Equipa Sub23 (2019/2020)

Lopes1986

Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Citação de: zeze boniev em 21 de Maio de 2020, 23:59
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Maio de 2020, 23:26
Devolver tudo o que é Derlises Mereles, dispensar/emprestar tudo o que não couber na B e acabar com esta equipa na próxima época.
acabar porque ? Incomoda-te  assim tanto?
Saudações Benfiquistas

Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.

Concordo com a tua opinião de reduzir drasticamente o numero de atletas com contrato, nomeadamente os Meyreles, Barrero e companhia, mas manter a equipa Sub-23 parece-me uma boa ideia e passo a explicar:

Para mim, os juniores jogariam no sub-23 em vez de andarem a bater em mortos na primeira fase, à exceção da elite.
Isso obrigaria a que os melhores juvenis jogassem pelos juniores, da mesma forma que dava espaço a juvenis B ou iniciados de jogarem nos juvenis A e assim consecutivamente até aos escalões mais baixos (onde temos muitos atletas e ainda não se fez a triagem)

André Sousa

Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.

Temos demasiados jogadores nos quadros que, na sua maioria, estariam presentes nos mesmos se não houvesse sub-23.

Este ano tivemos Rafael Brito, Dantas, David Tavares, Vukotic, Nuno Santos, Diogo Mendes, Jocu, Diogo Capitão, Ronaldo, Tomás Azevedo, Paulo Bernardo, Sérgio Andrade, Diogo Nascimento, Martim Neto e Bernardo Silva. Só assim de cabeça.

Onde é que duas equipas chegavam para isto tudo? Se não houvesse sub-23 éramos obrigados a deixar cair alguns, e provavelmente o Nascimento seria um deles, o que seria quase trágico.

Além disso o Paulo Bernardo e o Ronaldo não teriam tido o espaço que tiveram para crescer, que lhes permitiu chegar à equipa B, e o Martim Neto a esta hora estaria nos juvenis.

Ainda assim, há naturalmente jogadores a mais. Diogo Mendes, o próprio Diogo Capitão, o Tomás Azevedo, embora esteja na sua primeira época aqui...

Existirão sempre apostas falhadas.

Maldini

Citação de: André Sousa em 22 de Maio de 2020, 08:55
Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.

Temos demasiados jogadores nos quadros que, na sua maioria, estariam presentes nos mesmos se não houvesse sub-23.

Este ano tivemos Rafael Brito, Dantas, David Tavares, Vukotic, Nuno Santos, Diogo Mendes, Jocu, Diogo Capitão, Ronaldo, Tomás Azevedo, Paulo Bernardo, Sérgio Andrade, Diogo Nascimento, Martim Neto e Bernardo Silva. Só assim de cabeça.

Onde é que duas equipas chegavam para isto tudo? Se não houvesse sub-23 éramos obrigados a deixar cair alguns, e provavelmente o Nascimento seria um deles, o que seria quase trágico.

Além disso o Paulo Bernardo e o Ronaldo não teriam tido o espaço que tiveram para crescer, que lhes permitiu chegar à equipa B, e o Martim Neto a esta hora estaria nos juvenis.

Ainda assim, há naturalmente jogadores a mais. Diogo Mendes, o próprio Diogo Capitão, o Tomás Azevedo, embora esteja na sua primeira época aqui...

Existirão sempre apostas falhadas.


André

Bem visto ...

Creio que o processo organizativo está bem definido e, ao contrário do que pensei no início, esta equipa sub-23 faz algum sentido.

Creio, na minha opinião obviamente, que para este processo ser perfeito:

- Na equipa B deve estar a elite, ou seja, aqueles que são consideradas as maiores promessas para entrar na equipa A, portugueses ou não, mas a elite das elites, o Benfica aqui tem de ter o maior número possível de jovens promessas (nem me fales no pacto).

- A estrutura técnica, creio que neste campo, posso estar totalmente errado, admito algum desconhecimento, mas os treinadores têm de ser os melhores, a nata do treino de formação, não é o que temos.

Gradinni

Infelizmente acho que nesta epoca esta equipa tera de ser mantida, nao ppr causa do aproveitamento das jovens promessas mas por 2 fatores:
1º a regra Fifa que impede o emprestimo de jogadores recem contratados, limitando o carrossel
2º os jogadores que estavam emprestados e ja nao contavamos e que vao ser devolvidos porque agora com a retençao de custos a nivel global ninguem vai investir nos varelas e cadizes da vida portanto vamos ficar com esses monos. Nao quwr dizer quw fiquem nesta equipa mas ficam na B onde irão tirar espaço a jovens valores que terao de jogar aqui

André Sousa

Citação de: Maldini em 22 de Maio de 2020, 09:05
André

Bem visto ...

Creio que o processo organizativo está bem definido e, ao contrário do que pensei no início, esta equipa sub-23 faz algum sentido.

Creio, na minha opinião obviamente, que para este processo ser perfeito:

- Na equipa B deve estar a elite, ou seja, aqueles que são consideradas as maiores promessas para entrar na equipa A, portugueses ou não, mas a elite das elites, o Benfica aqui tem de ter o maior número possível de jovens promessas (nem me fales no pacto).

- A estrutura técnica, creio que neste campo, posso estar totalmente errado, admito algum desconhecimento, mas os treinadores têm de ser os melhores, a nata do treino de formação, não é o que temos.

O que é preciso, e já falei disto inúmeras vezes, é uma maior estanquidade nos 11 de cada equipa, que permita aos jogadores crescerem de forma sustentada. Isto não retira a volatilidade natural deste tipo de processos, que se for bem aplicada é muito benéfica, mas não convém que os jogadores saltem constantemente entre equipas.

Kokubo, Tomás Tavares/João Ferreira, Pedro Álvaro, Morato, Nuno Tavares, Rafael Brito, Dantas/Paulo Bernardo, Ronaldo/Gonçalo Ramos, Umaro, extremo e Diogo Almeida;

Samuel Soares, Fabinho, Tomás Araújo, Bajrami, Sandro Cruz, Jocu, Sérgio Andrade, Diogo Nascimento, Samuel Pedro, Sarmiento e Henrique Araújo;

André Gomes, Filipe Cruz, António Silva, central, Montóia, Mendonça, Martim Neto, Zan, Tomé, Gerson, Resende;

Apenas um esboço, e deixando alguns nomes de fora.

Como é óbvio terão que sair alguns jogadores que já concluíram o seu ciclo nos sub-23, tipo Ganchas, Loureiro ou Nóbrega, e até na B, porque já não se enquadram totalmente aí e precisam de subir o nível para ver o que conseguem dar, vide David Tavares e Vukotic.

Não é fácil treinar equipas com constantes mexidas, por isso o melhor é definir plantéis relativamente curtos para cada uma e ir descendo/subindo jogadores conforme o contexto, em número adequado para que não prejudiquem a progressão dos jogadores.

E claro, quando alguém for realmente bom, pode acontecer como aconteceu com o Rafael Brito, que passou diretamente dos juvenis à B, embora já tivesse feito alguns jogos pelo juniores na época passada.

O Martim Neto para o ano ainda é júnior de primeiro ano mas já leva quase um ano completo no escalão, o que é ótimo.

Dr.Lecter

Citação de: André Sousa em 22 de Maio de 2020, 08:55
Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.

Temos demasiados jogadores nos quadros que, na sua maioria, estariam presentes nos mesmos se não houvesse sub-23.

Este ano tivemos Rafael Brito, Dantas, David Tavares, Vukotic, Nuno Santos, Diogo Mendes, Jocu, Diogo Capitão, Ronaldo, Tomás Azevedo, Paulo Bernardo, Sérgio Andrade, Diogo Nascimento, Martim Neto e Bernardo Silva. Só assim de cabeça.

Onde é que duas equipas chegavam para isto tudo? Se não houvesse sub-23 éramos obrigados a deixar cair alguns, e provavelmente o Nascimento seria um deles, o que seria quase trágico.

Além disso o Paulo Bernardo e o Ronaldo não teriam tido o espaço que tiveram para crescer, que lhes permitiu chegar à equipa B, e o Martim Neto a esta hora estaria nos juvenis.

Ainda assim, há naturalmente jogadores a mais. Diogo Mendes, o próprio Diogo Capitão, o Tomás Azevedo, embora esteja na sua primeira época aqui...

Existirão sempre apostas falhadas.

Não acho que seja trágico deixar cair alguns jogadores, até acho que há muitos que podiam encontrar contextos melhores para evoluir do que os sub23.

É preciso é deixar as coisas acauteladas contratualmente quando se libertarem os jogadores para outros clubes.

De qualquer forma, com a reorganização das competições, criação de mais equipas B, esta liga revelação tem os dias contados.

André Sousa

Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 09:53
Não acho que seja trágico deixar cair alguns jogadores, até acho que há muitos que podiam encontrar contextos melhores para evoluir do que os sub23.

É preciso é deixar as coisas acauteladas contratualmente quando se libertarem os jogadores para outros clubes.

De qualquer forma, com a reorganização das competições, criação de mais equipas B, esta liga revelação tem os dias contados.

Deixar cair um jogador como o Diogo Nascimento era trágico, até porque há muitos que só chegariam a outros contextos quando fossem seniores.

Reduzir o tempo de jogo em duas épocas, ou mesmo um, numa altura destas é algo que faz imensa diferente.

Tenho sérias dúvidas que os sub-23 causem uma grande diferença orçamental em clubes menores tipo Aves, que até já retirou alguns dividendos disso, Marítimo e afins.

Dr.Lecter

Citação de: André Sousa em 22 de Maio de 2020, 13:16
Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 09:53
Não acho que seja trágico deixar cair alguns jogadores, até acho que há muitos que podiam encontrar contextos melhores para evoluir do que os sub23.

É preciso é deixar as coisas acauteladas contratualmente quando se libertarem os jogadores para outros clubes.

De qualquer forma, com a reorganização das competições, criação de mais equipas B, esta liga revelação tem os dias contados.

Deixar cair um jogador como o Diogo Nascimento era trágico, até porque há muitos que só chegariam a outros contextos quando fossem seniores.

Reduzir o tempo de jogo em duas épocas, ou mesmo um, numa altura destas é algo que faz imensa diferente.

Tenho sérias dúvidas que os sub-23 causem uma grande diferença orçamental em clubes menores tipo Aves, que até já retirou alguns dividendos disso, Marítimo e afins.

Quem tiver equipas sub23 pode passar a ter equipa B e meter na 3ª liga ou na outra que foi criada pela federação. Essa possibilidade vai esvaziar o (pouco, na minha opinião) interesse que a liga revelação tinha. Daí eu dizer que tem os dias contados. Por exemplo o Sporting com equipa B retira competitividade à sua equipa de sub23 (se a mantiver).

Quanto ao nosso caso, creio que é preferível encontrar clubes parceiros quer na II liga quer mesmo no CP onde mesmo os júniores possam ter a possibilidade de ter minutos. Acho preferível do que andarem a saltar entre juniores e sub23. É óbvio que é preciso ter em conta a competitividade e os minutos que vão existir na equipa B, mas isso também terá de ser resolvido, em muitos casos, com a libertação/empréstimo de jogadores que lá passam demasiado tempo (Kalaica é um exemplo claro, para mim).

André Sousa

Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 13:26
Quem tiver equipas sub23 pode passar a ter equipa B e meter na 3ª liga ou na outra que foi criada pela federação. Essa possibilidade vai esvaziar o (pouco, na minha opinião) interesse que a liga revelação tinha. Daí eu dizer que tem os dias contados. Por exemplo o Sporting com equipa B retira competitividade à sua equipa de sub23 (se a mantiver).

Quanto ao nosso caso, creio que é preferível encontrar clubes parceiros quer na II liga quer mesmo no CP onde mesmo os júniores possam ter a possibilidade de ter minutos. Acho preferível do que andarem a saltar entre juniores e sub23. É óbvio que é preciso ter em conta a competitividade e os minutos que vão existir na equipa B, mas isso também terá de ser resolvido, em muitos casos, com a libertação/empréstimo de jogadores que lá passam demasiado tempo (Kalaica é um exemplo claro, para mim).

Ter equipa B acarreta outros custos, já que todos os jogadores precisam de ter contrato profissional.

O Sporting, à imagem do Benfica, tem condições, vide jogadores, para encher equipa B, sub-23 e juniores. Também à imagem do Benfica precisam de um bom planeamento que sustente isso, não é por vermos no Benfica um subaproveitamento desta equipa que ela deve deixar de existir. Um pouco como a B este ano, dado que não retirámos grandes benefícios da mesma.

Os sub-23 estão vários níveis acima dos sub-19. Basta ver a competição que clubes como Sporting, Rio Ave, Aves e Estoril oferecem, por exemplo.

Nenhum clube do CP ou da Segunda Liga está disposto a fazer de barriga de aluguer para jogadores juniores de primeiro ano que não consigam ter impacto imediato num contexto completamente diferente.

Vamos supor que para o ano enviávamos o Martim Neto para um clube do CP porque nos juniores havia Paulo Bernardo e Ronaldo, e na B Dantas e Gonçalo Ramos... qual era o treinador que lhe ia dar minutos? Qual seria o contexto em que lhe daria minutos? Bola na frente e tudo a correr? Porque não dar-lhe a pré-época com os sub-23 e ver como se comporta?

O Diogo Nascimento neste ano tinha Dantas e David Tavares mais Vukotic na B e Ronaldo e Paulo Bernardo mais Sérgio Andrade nos sub-23. Se não houvesse sub-23 e baixassem Ronaldo, Paulo Bernardo e Sérgio Andrade, o que é que lhe acontecia? Ficava sem jogar? Ia emprestado para uma equipa sénior quando tem 1,60m e muito provavelmente seria encostado? E havendo Ronaldo e Paulo Bernardo nos sub-19, fazia-se o quê ao Martim Neto? Voltava para os juvenis para bater em mortos? E os juvenis que perdiam espaço para o Félix entrar, sendo ainda sub-16 (o facto de ter tido pouco espaço não significa que não houvesse), para o Manuel Campos e para o Pedro Santos?

Basta um jogador dar certo com esta equipa que está paga por muitos e bons anos, convém é fazer-se a transição para a B com critério, o que não aconteceu com o Vukotic, que na época passada foi o melhor dos sub-23 e quando subiu à B andou a saltitar entre o 11 e o banco e este ano preferiram dar o lugar a um júnior de primeiro ano (que tem mais potencial), quando supostamente até tinha o Moreirense interessado. Isto não é responsabilidade dele, é apenas má gestão, que é o que se deve evitar.

A ideia, como já disse, é maximizar as oportunidades e o tempo de jogo para jogadores com qualidade. Nesta idade a fronteira entre ser um craque de qualidade mundial ou "apenas" nacional e ir parar a um clube modesto é muito ténue.

zeze boniev

Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Citação de: zeze boniev em 21 de Maio de 2020, 23:59
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Maio de 2020, 23:26
Devolver tudo o que é Derlises Mereles, dispensar/emprestar tudo o que não couber na B e acabar com esta equipa na próxima época.
acabar porque ? Incomoda-te  assim tanto?
Saudações Benfiquistas

Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.
esta equipa é adequada a jogadores que estão a porta da equipa B, é mais competitivo jogar sub 23 do que 1º fase dos juniores ou juvenis.
Saudações Benfiquistas

paalexg

Citação de: zeze boniev em 22 de Maio de 2020, 14:50
Citação de: Dr.Lecter em 22 de Maio de 2020, 00:57
Citação de: zeze boniev em 21 de Maio de 2020, 23:59
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Maio de 2020, 23:26
Devolver tudo o que é Derlises Mereles, dispensar/emprestar tudo o que não couber na B e acabar com esta equipa na próxima época.
acabar porque ? Incomoda-te  assim tanto?
Saudações Benfiquistas

Não. Redução de custos fixos. Temos demasiados jogadores nos quadros. Salvo num caso ou noutro é uma equipa com demasiadas mudanças e o que se consegue com ela consegue-se cedendo em definitivo ou emprestando os jogadores a clubes que sejam capazes de desenvolver a malta nova.

Além disso, reduz o espaço na B, que é onde eu acho que os jogadores da tal elite que se fala devem estar, a contratações e empréstimos sem sentido que ano após ano continuamos a fazer.

Há muito que defendo uma redução de 20/30 jogadores sob contrato, a massa salarial actualmente existente é estupidamente alta para a qualidade que apresentamos.

É óbvio que o grosso do problemas está nas contratações falhadas da equipa principal ou em jogadores pagos acima do que valem, mas não neste contexto não me parece fazer sentido manter esta equipa na próxima época.
esta equipa é adequada a jogadores que estão a porta da equipa B, é mais competitivo jogar sub 23 do que 1º fase dos juniores ou juvenis.
Saudações Benfiquistas
A prova disso é que já estamos há dois anos invictos nos júniores, mesmo jogando com um dos plantéis mais jovens da competição, se não o mais jovem, composto na sua quase esmagadora maioria com miúdos de primeiro ano e até juvenis na esmagora maioria dos jogos.

Já nos sub-23 é anormal ganhar confortavelmente. Veja-se que nos júniores fomos ao Rio Ave ganhar sem dificuldades de maior e nos sub-23 levámos na boca em casa e fora.

André Sousa

O passo para isto é tentar alcançar uma estabilidade nos lugares de cima da tabela com juniores e quiçá juvenis, mas não é fácil. É preciso ter treinador e futebol para isso.

Kokubo, Filipe Cruz, Tomás Araújo, Adrian, Montoia, Mendonça, Ronaldo, Diogo Nascimento, Sarmiento, Gerson e Henrique Araújo.

Isto era uma excelente equipa mas só um bom treinador podia ter bons resultados porque são jogadores muito novos e alguns passos atrás a nível físico do resto.

Convém não esquecer que uma parte considerável da competição são jogadores que fizeram o seu trajeto na formação de clubes grandes, principalmente Sporting, já com alguma idade.

O Sporting este ano tinha João Silva, João Oliveira, Nuno Moreira, Tomás Silva e Pedro Mendes no segundo ano de sénior e o Matheus Nunues e o Bruno Paz no terceiro, por exemplo.

No entanto conseguiram uma mescla muito interessante, dado que puseram estes e rodearam-nos de juniores, a maioria de primeiro ano, o que tornou mais fácil a afirmação do Quaresma, Joelson, Bruno Tavares, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes e Gonçalo Inácio.

Um pouco à imagem do que o Benfica fez com a equipa B na época passada com o Florentino, Jota e Ferro rodeados por jogadores tipo Alex Pinto, Kalaica, Pedro Amaral, Keaton e Willock.

André Sousa

Citação de: paalexg em 22 de Maio de 2020, 15:02
A prova disso é que já estamos há dois anos invictos nos júniores, mesmo jogando com um dos plantéis mais jovens da competição, se não o mais jovem, composto na sua quase esmagadora maioria com miúdos de primeiro ano e até juvenis na esmagora maioria dos jogos.

Já nos sub-23 é anormal ganhar confortavelmente. Veja-se que nos júniores fomos ao Rio Ave ganhar sem dificuldades de maior e nos sub-23 levámos na boca em casa e fora.

O Rio Ave é muito boa equipa para a realidade deles. Um bocado parvo não tirarem mais rendimento dos sub-23, têm pelo menos três jogadores que têm mais do que potencial para a equipa principal, o Costinha, o Vitó e o Diogo Teixeira.

Além destes três têm o Carlos Alves que já na época passada era o guarda-redes desta equipa, o Bianchi a mesma coisa, o Nuno Silva, o Rúben Gonçalves e outros que são de 98/99, o que oferece um estímulo completamente diferente dos nacional de juniores.

O Marítimo tinha o Pelágio nos sub-23, que na época passada fez vários jogos na equipa A, o Michael Morais que fez a formação no Porto, o Umaro no Sporting, o Aires que o Benfica foi buscar ao Nacional também lá está... tudo jogadores com uma diferença de idades que nestas alturas se faz sentir bastante, tendo em conta que andamos a jogar com miúdos de 2002 e 2001.

ItsY2Inferno

#5083
O projeto dos sub23 foi uma excelente ideia da federação, principalmente para os clubes que não tem equipa B, desde a sua criação vemos miúdos do Aves, Rio Ave, Setúbal, Marítimo, Leixões, Belenenses SAD a apostarem na formação. Sem estas equipas os miúdos iam emprestados para um CP ou para uma distrital e por serem muitos verdes se calhar nem calçam e perdem-se.


Uma medida que eu gostava que fosse implementada em Portugal era de obrigatoriedade de ter uma equipa B ou equipa sub23 para todas as equipas de escalões profissionais como se faz em Espanha.

Polaco

O que era preciso neste escalão era menos pontapé nos adversários, continuar com um estilo de disciplina da arbitragem ao nível dos anos 80.
Isto é que me faria ponderar continuar.
Continuar a colocar jogadores com a idade e o estofo físico do Camará contra equipas inteiras de caceteiros dificilmente será formação.