CN 34ª J: SL Benfica 4 - 1 CD Santa Clara, 18Maio. Sáb. 18h30 *BTV1*

SL Benfica 4 - 1 CD Santa Clara

Campeonato Nacional


SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Álex Grimaldo, Florentino Luís, Andreas Samaris (Adel Taarabt [79m]), Pizzi, Rafa (Eduardo Salvio [86m]), João Félix (Jonas [68m]), Haris Seferović
Treinador: Bruno Lage
CD Santa Clara: Marco Pereira, Patrick, César, Fábio Cardoso, João Lucas, Kaio, Francisco Ramos, Rashid, Ukra, Bruno Lamas, Guilherme Schettine
Treinador: João Marques
Golos: Haris Seferović (16), João Félix (24), Rafa (39), Haris Seferović (56)

zefo

Citação de: piratas15 em 20 de Maio de 2019, 19:15
Citação de: zefo em 20 de Maio de 2019, 19:14
comecei a ver agora é claro que o scp meteu mais gente. ;D
Até agora ninguém aqui no fórum disse o contrário ...
:confused:, tou a gozar crl

Benfica1992rqa

Bom discurso do Medina, era escusado dizer que prefere que seja o Sporting a ganhar a Taça de Portugal, eu tb prefiro, mas quero que isso se lixe. O momento é do Benfica. De resto bom discurso.

MANOCAS37


20Nico Gaitan20


FaithNoMore

Citação de: O'Brien em 20 de Maio de 2019, 19:13
Nem imaginam o marketing que isto faz com os estrangeiros. Estão sempre a perguntar que clube é, e dizem que vão comprar cachecol porque ficam simpatizantes.

Pelo menos ficam a conhecer-nos melhor  ^-^

:slb2:

Já indiquei a vários onde é a loja do clube

desinstala


RodrigoVivo

Ahahah o badicha Vieira a cantar com a criançada

20Nico Gaitan20


franciscoafonso

Citação de: Benfica1992rqa em 20 de Maio de 2019, 19:17
Bom discurso do Medina, era escusado dizer que prefere que seja o Sporting a ganhar a Taça de Portugal, eu tb prefiro, mas quero que isso se lixe. O momento é do Benfica. De resto bom discurso.
O homem está aqui a premiar o desporto da cidade de Lisboa, embora seja publicamente do Benfica.

PB_124

É impressão minha ou o Vieira viveu mais este campeonato que qq outro ?


Androico

Citação de: Moran em 20 de Maio de 2019, 19:14
Citação de: Androico em 20 de Maio de 2019, 19:12
Citação de: Moran em 20 de Maio de 2019, 19:11
Não é Félis, caralho!
Por acaso é assim que se diz.


/Félis/, tal como quer e diz, sempre, Bagão Félix

A propósito da vitória da atleta portuguesa Dulce Félix nos 10 000 metros dos Campeonatos  Europeus de Atletismo, em Helsínquia, voltou a ouvir-se a pronúncia errada de "Féliks".

Não obstante tudo o que aqui já se esclareceu – e até se encontra exemplificado no Prontuário Sonoro da RTP –, o descuido generalizou-se no audiovisual português. Foi, agora, com Dulce Félix como é, quase sempre, com a cantora Susana Félix. E só não acontece com o político Bagão Félix, porque ele não deixa que o atropelem com o "Féliks"...

Valerá então a pena voltar-se ao tema, transcrevendo-se a seguir a explicação de Maria Regina Rocha no livro sobre a 1.ª série do programa Cuidado com a Língua!1:

A sílaba final [do apelido Félix] pronuncia-se como a sílaba final da palavra lápis, como é referido [no programa número 2 desta primeira série] Bagão Félix.

«Os nomes portugueses terminados em x vieram directamente do nominativo latino (e não do acusativo, como é a regra geral) e mantêm em geral em português a pronúncia latina /ks/ (Fénix, ónix, tórax, clímax, córtex, Ájax, etc.), pois entraram tardiamente no português (no século XVI ou seguintes), importados directamente do latim, sem evolução.

«As excepções são cóccix (/cóccis/), por questões de eufonia, e o antigo cálix (/cális/), do vocabulário litúrgico, que entrou no português muito cedo, havendo registos escritos com /s/ final no português antigo, no séc. XIII.

«Quanto a Félix, a grafia latina aconselharia a pronúncia em /ks/, mas esta palavra também entrou no português muito cedo, ainda na fase da formação da língua, aparecendo já no século XI registada como Felici e Felice, sendo, pois, esta a pronúncia que existia e perdurou, mesmo quando se recomeçou a grafar Félix.

«Por outro lado, no caso de nomes próprios ou de nomes de família, deve ser respeitada a tradição familiar no que diz respeito à pronúncia de nomes que não seguiram a regra geral na passagem do latim para o português. Assim, se a família pronuncia /félis/ há séculos, essa pronúncia deve ser respeitada.»

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/felis-tal-como-quer-e-diz-sempre-bagao-felix/2558


Erro Crasso

Citação de: Benfica1992rqa em 20 de Maio de 2019, 19:17
Bom discurso do Medina, era escusado dizer que prefere que seja o Sporting a ganhar a Taça de Portugal, eu tb prefiro, mas quero que isso se lixe. O momento é do Benfica. De resto bom discurso.

É presidente da CML, fez muito bem.


Vermelho Infinito

Citação de: Vitor Abreu em 20 de Maio de 2019, 18:16
Citação de: Manpaz1904 em 20 de Maio de 2019, 18:13
Citação de: van33 em 20 de Maio de 2019, 18:02
Citação de: Sickness:SLB em 20 de Maio de 2019, 18:01
Muita muita gente a descer a rua da prata, ouro, augusta...


A EQUIPA ja saiu da luz?
Fdx na capital da mouraria é  tudo do bom e do melhor....ruas de prata e de ouro. ...fdx......sim senhora....um gajo aqui em barcelos tem a rua escura e a rua da palha
E a rua do Queimado

Estes méns de Lisboa nasceram com o rabinho virado para a lua

Meninos. Eu sou do Barreiro e tenho lá a rua do ácido sulfúrico.

Ninguém bate aqui em Fátima a minha rua, a Rua Principal.
Deve haver mais 1 milhão de ruas principais em Portugal, mas garanto-vos que esta é a principal!!