Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Mika21PA

Vai falhar a primeira jornada da Champions.

PB_124

Sempre contigo mister. Dá-nos o titulo

serebotna

Citação de: Mika21PA em 17 de Maio de 2019, 20:46
Vai falhar a primeira jornada da Champions.
Uma suspensão que poderia ter sido perfeitamente evitada. Enfim.

Pacal

Citação de: serebotna em 17 de Maio de 2019, 07:34
Citação de: Pacal em 17 de Maio de 2019, 01:54
Citação de: serebotna em 16 de Maio de 2019, 22:02
Citação de: Pacal em 16 de Maio de 2019, 21:21
Citação de: Vulcan em 16 de Maio de 2019, 15:19
Essa teoria aí e cima é uma palermice.

Newton, Pasteur, Einstein, etc. Todos burros e limitados porque hoje um gajo qualquer sabe as mesmas coisas que eles descobriram.

Qualquer um que tenha sido génio no seu tempo tem esse mérito. Quer dizer que estava décadas ou séculos à frente dos outros.
Hoje como dizem o Lage é um gajo que domina os conhecimentos actuais do futebol. Isso não é ser génio nenhum. os génios são os que hoje estão a avançar e inventar esses conhecimentos. Génios do seu tempo não são os que lêm e aprendem, são os que inventam e ensinam.

Se calhar esses treinadores de top antigos, se estivessem hoje no futebol, eram os melhores como eram no seu tempo.

Por essa teoria, o Eusébio, o Pelé, o Di Stefano eram uma cambada de cepos que jogavam com bolas mais quadradas do que redondas e galochas. Comiam feijoada antes dos jogos e a primeira vez que ouviram falar em sistemas tácticos, transições e assim já tinham netos: e depois? foram os génios do tempo deles, e seriam hoje também.

Ter razão é a coisa mais fácil do mundo. Basta defender uma tese com argumentos racionais. Não temos de concordar.

Deste dois exemplos que posso utilizar: o Newton e o Einstein. Um fez uma rotura total com o modo de explicar a realidade, que era entendida à luz do outro. O Lage não é um génio. Como os treinadores anteriores a ele também não o eram. Mas é o treinador mais completo que vejo até hoje no clube. A maior parte dos génios do desporto estão na formação, são quase anónimos e até demasiado teóricos.

O sucesso de um treinador, na minha opinião, não pode ser medido pelos títulos conquistados. Um dos treinadores que mais admiro é o Wenger e a maior parte dos adeptos do Arsenal detesta-o. A conquista de títulos tem muitas variáveis, muitas vezes obscuras, que não dependem nem de atletas nem de treinadores. Mas a qualidade do futebol apresentado, para mim, sobreviverá sempre. E ainda assim, acho que o Lage, vá para onde for, será sempre um treinador com sucesso e títulos.

Voltando ao início. Os conhecimentos do Lage rasgam totalmente com os conceitos dos treinadores anteriores ao futebol moderno. No entanto, não lhes tira mérito como é óbvio e serão sempre recordados. Mas este treinador vem provar que muitas opiniões estavam erradas. Incluindo a minha. Mete a equipa a jogar um futebol de identidade, com jogadores que começavam a ficar desacreditados, recupera pontos contra um adversário com competências e está muito próximo de dar uma alegria aos sócios.

Tenho muita dificuldade em encontrar alguém com estas capacidades no futebol actual. Talvez dois ou três. Fazer este belíssimo trabalho, retirando as melhores características dos jogadores que se tem é uma arte. Por mim, que fique o máximo tempo possível porque recuperei o prazer tranquilo de ver o Benfica jogar.

Quais são esses dois ou três nomes?

Treinadores com a capacidade de retirar o melhor dos atletas, com um futebol positivo e atraente, com atitude competitiva: Klopp, Leonardo Jardim, Guardiola, Conte. Gosto particularmente destes.
Mas espera aí, o Chelsea do Antonio Conte era uma equipa com um futebol ofensivo e atrativo ou era uma equipa defensiva e que apostava no contra-ataque?

Talvez nem uma coisa nem outra. Não fazia uma defesa alta, mas construía vindo de trás e a equipa funcionava como uma rede. Gostei muito de ver este modelo. Para mim, era um espetáculo atraente. Talvez não fosse muito original. Mas com aqueles jogadores e no contexto que era...adorei.

pguerreiro

Qual foi a última equipa em Portugal a sagrar-se campeã nacional depois de uma chicotada psicológica?

Vieri

Citação de: pguerreiro em 17 de Maio de 2019, 23:26
Qual foi a última equipa em Portugal a sagrar-se campeã nacional depois de uma chicotada psicológica?

Inácio com o sporte?

20Nico Gaitan20

Augusto Inácio... Em 2000

kramxel²

Depois de uma enorme caminhada (em todos os sentidos), já só falta o último passo.

É hora de ganhar o jogo e festejar o título!

Far(away)

Vamos mister, rumo ao título!

Elvis the Pelvis

O principal obreiro do 37º título nacional do Benfica, a concretizar-se como todos esperamos.

Vieira, não. A sermos Campeões, será apesar de Vieira... que tudo fez para manter um treinador incompetente como o Rui Vitória.

ziabloO

Hoje é dia de ver o Bruno Lage em modo Markovic

Bailey

Foi o juju depois de sair o cu adrianse

MiguelRibeiro

Se hoje formos felizes cm td a gente espera, é importante nao esquecer que o que aconteceu esta epoca é um autentico milagre, so que ninguem tem nocao disto.

Nunca vi um treinador novo sem experiencia de futebol senior, que vinha preparar a equipa para a proxima epoca e para o proximo treinador e saca-me uma sequencia destas so com vitorias e um empate, com recorde de golos marcados, 10-0 num jogo em casa entre outras goleadas, ganhou aos rivais todos fora de casa, a apostar nos jogadores das camadas jovens e com um discurso humilde e respeitador. Isto nao existe.

Com isto quero dizer que Lage é apenas e so o Grande heroi deste campeonato, contra td e Contra todos.

Contra a santa alianca, contra o ruido que se faz ha 2 anos a volta do SLB, contra as arbitragens, contra a CS, contra uma cultura de odio ao Benfica num pais de terceiro mundo, contra o RV que deixou a equipa a 7 pontos e de rastos fisica e mentalmente, contra a estrutura e LFV que nao tem projeto desportivo e anda a ver luzinhas, que despacha 2 avancados quando passamos a jogar em 4-4-2 e que diz que ainda vamos ter saudades do anterior destreinador.

O Benfica e Lage vencem mesmo que tudo tenha sido feito ao contrario para esta epoca, eu imagino onde poderiamos estar com uma estrutura mais benfiquista e competente.

Desculpem-me a desconfianca porque isto é absolutamente surreal, se td se deve a qualidade e competencia do Lage ou se é tambem ajuda divina. Mas para o ano logo se ve.

PedroMartins

Jesualdo Ferreira

Andris