Pedro Costa, "Costinha" (Futsal)

Universal, 45 anos,
Portugal
Estatísticas: 8 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), UEFA Futsal Cup (1), Supertaça (4), Torneio Centenário da AFL (1)

Mestre30

D12-SLb

Parabéns Costinha, tu mereces CAMPEÃO  :slb2:

Amigo das modalidades

Parabéns Pedro! Sempre a somar... e o mister Adil tb, pois claro.

Vavá_SLB

Parabéns,Canina!

grande Campeão, grande Benfiquista!

Messi87

Pedro Costa: "Os títulos e os sucessos desportivos são essenciais"

Este domingo, ao serviço do Nagoya Oceans, conquistou o título de campeão nacional no quarto clube diferente. Em entrevista ao FutsalGlobal, Pedro Costa falou das emoções sentidas, da importância de Adil Amarante nesta caminhada e dos desejos para o futuro da sua carreira.

FutsalGlobal (FG): Como têm sido vividas as primeiras horas após a conquista do penta-campeonato nacional do Japão por parte do Nagoya Oceans?

Pedro Costa (PC): Até na hora de festejar as coisas são bem distintas. Os festejos aqui são mais contidos, fruto de um protocolo muito rígido e que tem de ser cumprido. No pavilhão, tirámos montes de fotos e interagimos com os nossos adeptos, mas nunca em algum momento houve sinais de grande euforia. As coisas são sentidas mas de forma diferente e só temos de respeitar. Depois fomos jantar com os nossos patrocinadores e mais uma vez nada de grande comemoração, alguns discursos de ocasião e uns quantos brindes aos novos campeões. Por volta das 21h30 já estava em casa mais a família para, juntamente com o Adil Amarante, com o Barth Sorrilha e respectivas famílias, festejarmos mais em privado. Aproveitámos também a ocasião para todos juntos seguir e apoiar a Selecção Nacional de Futsal no jogo contra a Sérvia.

FG: Qual é a importância deste título para ti em ano de estreia no Japão?

PC: Para quem faz do Desporto a sua profissão como é o meu caso, os títulos e o sucesso desportivo são muito importantes, diria até essenciais. Este campeonato é o culminar de um excelente trabalho desenvolvido por todo o Staff que teve o seu início ainda antes da minha chegada aqui. Recordo, para quem não se lembra ou não sabe, o Nagoya Oceans conquistou em Junho passado, no Qatar, o título de Campeão Asiático de Clubes, o equivalente à UEFA Futsal Cup. Para além disso, conquistámos a primeira prova a nível interno no mês de Julho que se pode comparar a uma Supertaça, digamos assim. Agora, com a conquista da Liga, resta-nos trabalhar para no mês de Março tentar fazer o pleno, pois ainda nos resta uma competição para ganhar que é a Taça do Japão.

FG: O reencontro com Adil Amarante foi fundamental para a tua adaptação à nova realidade cultural e desportiva que encontraste?

PC: O Adil Amarante foi fundamental para tudo. Aproveito aqui para lhe agradecer, como fiz ontem no final do jogo, a confiança por ele depositada em mim, pois foi através dele que soube do interesse que o clube tinha na minha contratação. Arrisco-me a dizer que sem ele a decisão de vir jogar para um País tão distante e com uma cultura completamente diferente tinha sido bem mais difícil de tomar. Os acontecimentos de Março do ano passado com a tragédia ocorrida em Fukushima também levantaram algumas dúvidas, mas ele desde o primeiro momento soube tranquilizar-me, pois sabia que a família viria comigo. No campo desportivo era muito motivador voltar a trabalhar com ele e revelou-se sem dúvida uma aposta ganha. Estou muito feliz por o reencontrar, assim como ao Barth, com quem também já tinha trabalhado no Benfica.

FG: Que balanço fazes destes meses no Japão?

PC: Um balanço muito positivo. Em termos desportivos está à vista de todos com as vitórias alcançadas e em termos sociais a adaptação tem sido fantástica. Desde que cheguei tenho sido acarinhado por todos no clube, em especial pelos meus companheiros que têm sido incansáveis para que eu e a minha família nos sintamos em casa. O País tem imensas diferenças em relação ao nosso, mas na sua maioria são diferenças para melhor.

FG: Ganhaste títulos de campeão nacional ao serviço de Sporting, Freixieiro, Benfica e agora Nagoya Oceans. Há algum que tenha sido especial?

PC: Os títulos são todos importantes e seria injusto considerar um mais especial que outro. Todos tiveram contornos distintos e uma história própria a qual pode ser contada em breves linhas. No Sporting fomos campeões no ano em que perdi o meu querido Pai. No Freixieiro conseguimos algo de inédito no meu primeiro ano como profissional. No Benfica montámos uma superequipa e fizemos história. Aqui, longe de casa, de alguma família e de muitos amigos, consegui novamente conquistar outro campeonato nacional. São coisas que ficam marcadas para o resto da vida e que se tornam especiais pelas circunstâncias em que são vividas.

FG: O teu futuro passa pelo Nagoya Oceans?

PC: Sinceramente ainda não sei. Quando assinei com o clube, assinei de Julho até final de Março, ou seja, 9 meses. Já existiram algumas conversas para uma possível renovação, mas daí até estar tudo preto no branco ainda falta. A minha vontade é permanecer e isso os responsáveis do clube já sabem. Caso o clube tenha o mesmo interesse acho que não vai ser difícil chegar a um novo acordo. Agora que terminou a Liga pode ser o 'timing' para nos sentarmos e resolver a situação.

FG: Disseste uma vez numa entrevista que o teu desejo era terminar a carreira no Benfica. Ainda se mantém essa vontade?

PC: A vontade mantém-se mas temos de ser realistas e pensar que é uma possibilidade muito remota. Saí do clube no verão passado depois de muitos anos de ligação. O clube achou que a nossa relação tinha chegado ao fim e eu respeitei a decisão. O sentimento que tenho com o Benfica é de enorme gratidão e reconhecimento, mas o meu futuro como jogador deve passar longe de Portugal. Quem sabe, se um dia mais tarde não volto noutras funções...

FG: Queres deixar uma mensagem à Selecção Nacional que está a disputar o Campeonato da Europa de 2012 na Croácia?

PC: Antes de se iniciar o Campeonato da Europa escrevi e publiquei uma mensagem de apoio à Selecção Nacional no meu mural do Facebook. Eles sabem que estou com eles em todos os momentos e espero sinceramente que consigam aquilo que todos ambicionamos.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.8687

GF

Universo Benfica

Pedro Costa: «Deixei a porta aberta no Benfica»

RECORD – Passou oito temporadas no Benfica e conquistou tudo o que havia para vencer, incluindo a UEFA Futsal Cup. Estava à espera de continuar de águia ou peito?

PEDRO COSTA – Estava em final de contrato e o clube não tinha obrigação de exercer opção, até porque o ano transato já o tinha feito. A época começou a aproximar-se do seu final e eu apercebi-me que não havia intenção do clube em renovar comigo. Tive de zelar pelos meus interesses e comecei a procurar outras alternativas. Saí a bem do Benfica e deixei a porta aberta. Apoio o Benfica, tenho um carinho enorme pelo clube e por todos os que me acompanharam. Como disse, foram 8 anos. É muito tempo, são muitas memórias e recordações. E guardo-as todas com bastante carinho. Foi o Benfica que me projetou a nível nacional e internacional.

RECORD – Continua a seguir o campeonato português. Como antevê o playoff?

PEDRO COSTA – Espero que o Benfica conquiste o título de campeão e também a Taça de Portugal, que faça a dobradinha. Fizeram o mais difícil, que foi eliminar o Sporting nas meias-finais, e agora resta bater o Modicus. Penso que estão em boa posição para terminar a fase regular em primeiro lugar, mais isso só por si não chega. Anteriormente também usufruímos da vantagem de jogar em casa e não conseguimos ser campeões. O fator casa deixou de ter a relevância que muitos lhe atribuem. Várias equipas sentem-se muito confortáveis a jogar no pavilhão do adversário e isso é cada vez mais notório.

faneca_slb4ever

Mister Pedro Costa

A grande notícia finalmente chegou! Com alguns anos de atraso é certo mas chegou! Fui informado através da minha querida esposa que chegou ao meu correio em Portugal uma carta onde me é conferida a equivalência ao Curso de Nível 1 de Treinador de Futsal. Assim como eu muitos outros ex-colegas de Seleção devem ter recebido a notícia com a mesma alegria e entusiasmo. Uma palavra em especial para esta nova direcção da FPF que desde o primeiro momento tem dado ao Futsal a atenção e o carinho que realmente merece. Obrigado por em tão pouco tempo terem feito tanto enquanto que uns que andaram por lá anos limitaram-se a ver os barcos navegar a seu belo prazer sem nunca se importarem verdadeiramente com a discriminação imposta a modalidades diferentes mas que sempre conviveram com os mesmos estatutos.

http://pedrocosta4.blogspot.pt/?spref=fb

|OnE|

Eddie_

Citação de: |OnE| em 15 de Maio de 2012, 14:49
Futuro treinador do Maior?

Ele já era o treinador dentro de campo...
Não tenho dúvidas das suas capacidades para ler o jogo.

SimpSLB

Fds, tou convencido que com ele no plantel, estariamos muito melhor

JoRiMaPi

Citação de: SimpSLB em 16 de Junho de 2012, 23:57
Fds, tou convencido que com ele no plantel, estariamos muito melhor

Quem sabe se não o temos no plantel daqui a algum tempo como treinador...

ELITE

Juvelacio

Messi87

Nagoya venceu hoje a Teva Ocean Arena Cup. Parabéns Costinha !