Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

J_PN

Se volta a presidir o Benfica rasgo o meu cartão de sócio, não compactuo com isto. Vão-se foder.

paulomaia1972

Destituição imediata os socios tem que ir para o estádio

Nirvana_87

Citação de: SLBRulez em 09 de Julho de 2021, 10:43
Citação de: Luisslb56 em 09 de Julho de 2021, 10:41
Suspensão, portanto daqui a nada está no poleiro.
Basta o juiz dizer que não pode, ainda não perceberam isso?
Isto é simplesmente desespero total.

Suspensão até um recurso na Relação lhe dar razão. Obviamente vai demorar alguns meses... e depois tudo volta ao que era. E Vieiristas deliram!!

Ogrande

Citação de: filipe92 em 09 de Julho de 2021, 10:45
Na tvi 24 a apresentadora disse que LFV já não é presidente do Benfica , em que ficamos
O advogado disse suspensão não é igual a renuncia por isso tens ai a tua resposta

Aguiavareira

Citação de: ARRG em 09 de Julho de 2021, 10:02
Citação de: Hylian em 09 de Julho de 2021, 09:38
As claques nem um pio durante isto tudo.

Puro lixo.
Montes de merda, nojentos do crl

As claques estão dominadas pelo Vieira
Quem é que sempre os defendeu contra a legalização? Quem não deve. não teme
Quem é que lhes dava bilhetes grátis para os jogos?,
Quem é que lhes dava autocarros grátis e viagens ao estrangeiro para ver o Benfica?
E provavelmente ainda devia haver guito para ganza e petardos
Portanto vão dizer o quê vão morder a mão do dono? não me parece :

bruno_slb_

Citação de: J_PN em 09 de Julho de 2021, 10:46
Se volta a presidir o Benfica rasgo o meu cartão de sócio, não compactuo com isto. Vão-se foder.
Tu, eu e muitos!

SLusoB

Entregamos anos e anos e anos o Benfica a isto . Desde semprr foi um mentiroso , aldrabão que se aproveitou do maior clube em Portugal para obter um escudo protetor para todas as duas vigarices .

Tempos muito negros para o nosso grande amor que tende a servir cada vez mais os oportunistas . Ha que devolver a quem verdadeiramente sente e quer estar por ser o Benfica .

Tiago Fella

OPERAÇÃO CARTÃO VERMELHO

Vieira terá comprado uma dívida sua de 54 milhões ao Novo Banco por um sexto do valor
Compra directa da dívida ao Novo Banco por empresário amigo de Vieira foi chumbada pelo Fundo de Resolução, mas tal fez com que o sucessor do BES recebesse menos três milhões pelo negócio. Dívida acabou por ser comprada indirectamente por Vieira por menos 600 mil euros do que era a oferta inicial

Foi o próprio Luís Filipe Vieira que esteve por trás da compra realizada no ano passado de uma dívida de 54,3 milhões de euros que uma das suas empresas, a Imosteps, tinha ao Novo Banco, tendo desembolsado por ela apenas um sexto do valor que o Banco Espírito Santo (BES) lhe tinha emprestado mais de seis anos antes. E o negócio ainda veio com dois bónus: por um lado, uma participação de 12,5% que o Novo Banco tinha numa outra sociedade, a Oata, que era o principal activo da Imosteps, que detinha 50% do seu capital; por outro lado, ficou com o direito a receber um reembolso de mais de 17 milhões de euros que o BES injectara nessa empresa, que tem um terreno com aval para construir 102 mil metros quadrados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Esta é a tese defendida pelo Ministério Público (MP) nos mandados de buscas no âmbito das buscas realizadas na Operação Cartão Vermelho, que esta quarta-feira levou à detenção de quatro pessoas, incluindo o presidente do Benfica, o seu filho e dois empresários amigos.

Os quatro suspeitos foram presentes esta quinta-feira à tarde ao juiz de instrução Carlos Alexandre, que os identificou. A pedido das defesas o magistrado providenciou aos detidos e aos respectivos advogados salas individuais para conversarem e tempo para consultarem o processo até às 22h. Os interrogatórios dos arguidos ficaram marcados para as 9h desta sexta-feira, uma diligência que poderá culminar com o pedido para que o presidente do Benfica fique em prisão preventiva, como se admite nos despachos que suportam os mandados de buscas.

Apesar de, formalmente, quem comprou e financiou a dívida da Imosteps ao Novo Banco ter sido um fundo controlado pelo empresário José António dos Santos, fundador do maior grupo nacional do sector agro-alimentar e amigo do presidente do Benfica, na realidade todo o esquema terá sido montado por Vieira e pelo filho Tiago, sustenta o MP.

Tudo começa em final de 2012 quando por indicação do banqueiro Ricardo Salgado, presidente do BES, a Imosteps compra 50% do capital da Oata à construtora Opway. O contrato é assinado pelo filho de Vieira, em nome da Imosteps. O próprio Novo Banco tinha 12,5% da Oata que tinha, através de outras sociedades, dois negócios: um relativo a terrenos e projectos para dois cemitérios localizados no Rio de Janeiro, dos quais detinha a maioria do capital, e a tal propriedade com aval para construir uma área total de 102 mil metros quadrados na Barra da Tijuca — imóveis sobre os quais, segundo o MP, "havia grandes expectativas de obtenção de grandes lucros".

A aquisição da participação de 50% da Oata pela Imosteps justificou um empréstimo inicial de 34,8 milhões de euros por parte do BES à empresa controlada por Vieira e mais quatro financiamentos concedidos até Julho de 2014 à mesma sociedade, num valor global de 54,3 milhões. Como garantia dos empréstimos foram dadas livranças avalizadas por Vieira e pela mulher.

Com a resolução do BES, em Agosto de 2014, a dívida da Imosteps passa para o Novo Banco, então totalmente detido pelo Fundo de Resolução. "Foi apenas amortizada em 1 de Abril de 2015 a quantia de 111.871 euros", escreve o MP, dando conta que, meses antes, já havia quase quatro milhões de juros vencidos.

Com a venda de 75% do Novo Banco à Lone Star, em Outubro de 2017, a participação do Fundo de Resolução no sucessor do BES passa para 25%, mas o acordo estipulava que caso se reunissem determinadas condições o Fundo de Resolução podia ser chamado a compensar a Lone Star até um limite de perto de 3,9 mil milhões de euros. Este mecanismo tem sido utilizado para injectar milhares de milhões no Novo Banco, o que é feito através de dinheiro público, que sai do bolso dos contribuintes. Tal também aconteceu com este negócio específico que só entre 2017 e 2019 levou o Novo Banco a registar perdas de 45,6 milhões de euros, que foram compensados à Lone Star com dinheiro público.

Em 2019, dizem os mandados, Vieira e o filho montaram o esquema para adquirir a dívida, tendo sido alertados por um administrador do Novo Banco de que formalmente o nome do presidente do Benfica não podia aparecer na operação. Daí terem contratado os serviços de um consultor para constituir um fundo de investimento de capital de risco para comprar a dívida da Imosteps que iria ser subscrito formalmente pelo empresário José António dos Santos e pela sua mulher.

Foi este fundo que ofereceu 9,7 milhões de euros pela dívida da Imosteps e pelos 12,5% que o Novo Banco tinha na Oata, um negócio que acabou por ser vetado pelo Fundo de Resolução. "Tal proposta, apesar de aceite e confirmada pelo conselho de administração do Novo Banco, não foi aprovada pelo Fundo de Resolução" uma vez que este exigiu saber quem era o subscritor do fundo o que levou à revelação do nome de José António dos Santos, sócio de Vieira e o maior accionista privado da SAD benfiquista, "o que bastou para o considerar como possível parte relacionada com a pessoa de Luís Filipe Vieira".

Curioso é que o Novo Banco acabou por vender a dívida da Imosteps, a participação na Oata e o direito a ser reembolsada em mais de 17 milhões ao fundo americano Davidson Kempner integrado na carteira do polémico Projecto Nata II, onde lhe foi atribuído um valor de apenas 6,6 milhões de euros. O que não saiu pela porta acabou por sair pela janela, já que Vieira, através do amigo José António dos Santos, compra a dívida da Imosteps em Agosto do ano passado ao fundo americano por 9,1 milhões de euros, menos 600 mil euros do que este tinha oferecido inicialmente ao Novo Banco. Irónico é que ao impedir um negócio duvidoso o Fundo de Resolução acabou por fazer com que o sucessor do BES perdesse 3,1 milhões de euros de receitas que depois foi obrigado a compensar. 

Testa-de-ferro
Em Dezembro do ano passado, Luís Filipe Vieira vendou por um euro as acções da Imosteps ao fundo controlado pelo empresário José António dos Santos, conhecido como o "rei dos frangos", tendo este devolvido as cinco livranças assinadas pelo presidente do Benfica que serviam de garantia pessoal dos empréstimos. Vieira deixou assim de ter qualquer relação com a Oata, que detinha os terrenos no Brasil. "No entanto, indiciam os autos que Luís Filipe Vieira continuou a tomar todas as decisões relativas aos negócios daquelas duas sociedades e sobre os activos do Brasil", afirma o MP.

Este não terá sido o único negócio em que António dos Santos surge como uma espécie de testa-de-ferro do presidente do Benfica. Os negócios, que a investigação calcula terem um valor global de 44,7 milhões de euros, teriam sido financiados pelo presidente do grupo Valouro, mas na realidade tinham Vieira como "verdadeiro beneficiário final​ dos mesmos", sustenta o MP. Estaria apenas prevista a "compensação dos gastos e a remuneração dos capitais" do amigo, o que aconteceria através de operações financeiras cruzadas, que incluíam a utilização de contas bancárias na Suíça e no Dubai. 

"Suspeita-se que, para adiantar esse retorno do investimento ou para alimentar a esperança no mesmo, tenha sido promovido por Luís Filipe Vieira um novo negócio, que se traduz numa operação de alienação de 25% do capital social da Sport Lisboa e Benfica SAD, para efeito do qual essa participação seria concentrada na pessoa de José António dos Santos, com a promessa de este vir a ficar com as mais-valias geradas pela venda de acções a um preço acima do de mercado", lê-se no mandado.

https://www.publico.pt/2021/07/09/sociedade/noticia/vieira-tera-comprado-divida-54-milhoes-novo-banco-sexto-valor-1969701

Ruth

Citação de: Ogrande em 09 de Julho de 2021, 10:45
estava agora a ser explicado na tvi 24

ele com esta jogada pode ficar em liberdade até julgamento porque não corre o perigo de continuação de atividade

E o perigo de fuga?

ARMC95

Isto tem de ser a gota de água para os sócios

Harlem


SLBRulez

Citação de: PorscheLM1 em 09 de Julho de 2021, 10:46
Citação de: SLBRulez em 09 de Julho de 2021, 10:43
Citação de: Luisslb56 em 09 de Julho de 2021, 10:41
Suspensão, portanto daqui a nada está no poleiro.
Basta o juiz dizer que não pode, ainda não perceberam isso?
Isto é simplesmente desespero total.

Suspensão até um recurso na Relação lhe dar razão. Obsoleto vai demorar alguns meses... e depois tudo volta ao que era. E Vieiristas deliram!!
Mas acham que isto fica resolvido em meses?

xipox

Pá, e não se demite? FILHO DA PUTA

crodrigues

Se alguém tinha duvidas do Benfiquismo de LFV, hoje ficaram dissipadas. Qualquer Benfiquista com amor ao clube demitia-se para não causar mais prejuizo ao Benfica e ia tratar da sua defesa.