José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

24-7SLB

Citação de: Slippin Jimmy em 08 de Abril de 2024, 13:47
Citação de: 24-7SLB em 08 de Abril de 2024, 13:40
Citação de: Slippin Jimmy em 08 de Abril de 2024, 12:59
Citação de: 24-7SLB em 08 de Abril de 2024, 12:41
Citação de: MarkoRodrigues em 08 de Abril de 2024, 05:16Acho que todos nós temos um respeito enraizado pelo Mourinho, é um treinador que não só foi revolucionário como carregava uma aura milagrosa, era o tipo que mandava o Stankovic entrar e dizia-lhe o minuto exato em que ia marcar o golo da vitória. Mas muito daquilo que o diferenciava na altura é hoje banalíssimo, quando em qualquer treinador da distrital de Coimbra há um Guardiolista com dossiês de observação de 80 páginas. O que o Mourinho ainda tem para oferecer é o carisma e o impacto da personalidade, e a maioria dos comentários aqui refletem isso mesmo. O problema é que isso resulta do futebol jogado e dos resultados, sem isso o Klopp também era só o meu vizinho alemão depois de umas Altbiers ao sábado à noite. É um bluff. E o que o Mourinho traz com ele, hoje, é um circo mediático que vai piorando à medida que os adeptos vão descobrindo o bluff. Nos últimos clubes por que passou, não deixou saudades a não ser entre alguns cultistas que acham que a culpa é dos jogadores geração TikTok que não têm colhões suficientemente grandes (como o próprio Mourinho repete a um central do Tottenham naquele documentário da Amazon). Tanto os adeptos dos Spurs como os da Roma falam quase de uma desintoxicação pós-Mourinho. Tenho medo que nos calhe o mesmo chavascal, e acho que seria mais um péssimo augúrio da falta de direção no futebol do Benfica, em contracorrente com o que é a tendência dos grandes clubes europeus.

Mas o engraçado é que consegues ter em 2024 um treinador que não faz exactamente o que qualquer Guardiola das distritais faz, estudar os adversários!

Isso é falso.

O treinador (ou a sua equipa técnica) analisa o adversário, passa aos jogadores as informações que ele considera importantes para haver os necessários ajustes (que são sempre poucos porque ele não acredita em mudar muitos comportamentos), mas simplesmente não muda a sua maneira de jogar em função desse adversário pois essa é a sua filosofia.

Eu sei que há adeptos que só são sensíveis a alguns assuntos quando estes aparecem nas capas de jornais ou nos rodapés da CMTV, mas eu relembro que foi o próprio treinador quem, o ano passado, falou abertamente sobre essa questão em conferência de imprensa e admitiu que o preocupa muito mais a forma como pode impôr o jogo da sua (nossa) equipa do que como pode anular o do adversário.

E eu recordo aqui que, quando o Benfica jogava de igual maneira contra a Juventus ou contra o Gil Vicente, o que não faltava aqui eram elogios a essa filosofia do treinador. 

E onde tu andaste durante a temporada 2023/24?
Citação de: 24-7SLB em 08 de Abril de 2024, 13:40
Citação de: Slippin Jimmy em 08 de Abril de 2024, 12:59
Citação de: 24-7SLB em 08 de Abril de 2024, 12:41
Citação de: MarkoRodrigues em 08 de Abril de 2024, 05:16Acho que todos nós temos um respeito enraizado pelo Mourinho, é um treinador que não só foi revolucionário como carregava uma aura milagrosa, era o tipo que mandava o Stankovic entrar e dizia-lhe o minuto exato em que ia marcar o golo da vitória. Mas muito daquilo que o diferenciava na altura é hoje banalíssimo, quando em qualquer treinador da distrital de Coimbra há um Guardiolista com dossiês de observação de 80 páginas. O que o Mourinho ainda tem para oferecer é o carisma e o impacto da personalidade, e a maioria dos comentários aqui refletem isso mesmo. O problema é que isso resulta do futebol jogado e dos resultados, sem isso o Klopp também era só o meu vizinho alemão depois de umas Altbiers ao sábado à noite. É um bluff. E o que o Mourinho traz com ele, hoje, é um circo mediático que vai piorando à medida que os adeptos vão descobrindo o bluff. Nos últimos clubes por que passou, não deixou saudades a não ser entre alguns cultistas que acham que a culpa é dos jogadores geração TikTok que não têm colhões suficientemente grandes (como o próprio Mourinho repete a um central do Tottenham naquele documentário da Amazon). Tanto os adeptos dos Spurs como os da Roma falam quase de uma desintoxicação pós-Mourinho. Tenho medo que nos calhe o mesmo chavascal, e acho que seria mais um péssimo augúrio da falta de direção no futebol do Benfica, em contracorrente com o que é a tendência dos grandes clubes europeus.

Mas o engraçado é que consegues ter em 2024 um treinador que não faz exactamente o que qualquer Guardiola das distritais faz, estudar os adversários!

Isso é falso.

O treinador (ou a sua equipa técnica) analisa o adversário, passa aos jogadores as informações que ele considera importantes para haver os necessários ajustes (que são sempre poucos porque ele não acredita em mudar muitos comportamentos), mas simplesmente não muda a sua maneira de jogar em função desse adversário pois essa é a sua filosofia.

Eu sei que há adeptos que só são sensíveis a alguns assuntos quando estes aparecem nas capas de jornais ou nos rodapés da CMTV, mas eu relembro que foi o próprio treinador quem, o ano passado, falou abertamente sobre essa questão em conferência de imprensa e admitiu que o preocupa muito mais a forma como pode impôr o jogo da sua (nossa) equipa do que como pode anular o do adversário.

E eu recordo aqui que, quando o Benfica jogava de igual maneira contra a Juventus ou contra o Gil Vicente, o que não faltava aqui eram elogios a essa filosofia do treinador. 

E onde tu andaste durante a temporada 2023/24?

Maioritariamente em Aveiro (é a minha terra natal).

Pois, faltou-te passar algumas doses de nervos no Estádio da Luz.

jokajoka123

Citação de: Alcafache123 em 08 de Abril de 2024, 04:52Nao me parece que o Benfica tenha capacidade de convencer o Marco ou o Abel como por aqui se fala no fórum. Das duas uma... Ou faz tipo LFV e contrata o novo JJ ou vai buscar uma truta... como o Encosta está a ver a contestação a subir não sei se me surpreenderia assim tanto o Mourinho ser o trunfo aprensentado por Encosta/Mendes para se tentar perpeturar no poder.

Enquanto em teoria ter Mourinho seria ter alguem com qualidade de jogo duvidosa actualmente nao posso deixar de dizer que acho que no Tugao faria melhor que o Schmidt. Acima disso jogadores como Tino, Araujo, Gouveia, Bah, Aursnes, Morato, Kokcu, Cabral, Leonardo, parecem-me ter o perfil para ser treinados pelo Mourinho.

Nao imagino um Conte ou algo parecido a vir para o Benfica neste momento. Querendo alguem com estaleca europeia, o Mourinho é capaz de ser o melhor.

O mais importante era a direção cair e o Schmidt também mas isso é pedir demais infelizmente.

Sinto que o Aursnes seria o jogador mais adorado pelo Mourinho. Além de claro, o puto neves.

Quanto ao Kokçu, e cabral, discordo... dependeria da entrega, especialmente o Kokçu.

djhifi

djhifi

Citação de: Diogo Brito em 07 de Abril de 2024, 15:20Desdenhar o Mourinho? Não compreendo.

Que Mourinho parece gasto para as grandes Ligas, tudo bem.

Mas no Benfica e Portugal? Com a nossa massa adepta, com os recursos financeiros que temos, com o plantel actual bastante superior em termos de qualidade individual...

Só nos falta a mentalidade competitiva de um tipo como Mourinho. Ou acham que Rafa e Di Maria fariam as habituais birras?

Ia tudo piar fininho.

Precisamos de alguém que seja respeitado e que aumente os níveis de profissionalismo do plantel.

Isto.

hugoPT92

Citação de: MarkoRodrigues em 08 de Abril de 2024, 13:22
Citação de: hugoPT92 em 08 de Abril de 2024, 12:46Em relação ao Mourinho:

1 - É uma falácia que seja um treinador defensivo, ficou marcado dessa forma por ter eliminado o Barça da forma que o fez quando estava no Inter.

2 - Após a primeira passagem por Itália aparenta ter começado a priorizar de forma excessiva a vertente estratégica do jogo.

3 - O Porto não era defensivo, o Chelsea não era defensivo, o Inter não era defensivo e o Real não era defensivo. United, Tottenham e Roma em determinados jogos apresentavam uma postura que não é agradável de ver, foram os planteis mais fracos que o Mourinho comandou após Benfica e Leiria e por isso as equipas eram montadas para tentar esconder debilidades.

4 - O Mourinho conhece o ADN do Benfica e sabe perfeitamente que não pode vir para cá jogar para o resultado.

Eu concordo que é redutor descrevê-lo como um treinador defensivo, mas o terceiro ponto já é tapar o sol com a peneira. O declínio já vem de há quase uma década, da última época com o Chelsea. Os plantéis do United e do Tottenham davam para bem mais do que aquele bloco baixo e estica na frente, e o De Rossi está a mostrar que o mesmo se aplicava à Roma. Quando digo que seria uma escolha contracíclica é porque não vejo nenhum clube de primeira/segunda linha europeia a considerar um treinador como o Mourinho (ainda agora o Ajax está atrás do Graham Potter), o que não quer dizer que a escolha tenha de recair sobre um treinador da moda, mas o Mourinho está realmente muito desfasado do que é a abordagem tática dos treinadores de primeira linha.

Tens a tua razão mas também ninguém fez melhor no United e no Tottenham. No Tottenham até já passou por lá o Conte depois dele e só esta época um treinador está a fazer um trabalho interessante. Na Roma vamos ver quanto tempo dura o efeito inicial do De Rossi.

De qualquer forma eu não tapei sol nenhum com a peneira porque referi que ele abusa da vertente estratégica, parece viciado nisso.

Nutmeg

Por mim até podia vir, e com os habituais valores elevados, desde que assinasse por apenas 1 temporada. Depois logo se via.
Eu já estou por tudo.
Mas preferia sempre Abel ou Marco Silva.

Rmgv

O artur jorge de 2024 !!

Boddicker

Citação de: jorslb em 08 de Abril de 2024, 13:12Ir buscar o Abel seria a melhor solução, mas possivelmente quer ir para um grande de Inglaterra ou Espanha.

Preferir o Abel ao Mourinho é de loucos

SousaLB

Citação de: The Eagle 10 em 08 de Abril de 2024, 13:51Acho que vai acabar no putedo, é a sensação que tenho.

O cãoceição psicologicamente está perdido, e cheira-me que vai sair por vontade dele.
O Mourinho não volta ao Porto.

Saiu de lá com problemas com adeptos e eles não têm dinheiro para investir no plantel, que é algo que ele exige sempre.

Então se o AVB ganhar é que é mesmo impossível, porque eles não se dão nem a tiro.

joker17

Querer Mourinho em 2024 ehehehe

Vai para as Arábias e vai bem

jorslb

Citação de: Boddicker em 08 de Abril de 2024, 14:24
Citação de: jorslb em 08 de Abril de 2024, 13:12Ir buscar o Abel seria a melhor solução, mas possivelmente quer ir para um grande de Inglaterra ou Espanha.

Preferir o Abel ao Mourinho é de loucos

O contrário é que é de loucos!

Abel é um treinador que continua a ganhar títulos ano após ano, a reconstruir a equipa após vendas.

Mourinho vive de indemnizações de ser despedido.
Ninguém o quer.

axiomas

Jorge Calha García

O Rui Costa faria qualquer coisa por continuar no cargo. E qualquer coisa inclui este senhor.

Acredito.

IloveSLB2014

Benfica já anda a fazer sondagens ao Mourinho, disse o Bruno Andrade na CNN

vcart31

O mourinho no manchester ganhou um titulo europeu  o morinho na roma só não ganhou 2 títulos  europeus  porque a uefa, fez lhe o mesmo que fez ao JJ e ao Benfica em 2014, o mourinho é  um resultadista  eu quero lá  saber se jogamos bem ou mal, quero é  chegar a Maio e encher o marquês, o resto é  conversa para boi dormir.