Félix Antunes, o Pantufas

Defesa, (1922-12-14 - 1998-08-02),
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1944-1953), 188 jogos (16920 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (4), Taça Latina (1)

pcssousa

Ainda hoje muitos dizem que foi o melhor central da história do Benfica, isso é verdade! mas que saiu mal daquele episódio infeliz isso também é verdade, porém os Benfiquistas são pessoas tolerantes...

lcferreira

Citação de: pcssousa em 05 de Maio de 2010, 14:54
Citação de: lcferreira em 05 de Maio de 2010, 13:17
Citação de: pcssousa em 01 de Maio de 2010, 22:18
Citação de: Red skin em 01 de Maio de 2010, 22:15
Tive a ler um pouco da história do senhor e era um grande central... um pouco intempestivo, daí essa reacção irreflectida após um jogo pouco conseguido contra o Setúbal, numa altura em q o Futebol era um desporto de cavalheiros!
Independentemente da qualidade, um jogador do Benfica, penso até que capitão despir a camisola e pisá-la de forma repetida é um pouquito para o agressivo... O avô da minha mulher é que se deu com ele até porque o Félix treinou o Lusitano de VRSA, delegação nº1 do nosso Benfica, e já me contou mais ou menos o que o próprio lhe disse que se tinha passado. O nosso presidente esteve muito bem.

Aceito e respeito o teu ponto de vista, mas não podes omitir o porquê da atitude... foi inqualificável para mim, mas a forma como descreves parece ter sido uma situação saída do nada e não é verdade.

Se souberes o que se passou, escreve tudo, se não souberes eu escrevo.
Ao que sei foi acusado de falta de empenho, ou de ter "facilitado" numa derrota em Setúbal penso que por 5-3, isto após o Joaquim Bogalho, à altura presidente do Benfica, o ter multado devido à acusação de mau comportamento no estágio da selecção que culminou com a derrota contra a Austria (penso que por 9-1). Félix negou que tenha efectivamente sido responsável por esse mau comportamento ou sequer tenha facilitado contra o Setúbal, mas é indiscutível que estava com a "cabeça quente". Pelo menos foi o que me foi contado pelo avô da minha mulher que o conheceu bem, pelos motivos acima referidos por mim... Mas se connheceres outros factos acrescenta aí por favor.
Para mim quem despe e pisa o manto sagrado não pode ser visto com os mesmos olhos que outros jogadores por muito que tenha dado ao clube dentro do campo.
Como é do conhecimento geral, o Benfica não mais o deixou jogar com a sua camisola e como os clubes à época era "donos" dos passes dos futebolistas este jamais voltou a jogar.

É mais ou menos isso mas a história não está bem contada.

O meu pai conviveu com o Félix, tal como com o Rogério e o Julinho, o Rogério vendeu o 1º carro ao meu tio e os meus primos têm como nomes Rogério e Júlio por causa dos jogadores do Benfica.

O Félix foi acusado de mau comportamento no estágio da selecção, perdeu-se 9-1, se ele tinha de ser castigado era não sendo convocado na hora.

Mas não, multou-o em 120$ e o Sr Bugalho sem sequer ouvir a versão do Félix e demais jogadores do Benfica que fizeram parte da convocatória multou-o em 1000$, ele revoltou-se, perdeu a cabeça e durante umas semanas as coisa (dentro de campo) não lhe andavam a sair bem, como dizes no jogo com o Setúbal é que estalou o verniz porque já o acusavam de andar na molenga e naquele dia acusaram-no de facilitar, se ele já não andava bem sentiu-se ainda pior e teve uma atitude em tudo condenável.

Não estou a por em causa a atitude do Presidente do Benfica, mas se calhar se o acusassem sem razão também iria ter uma atitude muito irreflectida.

O meu pai tem uma mágoa muito grande, porque diz que a atitude dos responsáveis da FPF não aconteceu por acaso... só quem lá esteve é que pode dizer.

lcferreira

Citação de: Eagle Fly Free em 05 de Maio de 2010, 18:38
Qual é a diferença para o Vítor Baptista ??

Eu sei qual é. Nenhum de vocês viu o Félix jogar. Se o tivessem visto jogar, nem sequer punham em causa que o Félix é um dos melhores jogadores de sempre do clube e é imortal(íssimo). 

Pena, é essa a diferença.

Shoky

Dados actualizados do grande Félix.

pcssousa

Vejo que já está nos imortais... muito bem, apesar da tal atitude condenável, mas afinal de contas os Benfiquistas são pessoas ponderadas, muito bem!

Saïd Old Roof

No Portugal - Espanha de 9 de Abril de 1950.



Fonte: "Equipamentos com História" - Volume II, colecção editada pelo jornal "A Bola".


RedVC

Não vi Félix jogar mas as descrições são unanimes em referir um jogador de grande craveira.

Fico feliz por perceber que a tolerância dos Benfiquistas deste fórum permitiu este pequeno reconhecimento.

O tempo dilui o que é acessório. Mais do que tudo ficam os 8 anos de dedicação ao clube e talento acima de um par de semanas em que tudo lhe correu mal e em que talvez não tenha tido a compreensão necessária e ajuda para lidar com a pressão.

Vitor84

Cardozo multado. Por menos, Félix é despedido

Antigamente é que era: em 1953, um símbolo do Benfica sai do clube na semana em que se rebela no balneário
Mito urbano ou...? Programa da Amiga Olga, pergunta final para ganhar o prémio gordo.

"Qual o primeiro nome de Hitler?"

(Calma, muita calma, inspira, respira, inspira, respira.)

"Heil."

Dá para acreditar?

Mito urbano ou...? Final da Taça de Portugal, o Benfica acaba de perder no Jamor para o Vitória de Guimarães. No meio-campo, Oscar Cardozo sacode Jorge Jesus e estica o dedo indicador na direcção de André Almeida, o lateral-esquerdo desse jogo no lugar do paraguaio Melgarejo. Passam-se os meses de Junho e Julho e nada de nada. Cardozo não é multado nem chamado à razão.

Dá para acreditar?

Agosto, 87 dias depois da final da Taça de Portugal. O Benfica já está com a cabeça feita em água com a derrota nos Barreiros (Marítimo, 2-1) para o arranque do campeonato nacional e só agora decide arrumar a casa com a multa de 65 mil euros a Cardozo. Um empurrão vale isso. Dá para acreditar?

Lembra-se de Félix Antunes? Com um físico imponente e uma técnica de assinaláveis recursos, torna tudo mais fácil do que parece. Tem o dom dos predestinados e é o primeiro defesa- -central com categoria e classe como até então não era dado a ver-se. Estamos no pós-guerra (1945/46) e Félix Antunes impõe--se naturalmente no Benfica, após passar a infância e a adolescência a jogar nos Unidos Futebol Clube, sucursal da CUF, onde trabalha como operário.

Durante oito temporadas, Félix é uma referência na equipa do Benfica. Campeão nacional em 1949/50 e vencedor de quatro Taças de Portugal, é também um dos que levantam a Taça Latina no Jamor em 1950. A este vasto currículo, Félix junta 15 internacionalizações, a última das quais de má memória. Adenda à história: é o tempo dos cavalheiros, mesmo que o futebol seja visto como um desporto praticado por feios, porcos e maus.

No dia 27 de Setembro de 1953, a selecção portuguesa apanha 9-1 com a Áustria, em Viena, na qualificação para o Mundial-54. É a terceira derrota mais pesada de sempre de Portugal, após o 9-0 da Espanha (1934) e o 10-0 da Inglaterra (1947) - como prémio de consolação, a temível Áustria de Ocwirk e Probst acaba em terceiro lugar nesse Mundial.

Essa goleada traz águ(i)a no bico. Félix é titular, juntamente com os benfiquistas Rogério Pipi e José Águas, e é repreendido pela federação portuguesa por "comportamento inadequado". Acto contínuo, o Benfica multa-o com um conto de réis, uma fortuna para a época.

Menos de um mês depois, o mesmo Félix, então com 30 anos de idade (como Cardozo agora), volta a dar que falar pelos piores motivos. Na 3.a jornada, o Benfica perde em Setúbal, no Campo dos Arcos. Ao intervalo, 3-1. No final dos 90', 5-3.

No balneário, Félix excede-se: despe a camisola, atira-a ao chão, pisa-a e lança as botas ao ar em sinal de desagrado com o que quer que seja. Joaquim Ferreira Bogalho, presidente do Benfica, assiste a tudo isto, como o treinador Ribeiro dos Reis. Juntos, chegam a uma solução prática. Na semana seguinte, Félix já não está no Benfica, é despedido por desrespeito pelo clube e pelos companheiros de equipa. Dá para acreditar? Claro que sim, isto (ainda) não é nenhum concurso nem um espectáculo de variedades.

http://www.ionline.pt/artigos/desporto/cardozo-multado-menos-felix-despedido

cwally

A meu ver, o que fez Félix foi 50 vezes pior.

pcssousa

O que Félix fez foi, não 50, mas talvez mil vezes pior.
Resta acrescentar outra coisa, a partir do momento que o Benfica castigou Felix, este nunca mais jogou futebol federado. Isto porque na época os clubes eram donos e senhores dos passes dos jogadores. O Benfica castigou-o, nunca libertou o seu passe para que jogasse por outra equipa e acabou-se para o futebol.

RedVC

Surpreendente o testemunho do Senhor Rogério no Vitórias e Património "Arquivos secretos do Benfica".
Segundo o mesmo Félix nada fez que justificasse a atitude da direção do clube.
Inacreditavelmente percebi que era prática comum usarem as camisolas como toalhas no chão quando tomavam banho... Uma prática comum e nada maldosa que associada à fúria de Félix acabou por redundar neste triste episódio. Talvez seja apenas uma interpretação de um colega que confessou gostar muito de Félix mas o que é facto é que agora de nada serve.
Félix pagou um preço duro e quiçá injusto. O que é certo é que de facto a disciplina é algo de indispensável na condução de um grupo de homens.
Ainda assim fico muito feliz por ver Félix nesta secção de imortais.

RedVC

Conforme de pode ler, Rogério Pipi confirmou a prática comum de se usarem as camisolas como toalhas para os pés.

Qual é a verdadeira história de Félix? Ele pisou mesmo a camisola? Alguma vez mostrou arrependimento?

Todos faziam isso. Não havia tapetes nem grades de madeira no balneário e para não pisarmos o chão frio e húmido, podendo adoecer colocávamos as camisolas suadas no chão à entrada dos duches.
Nesse jogo, em Setúbal, ao intervalo, um dos jogadores pediu mais empenho a todos. Félix retorquiu: Corre tu que eu sou mais esforçado pelo Clube do que tu! Félix era muito orgulhoso. Nunca o vi arrependido.



ver mais em http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/09/rogerio-responde-e-bem.html

Alberto Miguéns irá publicar nova informação. Há ainda algo para perceber na história final de Félix no Benfica. Será talvez um caso em que diferentes opiniões existam a propósito dos mesmos factos.

groingsid

#28
Citação de: RedVC em 24 de Setembro de 2015, 16:14
Conforme de pode ler, Rogério Pipi confirmou a prática comum de se usarem as camisolas como toalhas para os pés.

Qual é a verdadeira história de Félix? Ele pisou mesmo a camisola? Alguma vez mostrou arrependimento?

Todos faziam isso. Não havia tapetes nem grades de madeira no balneário e para não pisarmos o chão frio e húmido, podendo adoecer colocávamos as camisolas suadas no chão à entrada dos duches.
Nesse jogo, em Setúbal, ao intervalo, um dos jogadores pediu mais empenho a todos. Félix retorquiu: Corre tu que eu sou mais esforçado pelo Clube do que tu! Félix era muito orgulhoso. Nunca o vi arrependido.



ver mais em http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/09/rogerio-responde-e-bem.html

Alberto Miguéns irá publicar nova informação. Há ainda algo para perceber na história final de Félix no Benfica. Será talvez um caso em que diferentes opiniões existam a propósito dos mesmos factos.

A ser essa a prática normal no balneário não faria sentido um ser punido e os outros não, nas mesmíssimas condições. Parece-me portanto ter havido um "lapso momentâneo de razão" por parte do Félix.

E também não me choca que haja uma protecção à memória de um antigo companheiro/amigo/ídolo por parte do Rogério, tendo havido esse excesso. Ou mesmo solidariedade e comunhão de um sentimento de injustiça, até porque aparentemente todos os Benfiquistas no tal jogo da selecção foram multados, inclusive o próprio Rogério.

Para mim parece-me que deve ter sido algo mais, e aguardo ansiosamente o post do Em Defesa do Benfica.