Manuel da Luz Afonso, o Dirigente Campeão Europeu

fyure

Citação de: Pedro Marques em 31 de Dezembro de 2011, 01:09
Manuel da Luz afonso

:bow2:

até no nome o senhor foi grandioso  :bow2: não consigo dizer se é ela na foto, mas vou ver se pergunto ao meu pai  O0

Elvis the Pelvis


fyure

Manuel da Luz Afonso
(Seleccionador em 1964-1966)

O chefe dos «Magriços»


Falar da carreira de Manuel da Luz Afonso como Seleccionador Nacional é falar dos dois anos mais extraordinários da história da Selecção Portuguesa de Futebol. O seu currículo fala por si. Chefe do departamento de futebol do Benfica que foi campeão europeu, Manuel da Luz Afonso abandonaria o cargo para aceitar, pouco tempo depois, o desafio de levar Portugal à fase final do Mundial de Inglaterra. Escolheu para treinador o brasileiro Otto Glória, que fora um dos grandes responsáveis pelo advento do profissionalismo no Benfica, e com um grupo de jogadores do mais completo que Portugal alguma vez produziu, e entre os quais se destacavam Eusébio e Coluna, tornou a fase de apuramento num autêntico «passeio», a despeito de ter como adversário nada menos do que o vice-campeão do Mundo, a Checoslováquia. Nascido em Loulé, em 1917, Manuel da Luz Afonso era um homem rigoroso e metódico. Essas suas características foram fundamentais para o êxito de Portugal no Mundial de 1966. Em 20 jogos à frente da Selecção Nacional conheceu apenas três derrotas: frente à Roménia (0-2), no último jogo da fase de apuramento, que já não tinha importância pontual; na meia-final de Wembley, frente à Inglaterra (1-2); e no primeiro jogo de apuramento para o Euro 68, frente à Suécia (1-2). Nesse momento, e descontente com o rumo que as coisas pareciam tomar na Selecção Nacional, disse adeus. Foi substituído por José Gomes da Silva e não voltou ao futebol, dedicando-se à sua carreira de gestor.

in Federação Portuguesa de Futebol

fyure

Apeteceu-me trazê-lo para o topo. Tem-me sido complicado é arranjar bons textos e fotografias dele, por isso, e por enquanto, fico por aqui.

Em jeito de desabafo só me apetece dizer que era de um dirigente assim, e de direcções apaixonadas e Benfiquistas como eram aquelas que precisamos.



Aloutre

Tomara hoje termos um senhor destes ao nosso leme, que tivesse 1/2 do valor deste

Dead Kennedy



Eusebio da Silva Ferreira, o melhor futebolista portugues de todos os tempos, e felicitado por Manuel da Luz Afonso, seleccionador nacional dos famosos "Magricos" em 1966, e um dos responsaveis pela brilhante carreira do "Pantera Negra", durante um jantar de homenagem por ocasiao do seu 56ºaniversario

Dead Kennedy



As Águias de Ouro e de Prata de Manuel da Luz Afonso sobre páginas que são memórias imperecíveis: o seleccionador do Mundial de Inglaterra e Gastão Silva, devotados dirigentes do Benfica, exultam de entusiasmo pela vitória em Amesterdão.

Fake Blood



Portugal/Checoslováquia, nas Antas, no Porto, no dia 31.10.1965, Manuel da Luz Afonso, Seleccionador Nacional, abraça efusivamente o guarda-redes Carvalho após Portugal se qualificar para o Mundial de 66.



dfernandes

Citação de: Aloutre em 27 de Agosto de 2012, 02:18
Tomara hoje termos um senhor destes ao nosso leme, que tivesse 1/2 do valor deste

Outros tempos. Futebol completamente diferente. Nem dá para comparar.

Carlos_Manuel

Citação de: Fake Blood em 24 de Junho de 2014, 18:37

Para além de grandes profissionais, tinham grande estilo. Aquela pose do Sr. Germano à galã.  :smokin:

dfernandes

Citação de: Carlos_Manuel em 02 de Julho de 2014, 23:12
Citação de: Fake Blood em 24 de Junho de 2014, 18:37

Para além de grandes profissionais, tinham grande estilo. Aquela pose do Sr. Germano à galã.  :smokin:

Galã era o José Águas. O Germano era o intelectual! ;D