Futebol Feminino Internacional / Selecções 2018/2019

anarcos

Sub-17 femininas vencem Turquia por 3-1 e ficam mais próximas de garantir presença na Ronda de Elite do Euro 2019. José Paisana satisfeito com resultado e exibição.

Em encontro disputado esta tarde na Cidade Desportiva do SC Braga, a Seleção Nacional feminina sub-17 bateu, esta tarde, a Turquia, por 3-1, e pode ter dado um passo decisivo para o apuramento para a Ronda de Elite do Euro 2019.

Sabendo de antemão que a Bélgica vencera Andorra, por 8-0, no primeiro encontro do grupo, Portugal entrou forte na partida e nunca deixou escapar o domínio de jogo.

Dois golos marcados já na fase final da primeira parte, por Maria Negrão, aos 38´, e por Francisca Nazareth, aos 40+7´, deram a Portugal a tranquilidade suficiente para exercer ainda mais controlo na segunda metade.

Os mais de 26 remates à baliza turca, sete cantos e mais de três bolas ao poste da baliza de Sözüdoğru dão bem ideia da superioridade da equipa nacional.

Um golo de Andreia Jacinto, aos 68´, deu corpo ao bom futebol da equipa lusa mesmo que, numa das poucas oportunidades criadas, as turcas tenham marcado, ao 71´, por Ece Tekmen, o tento de honra.

Com esta vitória Portugal assume, por diferença de golos, o segundo lugar do grupo com os mesmos três pontos da Bélgica. Turquia e Andorra, que será o próximo adversário de Portugal, sábado, às 17h00, no Estádio Cidade de Barcelos, ainda não pontuaram.

Em caso de vitória sobre Andorra, Portugal garante desde logo a passagem à Ronda de Elite de qualificação para o Euro 2019 da Bulgária

Portugal: Luísa Pinheiro; Maria Miller, Ana Albuquerque, Alícia Correia, Sofia Silva (cap.), Andreia Jacinto, Maria Alagoa (Joana Caiado, 76´), Maria Negrão, Ana Assucena, Lara Pintassilgo (Luana Marques, 40+6´) e Francisca Nazareth (Inês Oliveira, 80+11´)
Suplentes não utilizados: Adriana Rocha, Mariana Malva, Vera Cid, Carolina Almeida, Nicole Araújo e Débora Esteves
Treinador: José Paisana
Golos:.Maria Negrão (38´) e Francisca Nazareth (40+7´) e Andreia Jacinto (68´).
Disciplina:.-

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/17880

anarcos

Portugal está na Ronda de Elite!
Futebol Fem. - Sub-17
Goleada (11-0) da Equipa das Quinas sobre Andorra garantiu a presença na derradeira fase de qualificação para o Europeu 2019.

A Seleção Nacional feminina sub-17 garantiu este sábado a qualificação para a Ronda de Elite de acesso ao Europeu 2019, após vitória por 11-0 frente a Andorra.
A jogar perante o público português, em Barcelos, a Equipa das Quinas construiu o triunfo com golos de Ana Albuquerque (16' e 87', ambos de penálti, e 85'), Maria Negrão (50', 56', 67' e 90'), Andreia Jacinto (59'), Francisca Nazareth (87') e Luana Marques (88' e 90'+1).
Após a realização de duas jornadas, Portugal lidera o grupo 6 juntamente com a Bélgica, que venceu a Turquia por 3-0 no outro jogo do dia e também assegurou a presença na Ronda de Elite.
Na próxima terça-feira, 25 de setembro,, as sub-17 discutem o primeiro lugar do agrupamento com a congénere belga, num encontro que vai ter lugar pelas 17h00, no Estádio Cidade de Barcelos.

Portugal: Adriana Rocha,  Débora Esteves, Maria Miller, Sofia Silva (cap.), Alícia Correia, Ana Albuquerque,  Joana Caiado (Maria Negrão, 46'), Andreia Jacinto, Vera Cid (Inês Oliveira, 46'), Francisca Nazareth (Maria Alagoa, 78') e Lara Pintassilgo (Nicole Araújo, 46')
Suplentes não utilizadas: Luísa Pinheiro, Mariana Malva, Carolina Almeida, Luana Marques e Ana Assucena
Treinador: José Paisana
Golos: Ana Albuquerque (16' e 87', ambos de penálti, e 85'), Maria Negrão (50', 56', 67' e 90'), Andreia Jacinto (59'), Francisca Nazareth (87') e Luana Marques (88' e 90'+1)

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/17896/contextid/468

https://www.youtube.com/watch?v=hpaLAyO0iSQ


anarcos

A destacar o At. Madrid ter ido a Manchester vencer o City por 0-2, depois de ter empatado em casa 1-1 na 1ª mão.

Resumo:

https://www.youtube.com/watch?v=Sz3cnXxrrOc

Jogo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=zFz4UOKm_so

anarcos

Portugal subiu um lugar em relação ao ranking de junho, o último publicado, e ocupa agora o 33º lugar do ranking FIFA, com 1659 pontos.

Esta classificação é a melhor de sempre com o atual formato do ranking FIFA feminina e é significativa da gradual subida de qualidade da Seleção Nacional.

Desde a criação deste ranking mundial, em 2003, só por uma vez, em outubro desse ano, Portugal havia obtido um lugar acima (32.º).

Há uma década atrás Portugal estava na posição 46, o que significa uma subida de 28%.  Nos últimos dois anos, Portugal subiu da posição 40 (setembro de 2016) para a atual 33ª

O ano de 2018 também é o melhor de sempre para Portugal desde que a FIFA contabiliza o desempenho das seleções femininas. A equipa lusa, em média, ocupa o 34º posto da classificação, subindo quatro lugares em relação à média de 2017.

O ranking revelado hoje pela FIFA continua a ser liderado pelos EUA ((2114 pontos), seguido de Alemanha (2060 pontos). A Inglaterra, terceira classificada (2034 pontos), trocou de posição com a França (2033 pontos). Por ordem decrescente, Canadá (5º), Austrália (6º), Japão (7º), Brasil (8º), Suécia (9º) e Holanda (10º) fecham o top ten do futebol feminino.

http://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/17962



https://www.fifa.com/fifa-world-ranking/ranking-table/women/index.html

anarcos

Entrada em grande no 1.º Torneio de Apuarmento para o Euro'2019. A Seleção Nacional feminina sub-19 bateu, esta segunda-feira, a Roménia, por 2-0, no arranque da primeira fase de qualificação. O encontro teve lugar no Estádio Albena 1, na Bulgária - país que acolhe este apuramento.
Depois de uma primeira parte sem golos - onde a equipa orientada por Carlos Sacadura criou mais perigo e esteve claramente por cima do encontro -, Portugal entrou forte no segundo tempo e cedo mostrou que a vitória teria de pender para o lado luso. Telma Encarnação, recém entrada, faturou aos 53' assistida por Ana Teles, colocando a Equipa das Quinas em vantagem.
À passagem do minuto 68', foi a própria Ana Teles a confirmar a vitória na sequênca de um livre direto.
Recorrendo às estatísticas, Portugal mostrou-se mais forte, com 14 remates à baliza, enquanto a Roménia apenas ameaçou a baliza lusa por uma vez.
No outro encontro do Grupo 11, a Itália bateu a Bulgária por 4-0.

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Dupla satisfação nesta vitória. Estamos contentes pelo desempenho da equipa e também pelo trabalho das jogadoras em ajustarem-se às condições difíceis do terreno de jogo. É sempre muito importante vencer no início das qualificações, sobretudo porque dá uma confiança extra para o próximo encontro. Queremos garantir a qualificação o mais rápido possível".
- "A equipa foi competente e estamos já a pensar no próximo jogo. Queremos continuar a dignificar Portugal".



Nesta fase de qualificação de acesso à Ronda de Elite - que se realiza em solo búlgaro -, Portugal vai ainda defrontar a Bulgária (4 de outubro, às 15h30) e Itália (7 de outubro, às 15h00). Os horários apresentados são locais. Na Bulgária são mais duas horas que em Portugal Continental.
Para atingir a 2.ª etapa de qualificação, a Equipa das Quinas terá de ficar numa das duas primeiras posições do seu agrupamento ou ser uma das duas melhores terceiras classificadas de todos os grupos (melhor registo frente ao primeiro e segundo classificados).

Portugal: Bárbara Marques, Inês Queiroga, Paula Ferreira (cap.), Cláudia Machado, Catarina Pereira, Beatriz Cameirão, Joana Martins, Vânia Duarte (Joana Gomes, 89'), Ana Teles (Beatriz Barbosa, 90'+2), Andreia Faria (Daniela Santos, 89') e Leanna Rebimbas (Telma Encarnação, 46')
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Francisca Silva, Océane Brandão, Beatriz Conduto e Maria Dias
Treinador: Carlos Sacadura
Golos: Telma Encarnação (53') e Ana Teles (68')
Disciplina: Cartão amarelo a Catarina Pereira (90'+2)

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/17995



anarcos



A Seleção Nacional A de futebol feminino empatou sem golos com a China, na primeira jornada do Torneio das Quatro Nações, que decorre na provínicia chinesa de Yongchuan.
A Equipa das Quinas criou perigo em contra-ataque, mas não conseguiu desmontar a defesa compacta e organizada das chinesas, que contaram com o apoio massivo do público, no relvado principal do Centro de Estágios Yongchuan Sports.
No outro encontro da ronda inaugural, a Finlândia bateu a Tailândia por 3-1, subindo assim ao primeiro lugar da classificação, com três pontos.
Portuguesas e chinesas seguem no segundo posto, em igualdade pontual (um ponto), enquanto a Tailândia se encontra na última posição, sem qualquer ponto conquistado.
A armada lusa volta a entrar em ação no sábado, diante da Tailândia (09h00), e encerrará a sua participação segunda-feira, frente à Finlândia (09h00).

Portugal - Inês Pereira, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Tatiana Pinto, Dolores Silva, Andreia Norton (Fátima Pinto, 82'), Vanessa Marques, Diana Silva (Ana Leite, 87'), Carolina Mendes (Jéssica Silva, 46').
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Diana Gomes, Matilde Fidalgo, Cláudia Lima, Sara Monteiro, Francisca Cardoso.
Treinador: Francisco Neto

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/18030/contextid/416

anarcos

Futebol Fem. - Sub-19

Depois da vitória portuguesa na jornada inaugural, a Seleção Nacional feminina sub-19 empatou, esta quinta-feira, frente à Bulgária (2-2), em jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo 11 do 1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019. Depois deste resultado, as contas do apuramento ficam adiadas para a última jornada.
Relativamente ao encontro, a Equipa das Quinas surgiu mais forte, com Vânia Duarte a inaugurar o marcador aos 9'. À passagem dos 16', Dormushali restabeleceu a igualdade. Antes do intervalo, a recém-entrada Telma Encarnação voltou a dar a vantagem à turma lusa, mais concretamente aos 41'.
Na segunda metade do encontro, Portugal poderia ter confirmado o triunfo com mais um tento, mas foi a equipa búlgara a marcar, com Dormushali (75') a bisar na partida.
No outro encontro do agrupamento, a Itália bateu a Roménia por 4-0.
Nas contas do grupo, a Itália lidera com 6 pontos e Portugal segue com 4. A Bulgária soma um ponto e a Roménia ainda está a zeros.
No domingo, Portugal e Itália defrontam-se em Albena, enquanto a Bulgária e Roménia jogam no Balchik Stadium. Ambos os jogos têm início às 13h00 (hora portuguesa).

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Foi um jogo difícil, frente a uma equipa agressiva que defendeu muito. Tivemos sempre mais iniciativa de jogo, mas não fomos competentes em certos momentos de transição defensiva e acabámos por empatar".
- "Está tudo em aberto no apuramento. Somamos quatro pontos e ainda temos um jogo frente à Itália - que será difícil - e vamos dar tudo para garantir a qualificação".

Para atingir a 2.ª etapa de qualificação, a Equipa das Quinas terá de ficar numa das duas primeiras posições do seu agrupamento ou ser uma das duas melhores terceiras classificadas de todos os grupos (melhor registo frente ao primeiro e segundo classificados).

Portugal: Bárbara Marques, Inês Queiroga, Paula Ferreira (cap.), Cláudia Machado, Catarina Pereira (Maria Dias, 90'+1), Beatriz Cameirão, Joana Martins, Vânia Duarte, Ana Teles (Leanna Rebimbas, 86'), Beatriz Conduto (Telma Encarnação, 34') e Andreia Faria
Suplentes: Carolina Jóia, Francisca Silva, Océane Brandão, Joana Gomes, Beatriz Barbosa, Daniela Santos
Treinador: Carlos Sacadura
Golos: Vânia Duarte (9') e Telma Encarnação (41')
Disciplina: Cartão amarelo a Paula Ferreira (16'), Joana Martins (76') e Inês Queiroga (90'+6)

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/18029/contextid/442


anarcos

Andreia Faria: "Estamos confiantes"
Futebol Fem. - Sub-19
A Equipa das Quinas empatou na última partida, mas a centro campista lusa defende que as jogadoras estão prontas para tudo e acredita num triunfo diante de Itália.

A Seleção Nacional feminina Sub-19 prepara a partida da terceira jornada do primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Escócia 2019 agendada para o próximo domingo, diante de Itália.
A Equipa das Quinas iniciou a competição com um triunfo (2-0) diante da Roménia  e, na sexta-feira, empatou (2-2) com a formação anfitriã, a Bulgária.

Andreia Faria explicou que o resultado diante da formação búlgara não era o desejado, mas que a equipa já ultrapassou esse contratempo e está muito confiante num bom resultado diante da formação que lidera o Grupo 11 com seis pontos.
"Tivemos um jogo difícil diante da Bulgária que jogou na expetativa. Praticamente não passaram do meio campo e marcaram nas duas oportunidades que tiveram. O terreno de jogo estava muito irregular e enlameado, dificultando a nossa forma de jogar. Mesmo assim conseguimos criar várias oportunidades para finalizar, mas não o conseguimos concretizar com o sucesso que pretendíamos. O jogo de ontem já passou e agora estamos inteiramente focadas no próximo jogo. Apesar do empate, estamos confiantes e acreditamos que é possível o apuramento e o primeiro lugar do grupo."
A formação transalpina venceu as suas partidas diante da Bulgária e da Roménia (ambas por 4-0) pelo que um empate bastará para assegurar o primeiro lugar, mas Andreia Faria espera que a Itália não vá jogar à defesa.
"Acredito que a Itália vá querer vencer o jogo. Não penso que vão jogar para o empate. Nós estamos preparadas para tudo e, acima de tudo, confiantes que podemos vencer. Já jogámos duas partidas diante de Itália e essas duas partidas, que terminaram empatadas, foram pautadas pelo equilíbrio. A confiança no grupo é grande."

Itália e Portugal medem forças no domingo, pelas 13h00, em Albena, na Bulgária.
Para atingir a Ronda de Elite – a segunda e derradeira fase de qualificação, a Equipa das Quinas terá de ficar numa das duas primeiras posições do seu agrupamento ou ser uma das duas melhores terceiras classificadas de todos os grupos (melhor registo frente ao primeiro e segundo classificados).

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/18041/contextid/442



anarcos

Depois do empate a zero diante da China, na primeira ronda do Torneio das Quatro Nações que se disputa em solo chinês, a Seleção Nacional A feminina venceu a sua congénere da Tailândia por claros 4-1.

Portugal marcou primeiro por Ana Leite, aos 43 minutos, mas as tailandesas responderam três minutos depois por Kanyanat Chetthabutr, levando a partida empatada para o intervalo. Carolina Mendes, que entrou aos 60 minutos, resolveu a partida com um hat-trick (67', 86' e 90+3').

A Equipa das Quinas jogará na segunda-feira, diante da Finlândia, a última ronda da competição.

Portugal: Patrícia Morais; Matilde Fidalgo (Carolina Mendes, 60'), Cláudia Lima (Vanessa Marques, 60'), Laura Luís (Diana Silva, 60'), Ana Leite (Ana Borges, 60'), Tatiana Pinto, Fátima Pinto (Andreia Norton, 73'), Dolores Silva - Cap., Carole Costa e Jéssica Silva.
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Sara Monteiro e Francisca Cardoso.
Treinador: Francisco Neto.
Golos: Ana Leite (42') e Carolina Mendes (67', 86' e 90+3').
Disciplina: cartão amarelo para Jéssica Silva (81').

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/18055/contextid/416

https://www.youtube.com/watch?v=-3aju_hF5iE