Técnologia, Sim ou Não?

red_label

Essa do spray, tb não entendo pq não se usa, tecnologia da mais avançada q há eheh

sculpture

Citação de: red_label em 09 de Novembro de 2005, 11:51
Essa do spray, tb não entendo pq não se usa, tecnologia da mais avançada q há eheh

talvez porque a quercus diga que aquilo faz mal ao ambiente
:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

red_label

Citação de: sculpture em 09 de Novembro de 2005, 11:53
talvez porque a quercus diga que aquilo faz mal ao ambiente :2funny:

Admira-te ;)

RUTE SLB

Se os tempos evoluem e existe novas formas de se evitar os erros acho muito bem,tecnologia sim!

pteixeira

Citação de: sculpture em 09 de Novembro de 2005, 11:48
Citação de: pteixeira em 09 de Novembro de 2005, 11:37
Excelente tópico para discussão!

Em toda a linha, acho que tecnologia, sim! Todas as competições profissionais (as amadoras seria impensável) deveriam fazer uso desse tipo de instrumento de auxílio à decisão. Mas defendo também que a Federação Portuguesa de Futebol ou a Liga Profissional de Clubes deveria suportar esse custo na sua totalidade, cobrando apenas o aluguer da sua utilização.

Os equipamentos pertenceriam a uma destas instituições (ou às duas em iguais partes) e assim evitar-se-ia, aquando da despromoção de clubes a ligas inferiores, a continuação de um elemento tecnológico dispendioso para os clubes que se encontrassem nessa situação. A necessidade açambarca todos os clubes (amadores, inclusive), mas há que ter razoabilidade e sentido lógico na sua aplicação.

Irá custar dinheiro? Imenso, mas por um ponto se desce de divisão e por um ponto se ganha um campeonato. Credibilidade, justiça de avaliação e clareza de decisão não deveriam ser pagas, mas se assim tiver que o ser, que o seja.

Penso que o modo de jogo não seria deturpado porque basta a sinalização sonora de quando a bola sai do limite das quatro linhas (baliza seria já fora, daí que apitasse na mesma) para qualquer árbitro ficar alertado para o sucedido. Não me parece tão complicado assim. Os penaltys continuariam a ser polémicos e nesse ponto eu não concordo que se faça uso de câmaras a meio do jogo. Aí, sim, estaríamos perante um jogo monótono e sem interesse com tantas paragens.   

e o que fazer na questao dos foras de jogo mal assinalados?
uma questao por vezes que nos aborrece imenso e quando estamos em casa a ver os jogos é a questao das barreiras e a sua distancia, à uns tempos atras durante as transmissoes dos jogos portugueses ainda metiam aquele circulo com a distancia como se vê em jogos internacionais, por ca deixou-se de usar isso, será que nao convém??
por exemplo, no caso do campeonato brasileiro, eles usam o tal spray, e fazem as marcações onde a bola tera de ficar e onde a barreira tera de ser colocada, porque nao esse spray por cá?

Quanto a mim, penaltys, foras-de-jogo, faltas ou não faltas, tudo ficaria como está em termos de decisão do árbitro. O melhor, no fundo, seria substituir essa figura hedionda, mas não se afigura fácil esse dia. Não tenho conhecimentos que me permitam "inventar" um processo simples de se saber se é fora de jogo ou não, se bem que acredito que um dia chegar-se-á lá, por forma a que não prejudique o normal funcionamento do jogo. Sensores serão o futuro?

Os sprays são uma medida tão simples, tão simples que não percebo porque raio não é aplicada...

Já repararam que a polémica desapareceu quanto ao tempo dos descontos? Lembro-me dos assobios ensurdecedores pelo árbitro dar um segundo para além dos 90 minutos. Até pode haver algum burburinho agora, mas depois aceita-se tudo e não há mais polémica (salvo raríssimas excepções). Os que têm um pouco mais de memória sabem do que estou a falar. Com medidas simples se podem simplificar processos e evitar polémicas. Se tiverem que ser um pouco mais rebuscadas as alternativas... então que o sejam... a bem do futebol e da verdade desportiva.

null

sim porque "defesas" como as do ricardo ... e no ano passado o baía na luz ... :knuppel2:

td_por_ti_SLB

Se tudo á volta do futebol evolui,porque não apostarmos na ajuda da tecnologia...

Sim á tecnologia e não ao erro humano

sculpture

Citação de: td_por_ti_SLB em 09 de Novembro de 2005, 12:13
Se tudo á volta do futebol evolui,porque não apostarmos na ajuda da tecnologia...

Sim á tecnologia e não ao erro humano

talvez porque nao convenha aos grandes "barões"

Lord_of_Tuborg

todo o mundo procura por novas tecnologias capazes d levar o ser humano a outros objectivos tais como uma ida a Marte ou outro objectivo porke não intruduzir um chip numa bola de futebol para ajudar os arbitros a assinalar um golo ou não.....

SIM Á INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIA NO FUTEBOL até porke esta já é utilizada em outros desportos, ténis e atletismo por exemplo....

Céptico

 Os sprays realmente não percebo porque não são utilizados, tambem no brasil vi jogos apitados por 2 arbitros, metade do campo para cada um....
Como já alguem disse aqui não concordo com paragens no jogo para se ver repetições televisivas, isso ia matar o jogo, para não falar que seria impraticavel na maior parte dos campos e outras situações que iriam surgir como por exemplo o numero de camaras disponiveis, a disposição do realizador e a sua "vontade" de mostrar certos planos os proprio homens das camaras, ou seriam fixas?? Não sei...
Resumindo, penso que não se devia apenas intruzir tecnologia nos casos especificos da bola entrar ou nao na baliza e se sai das 4 linhas, o resto com alguma imaginação minimizava/diminuia o erro humano.

Benfic@

#25
Ora bem...

Há vários problemas que se podem colocar...
1 - A tecnologia é falível e pode ser controlável por outros... e onde há milhões envolvidos, certamente que serão criados "esquemas" para a ultrapassar.
Ex. o arbitro verifica que a bola entra na baliza, mas o chip falha. O que é que ele faz? Qualquer das decisões que tome, certamente que será polémica...

2 - Recurso a imagens televisivas.
Neste caso, os estádios teriam que ser equipados com um circuito interno de televisão, com camaras em locais fixos que fossem controladas por alguém ligado à equipa de arbitragem. (naturalmente que não se podia utilizar as camaras das televisões comerciais).
Isto no nosso futebol era impossível, pois os clubes estão como se sabe... Sem dinheiro!


td_por_ti_SLB

Citação de: sculpture em 09 de Novembro de 2005, 12:19
Citação de: td_por_ti_SLB em 09 de Novembro de 2005, 12:13
Se tudo á volta do futebol evolui,porque não apostarmos na ajuda da tecnologia...

Sim á tecnologia e não ao erro humano

talvez porque nao convenha aos grandes "barões"

È bem possivel que não,mas acho que devemos fazer tudo para que cada vez mais esses barões desaparecem...um deles já esta num caso policial de corrupção...
Esses barões do futebol estão a começar a perder as suas bandeiras em Portugal!!!

SóRoGeR



por mim a tecnologia seria utilizada de duas maneiras através:

dos chipes para se ver se a bola saiu ou não do terreno de jogo ou entrou ou não na baliza e para se ver se á fora de jogo ou não

e atravez da televisão ou seja o quarto arbitro estaria com uma televisão a frente e poderia intervir no jogo caso visse na televisão por exemplo uma agreção q o arbitro principal não viu etc.....

acho q iria haver mais publico nas bancadas pois a verdade iria prevalecer

HoMiCiDaL

se é possivel a um computador tirar foras de jogo sempre acertados num jogo como o Pro Evolution, não vejo qual seria o problema em desenvolver um para funcionar na vida real quer seja a partir de sensores nos jogadores ou simples imagem televisiva.

Messe

SIM.
O futebol é um desporto e cmo todos os desportos tem de ser HONESTO. É um desporto onde há mta paixão, e ninguém gosta de ir ao estádio e ver o seu clube perder pq um senhor de preto, QUER!
Para o futebol melhorar tem de ser introduzido o chip na bola (para saber quando entra ou não), e um outro árbitro a ver as imagens na televisão, para ver se foi ou não penalty, se tava em fora-de-jogo, etc!
E outra coisa q devia ser aplicado, é os árbitro quando fazem merda, terem de sofrer as consequências! Um árbitro q arbitre bem ou mal, leva sp os seus 800€ (OU MAIS) para casa!