Mário Wilson, o Velho Capitão

Treinador, (1929-10-17 - 2016-10-03),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1975-1976, 1979-1980, 1995-1997), 132 jogos (88 vitórias, 23 empates, 21 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Pancho Lopes 67

Grande senhor, sempre admirei a postura dele no futebol, como treinador lembro-me pouco dele mas do que vi tiro-lhe o chapéu pela forma como tirou o máximo proveito de um plantel (a partir da 4ªjornada da época 1995-96) que estava em fase de decadência por causa do Monstro Artur Jorge. Tinha um amigo meu que o conhecia e quando o via-mos em Oeiras metia-nos a gritar na palhaçada para o Sr. Wilson "BENFICA, BENFICA!!!" e ele gritava connosco com o entusiasmo de um puto de 5 anos que parecia que tinha descoberto a sua paixão clubistica a dias. Sem dúvida um dos benfiquistas mais puros que existiu, certamente o mais puro de todos aqueles que jogaram no rival, descansa em paz grande Mário Wilson, parecia ter tanto de benfiquista como de boa pessoa.

diob121

Citação de: Sempreparasemprebenfica em 05 de Outubro de 2016, 16:01
Há milhões de páginas na internet. Há milhões de vídeos na internet.

Mas é impossível encontrar tanta classe junta em 3m31seg. Impossível.

https://www.youtube.com/watch?v=77JmyKNWmEU

Eusébio, Coluna, Mário Wilson e Toni.
E penso que esteve lá ao pé dele o Sr. José Augusto.

diob121

Vamos fazer de tudo para te dar o tetra, velho capitão.

Obrigado.

202fff

Deixei passar uns dias desde o falecimento, mas não queria deixar de contar a minha história - ainda que indirecta - com este Senhor:

Depois de uma das várias passagens dele pelo banco do Benfica nos anos 90, penso que a última, a minha mãe encontrou o Velho Capitão num supermercado da zona onde vivemos (creio que ele também residia nessa zona) e disse-lhe que o filho dela era um grande benfiquista e que gostava muito do Sr. Mário Wilson.

O Sr. Mário Wilson pediu à minha mãe para aguardar um pouco, foi ao carro e trouxe uma galhardete do Benfica para ela me entregar.

Ainda hoje guardo religiosamente este galhardete e nunca me esquecerei disto.

Nunca podemos deixar esquecer a memória deste e de outros Senhores.

Geovanni95

O meu avó jogou uma época juntamente com o Mário Wilson e com outro histórico Cândido Oliveira ( se não me engano Jogador-Treinador)

Isto aconteceu com o meu pai:

Em 1980 o Benfica jogaria no campo do Estoril-Praia, Coimbra da Mota. O meu pai espera que os jogadores do Benfica descem do autocarro e vai ter com o Mário Wilson apresenta-se e diz que é filho do "Zé Brasileiro" que jogou na Académica. Os olhos dele brilharam de alegria, e perguntou se estava tudo com o meu avó e mandou-lhe um abraço.

Nesse mesmo ano o meu pai reencontra-se com Mário Wilson, quando invade o relvado do estádio Nacional quando vencemos o Porto com um golo de César.  Vai ter em direcção ao banco e encontra-o lavado em lagrimas abraçado ao Humberto Coelho e ao Gaspar Ramos.

15 anos depois (05-10-1995), o meu pai convida-o para o inauguração da casa do Benfica na Figueira da Foz. Lembro-se logo do meu pai...

Slbsuporter

Citação de: 202fff em 06 de Outubro de 2016, 17:47
Deixei passar uns dias desde o falecimento, mas não queria deixar de contar a minha história - ainda que indirecta - com este Senhor:

Depois de uma das várias passagens dele pelo banco do Benfica nos anos 90, penso que a última, a minha mãe encontrou o Velho Capitão num supermercado da zona onde vivemos (creio que ele também residia nessa zona) e disse-lhe que o filho dela era um grande benfiquista e que gostava muito do Sr. Mário Wilson.

O Sr. Mário Wilson pediu à minha mãe para aguardar um pouco, foi ao carro e trouxe uma galhardete do Benfica para ela me entregar.

Integridade, caráter e Benfiquismo

Tiago Fella

Citação de: 202fff em 06 de Outubro de 2016, 17:47

Aconteceu-me o mesmo... tenho um galhardete dado pelo Capitão, no meu caso foi o meu irmão que foi ter com Mário Wilson e lhe falou de mim.

Tiago1982

Um senhor, um cavalheiro, alguém dum humanismo e de um trato exemplares.

Imenso respeito pelo Capitão!

Çula

Geovanni95

Çula

Geovanni95

Citação de: Çula em 07 de Outubro de 2016, 23:02

O meu avó está nessa fotografia

Em baixo. Segundo a contar da direita.

É da época 1954/55 em principio. Das duas uma: ou é uma fotografia de apresentação da equipa ou então é um jogo de reservas. O meu avó na altura não podia jogar na primeira divisão, apenas nas reservas

Çula

Citação de: Geovanni95 em 08 de Outubro de 2016, 15:07

É da época 1954/55 em principio. Das duas uma: ou é uma fotografia de apresentação da equipa ou então é um jogo de reservas. O meu avó na altura não podia jogar na primeira divisão, apenas nas reservas

Ao que parece esta foto foi tirada no Campo de Sta. Cruz, entre as épocas de 1949 e 1955 (o que bate certo com a data que indicaste).

Segundo um adepto da Académica, na fila de cima e da esquerda para a direita temos:
Ramim, Nuno, Bento, ?, Curado, Mário Wilson, ?
Na fila de baixo:
Arménio Frias, Alcino, ?, ?, ?

Geovanni95

Citação de: Çula em 08 de Outubro de 2016, 16:28
Citação de: Geovanni95 em 08 de Outubro de 2016, 15:07

Ao que parece esta foto foi tirada no Campo de Sta. Cruz, entre as épocas de 1949 e 1955 (o que bate certo com a data que indicaste).

Segundo um adepto da Académica, na fila de cima e da esquerda para a direita temos:
Ramim, Nuno, Bento, ?, Curado, Mário Wilson, ?
Na fila de baixo:
Arménio Frias, Alcino, ?, ?, ?

O meu avó disse-me o nome do senhor ao lado direito do Mário Wilson mas não me recordo.
Também não se lembra dos jogadores que estão ao lado dele