Jardim das lendas - iniciativa SB

lobotomizado

Sugeri no CN e parece que foi bem recebido.
Assim, abro este tópico para discussão da ideia e tentar levar isto para a frente.

IDEIA
A ideia é construir um jardim, onde seriam colocadas estátuas de homenagem a jogadores/treinadores/atletas de outras modalidades icónicos do Benfica.

COMO EU O IMAGINO (serve como sugestão e para construirem uma imagem, mas é apenas um ponto de partida)
andas num jardim, onde passsas umas árvores, encontras o Coluna e o Humberto Coelho a jogar ao meio com o Veloso. Depois, mais à frente, o Chalana a driblar o Germano, mais uns passos, o Nené a marcar um penalty ao Bento.
Num sítio especial, o Águas a levantar a taça.
Talvez um local do Feher de mão no peito, prestes a cair.

Mas teria que ter também um lado moderno, para além de simples estátuas, podia haver outras instalações relacionadas com o Benfica em estilos menos realistas.
Por exemplo, à entrada, um mural do Vhils com o símbolo (isto funciona como exemplo, ter-se-ia que lhe dar alguma liberdade artística).

VIABILIDADE ECONÓMICA
Penso que facilmente seria vantajoso em termos económicos.
Desde logo, seria do ponto de vista de marketing, bom para a marca. Estou certo, que se levado para a frente, facilmente iria correr o mundo.
E assim, o turismo seria uma maneira de viabilizar o jardim.
Penso que não seria bom cobrar muito de entrada, mas um valor simbólico (2 euros - a lembrar as 2 CL), também para limitar as entradas e impedir a degradação do jardim.

A isto, facilmente outras maneiras haveria de rentabilizar o parque, sobretudo com afluxo de turistas de todo o lado, imagino que não faltariam marcas a querer associar-se.
Não gostaria a adidas, de por exemplo, ter o seu símbolo gravado em algumas das camisola das estátuas, ou nas bolas?
Não gostaria a Coca-cola de ter um Cardozo sentado no chao a beber uma coca-cola enquanto olha distante (no espaço e no tepo) para o José Augusto a rematar uma bola e aprende?

Por um lado, seria ideal que isto fosse construído pelos sócios, como grande parte da história do clube, mas imagino que seria difícil pelo investimento, para arranjar o espaço sobretudo e por questões legais (de marca e assim).
Contudo, acredito que haja muitos sócios com dinheiro que queiram participar.

Penso que a câmara de Lisboa teria todo o interesse em facilitar uma iniciativa do género, pois seria um espaço que quer em termos paisagísticos e de habitabilidade da cidade, quer em termos de turismo teria interesse.


COMO LEVAR ISTO PARA A FRENTE
aqui reside a minha dúvida
vou sugerir algumas pessoas para ajudarem a levar isto para a frente, se estiverem interessadas, manifestem-se, se não digam também. Se houver outras pessoas que queiram fazer alguma destas coisas, força, o que é preciso é o pessoal mexer-se.

penso que a melhor forma seria fazer um abaixo assinado (e aqui pedia ao forcadobloqueio, que tem currículo nisto para fazer isto avançar)

depois imagino que teria que ser apresentado em assembleia (já li por aqui por exemplo que o Dr. Lecter teve uma boa participação na útlima, mas se houver alguém que queira fazer isto e tenha uma participação assídua, que se chegue à frente)

peço ao pessoal para participar no tópico para criar alguma dinâmica e isto não cair no esquecimento rapidamente
podemos fazer um pedaço de Benfica, a partir deste espaço


façam sugestões, críticas, etc

e pluribus unum

Xinas

Um género de cemitério das lendas ....

zefo

Não existe na câmara de Lisboa uma parte do orçamento para ser orçamento participativo?
Da outra vez foi o busto do Cosme Damião.
Jardins ao pé do estádio não tou a ver onde metias

zefo

Citação de: Xinas em 13 de Outubro de 2018, 13:12
Um género de cemitério das lendas ....
Cala a boca Miguel Sousa Tavares, quando a tua mãe for para lá já fazes discursos e tudo.
Ups desculpa enganei me.

lobotomizado

Citação de: zefo em 13 de Outubro de 2018, 13:15
Não existe na câmara de Lisboa uma parte do orçamento para ser orçamento participativo?
Da outra vez foi o busto do Cosme Damião.
Jardins ao pé do estádio não tou a ver onde metias
Pois, teria que ser um sítio espaçoso.
Idealmente seria num local com ligação ao Benfica, mas não necessariamente.
Já me tinha ocorrido essa questão, mas não sendo de Lisboa não serei a melhor pessoa para arranjar soluções. Acredito que haverá quem tenha uma boa ideia.

lobotomizado

Citação de: Xinas em 13 de Outubro de 2018, 13:12
Um género de cemitério das lendas ....
Um género de local de homenagem das lendas. Que no fundo é para o que um cemitério serve, para as pessoas ficarem na memória e terem um sítio onde as pessoas a quem tocaram irem lembrar-se delas e dos bons momentos.

pasfomp

Eu acho uma excelente ideia, não conheço é nenhum sítio perto do estádio para tal efeito.

Archangel

Não haverá espaço para fazer isso no Centro de Estágio do Seixal, no recinto da Escola Benfica?

Francescoli

Gosto muito da ideia, mas tenho duvidas que seja exequivel.

Como alguem escreveu por aí, se se embelezasse o exterior do Estádio com fotos gigantes e histórias dessas lendas já era uma iniciativa incrivel.

Diogo Brito

#9
Boa ideia. Apesar de não concordar nada em meter o simbolo da Adidas na estatua de uma velha glória. Por todas as razões deste Mundo (daria um ar "vendido" ao conceito, associa futebolistas a marcas, e a Adidas pode não nos vestir para sempre...)

Mas a ser feito, teria que ser sempre num espaço muito próximo do estádio da Luz. Tudo o que não for isso vai ter um resultado: vandalismo.

E mesmo assim, não é liquido que não aconteça merda. Se até as pinturas no estádio da Luz são vandalizadas de ano a ano, imaginem um jardim com estátuas...

Teria que ser muito bem pensado. Não deve ser algo assim tão barato para ser destruido passados uns dias/semanas.

Um jardim fechado, com segurança e etc, seria mais bem pensado. Mas para isso terias que oferecer mais ao cidadão. Um jardim de arte urbana relacionado com o Benfica seria otimo. Vhils e outros artistas convidados para fazer trabalhos sobre o Benfica nesse espaço, onde estariam tambem as tais estátuas, entre outras obras.

Algo mais complexo. Se fores com a ideia de meter umas estatuas num jardim, assim sem mais nem menos, vai dar merda. Vai ser gastar dinheiro em vão.

Claro que tinha que ser um projeto do Benfica e CML e não unicamente de meros cidadãos como  nós.

lobotomizado

Citação de: Diogo Brito em 13 de Outubro de 2018, 14:11
Boa ideia. Apesar de não concordar nada em meter o simbolo da Adidas na estatua de uma velha glória. Por todas as razões deste Mundo (daria um ar "vendido" ao conceito, associa futebolistas a marcas, e a Adidas pode não nos vestir para sempre...)

Mas a ser feito, teria que ser sempre num espaço muito próximo do estádio da Luz. Tudo o que não for isso vai ter um resultado: vandalismo.

E mesmo assim, não é liquido que não aconteça merda. Se até as pinturas no estádio da Luz são vandalizadas de ano a ano, imaginem um jardim com estátuas...

Teria que ser muito bem pensado. Não deve ser algo assim tão barato para ser destruido passados uns dias/semanas.

Um jardim fechado, com segurança e etc, seria mais bem pensado. Mas para isso terias que oferecer mais ao cidadão. Um jardim de arte urbana relacionado com o Benfica seria otimo. Vhils e outros artistas convidados para fazer trabalhos sobre o Benfica nesse espaço, onde estariam tambem as tais estátuas, entre outras obras.

Algo mais complexo. Se fores com a ideia de meter umas estatuas num jardim, assim sem mais nem menos, vai dar merda. Vai ser gastar dinheiro em vão.

Claro que tinha que ser um projeto do Benfica e CML e não unicamente de meros cidadãos como  nós.
Sim, concordo com tudo.
A ideia da adidas foi só um exemplo de como rentabilizar a iniciativa, que é fundamental para isto ser considerado seriamente pelo clube.
E sem dúvida que teria que ser uma coisa a ir sendo construída. A história demora o seu tempo, mas bem feito, dentro de 5-10 anos seria um marco.

Diogo Brito

Citação de: Francescoli em 13 de Outubro de 2018, 13:51
Gosto muito da ideia, mas tenho duvidas que seja exequivel.

Como alguem escreveu por aí, se se embelezasse o exterior do Estádio com fotos gigantes e histórias dessas lendas já era uma iniciativa incrivel.
Como já aqui disse no forum, há uns anos quis fazer esse projeto de embelezamento como tese do meu mestrado em Marketing. Não o fiz porque um professor (da estrutura do Benfica) meu disse-me logo para esquecer a ideia que ninguem queria saber disso, como tal ninguem me iria receber para sequer falar comigo.

lobotomizado

Citação de: Archangel em 13 de Outubro de 2018, 13:43
Não haverá espaço para fazer isso no Centro de Estágio do Seixal, no recinto da Escola Benfica?
Não podendo ser na cidade, penso que no centro de estágios seria um local a considerar seriamente.
Os jovens cresciam a sonhar em ter ali uma estátua um dia.
(imaginem por exemplo, o Bernardo voltava agora, fazia aqui uns anos de alto nível, cheio de títulos, podíamos fazer uma estátua simbólcia dele em puto. Isso teria um valor simbólico enorme. E dei o exemplo do Bernardo, mas poderá ser por exemplo o Ruben Dias a manter-se cá e a ser capitão).

Perderiam algum impacto em termos de turismo internacional (e viabilidade económica), mas também não é esse o objectivo primordial, diria.

lobotomizado

Citação de: Diogo Brito em 13 de Outubro de 2018, 14:22
Citação de: Francescoli em 13 de Outubro de 2018, 13:51
Gosto muito da ideia, mas tenho duvidas que seja exequivel.

Como alguem escreveu por aí, se se embelezasse o exterior do Estádio com fotos gigantes e histórias dessas lendas já era uma iniciativa incrivel.
Como já aqui disse no forum, há uns anos quis fazer esse projeto de embelezamento como tese do meu mestrado em Marketing. Não o fiz porque um professor (da estrutura do Benfica) meu disse-me logo para esquecer a ideia que ninguem queria saber disso, como tal ninguem me iria receber para sequer falar comigo.
Aplaudo a ideia e tenho pena de não teres feito.
Penso que se houver um grupo substancial de sócios por detrás da ideia, será ouvida.
Ter-se-á que também convencer os responsáveis da viabilidade económica.
Mas penso que o Vieira por exemplo gostaria de deixar esse legado.

cachecolglorioso

Há uns 10 anos foi sugerido algo parecido, que passava por as portas terem associadas o nome de uma glória, tipo porta 7-José Águas e junto a essa porta ter algo alusivo ao atleta, desconheço porque não foi para a frente.