ em especial...o discurso que não entusiasma ninguém...a sensação de perda de tempo...a vida tá cara e há muita coisa onde gastar o parco dinheiro...

Como se costuma dizer "o pessoal quer é cromos novos." É a mentalidade desportiva que há por cá. O Béla Guttman nem 3 épocas se aguentou...

miniMilk

pessoalmente até gosto de entrar no estádio e ver lá os cromos velhos. O Luisão, Maxi, Gaitan.. Já são símbolos do clube. E fazem falta mais personagens destas.

Theroux

Citação de: iKatz em 06 de Novembro de 2014, 15:51
Média de Público 2013-2014:

Inter - 46 mil
Atlético Madrid - 46 mil
River Plate - 46 mil
Benfica- 43 mil
AC Milan - 39 mil
Juventus - 38 mil
Boca Juniors - 36 mil
Corithians - 24 mil
Flamengo - 23 mil
São Paulo - 23 mil

Como podem ver é geral



A mim o que me faz confusão é isto:

Guimarães - 18 296
Benfica      -  43 964

Como é possível meter na Luz pouco mais do dobro das pessoas que um clube que não tem um único campeonato em toda a sua história?

VitorPaneira7

#808946
Citação de: iKatz em 06 de Novembro de 2014, 15:51
Média de Público 2013-2014:

Inter - 46 mil
Atlético Madrid - 46 mil
River Plate - 46 mil
Benfica- 43 mil
AC Milan - 39 mil
Juventus - 38 mil
Boca Juniors - 36 mil
Corithians - 24 mil
Flamengo - 23 mil
São Paulo - 23 mil

Como podem ver é geral


O estádio do Atletico é para aí de 50000 ( fui ver é 54960), até é bom. Se reparares o mal é geral onde as equipas andam a falhar, as equipas de milão, ou o futebol não é grande espectaculo, curiosamente ligas latinas.
O adepto latino gsota de coisas novas, é atraído também por resultados, uma forma de aliviar o stress da vida (futebol é uma cultura de massas e acima de tudo onde muitos aliviam as frustações).

Na Alemanha  e Inglaterra as médias são boas e em Espanha idem. Não é mal geral, é simplesmente algo tipico do adepto latino.
Agora se metermos onde o futebol ainda é visto como um espectaculo e existe cultura de desporto, as coisas andam bem especialmente financeiramente a nivel televisivo e de bilheteira.

AnotherDoom

Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2014, 15:55
Citação de: iKatz em 06 de Novembro de 2014, 15:51
Média de Público 2013-2014:

Inter - 46 mil
Atlético Madrid - 46 mil
River Plate - 46 mil
Benfica- 43 mil
AC Milan - 39 mil
Juventus - 38 mil
Boca Juniors - 36 mil
Corithians - 24 mil
Flamengo - 23 mil
São Paulo - 23 mil

Como podem ver é geral



A mim o que me faz confusão é isto:

Guimarães - 18 296
Benfica      -  43 964

Como é possível meter na Luz pouco mais do dobro das pessoas que um clube que não tem um único campeonato em toda a sua história?

Guimarães é diferente.

Há poucos clubes em Portugal como o Vitória, é cena regional.

Haverão muitos clube pequenos, por essa Europa fora, que tem um fenómeno de acompanhamento (St Pauli ou o Hammarby na Suécia) semelhante.

Star

Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2014, 15:52
Citação de: Bola7 em 06 de Novembro de 2014, 15:45
O pessoal não vai à luz pq não há novidades...tá td cansado do que vê...as virtudes e defeitso do futebol encarnado repetem-se ano após ano...e este é td muito cansativo....a miserável pré época...o futebol repetitivo e enfadonho deste ano...as mesmas caras...JJ em especial...o discurso que não entusiasma ninguém...a sensação de perda de tempo...a vida tá cara e há muita coisa onde gastar o parco dinheiro...

Como se costuma dizer "o pessoal quer é cromos novos." É a mentalidade desportiva que há por cá. O Béla Guttman nem 3 épocas se aguentou...

Cansa e ver a cara de um derrotado, a de um vencedor nao cansa nunca

Quanto ao Gutman eram outros tempos, os Benfiquistas tinham um nivel de exigencia que se foi perdendo ao longo dos anos

Theroux

Citação de: Star em 06 de Novembro de 2014, 16:01
Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2014, 15:52
Citação de: Bola7 em 06 de Novembro de 2014, 15:45
O pessoal não vai à luz pq não há novidades...tá td cansado do que vê...as virtudes e defeitso do futebol encarnado repetem-se ano após ano...e este é td muito cansativo....a miserável pré época...o futebol repetitivo e enfadonho deste ano...as mesmas caras...JJ em especial...o discurso que não entusiasma ninguém...a sensação de perda de tempo...a vida tá cara e há muita coisa onde gastar o parco dinheiro...

Como se costuma dizer "o pessoal quer é cromos novos." É a mentalidade desportiva que há por cá. O Béla Guttman nem 3 épocas se aguentou...

Cansa e ver a cara de um derrotado, a de um vencedor nao cansa nunca

Quanto ao Gutman eram outros tempos, os Benfiquistas tinham um nivel de exigencia que se foi perdendo ao longo dos anos

Foi por isso que os benfiquistas ocuparam a Portela para impedir o Trap de sair do país. Ou que invadiram o estádio no dia da apresentação do Artur Jorge. Ah, ok, nessa altura ainda havia exigência.

Faz sentido.