Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Fernando Ferreira

Citação de: caocomasas em 03 de Fevereiro de 2015, 17:05
Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 16:54
Esta questão das substituições é nova ou é desde o dia em que o Carlos Daniel, com os seus argumentos vazios de provas, disse um dia qualquer que o Jesus perdeu o jogo porque fez mal uma substituição qualquer?

Excelente, Fernando, sempre pertinente. A diferença entre um bom opinador e um grande opinador!

Obrigado, caocomasas.

Velazquez

Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 16:58
Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2015, 16:57
Esta questão das substituições é nova ou é desde o dia em que o Carlos Daniel, com os seus argumentos vazios de provas, disse um dia qualquer que o Jesus perdeu o jogo porque fez mal uma substituição qualquer?
Foi desde esse dia,eu vou pelo que os outros dizem

Nota-se.
Portanto tu achas que quem pensa que ele  tem errado  nas substituições é devido ao que o CD tem dito(por acaso nem tenho visto o programa)?
Portanto vais dizer-me que não tem errado certo?

Fernando Ferreira

Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2015, 17:08
Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 16:58
Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2015, 16:57
Foi desde esse dia,eu vou pelo que os outros dizem

Nota-se.
Portanto tu achas que quem pensa que ele  tem errado  nas substituições é devido ao que o CD tem dito(por acaso nem tenho visto o programa)?
Portanto vais dizer-me que não tem errado certo?

Usei esse exemplo porque foi bastante divulgado por aqui e, no dia seguinte, repetido por muitos users. Dei a minha opinião acima sobre as substituições.

Hölderlin

Fernando, ele não domina as substituições. Ou, pondo de outra maneira, já errou mais vezes do que o suposto nesse aspecto. Tens razão no que insinuas, mas talvez nem seja por aí. Acho que lhe apontam o dedo mais pela maneira como parece ignorar certos talentos, principalmente portugueses, e quando o dedo toca na ferida é sempre um problema...

Mas eu continuo a achar que não é por aí, custa-me a crer que seja só o Jesus. Mais facilmente culpo o entreposto e a dupla mendes-lfv..

Velazquez

Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 17:09

Usei esse exemplo porque foi bastante divulgado por aqui e, no dia seguinte, repetido por muitos users. Dei a minha opinião acima sobre as substituições.
Pois,generalizações e considerações sobre quem não se conhece é natural sairem mal
Mas responde-me,tem ou não errado numas quantas substituições que se revelam decisivas para alguns resultados de jogos,sim ou não?

pguerreiro

Citação de: nfgl em 03 de Fevereiro de 2015, 16:52
Eu cá acho que vai jogar com uma equipa parecida à do jogo com os andrades.
E vai meter o Talisca a apertar o William.
Mostrar respeito pelos lagartos era meio caminho andado. Mas acho que ele vai meter mais carne no assador para explorar a defesa deles, arrisca-se é a perder o meio-campo.

Cloughie

Aquilo que o CD disse, na última vez que falou sobre as benditas substituições do Mestre JJ, foi dito já depois de muita gente aqui e fora daqui ter dito o mesmo. Não o contrário.

J_PN

Sempre se falou aqui nas subs do Jesus. Desde a mítica Matic-Saviola

theholyguy

Eu nem sabia q o Carlos Daniel tinha falado nisso...mas desde aquela na Rússia com o Zenit fiquei de pé atrás...pior foi ve-lo repetir o erro em Braga e Paços de Ferreira lol é  burro e plos vistos é velho também pq não aprende lol

Flirt4ever

Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 17:06
Citação de: Flirt4ever em 03 de Fevereiro de 2015, 17:03
Sem certezas, mas tenho a ideia de a questão das substituições (ou da fraca leitura de jogo) vem desde a famosa substituição em Março de 2012. Num jogo em casa contra o Porto. Jogo que começamos a perder logo aos 7 min, mas que conseguimos dar a volta e Jesus decide tirar Pablo Aimar para por Rodrigo (sai médio para entra avançado). E com esta estupida substituição o Benfica perde o meio campo e perde também o jogo. Benfica 2-3 Porto.

P.S. - No banco desse jogo estava sentado Nemanja Matić.

Em primeiro lugar: qualquer substituição que tire o Aimar de campo é mal feita.

Agora numa nota mais sério, coloquei a bold o resultado final para ressalvar uma questão sobre as substituições que queria deixar claro: são sempre avaliadas do ponto de vista do resultado final, mesmo quando esse resultado em nada foi influenciado pela mesma. Por isso torna-se fácil: se o Jesus substitui e perde o jogo, substitui mal e é uma besta quadrada que nãos sabe ler o jogo. Se substitui e ganha, como muitas vezes leio, esteve bem, sem nada a apontar, mas devia ter metido mais cedo x ou y.
Fernando, tu fizeste uma pergunta específica e eu tentei dar-te uma resposta o mais concreta possível.

Podes achar que foi uma brilhante substituição, após dar a volta a resultado decidir tirar um médio e colocar um avançado. Estás no direito de o achar. Eu lembro-me bem do que se escreveu por aqui logo nessa altura (e com razão, como se veio a provar logo depois).

O que escreves depois é uma Lapalissada. É óbvio que todos os treinadores são julgados em prol do resultado do jogo. Mas então como é que havia de ser ? Se mexe no jogo e depois de mexer a equipa piorou e com isso perdeu o jogo... não deve ser julgado por isso ? Se mexe na equipa, a equipa melhora e com isso ganha o jogo, não deve ser julgado por isso ? Isso é válido para o Bem e para o Mal, e é válido para todos, por isso é que é uma Lapalissada.

Eu não me lembro se antes desse jogo era ou não muito questionado sobre as substituições/leitura de jogo. Só posso falar por mim. Essa substituição marcou-me. Mas marcou-me logo na altura. Senti logo que ia dar merda da grossa.

Lembro-me bem de estar no café e dizer para os meus amigos: " Este gajo quer ver se vinga o 5-0 que levou| O Benfica está por cima e a dominar o jogo e quer ver se com mais um avançado marca mais golos. Vai dar merda. É um buraco no meio campo!"

Pumba... Perdemos o jogo.

ChamaImensaSLB

Citação de: Flirt4ever em 03 de Fevereiro de 2015, 15:39
Citação de: Pedrinho84 em 03 de Fevereiro de 2015, 15:31
Citação de: |OnE| em 03 de Fevereiro de 2015, 14:35
Eu acho que sim.
Quando o Jorge sair é vender tudo e fechar portas.
Primeiro temos de vender tudo, só depois é que o Jorge pode sair. É que sem Jorgepotencializadorjesus o Benfica não consegue vender nada.

Citação de: Benfica SAD, a 27 de Agosto de 2007A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, ao abrigo da alínea i) do Artigo 3º do Regulamento da CMVM nº 4/2004, informa que chegou a um acordo de princípio com o Valência Club de Fútbol para a transferência dos 100% dos direitos desportivos e económicos do atleta, Manuel Henrique Tavares Fernandes, pelo valor de 18 milhões de euros, revertendo para a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, 9 milhões de euros correspondentes aos 50 % dos direitos económicos detidos por esta sociedade.
Mais se informa que esta transferência será concretizada assim que formalizado o acordo entre o jogador Manuel Fernandes e o Valência e que o atleta conclua os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

O Conselho de Administração
Lisboa, 27 de Agosto de 2007

Citação de: 26 de Julho de 2007O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, ao abrigo da alínea i) do Artigo 3º do Regulamento da CMVM nº 4/2004, informa que chegou a um acordo de princípio com o Atlético Madrid para a transferência dos direitos desportivos do jogador Simão Sabrosa pelo valor de 20 milhões de euros, e ainda com direito de opção sobre a contratação de dois atletas ao clube espanhol.
Mais informa que esta transferência será concretizada assim que seja formalizado o acordo entre o jogador Simão Sabrosa e o Atlético Madrid e que o atleta conclua os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

O Conselho de Administração
Lisboa, 26 de Julho de 2007

O quêêêêêê ?? Em 2007 também se vendia jogadores por esses valores ?!?! Nãããããaãoooo! É impossível. Isso não tem naaaaaaada a ver com a qualidade dos jogadores, mas sim com a qualidade do treinador.

P.S. - Ainda estou para saber quais eram os 2 jogadores que o Benfica tinha direito de opção, no Atlético de Madrid.....

Conseguiste dizer isto sem te rires? estes valores?? o que queres dizer com isso?? estes valores são MISERÁVEIS!! RIDICULOS

Desde simão que o Benfica nunca mais teve um jogador com esta preponderância na equipa, o que até é bom porque temos sempre vários jogadores importantes. Nem di maria, nem ramires, nem enzo, nem matic. Nenhum deles está sequer perto da importância que um jogador como Simão tinha sozinho. Podes-me dizer que o resto era tudo merda, por isso ele notava-se ainda mais. Se calhar.
O que sei é que um jogador com o impacto do Simão nos jogos do Benfica hoje em dia não saia por menos de 40-50M se calhar. Não tenho qualquer duvida disso.

E manuel fernandes?? um miudo com o potencial que tinha no meio campo, titular do Benfica por 18M???  O bernardo que fez meia hora na equipa A, era jogador da equipa B saiu por 16M!!!!
Vamos ter noção das coisas que dizemos só por dizer

Fernando Ferreira

Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2015, 17:12
Citação de: Fernando Ferreira em 03 de Fevereiro de 2015, 17:09

Pois,generalizações e considerações sobre quem não se conhece é natural sairem mal
Mas responde-me,tem ou não errado numas quantas substituições que se revelam decisivas para alguns resultados de jogos,sim ou não?

Não sei se tem ou não. Ou, de outra forma, não consigo dizer que é pelas substituições que acontece x em vez de y. No meu caso, algumas fazia diferentes, outras fazia igual.

Vou dar outro exemplo: o jogo em Paços de Ferreira. Não se podia aqui estar no tópico porque a derrota, supostamente, adveio da entrada do Derley pelo Samaris. Quando se olha para o que se passou em campo depois dessa troca, não me parece assim tão evidente dizer que esse foi o motivo da derrota.

AyrtonSenna

meus senhores , o que é que nos custou mais pontos : foi o frango do Artur na Luz contra os sapos ou o penalty falhado do Lima em Paços ?

Fernando Ferreira

Citação de: Flirt4ever em 03 de Fevereiro de 2015, 17:17
Fernando, tu fizeste uma pergunta específica e eu tentei dar-te uma resposta o mais concreta possível.

Podes achar que foi uma brilhante substituição, após dar a volta a resultado decidir tirar um médio e colocar um avançado. Estás no direito de o achar. Eu lembro-me bem do que se escreveu por aqui logo nessa altura (e com razão, como se veio a provar logo depois).

O que escreves depois é uma Lapalissada. É óbvio que todos os treinadores são julgados em prol do resultado do jogo. Mas então como é que havia de ser ? Se mexe no jogo e depois de mexer a equipa piorou e com isso perdeu o jogo... não deve ser julgado por isso ? Se mexe na equipa, a equipa melhora e com isso ganha o jogo, não deve ser julgado por isso ? Isso é válido para o Bem e para o Mal, e é válido para todos, por isso é que é uma Lapalissada.

Eu não estou a dizer que foi uma brilhante substituição ou não. Aliás, até te disse que qualquer substituição que retire Aimar de campo é mal feita, mesmo que o argentino já só andasse.

Mas o que escreves depois é incorrecto, tal como foi incorrecta a apreciação do Carlos Daniel depois da derrota com o Zenit: nesse jogo, ele não tirou um médio e pôs um avançado. O Rodrigo entrou exactamente para a mesma posição que o Aimar ocupava.

Em relação aos resultados, um treinador, para mim, tem que ser avaliado por muito mais que apenas isso. Porque aquilo que tu dás a entender é que se pode ganhar ou perder jogos apenas com substituições. Para mim, ganham-se muitos mais jogos com aquilo que se trabalha diariamente do que substituindo x por y.

JViegas

Citação de: nfgl em 03 de Fevereiro de 2015, 16:42
Citação de: JViegas em 03 de Fevereiro de 2015, 16:36
Citação de: nfgl em 03 de Fevereiro de 2015, 16:33
Citação de: Velazquez em 03 de Fevereiro de 2015, 16:32
O tipo de substituições que faz por exemplo.

E mais nenhum treinador faz erros nas substituições, é isso?
A táctica que ele faz já é erro que chegue. Não apostar em jogadores que não estão preparados para o Benfica mas estão preparados para equipas ainda a disputar competições europeias. Fazer substituições depois dos 90 a perder o jogo. Embirrar em meter jogadores que estão em sub-rendimento, assim como em não meter jogadores que apresentam boas indicações. Borrar a cueca em momentos de decisão, como finais e dérbis. Podia continuar mas não me apetece.

Tudo isto são erros que podiam ser evitáveis mas dada a libertinagem (não confundir com liberdade) que se dá ao JJ no Benfica isto passa tudo em branco. Já para não dizer que é claramente algo do feitio dele. Precisamos de alguém que apresente iguais ou melhores resultados, sem estes erros crassos e arrisco-me a dizer, de falta de profissionalismo.

E mesmo assim conseguimos ganhar qualquer coisinha neste anos.
Podíamos ter ganho mais, é verdade, mas de repente, o cenário que traças parece de um treinador que luta para se manter no CNS.
Depois vamos ver, e estás a falar do gajo que treina a equipa que ganhou tudo na época passada, foi a uma final europeia, e neste momento vai à frente do campeonato, apesar de já ter ido de vela na europa e na taça.

Não entendo onde é que esse cenário que traças se liga com os resultados que se vêm.
Vlu usar um eufemismo e dizer-te que estás enganado, ou que leste mal. Eu não tracei cenário nenhum, apenas referi alguns dos erros que o JJ faz com frequência, os quais já nos afectaram tremendamente, e que ele teima em não emendar.